You are on page 1of 52

CENTRO DE ESTUDOS AVANADOS EM PS GRADUAO - CESAP

ANA PAULA FANTECELLE JUNGER BIANCA SMIDERLE SCHADE ELIANE MARA DA SILVA CAMPOS

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE: INSTRUMENTO DE EMANCIPAO POLTICO - SOCIAL

VITRIA 2011 ANA PAULA FANTECELLE JUNGER BIANCA SMIDERLE SCHADE ELIANE MARA DA SILVA CAMPOS

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE: INSTRUMENTO DE EMANCIPAO POLTICO - SOCIAL

Monografia apresentada ao Centro de Estudos

avanados em Ps Graduao CESAP como prrequisito parcial para obteno do ttulo de especialista em educao de jovens e adultos. Professora Orientadora Isabella Cristina da Costa Artilheiro.

VITRIA 2011

ANA PAULA FANTECELLE JUNGER BIANCA SMIDERLE SCHADE ELIANE MARA DA SILVA CAMPOS

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE: INSTRUMENTO DE EMANCIPAO POLTICO - SOCIAL

Monografia apresentada ao Centro de Estudos avanados em Ps Graduao CESAP como pr-requisito parcial para obteno do ttulo de especialista em educao de jovens e adultos. Professora Orientadora Isabella Cristina da Costa Artilheiro.

Aprovado em ___/___/___.

__________________________________ Prof. Isabella Cristina da Costa Artilheiro Coordenadora da CESAP

A Deus, que acima de tudo nos proporcionou esta conquista. A famlia, que esteve ao nosso lado.

Agradecemos em primeiro nossa famlia pelo apoio e pela compreenso durante o perodo de estudo, pois sem isso nossa caminhada teria sido impossvel, e tambm a todos aqueles que contriburam para esta realizao direta ou indiretamente.

Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que so a verdadeira riqueza de qualquer pessoa." Alfred Montapert

RESUMO

Este trabalho busca conceituar a modalidade Educao de Jovens e Adultos atravs de uma pesquisa documental e observaes realizadas durante o estgio. Destacaremos, em especial, a pesquisa e trabalho de Paulo Freire, principal expoente desta temtica, que props uma nova metodologia, que se aborda alm de uma formao contextualizada e significativa, a preparao de indivduos politizados, crticos e capazes de realizar o que ele nomeou de leitura de mundo.

Palavras - chave: Educao de jovens e adultos. Emancipao. Autonomia. Paulo Freire.

ABSTRACT

This paper seeks to conceptualize the method of Young and Adult Education through archival research and observations made during the stage. Highlight in particular the research and work of Paulo Freire, chief exponent of this issue, which proposed a new methodology, which is approached as well as a contextual and meaningful training, the preparation of individuals politicized, critical and capable of performing what he named the "reading of the world.

Keywords: Youth and adult education. Emancipation. Autonomy. Paulo Freire.

SUMRIO

1 INTRODUO........................................................................................................08

2 EDUCAO: FNOMENO SOCIAL......................................................................11 2.1 UMA PEQUENA HISTRIA DA EDUCAO......................................................11 2.2 EDUCAO NA ERA CONTEMPORNEA.........................................................14 2.2.1 A educao de jovens e adultos...16 2.2.2 Um pequeno dilogo entre Vygotsky e Paulo Freire.................................................17 3 A PEDAGOGIA FREIRIANA E A CONSTRUO DA CIDADANIA.....................19 3.1 O MTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAO DE ADULTOS..................24 4 A METODOLOGIA DA INVESTIGAO DENTRO DA PEDAGOGIA DIALGICA, UMA PERSPECTIVA FREIRIANA............................................................................28 4.1 A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRXIS EMANCIPATIVA EM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO.................................................................................30 6 CONCLUSO.........................................................................................................41

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................45

20

1 INTRODUO
Vivemos em uma sociedade de conhecimentos. A cada dia nos deparamos com a necessidade de novas competncias e habilidades exigidas para a adequao no mundo social. Diante desta realidade observa-se cada vez mais a necessidade do conhecimento escolar bsico como indispensvel, visto que esta formao de conhecimentos bsicos para o exerccio de sua existncia social encontra-se dentro desta instituio. E quando falamos de sujeitos que tiveram esse direito bsico negado na idade correta? Que buscam ento recuper-lo, apesar das dificuldades, em um tempo diferente do qual a maior parte das pessoas teve acesso. Estamos falando daqueles que recorrem modalidade de educao de jovens e adultos. A questo da importncia social da escola sempre nos intrigou, no sentido de reconhecer, mesmo atravs do senso comum, que somente quem dispe de um bom nvel de escolaridade possui condies para conseguir um bom padro de vida. A partir do momento em que comeamos a ter contato com abordagem cientifica e contextualizada dos aspectos educacionais meus questionamentos sobre o papel da escola apenas se fizeram aumentar, frente s novas perspectivas que se abriram em conseqncia deste conhecimento. O conhecimento da formao da estrutura social e sua organizao, as teorias da importncia social da escola, as teorias crticas, o papel ideolgico, reprodutor e/ou transformador da escola, as teorias sobre o currculo, entre outras, trouxeram uma questo que nos inquieta profundamente: qual a funo da escola? Quais as suas intencionalidades e possibilidades? E ainda mais, qual sua importncia real com relao Educao de Jovens e adultos. Atualmente podemos nos perguntar: para qual papel social a educao escolar est preparando as camadas populares? Segundo a concepo marxista, h, sem dvida, uma intencionalidade na prtica educativa e, devido a sua grande fora formadora, ela pode contribuir tanto para a emancipao quanto para a alienao do

21

sujeito. Vivemos em uma sociedade capitalista, de classes, onde h uma classe dominante, composta por uma pequena minoria da populao, e uma classe dominada, composta pela maioria absoluta da populao. A educao controlada pelo Estado, que um espao de conflito ideolgico. Este acaba dirigido pela classe dominante, logo, qual a intencionalidade do formato de educao concebido para atender as camadas populares? O professor Paulo Freire nos d uma pequena perspectiva do conflito ideolgico, da opresso e dominao que ocorre em uma sociedade de classes:
Eles invadem a cultura das pessoas e impem a estes a sua viso de mundo para manipul-los e os impedirem de pensar. Quando surgem os que no se sujeitam a tal opresso so chamados de rebeldes, violentos, essa massa de gente cega, invejosa e selvagens. Tudo isso veiculado por outro meio de dominao que so os meios de comunicao de massa. Assim, os que j se tornaram alienados passam a pensar como os opressores. Sabemos que: para as elites dominadoras, esta rebeldia, que ameaa a elas, tem o seu remdio em mais dominao na represso feita em nome, inclusive, da liberdade e nos estabelecimentos da ordem e da paz social. Paz social que, no fundo, no outra seno a paz privada dos dominadores [] As massas populares no tm que, autenticamente, ad-mirar o mundo, denunci-lo, question-lo, transform-lo para a sua humanizao, mas adaptar-se realidade que serve ao dominador. (FREIRE, 2002 b, p. 66; 123).

A situao do fracasso da escola para as camadas populares gritante. Alm de existirem outros meios de ataque ideolgico, como os meios de comunicao em massa, o que transforma o papel emancipador da escola em um exerccio ainda mais difcil. Cada vez mais educadores vem, na educao, uma forma de proporcionar s camadas populares as condies necessrias para sua luta por melhores condies sociais. Para isso a escola deve ser transformadora e prestar uma educao de qualidade a todos, como afirma Magda Soares:
Uma escola transformadora , pois, uma escola consciente de seu papel poltico na luta contra as desigualdades sociais e econmicas, e que, por isso, assume a funo de proporcionar s camadas populares, atravs de um ensino eficiente, os instrumentos que lhe permitam conquistar mais amplas condies de participao cultural e poltica e de reivindicao social. (SOARES, 2006, p.73)

22

A partir destas questes iremos desenvolver este trabalho, buscando construir uma identificao da educao escolar na modalidade de educao de jovens e adultos: suas intencionalidades e funcionalidades. No primeiro captulo, Educao: fenmeno social, buscaremos definir este conceito, que um dos eixos centrais deste trabalho, principalmente no que tange a questo da EJA. Este captulo estar dividido em: mostrar resumidamente alguns aspectos da educao durante a Histria, ao mesmo tempo buscaremos elaborar uma definio do prprio termo educao e sua concepo na era contempornea, alm de buscar uma concisa definio de educao de jovens e adultos. No segundo captulo iremos explorar alguns conceitos do brilhante educador Paulo Freire, mostrando o brilhante trabalho deste educador no seguimento de educao de jovens e adultos. No terceiro captulo ser retratada Pedagogia do Oprimido, do professor Paulo Freire, onde o mesmo coloca a necessidade de romper o paradigma da concepo de educao bancria e promover uma pedagogia que seja feita pelos oprimidos, para a promoo da sua autonomia, mostrando como a sua pedagogia do oprimido se mostra no somente uma metodologia educacional, mas, sobretudo, um ato poltico de libertao.

Com isso pretendemos realizar uma contextualizao do panorama ideolgico que envolve a educao, contudo a voltada para a populao de jovens e adultos, considerando principalmente o trabalho do educador brasileiro Paulo Freire. Logo, buscaremos mostrar como a EJA se mostra um espao de conflito ideolgico, podendo, atravs de sua prtica, contribuir para a alienao do sujeito e manuteno do status quo ou para a emancipao e liberdade dos indivduos.

23

2 EDUCAO: FENMENO SOCIAL


A educao antes de tudo, um fenmeno social. Todo e qualquer ato educativo acontece entre pessoas inseridas dentro de uma sociedade e constitudas por uma multiplicidade de variveis, eventos, questes, relaes etc. Logo, no h como pensar educao sem considerar as diversas nuances sociais que interferem e influenciam nesse processo. Como afirma Paulo Freire: no h educao neutra. (FREIRE, 1979, p. 16) Querer entender a estrutura do processo educativo nos leva a buscar considerar as questes polticas, sociais e econmicas que envolvem o contexto na qual a educao se faz. A educao um processo de formao do indivduo, objetivando a sua ao dentro da sociedade, conforme destacou Durkheim, em seu livro Educao e sociologia:
A educao a ao exercida pelas geraes adultas sobre as geraes que no se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criana, certo nmero de estados fsicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poltica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criana, particularmente, se destine. (DURKHEIM, 1981, p. 53)

Durkheim ainda afirma que o fenmeno educacional sempre mltiplo, na mesma medida das multiplicidades de relaes presentes em determinada sociedade. Para que possamos entender de que forma a educao se mostra mltipla, em sua prtica e intencionalidade, preciso primeiro verificar, mesmo que resumidamente, como ela vem sofrendo alteraes ao longo da histria, assim como a sociedade, e entender o conceito de ideologia, fundamental para se refletir acerca da intencionalidade a que a educao pode se destinar.

2.1 Uma pequena Histria da Educao


Na Grcia antiga as crianas eram iniciadas, desde bem cedo, nos ensinamentos de todas as competncias necessrias para um bom cidado, aquele que futuramente, teria em suas mos os rumos da cidade/estado. Eram iniciados nas artes, na leitura, escrita, oratria e desportos, pois se tratava de uma obrigao de todos os cidados

24

receber esta formao, entretanto, tais ensinamentos no eram destinados a todos os indivduos. Por qu? S eram considerados cidados os homens livres. Escravos e mulheres estavam fora desta parcela da populao a quem esta educao era destinada. Ento eles no recebiam nenhum tipo de educao? Sim, recebiam. As mulheres eram treinadas para cuidar do lar e serem boas esposas e mes (a exceo daquelas que seriam destinadas a trabalhar nos templos como sacerdotisas) e os escravos recebiam uma educao prtica, voltada pra o ofcio que desempenhavam. (GADOTTI, 2005) Quais destes tipos de educao seriam melhores? Podemos dizer que todos, afinal, cada um atendia a uma determinada especificidade de acordo com a demanda particular do meio social. Essa diferenciao na educao existe desde o inicio da sociedade humana, visto que mesmo nas sociedades mais simples existia uma diviso das tarefas (basicamente, esta diviso se dava atravs da idade e do sexo dos indivduos), logo, a educao exercida tambm era diferenciada. Segundo a concepo de Durkheim (1981, p. 53), a educao seria a ao intencional das geraes adultas sobre as geraes mais novas, com o intuito de prepar-las para o convvio social. Para isso, deveriam receber uma formao com o objetivo de suscitar e desenvolver na criana uma srie de estados fsicos, intelectuais e morais, para que esta pudesse assumir seu papel na sociedade. Logo, nas sociedades simples, essa educao ocorria no cotidiano das pessoas, aonde os mais velhos iam ensinando, atravs da prpria ao, aos mais novos aquilo que necessitariam saber para a vida. Isso ainda acontece atualmente, em algumas tribos. Com o passar do tempo, com as mudanas ocorridas nas sociedades simples e o inicio da diviso dessas sociedades em classes, a educao passa a ganhar um papel mais importante na sociedade, pois passou a considerar tambm a manuteno da ordem social, ou seja, a diviso de classes, colaborando para sua existncia.

25

Na sociedade escravocrata grega existia uma pluralidade educacional. Os cidados (homens do sexo masculino, livres) recebiam uma educao sistematizada, baseada no ideal da Paidia, uma educao integral que consistia na formao do corpo, pela ginstica, na da mente, pela filosofia e pelas cincias e da moral, pelas artes. Os artesos recebiam seu aprendizado atravs dos mestres de ofcio (normalmente o pai ou algum parente prximo), era uma educao voltada somente para a prtica da profisso. As mulheres e os escravos recebiam uma educao semelhante educao das sociedades simples, ou seja, o aprender emprico da convivncia diria (devemos observar que em algumas cidades-estado gregas, as mulheres recebiam um tipo especial de educao, por ocuparem um lugar especial dentro da sociedade, como rainhas ou sacerdotisas). (GADOTTI, 2005) Na Idade Mdia, a educao passa a ter um novo formato, uma educao mais voltada para uma formao religiosa. Isto se deve ao fato do contexto social da poca ser constitudo pelo domnio da religio no plano intelectual e tambm poltico, com isso, ela passa a deter quase que exclusivamente o processo educacional, onde o Clero recebia educao formal institucionalizada. Havia tambm a educao dada aos nobres, que tambm era voltada aos seus interesses, a formao do cavaleiro, baseando-se no ensino das sete artes liberais: cavalgar, atirar com arco, lutar, caar, nadar, jogar xadrez e versificar. Quanto s classes trabalhadoras, s existia a educao oral, prtica do dia-a-dia, uma educao de ofcio.

Este modelo educacional permaneceu por muitos anos, at que chegasse um movimento histrico que revolucionasse este sistema, o Renascimento. Neste perodo, h uma revalorizao do homem, rompendo com o paradigma existente do Teocentrismo. O Antropocentrismo, viso de mundo que coloca o homem como centro do pensamento e ao da sociedade. nesse perodo que, rompendo com o domnio da Igreja, surge o Estado como rgo responsvel por conciliar os interesses gerais, mantendo a ordem social, como afirmavam os pensadores renascentistas. Com o movimento protestante, iniciado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, Esta revoluo trouxe um importante fato para a educao: ela passou a ser

26

controlada pelo Estado nos pases protestantes, porm, no era uma educao estatal pblica e leiga, universal e obrigatria, como conhecemos hoje, era uma educao elitista, pblica e religiosa, tinha como caracterstica o ensino do canto, religio e da lngua ptria, e como prioridade atender as classes superiores burguesas da sociedade. No mesmo perodo histrico comea a surgir uma a cientificizao do saber, logo, uma nova corrente educacional, que pregava que a escola deveria possuir vrios nveis, a partir da infncia, alcanado na mocidade um grau de instruo mais cientfico. A educao deveria preparar os mais capacitados para as descobertas e avanos das cincias. Nesse movimento, ainda no h uma preocupao com a universalizao do ensino. nesse contexto que surge o movimento iluminista, onde a os movimentos populares passam a reivindicar uma educao para todos. Neste perodo surge a primeira obrigatoriedade do ensino, por parte do Estado (na Prssia, 1717). ento que se inicia o movimento de rompimento definitivo da educao com a religio, passando o controle ao Estado, movimento este realizado pela nova classe em ascenso, a burguesia. a partir deste movimento que comea a ser constitudo o modelo de educao que adentra pela idade contempornea, uma educao dita laica, leiga, pblica, obrigatria e universal, porm, observamos que a complexidade de nossa sociedade, que ganhou seus ares a partir da era moderna, transformaram a educao em um importantssimo instrumento poltico, econmico e ideolgico.

2.2 Educao na Era Contempornea


Com os avanos scio econmicos e culturais ocasionados pelo desenvolvimento histrico de nossa sociedade, a educao sofreu grandes transformaes. A sociedade industrial nos trouxe modificaes em uma velocidade impressionante, em todos os segmentos sociais. Logo, a educao escolar, como espao que tem

27

como intencionalidade a preparao do individuo para a vida social, precisou tambm se alterar. A tecnologia dos meios de produo exigiam maior preparo dos trabalhadores, logo, mais instruo. O sociedade de capital exigia essa preparao, e a partir da comearam a surgir as teorias que buscam pensar e fazer a escola para esta finalidade. A primeira chamada Escola tradicional (ou Escola Tradicional). Nesta concepo, educao significa a transmisso de contedos do professor para o aluno. As aulas consistem em exposies verbais e as avaliaes em prova escrita ou oral. A escola detm um carter rgido, autoritrio sobre o aluno. Alguns educadores, como Paulo Freire (1987) acreditam que esta concepo de educao tende a formar sujeitos capazes apenas de reproduzir o que j existe, sem condies criticar de discernimento de sua realidade, incapazes de realizar possuir uma viso social crtica de mundo. A segunda conhecida por Escola Nova. Este movimento se ope a escola tradicional e busca construir um novo modelo de educao, onde se prope a descentralizao do processo educacional da figura do professor, e a centralizao no aluno, sujeito primeiro desta ao. Segundo Gadotti (2005), um dos precursores desta corrente de pensamento foi o pedagogo norte-america John Dewey. importante destacar tambm a abordagem construtivista da aprendizagem, desenvolvida por Jean Piaget, que procurou em sua pesquisa o desenvolvimento intelectual da criana com base em um funcionamento interligado da mente e do corpo, logo, a importncia do foco no educando para observar e potencializar sua aprendizagem. A terceira corrente seria a corrente crtica, que envolve diversas teorias, algumas quase antagnicas, porm, o ponto que as une a crtica aos modelos anteriores de educao. Sua crtica se baseava na perspectiva de que as correntes educacionais anteriores no levavam em considerao o aspecto social da educao.

28

Entre as novas teorias surgidas nesses ltimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonmicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo so palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Nesta perspectiva, podem-se incluir as reflexes de Edgar Morin, que critica a razo produtivista e a racionalizao modernas, propondo uma lgica do vivente. Esses paradigmas sustentam um princpio unificador do saber, do conhecimento, em torno do ser humano, valorizando o seu cotidiano, o seu vivido, o pessoal, a singularidade, o entorno, o acaso e outras categorias como: deciso, projeto, rudo, ambigidade, finitude, escolha, sntese, vnculo e totalidade (GADOTTI, 2000, p. 13).

2.2.1 A Educao de Jovens e Adultos


A EJA, Educao de Jovens e Adultos, est prevista na LDB 9.424/1996 e classificada como parte integrante da Educao Bsica, portanto deve ser encarada com o mesmo compromisso presente no ensino regular. Todavia um breve levantamento j pode evidenciar as divergncias na aplicabilidade deste segmento escolar. Do ponto vista pedaggico podemos destacar a falta de profissionais habilitados para trabalhar com adultos, a falta de recursos didticos, e, sobretudo, a falta de estratgias metodolgicas direcionadas para este pblico especfico. So muitos os entraves encontrados por aqueles que j tiveram alguma experincia na Educao de Jovens e Adultos. Apesar da importante funo social desempenhada por esta modalidade educativa, uma vez que se encarrega de reparar as desigualdades causadas queles alunos evadidos do ensino regular. Hoje notvel a expanso da educao bsica, e h um quantitativo de vagas cada vez mais crescente a fim de fazer jus ao princpio da obrigatoriedade toda criana na escola. Entretanto, as condies sociais adversas acabam condicionando o sucesso de muitos alunos. A mdia nacional de permanncia na escola no perodo obrigatrio de oito anos, todavia a realidade se estende at os 11 anos em mdia, e muitos alunos permanecem no ensino fundamental, quando j deveriam estar cursando o ensino mdio. As expresses mais claras desta realidade so a

29

repetncia, a reprovao, e principalmente, a evaso. Ambas promovem a manuteno da distoro idade e ano escolar retardando o acerto no fluxo escolar que continua a reproduzir excludos. Neste contexto perverso a Educao de Jovens e Adultos em muitos casos se constitui na nica alternativa de incluso social para os alunos que j esto fora do sistema de ensino. Diante desta realidade novos mtodos de ensino precisam ser experimentados, novos contedos, novas estratgias. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais os contedos ministrados em sala de aula precisam estar de acordo com um padro mnimo, e ao mesmo tempo, estar sintonizados com as particularidades e especificidades do lugar em que o ensino est sendo desenvolvido. Precisam ser oferecidas condies para que os alunos possam construir suas idias a partir de suas experincias, tornado-se sujeitos scio-culturais aptos a conhecer diferentes pocas e lugares, e poder compar-los com sua prpria histria de vida, ou seja, preciso que se desenvolvam propostas de ensino dinmicas que resguarde as determinaes da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 que seguem abaixo:

Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade (Cap.2, Seo-I, Art. 26.)

2.2.2 Um pequeno dilogo entre Vygotsky e Paulo Freire


De acordo com o pesquisador Vygotsky, o desenvolvimento do indivduo resultado de um processo scio-histrico, sua teoria tambm conhecida como sciointeracionista, enfatizando o papel do contexto histrico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, no qual o aluno aprende junto ao seu grupo social, ao passo que tambm constri os elementos integrantes do seu meio, tais como: valores, linguagem e at o prprio conhecimento. Segundo Paulo Freire a prtica pedaggica necessita estar vinculada aos aspectos histricos e sociais para facilitar a compreenso e elucidao das questes que realmente importam para os envolvidos no processo educativo, para ele se no ocorre uma reflexo sobre si

30

mesmo, sobre seu papel no mundo, no possvel ultrapassar os obstculos que o prprio mundo impe, por isso a ao do professor, tendo ele conscincia ou no, estimula o aluno libertao ou opresso. Nesta perspectiva procuramos habilitar o alfabetizador a incentivar os alunos a se posicionarem de maneira crtica diante da realidade que cada um vive, buscando favorecer sua conscientizao. Para tanto sugerimos aos alfabetizadores para juntamente com os alunos a fazer comparaes entre formas de trabalho, de convivncias que caracterizam o modo de vida especfico de cada povoado ou municpio vizinho, estabelecendo conexes entre identidades individuais e coletivas favorecendo o desenvolvimento do senso crtico essencial para a prtica da cidadania tanto do alfabetizador quanto do alfabetizando. A formao do cidado crtico um imperativo para o desenvolvimento da sociedade, alm de ser um direito inalienvel, neste sentido a Educao de Jovens e Adultos precisa compor um sistema educativo no qual o aluno e o meio social devem estar absolutamente articulados. Por isso a elaborao desta estratgia de ensino foi desenvolvida com a finalidade de instrumentalizar o alfabetizador com subsdios que lhe garanta maior eficcia na hora de alfabetizar. E isto foi possvel atravs da combinao de mtodos e tcnicas em sala de aula que fossem capazes de empreender o processo de ensino-aprendizagem. Nela tambm estiveram presentes as concepes culturais e ideolgicas do modo de viver e agir dos alunos e tambm dos alfabetizadores.

31

3 A PEDAGOGIA FREIRIANA E A CONSTRUO DA CIDADANIA

A Pedagogia proposta por Paulo Freire, parte do pressuposto de uma Educao problematizadora, que envolve o processo de dialogicidade entre os plos dialticos formados por professores e alunos de tal modo que, um inexiste sem o outro, porque h um influxo que permeia esta relao como se uma fora os atrasse e os repelisse ao mesmo tempo, razo pela qual nenhum deles se basta, fazendo com que se movam pela complementaridade. Assim a dialogicidade, essncia da Educao, refere-se ao dilogo ocorrido entre os sujeitos do conhecimento que por meio da palavra compem a prxis pedaggica, constituda pela dimenso da ao e da reflexo, pois:
No h palavra verdadeira que no seja prxis. Da que dizer a palavra verdadeira, seja transformar o mundo. [...] A existncia, porque humana, no pode ser muda, silenciosa, nem tampouco nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras. [...] Existir, humanamente, pronunciar o mundo. [...] O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar (FREIRE, 2002b, p. 77 - 78).

Porm, para que haja um novo pronunciar da palavra, necessrio que a leitura do mundo preceda sempre a leitura da palavra (FREIRE, 2002a, p. 90), pois a partir da compreenso do contexto imediato dos alunos em relao ao mundo, do qual este cotidiano faz parte, que comea a se formar a inquietao no professor que educador. Assim, o processo de dialogicidade se inicia no no momento em que os alunos se encontram com o professor em sala de aula, mas, quando este ao refletir, se questiona em torno do que vai dialogar com aqueles (FREIRE, 2002b, p. 83). Referindo-se ao dilogo, Paulo Freire insiste que o professor de Educao de Jovens e Adultos, precisa-se compreender que a cultura dos grupos populares to importante quanto a sua prpria, e que a compreenso que eles tm sobre o mundo, provm de uma construo emprica (senso-comum), que embora no tenha os padres de cientificidade que a norma culta exige, produz um conhecimento que relevante para a sobrevivncia do grupo social, e que, portanto, deve ser respeitado, valorizado e apreendido.

32

Assim, a viso que os grupos populares tm sobre o mundo, pode ser o incio desse dilogo entre professores e alunos, que propiciar alm da investigao da realidade, tambm, uma anlise do nvel de imerso ideolgica em que se encontram, e ainda, o estabelecimento de uma mtua confiana entre os sujeitos, que, a partir do conhecimento obtido por meio da anlise destas informaes que exprimem o pensamento coletivo do grupo, ser possvel compor a base de dados, na qual se constituir o contedo programtico do planejamento a ser feito pelo professor, isto , a estruturao organizada e sistematizada do conhecimento de senso-comum, obtido diretamente da comunidade, transformado em conhecimento cientfico, e que ser ministrado nas aulas.

Desta maneira o quefazer do professor no planejamento das aulas, consistir em trabalhar com a realidade do alunado, contemplando sempre a dimenso sciocultural, poltica e histrica na apresentao dos contedos, de tal forma que ao apresent-los, os elementos constitutivos se configurem numa problematizao, que os motivem e os instiguem a refletir, a debater o assunto no coletivo, para ento, apoiados no respeito s opinies um do outro, encontrem juntos uma soluo. Esta situao faz com que aos poucos percebam que, assim como foi possvel encontrar uma soluo para um determinado problema, cuja proposio partiu da realidade que vivenciam, tambm possvel encontrar outras solues, outros meios para resolver outros problemas, que antes lhes pareciam inexorveis, haja vista que: A percepo ingnua ou mgica da realidade da qual resultava a postura fatalista cede seu lugar a uma percepo que capaz de perceber-se. E porque capaz de perceber-se enquanto percebe a realidade que lhe parecia em si inexorvel, capaz de objetiv-la.
Desta forma, aprofundando a tomada de conscincia da situao, os homens se 'apropriam' dela como realidade histrica, por isto mesmo, capaz de ser transformada por eles. O fatalismo cede, ento, seu lugar ao mpeto de transformao e de busca, de que os homens se sentem sujeitos (FREIRE, 2002b, p. 74).

Esta nova percepo que a construo do conhecimento lhes traz, por meio da

33

Educao Libertadora, os constitui como sujeitos histricos, superando a falsa conscincia do mundo, opressora e alienante, que os mantinha na forma de ser menos, desumanizada, aprisionados e iludidos como os habitantes da caverna, descritos na Alegoria de Plato que, ao escrev-la se reportou ao trabalho filosfico e pedaggico de Scrates que, privilegiado pela arte do bem falar tinha por convico enquanto cidado ateniense, a misso de proclamar nas vias e praas pblicas sua prpria maneira de educar, interrogando e exortando seus concidados a refletirem sobre si mesmos como tambm sobre a estrutura social e poltica da poca, perfazendo assim como Paulo Freire uma Educao de ao transformadora, de que resultasse a conscientizao dos homens sobre a realidade, que segundo comentrio feito por Pierre Furter:
O universo no se revela a mim [...] no espao, impondo-me uma presena macia a que s posso me adaptar, mas como um campo, um domnio, que vai tomando forma na medida de minha ao. [...] Somente o dilogo, que implica um pensar crtico, capaz, tambm, de ger-lo. Sem ele no h comunicao e sem esta no h verdadeira educao. A que, operando a superao da contradio educador - educandos, se instaura como situao gnosiolgica, em que os sujeitos incidem seu ato cognoscente sobre o objeto congnoscvel que os mediatiza (FREIRE, 2002b, p. 83).

nesta perspectiva, em que o novo conhecimento precisa do anterior para ser descoberto, ou em que o conhecimento epistmico precisa do conhecimento emprico, para juntos construrem um novo conhecimento, que temos a dodiscncia, ou docncia-discncia, em que se tm ensino (aquisio dos saberes historicamente acumulados) e pesquisa (produo do novo conhecimento) indicotomizveis. Desta maneira, o professor que reconhece sua prpria inconcluso enquanto ser humano sabe que antes de ensinar, necessrio aprender, e que para aprender necessrio pesquisar. Pesquisando, o professor ter que partir do seu conhecimento prvio, para avanar qualitativamente em sua aprendizagem, o que lhe proporcionar uma conscincia mais apurada sobre a discncia dentro do processo de construo de conhecimento, assim, constituindo sujeitos que passaro a ser educadores educandos e educandos-educadores, que de acordo com Antunes e Gadotti (apud Romo, 2002, p. 14): Paulo Freire, [...] em sua ltima obra criou o neologismo dodiscncia

34

(unindo docncia e discncia), como, muitos anos antes, Lev Vigotski havia criado o termo obuchnia (ensinar e aprender ao mesmo tempo). Assim, para Freire:
No h docncia sem discncia, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenas que as conotam, no se reduzem condio de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (FREIRE, 2002a, p. 25):

Neste sentido, o professor que educador, precisa estar sempre atento sua postura, aprendendo a reconhecer e respeitar o conhecimento que o aluno traz consigo, a fim de exercitar uma prxis real e autntica, sem dicotomizar teoria da prtica, como afirma Freire:
No temo dizer que inexiste validade no ensino de que no resulta um aprendizado em que o aprendiz no se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que no foi apreendido no pode ser realmente aprendido pelo aprendiz (FREIRE, 2002a, p. 26).

Paulo Freire defende, portanto o pressuposto de que, pelo fato de sermos programados para aprender (FREIRE, 2002a, p. 27), no podemos ser considerados depsito de contedos, cuja inteno seja to somente, domesticar e adestrar o pensamento para que corretamente ajustados s normas impostas, sejamos incapazes de contestar a realidade, ou seja, atravs da postura docente deve ficar claro ao educando, o quo importante a dimenso da reflexo aliada ao, que somente assim tornam possvel a transformao da realidade, pois:
exatamente neste sentido que ensinar no se esgota no tratamento do objeto ou do contedo, superficialmente feito, mas se alonga produo das condies em que aprender criticamente possvel. E essas condies implicam ou exigem a presena de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes (FREIRE, 2002a, p. 29).

Mas ao educador, tambm cabe a tarefa de promover o pensar certo pelos educandos, pois: Percebe-se, assim, a importncia do papel do educador, o mrito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente no apenas ensinar os contedos, mas tambm ensinar a pensar certo (FREIRE, 2002a, p. 29). atravs desta ao de tentar pensar certo, que educadores educandos e

35

educandos - educadores passam a fazer parte do processo de aprendizagem como sujeitos reflexivos, crticos e histricos. No entanto no cabe ao professor ter a certeza absoluta de tudo, j que [...] uma das condies necessrias a pensar certo no estarmos demasiado certos de nossas certezas (FREIRE, 2002a, p. 30), embora, seja imprescindvel que v superando constantemente seu prprio conhecimento, por meio de uma formao continuada de qualidade, a qual, contribua para o aprimoramento do seu pensamento crtico sobre sua prpria prtica educacional, a fim de que ao pensar em como a realizou hoje, possa no amanh, acrescent-la de tal maneira que a torne melhor que antes, por isto:
O professor que no leva a srio sua formao, que no estude, que no se esforce para estar altura de sua tarefa no tem fora moral para coordenar as atividades de sua classe. Isto no significa, porm, que a opo e a prtica democrtica do professor ou da professora estejam determinadas por sua competncia cientfica. H professores e professoras cientificamente preparados mas autoritrios a toda prova. O que quero dizer que incompetncia profissional desqualifica a autoridade do professor (FREIRE, 2002a, p. 103).

Porm, a competncia tcnico-cientfica que Freire menciona, no incompatvel com a generosidade, amorosidade e respeito necessrios prtica educativa, visto que, tais atitudes influenciam positivamente no ambiente de sala de aula, favorecendo a produo do conhecimento, seno que preciso aprender a ser coerente, pois de nada adianta o discurso competente se a ao pedaggica impermevel s mudanas, assim:
Como professor no me possvel ajudar o educando a superar sua ignorncia se no supero permanentemente a minha. No posso ensinar o que no sei. Mas, este, repito, no saber de que apenas devo falar e falar com palavras que o vento leva. saber, pelo contrrio, que devo viver concretamente com os educandos. O melhor discurso sobre ele o exerccio de sua prtica. concretamente respeitando o direito do aluno de indagar, de duvidar, de criticar que falo desses direitos. A minha pura fala sobre esses direitos a que no corresponda a sua concretizao no tem sentido. (FREIRE, 2002a, p. 11)

Deste modo, Freire (2002a, p. 115 - 116) se coloca a favor da boniteza da prtica educativa, que segundo ele, se mantm na medida em que o educador procura se apropriar cada vez mais do conhecimento que deve ensinar, e ainda lutar para

36

estabelecer melhores condies de trabalho, que preservados, garantem seu testemunho de lutador pertinaz, que cansa mas no desiste, pois:
To importante quanto ele, o ensino dos contedos, o meu testemunho tico ao ensin-los. a decncia com que o fao. a preparao cientfica revelada sem arrogncia. Pelo contrrio, com humildade. o respeito jamais negado ao educando, ao seu saber de 'experincia feito', que busco superar com ele. To importante quanto o ensino dos contedos a minha coerncia na classe. A coerncia entre o que eu digo, o que escrevo e o que fao (FREIRE, 2002a, p. 116).

3.1 O mtodo Paulo Freire de alfabetizao de adultos


De acordo com Brando (1981, p. 21), Paulo Freire ao pensar em um mtodo de alfabetizao para adultos, partiu do pressuposto que:
[...] educar uma tarefa de trocas entre pessoas e, se no pode ser nunca feita por um sujeito isolado (at a auto-educao um dilogo distncia), no pode ser tambm o resultado do despejo de quem supe que possui todo o saber, sobre aquele que, do outro lado, foi obrigado a pensar que no possui nenhum. [...] De um lado e do outro do trabalho em que se ensina-eaprende, h sempre educadores-educando e educandos-educadores. De lado a lado se ensina. De lado a lado se aprende. (BRANDO 1981, p. 21)

Por outro lado, o saber contido nas cartilhas, um saber imposto que reflete em suas entrelinhas o pensamento da elite dominante, que acaba determinando o pensamento e a conscincia da populao, ao propor o uso de materiais como este. Da a importncia de investigar junto s comunidades que faro parte das classes de alfabetizao a sua realidade scio-cultural, o seu modo de dizer o mundo (BRANDO, 1981, p. 23), fazendo o levantamento do universo vocabular. No entanto, cabe ressaltar que este levantamento no se constitui em uma pesquisa metdica, rigorosa, mas algo mais simples, que ocorre por meio do dilogo, em reunies informais costumeiras, onde se investiga as palavras mais usadas pela populao da comunidade (BRANDO, 1981, p. 25). A idia em relao a esta etapa, reside no fato de que existe uma oralidade peculiar da comunidade que traduz sua cultura e que precisa ser observada mais de perto pela equipe de educadores e ainda, como uma forma de aliar a teoria prtica, o pensado e o

37

vivido, que segundo Brando:


O que se 'descobre' com o levantamento no so homens-objeto, nem uma 'realidade neutra'. So os pensamentos-linguagens das pessoas. So falas que, a seu modo, desvelam o mundo e contm, para a pesquisa, os temas geradores falados atravs das palavras geradoras. (BRANDO, 1981, p. 27)

Aps a coleta de dados, a equipe tm o resultado efetivo do trabalho realizado, que se traduz no registro das falas, costumes e hbitos, tambm a afetividade mtua gerada pela convivncia e a identificao da equipe de pesquisadores com os problemas da comunidade, ou seja, o momento gerador da descoberta coletiva da vida atravs da fala; do mundo atravs da palavra que consiste em um ato criativo e no um ato mecanizado, alienado ou de consumo (BRANDO, 1981, p. 28). Assim, o Mtodo Paulo Freire prossegue com a escolha das palavras geradoras, que alm de ser um instrumento de releitura da realidade social do lugar, tambm contm do ponto de vista pedaggico, relevncia quanto ao valor: Sinttico (possibilidade ou riqueza fonmica, grau de dificuldade fonmica complexa, de manipulabilidade dos conjuntos de sinais, as slabas, etc.); Semntico (maior ou menor intensidade do vnculo entre a palavra e o ser que designa maior ou menor adequao entre palavra e ser designado, etc.); Pragmtico (maior ou menor teor de conscientizao que a palavra traz em potencial, ou conjunto de reaes scio-culturais que a palavra gera na pessoa ou grupo que a utiliza) (BRANDO, 1981, p. 31). Mas se as palavras geradoras codificam o modo de vida das pessoas, o Crculo de Cultura, faz a decodificao por meio dos ncleos de referncia gerador (BRANDO, 1981, p. 33), que so roteiros de sugesto para os debates durante as aulas, contemplando questes ao mesmo tempo existenciais, referentes vida, e polticas, referentes aos determinantes sociais das condies de vida (BRANDO, 1981, p. 33).

38

Nesta perspectiva, para uma comunidade situada nos morros do Rio de Janeiro, as palavras geradoras escolhidas foram: favela, chuva, arado, terreno, comida, batuque, poo, bicicleta, trabalho, salrio, profisso, governo, mangue, engenho, enxada, tijolo, riqueza (BRANDO, 1981, p. 33), cujo sentido semntico e pragmtico evoca o modo de vida das pessoas, assim:
[...] para a palavra 'batuque' os aspectos de discusso foram: 'cultura do povo, folclore, cultura erudita, alienao cultural'. Para 'governo': 'plano poltico, o poder poltico, o papel do povo na organizao do povo, participao popular (BRANDO, 1981, p. 33 34).

Desta maneira, a palavra geradora ao trazer lembrana recordaes de vida, provoca e instiga o pensamento a refletir sobre as questes sugeridas, entretanto, quando o objetivo do trabalho pedaggico apenas o de ler, escrever e realizar clculos, sem adentrar na dimenso da conscientizao crtica, o planejamento e elaborao do material didtico para as aulas, termina com a seleo das palavras, mas, quando o objetivo mais amplo, o trabalho de codificao do material didtico prossegue com a escolha dos temas geradores. A princpio Paulo Freire, pensou em trabalhar com os temas geradores somente na ps-alfabetizao, mas como Brando (1981, p. 38) nos esclarece, o seu levantamento ocorre em dois nveis, o primeiro como ncleo gerador dentro da fase de alfabetizao, quando o professor est trabalhando a palavra geradora, e observa durante o debate dentro do Crculo de Cultura, um apontamento que sugere o tema gerador que dever ser trabalhado no segundo nvel, correspondente psalfabetizao, como o exemplo a seguir: Uma srie de temas geradores pode ser distribuda assim: 1) a natureza e o homem: o ambiente; Relaes do homem com a natureza: o trabalho; O processo produtivo: o trabalho como questo; Relaes de trabalho (operrio ou campons); Formas de expropriao: relaes de poder;

39

A produo social do migrante; Formas populares de resistncia e de luta (BRANDO, 1981, p. 39).

Neste contexto, o material a ser apresentado no Crculo de Cultura, pode ter variaes de um lugar para outro, de acordo com os recursos tecnolgicos, financeiros e a criatividade de cada equipe, podendo inclusive evoluir para as fichas de cultura, que podem ser elaborados por meio de slides ou cartazes, contendo desenhos, figuras, fotos, entre outros, sugeridos ou feitos pelos prprios alunos, que de acordo com Brando:
Algumas outras invenes foram feitas a, leitor, e elas ajudam a pensar, no concreto, a idia de tomar o mtodo como um roteiro de trabalho pedaggico, e criar sobre ele, sem desvirtuar o seu sentido e a sua prtica. (BRANDO, 1981, p. 34)

40

4 A METODOLOGIA DA INVESTIGAO DENTRO DA PEDAGOGIA DIALGICA, UMA PERSPECTIVA FREIRIANA


Para Paulo Freire imprescindvel a condio do Ser Humano em poder fazer escolhas sobre sua prpria existncia, pois, o nico capaz de tornar a si mesmo em objeto de sua observao, promovendo a tomada de conscincia necessria para a realizao de mudanas que, resultaro em transformaes para si, para os outros e para o mundo, assim:
Os homens, [...] ao terem conscincia de sua atividade e do mundo em que esto, ao atuarem em funo de finalidades que propem e se propem, ao terem o ponto de deciso de sua busca em si e em suas relaes com o mundo, e com os outros, ao impregnarem o mundo de sua presena criadora atravs da transformao que realizam nele, na medida em que dele podem separar-se e, separando-se, podem com ele ficar, os homens, ao contrrio do animal, no somente vivem, mas existem, e sua existncia histrica. (FREIRE, 2002b, p. 89).

Desta maneira, ao tornar a si prprio, aos outros, e ao mundo, em objetos de sua observao, o ser humano passa a desenvolver uma conscincia crtica que o permite refletir sobre a relao existente entre mundo, homem e sociedade, e o nvel de influncia destas relaes sobre sua existncia, propiciadas pelo estudo das palavras-geradoras, percebendo ento, a existncia de elementos que favorecem o seu condicionamento ou sua domesticao no cumprimento de determinadas atividades que, Freire denominou de situaes-limites (FREIRE, 2002b, p. 90). Os elementos que a constituem so determinados pela necessidade de preservao da hegemonia da classe dominante, que em nvel educacional, possvel citar como referncia o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetizao), que instaurado pela Ditadura Militar, tinha por objetivo formar eleitores para o partido do governo autoritrio, difundindo sua ideologia alienante. Porm, medida que h o aprofundamento da conscincia crtica, o ser humano tambm percebe que de forma contrria ao condicionamento, est a liberdade, que desafia o autoritarismo das situaes-limites, buscando sua superao na forma denominada por Freire de atos-limites (FREIRE, 2002b, p. 90).

41

Todavia tal superao, no ocorre fora do mbito das relaes homens-mundo, pois no mundo que se trava o confronto entre os atoslimites (reao dos homensdominados) e as situaes-limites (imposio dos homens-dominantes). Neste sentido, medida que a populao se organiza h uma intensa mobilizao que promove a reflexo em torno das questes que envolvem o contexto social, poltico e econmico, proporcionando o desvelamento da realidade que, de acordo com a nomenclatura freiriana configura-se pelo indito vivel (FREIRE, 2002b, p. 94).

42

4.1 A Educao de Jovens e Adultos como Prxis Emancipativa em A Pedagogia do Oprimido


Assim como o opressor para oprimir, precisa de uma teoria da ao opressora, os oprimidos para libertar-se, igualmente necessitam de uma teoria de sua ao. (FREIRE, 2002b, p. 217).

A sociedade em que vivemos uma sociedade estratificada, dividida em classes, onde aqueles que detm o poder (classe privilegiada), utiliza dos mecanismos coercitivos que possui, pela sua prpria condio de dominao, para assegurar privilgios para si, fazendo com que a maior parte da populao, que por no possuir estes mecanismos de dominao, acabam por serem excludos de possurem a maior parte dos bens produzidos. Segundo Paulo Freire, dentro desse contexto de bens produzidos social e culturalmente encontramos a educao institucionalizada, bem esse que de extrema necessidade para concretizar a vocao humana do vir a ser cada vez mais e que por esta caracterstica, acaba por ser excludo do acesso (com qualidade) a maior parte da populao do terceiro mundo. Diante da importncia social da educao destaca-se a evidencia que existem, basicamente dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, onde a educao existe como mecanismo de dominao e manuteno do status quo e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada pelo e para este, na busca de uma educao concientizadora e prtica no sentido de ser um movimento de conquista da liberdade. O movimento para a liberdade, a pedagogia do oprimido, como instrumento de autonomia e politizao, deve surgir e partir dos prprios oprimidos, e a pedagogia decorrente ser aquela que tem que ser forjada com ele e no para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperao de sua humanidade"(FREIRE, 2002b, p.16). Ainda que seja importante que o oprimido tenha conscincia crtica da opresso, isso no suficiente, pois para que ele se torne um agente social crtico, autor tambm se de sua prpria histria, h a necessidade de que se disponha a transformar essa realidade; trata-se de um trabalho de conscientizao e politizao. A educao bancria, fundamento da ao dominante no aspecto educacional,

43

caracterizada pelo domnio do educador, onde este, detentor do conhecimento (que tambm possui como caracterstica intrnseca ser um bem de valor, uma mercadoria, principalmente quando se trata do conhecimento cientifico), deposita este conhecimento nos educandos, como se fossem contas de poupana, logo, os alunos devem aprender (memorizar e repetir). Observa-se, ento, uma prtica totalmente verbalista, dirigida para a transmisso e avaliao de conhecimentos abstratos, numa relao vertical, o saber dado, fornecido de cima para baixo, e autoritria, pois manda quem sabe. Na educao bancria o educador sempre o que sabe, enquanto os educandos sero os que no sabem. A rigidez destas posies nega a educao e o conhecimento como processo de busca. Educador o sujeito do processo, educando mero objeto. Com isso o educando aguarda passivamente durante o processo a doao de saber do educador, sendo este ultimo o nico sujeito ativo do processo. Este tipo de educao pressupe um processo harmonioso, sem contradies. Com isso, o educando, sujeito oprimido da relao, sujeita-se a sua dominao sem sequer ter idia de sua existncia, pois por ser mero espectador da relao, mantm intrnseca sua ingenuidade (o outro sabe, eu no sei, o outro manda, eu obedeo), e logo considera esta relao dominador dominante como natural. A metodologia desenvolvida pelo professor Paulo Freire no ensina a repetir palavras nem preza pela repetio, mas sim contextualiza o aprendizado, fazendo com que o educando trabalhe com palavras presentes no seu cotidiano, no trabalhando somente sua escrita, mais tambm seu significado e levando o aluno a contextualizar essa palavra, levando-o a desenvolver a prtica que chamou de leitura de mundo. Atravs desse mtodo a alfabetizao ganha sentido no aprender a ler sua existncia e escrever sua vida, como autor e leitor de sua prpria histria, ou seja, o homem constitui e conquista historicamente sua prpria forma e na medida em que se apercebe como autor de sua histria, sua conscincia se faz reflexivamente responsvel desta histria. Observamos ento que para que o processo de construo da prpria histria acontea h um movimento essencial que precisa acontecer: o dilogo. atravs deste que a conscincia se abre para a infinitude, atravs da leitura da realidade e do refletir sobre e para com ela que o individuo busca reencontrar-se e ir alm de si

44

mesmo, se reconstruindo. Ser no mundo exige comunicar-se. O processo de dilogo vai alm do sujeito sujeito e do sujeito mundo, ele tambm deve atingir o mbito sujeito coletividade, onde os homens pensam e atuam juntos na construo de sua humanidade. E este processo dar-se, principalmente, na educao, espao privilegiado para o dilogo, e nesse sentido, firma-se como prtica da liberdade. Porm esse processo no ocorre pacificamente, visto que h um esforo por parte do dominante para manter o silencio, impedindo o dilogo. Logo, a pedagogia do oprimido surge da luta. Luta pela humanizao, pela desalienao,.pela afirmao do homem como sujeito de sua prpria historia. Mas no uma luta pela subjugao dos opressores, nem para se tornarem opressores dos opressores, mas para restaurar a humanidade em ambos. O ideal da pedagogia do oprimido que o sujeito faa da sua opresso o objeto de sua reflexo, o que resultar em uma luta consciente pela sua libertao, levando-o a estar constantemente refletindo criticamente sobre sua ao, em um movimento onde esta pedagogia se far e refar. Um dos elementos bsicos na mediao opressor-oprimido a prescrio. Toda prescrio a imposio da opo de uma conscincia a outra. Logo, para Freire (2002b) a libertao um processo doloroso, pois exige esforo por parte do oprimido em expulsar o opressor de dentro de si, e a dor parte do fato de a ideologia do dominador estar to intrinsecamente alojada no oprimido que ele a enxerga como parte de si. O homem que nasce deste parto um homem novo que s vivel na e pela superao da contradio opressores - oprimidos, que a libertao de todos. A superao da contradio o parto que traz ao mundo este homem novo, no o opressor, no mais o oprimido, mas homem libertando-se.
Eles invadem a cultura das pessoas e impem a estes a sua viso de mundo para manipul-los e os impedirem de pensar. Quando surgem Os que no se sujeitam a tal opresso so chamados de rebeldes, violentos, essa massa de gente cega, invejosa e selvagens. Tudo isso veiculado por outro meio de dominao que so os meios de comunicao de massa. Assim, os que j se tornaram alienados passam a pensar como os opressores. Sabemos que: para as elites dominadoras, esta rebeldia, que ameaa a elas, tem o seu remdio em mais dominao na represso feita em nome, inclusive, da liberdade e nos estabelecimentos da ordem e da paz social. Paz social que, no fundo, no outra seno a paz privada dos dominadores []

45

(FREIRE, 2002b. p. 66; 123).

A maior dificuldade neste processo de busca pela humanizao que ambos, opressores e oprimidos, precisam alcanar a conscincia crtica desta opresso. E isto deve ocorrer atravs da prxis desta busca, que a ao reflexo dos homens sobre o mundo para transform-lo, numa constituio material-dialtica e sem ela impossvel superar a condio da contradio opressor oprimido. Quanto mais os oprimidos desvelam a realidade, atravs do processo de leitura de mundo, verificam os desafios e traam, a partir da, seus objetivos em busca de desenvolver sua ao crtico transformadora no mundo, colocando-se assim como autores de sua histria. Seguindo a lgica da ideologia dominante, o opressor quer ter cada vez mais, e isso inclui o menos ou nada ter dos oprimidos. O pensamento ideolgico lhe impe que ser ter, e ter como classe que tem. E atravs desta concepo deturpada da realidade, uma viso necrfila do mundo, que detecta-se uma das principais caractersticas da conscincia opressora: o sadismo. E assim como o sadismo uma caracterstica dos opressores, a auto-desvalia uma das caractersticas do oprimido, que surge da introjeo que fazem da viso que os opressores tem sobre eles. E de tanto ouvirem de outros e deles mesmos que so incapazes, que no sabem nada e nem tem condies de saber, acabam por se convencer de sua pseudo-incapacidade. como homens que os oprimidos tm que lutar e no como "coisas", na relao de opresso em que esto que se encontram destrudos. A luta por esta reconstruo comea no autoconhecimento dos homens destitudos. E este processo de reficao (onde os homens se vem como coisas) precisa ser superado, uma vez que a luta contra sua opresso se faz necessrio que o oprimido se veja como homem, pois na relao de opresso, visto como coisas, esto destitudos de sua humanidade, destrudos. E a luta para a reconstruo do sujeito passa pelo processo de autoconhecimento dos homens destitudos. Um educador humanista, revolucionrio, comprometido no sentido de promover a busca pela liberdade, deve orientar-se no sentido de buscar a humanizao de

46

ambos. Direcionar-se em promover o pensar autntico, a construo do conhecimento de forma crtica e contextualizada no lugar da pura doao do saber. E isto tudo exige uma relao de companheirismo e dilogo entre educador e educando. E essa educao como prtica da liberdade exige a negao do homem abstrato, isolado, solto no mundo, do individualismo e egosmo, assim como tambm a negao do mundo como uma realidade ausente, exterior a si. A prtica contextualizadora prope ao homem sua identificao como situao problema, prope a sua conscincia de refletir e agir no mundo, ao atravs da qual ser possvel a superao da perspectiva ingnua e falha da realidade. Neste sentido o dialogo mostra-se como uma exigncia existencial, visto que ele o processo onde os homens se encontram e solidarizam-se no pensar e agir no e sobre o mundo. condio intrnseca de desenvolvimento de sua humanidade, de reflexo acerca das contradies e condies. Portanto, como ao de troca e construo coletiva, no pode reduzir-se ao simples ato de depositar de idias de um sujeito no outro., nem de ser uma simples troca de idias a serem consumidas, sem reflexo. Homens que no tem humildade ou a perdem, no podem aproximar-se do povo. A auto-suficincia incompatvel com o dilogo. Se algum no capaz de sentir-se e saber-se to homem quanto os outros, que lhe falta ainda muito que caminhar para chegar ao lugar do encontro com eles. E neste processo de construo dialgica a confiana se desenvolve e firma ainda mais os laos, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de uma ao transformadora. Como anunciava Freire (2002b) Falar em democracia e silenciar o povo, falar em humanismo e negar os homens uma mentira. A confiana mtua, visto a existncia de um processo de identificao como seres iguais vai fazendo os sujeitos dialgicos cada vez mais companheiros na leitura, interpretao e pronuncia de/no mundo. Para o educador educando, problematizador e dialgico, o contedo programtico definido nos currculos educacionais no podem ser vistos como doao ou como imposio, mas sim como uma devoluo organizada, sistematizada e

47

contextualizada, saberes necessrios para o desenvolvimento do ser no mundo. A investigao temtica exige uma investigao epistemolgica do prprio pensar. Pensar uma ao pertencente ao homem, e no se d fora dele, nem no vazio, e o pensar dialgico se da dentro e entre os homens, sempre no sentido de leitura da realidade. No processo da descodificao cabe ao investigador, auxiliar, no apenas ouvir os indivduos, mas desafi-lo cada vez mais problematizando, a situao existencial codificada e as prprias respostas que vo dando aqueles no decorrer do dilogo. Para Paulo Freire (2002b) A solidariedade nasce no testemunho que a liderana d ao povo, no encontro humilde, amoroso e corajoso. No ato de promoo do dilogo, da humanidade e liberdade. a ao prtica da emancipao, no o doar, mas o companheirismo de ajudar a construir. O movimento de manipulao uma das caractersticas mais presentes na teoria da ao anti-dialgica. Essa manipulao uma ao ideolgica e atravs dela os dominantes vo tentando conformar as massas populares e seus objetivos. Crianas que crescem em um ambiente de desamor, frustradas em suas potencialidades, oprimidas e acabam por atrofiar, fazendo com que na sua juventude no consigam direcionar-se no sentido de uma rebelio autentica e efetivamente necessria ou simplesmente se acomodam, sem perspectiva, abrem mo de seus sonhos , idias e ideais, em um processo de alienao e submisso s autoridades e aos mitos. Como no conseguem ler o mundo, sua realidade e totalidade, podem at mesmo vir a assumir formas de ao destrutivas O trabalho de Paulo Freire no pode ser visto apenas como um mtodo de alfabetizao ou uma teoria educacional, mas como um processo de conscientizao, de busca do auto-descobrimento e construo da humanidade no sentido individual e coletivo, tendo em vista que leva em conta a natureza poltica da educao. Logo, para Paulo Freire, o objetivo da educao deveria ser o de promover a libertao do oprimido, no em um processo de resgate, mas sim de auto-resgate. Onde o educador, atravs dessa relao dialtica e dialgica com o educando, lhe

48

proporcionaria as condies de se desenvolver como sujeito histrico consciente (conhecimento crtico do mundo), podendo transformar a realidade social sua volta em decorrncia deste processo. O valor e a eficcia de seu mtodo fundamentam-se no fato de que ele parte da realidade do educando, do seu universo e do que significativo para ele, daquilo que possui valor pragmtico, os fatos e as coisas de sua vida cotidiana, daquilo que faz parte da sua existncia, sua histria. Seu mtodo obedece s normas metodolgicas e lingsticas, aproveitando-se do conhecimento cientifico e aporte terico necessrio, mas vai tambm alm disso, ao desafiar os sujeitos a se apropriarem do cdigo escrito com a intencionalidade de promover sua politizao. Diante disto vale pena ressaltar que ns educadores e demais profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na rea educacional, apesar de sofrermos diferentes tipos de presses, degradao salarial, falta de incentivos e at mesmo queda no prestgio social, ainda depende de ns o movimento pela valorizao, a qualidade e a excelncia da educao, sobretudo aquele destinada s massas populares, garantindo a todos o direito de humanizarse.

6 CONCLUSO
A educao sempre foi um dos fenmenos sociais mais importantes para a humanidade, visto que possui em sua essncia a misso de dar continuidade a construo do conhecimento de determinada cultura. atravs da educao que se

49

da o preparo das geraes mais novas para exercerem seu papel dentro da sociedade. Durante toda a histria da humanidade, a Educao se fez presente, em cada momento, possuindo uma estrutura prtica e social diferente, pois o que estrutura a maneira com que a educao acontece o interesse da sociedade, ou de quem controla a sociedade. Por esta caracterstica de fenmeno construtivo e formador de identidade, tanto individual quanto coletivo, a educao passou a representar, nas mos do Estado moderno, uma ferramenta fundamental para a manuteno do status quo dentro da sociedade. Ao direcionarmos nosso olhar mais atentamente sobre a Educao, propondo uma reflexo sobre um dos segmentos que a constituem, a saber, a Educao de Jovens e Adultos estamos na verdade exercitando nossa prxis, no sentido de analisarmos teoricamente determinados pressupostos, que representados pelo conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, se confrontam dialeticamente com a especificidade do que-fazer humano nos ambientes pedaggicos, podendo desta maneira comprovar a relevncia e real indissolubilidade entre teoria e prtica, que perfazem a prxis pedaggica proposta por Paulo Freire para esta modalidade de ensino. Neste sentido, a compreenso sobre a importncia da qualidade no processo de formao de professores revelada por Paulo Freire, diz respeito s dimenses que vo alm da competncia tcnica e pedaggica, avanando para um sentido antropolgico e histrico, no qual o educando - educador estimulado a pensar sobre as estruturas e as relaes sociais que envolvem o mundo da cultura em seus momentos de continuidade e ruptura ao longo da histria, que segundo Chau (2003, p. 158):
O pensamento a conscincia ou a inteligncia saindo de si ('passeando') para ir colhendo, reunindo, recolhendo os dados oferecidos pela experincia, pela percepo, pela imaginao, pela memria, pela linguagem, e voltando a si, para consider-los atentamente, coloc-los diante de si, observ-los intelectualmente, pes-los, avali-los, retirando deles concluses, formulando idias, conceitos, juzos, raciocnios, valores.

Porm, se o pensamento ao sair de si, tornar-se objeto de sua prpria anlise,

50

buscando neste movimento uma proposio que o examine, ao retornar, conclui que este mover do pensamento sobre si mesmo se refere reflexo filosfica, ou o Conhece-te a ti mesmo de Scrates (CHAUI, 2003, p. 20 21) que diz respeito a um saber sobre o homem como ser pensante, falante e agente, ou seja, sobre a realidade interior dos seres humanos (CHAUI, 2003, p. 20 21). Entretanto, como os seres humanos convivem em sociedade, interagindo com o mundo e com os outros, a reflexo filosfica tambm busca compreender os procedimentos humanos resultantes das relaes homens-mundo e homenshomens, que segundo Freire (2002b, p. 52 - 53):
Ao defendermos um permanente esforo de reflexo dos oprimidos sobre suas condies concretas, no estamos pretendendo um jogo divertido em nvel puramente intelectual. Estamos convencidos, pelo contrrio, de que a reflexo, se realmente reflexo, conduz prtica. Por outro lado, se o momento j o da ao, esta se far autntica prxis se o saber dela resultante se faz objeto da reflexo crtica.

Desta forma, mediante os estudos realizados, ao analisarmos a histria da Educao Popular no Brasil, parece-nos que as influncias do mercado econmico internacional, aliado aos momentos de extrema tenso mundial em decorrncia dos perodos de guerra, e ainda, s disputas dos grupos dominantes pela hegemonia do poder poltico, podem indicar os fatores constitutivos para os rumos tomados pela educao nacional, principalmente em relao quela relacionada aos Jovens e Adultos, pelo fato de tratar-se de uma populao composta por eleitores potenciais. Nesta perspectiva, os efeitos resultantes da estratificao social, proporcionada pelo sistema scio-poltico-econmico de cada poca, tambm pde ser percebido no decorrer deste estudo, como elementos de relevante influncia sobre a educao, haja vista as instituies de natureza pblica estarem sujeitas hierarquia das esferas de atuao poltica governamental federal, estadual e municipal, e dependerem da conciliao entre os seus representantes para o efetivo encaminhamento de recursos. Em se tratando da categorizao das abordagens dos problemas educacionais, proporcionados por Paiva, notamos que em relao ao otimismo pedaggico,

51

houve uma falta de clareza no entendimento dos educadores em relao tecnificao do terreno educacional, por enfatizarem somente os procedimentos administrativos, materiais e pedaggicos, no levando em conta os fatores sciopoltico-culturais que diretamente incidem na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, e que nos parece, contribuiu para reforar a Educao Bancria refutada por Paulo Freire. Alm disto, o escolanovismo, por requerer um nmero menor de alunos por sala, bem como a necessria utilizao de recursos pedaggicos adequados, aumentou ainda mais a diferena entre a educao das elites e a educao popular no que diz respeito qualidade do ensino, pois houve um esvaziamento em relao sistematizao dos contedos programticos prprios da prtica educativa tradicional que era aplicada nas escolas pblicas. Entretanto, sob a gide do realismo em educao, cujo representante foi Paulo Freire, no final da dcada de 1950, os Movimentos de Cultura e Educao Popular passaram a realizar um trabalho participativo e coletivo de construo de conhecimento, enfatizando a reflexo e o contexto social no trabalho pedaggico, que devido ao empenho e organizao da populao envolvida, proporcionou sua rpida expanso. Enfim, de modo geral, constatou-se de fato a importncia em se ter coerncia, humildade e respeito aos educandos - educadores, como postura tica e esttica da profissionalizao docente, em que no h docncia sem discncia, da a necessidade de uma formao, que proporcione alm da tcnica instrumental, elementos que verdadeiramente possibilitem a humanizao dos sujeitos do conhecimento, pois:
As qualidades ou virtudes so construdas por ns no esforo que nos impomos para diminuir a distncia entre o que dizemos e o que fazemos. Este esforo, o de diminuir a distncia entre o discurso e a prtica, j uma dessas virtudes indispensveis a da coerncia. [...] No fundo, o essencial nas relaes entre educador e educando, entre autoridade e liberdades, entre pais, mes, filhos e filhas a reinveno do ser humano no aprendizado de sua autonomia. [...] Posso saber pedagogia, biologia, como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda no sei como posso saber melhor o que j sei. E saberei to melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito dos outros. (FREIRE, 2002a, p. 72, 105 106).

52

E assim, por meio de um rduo trabalho de pesquisa bibliogrfica e de pesquisa de campo, durante a realizao de nosso estgio supervisionado, em que pudemos colocar em prtica a dodiscncia, esperamos contribuir de alguma forma para a educao que acreditamos, isto , que supera a dicotomia entre teoria e prtica, resultando em formao de qualidade para os sujeitos do conhecimento e conseqentemente em efetiva transformao da realidade. Com isso, cabe observar que o papel do educador se faz fundamental dentro este contexto de disputa ideolgica, pois ele, com sua prtica dentro e fora de sala de aula, que ir conduzir a que sentido a educao e far presente, se para a emancipao ou alienao de seu educando. Claro que existem outros fatores que influenciam este processo, porm, o primeiro passo para uma prtica emancipatria surge com o educador possuindo uma conscincia crtica de que sua prtica possui este conflito ideolgico como base e no neg-lo, mas utiliz-lo como ponto de reflexo contnua para realizar a prxis educativa. Diante disto ressaltamos o que dissemos no fim do ultimo captulo: vale pena ressaltar que ns educadores e demais profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na rea educacional, apesar de sofrermos diferentes tipos de presses, degradao salarial, falta de incentivos e at mesmo queda no prestgio social, ainda depende de ns o movimento pela valorizao, a qualidade e a excelncia da educao, sobretudo aquele destinada s massas populares, garantindo a todos o direito de humanizar-se.

53

CONCLUSO

A educao sempre foi um dos fenmenos sociais mais importantes para a humanidade, visto que possui em sua essncia a misso de dar continuidade a construo do conhecimento de determinada cultura. atravs da educao que se da o preparo das geraes mais novas para exercerem seu papel dentro da sociedade. Durante toda a histria da humanidade, a Educao se fez presente, em cada momento, possuindo uma estrutura prtica e social diferente, pois o que estrutura a maneira com que a educao acontece o interesse da sociedade, ou de quem controla a sociedade. Por esta caracterstica de fenmeno construtivo e formador de identidade, tanto individual quanto coletivo, a educao passou a representar, nas mos do Estado moderno, uma ferramenta fundamental para a manuteno do status quo dentro da sociedade. Ao direcionarmos nosso olhar mais atentamente sobre a Educao, propondo uma reflexo sobre um dos segmentos que a constituem, a saber, a Educao de Jovens e Adultos estamos na verdade exercitando nossa prxis, no sentido de analisarmos teoricamente determinados pressupostos, que representados pelo conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, se confrontam dialeticamente com a especificidade do que-fazer humano nos ambientes pedaggicos, podendo desta maneira comprovar a relevncia e real indissolubilidade entre teoria e prtica, que perfazem a prxis pedaggica proposta por Paulo Freire para esta modalidade de ensino. Neste sentido, a compreenso sobre a importncia da qualidade no processo de formao de professores revelada por Paulo Freire, diz respeito s dimenses que vo alm da competncia tcnica e pedaggica, avanando para um sentido antropolgico e histrico, no qual o educando - educador estimulado a pensar sobre as estruturas e as relaes sociais que envolvem o mundo da cultura em seus

54

momentos de continuidade e ruptura ao longo da histria, que segundo Chau:


O pensamento a conscincia ou a inteligncia saindo de si ('passeando') para ir colhendo, reunindo, recolhendo os dados oferecidos pela experincia, pela percepo, pela imaginao, pela memria, pela linguagem, e voltando a si, para consider-los atentamente, coloc-los diante de si, observ-los intelectualmente, pes-los, avali-los, retirando deles concluses, formulando idias, conceitos, juzos, raciocnios, valores. (CHAU, 2003, p. 158):

Porm, se o pensamento ao sair de si, tornar-se objeto de sua prpria anlise, buscando neste movimento uma proposio que o examine, ao retornar, conclui que este mover do pensamento sobre si mesmo se refere reflexo filosfica, ou o Conhece-te a ti mesmo de Scrates (CHAUI, 2003, p. 20 21) que diz respeito a um saber sobre o homem como ser pensante, falante e agente, ou seja, sobre a realidade interior dos seres humanos (CHAUI, 2003, p. 20 21). Entretanto, como os seres humanos convivem em sociedade, interagindo com o mundo e com os outros, a reflexo filosfica tambm busca compreender os procedimentos humanos resultantes das relaes homens-mundo e homenshomens, que segundo Freire (2002b, p. 52 - 53):
Ao defendermos um permanente esforo de reflexo dos oprimidos sobre suas condies concretas, no estamos pretendendo um jogo divertido em nvel puramente intelectual. Estamos convencidos, pelo contrrio, de que a reflexo, se realmente reflexo, conduz prtica. Por outro lado, se o momento j o da ao, esta se far autntica prxis se o saber dela resultante se faz objeto da reflexo crtica. (FREIRE, 2002b, p. 52 - 53)

Desta forma, mediante os estudos realizados, ao analisarmos a histria da Educao Popular no Brasil, parece-nos que as influncias do mercado econmico internacional, aliado aos momentos de extrema tenso mundial em decorrncia dos perodos de guerra, e ainda, s disputas dos grupos dominantes pela hegemonia do poder poltico, podem indicar os fatores constitutivos para os rumos tomados pela educao nacional, principalmente em relao quela relacionada aos Jovens e Adultos, pelo fato de tratar-se de uma populao composta por eleitores potenciais. Nesta perspectiva, os efeitos resultantes da estratificao social, proporcionada pelo sistema scio-poltico-econmico de cada poca, tambm pde ser percebido no

55

decorrer deste estudo, como elementos de relevante influncia sobre a educao, haja vista as instituies de natureza pblica estarem sujeitas hierarquia das esferas de atuao poltica governamental federal, estadual e municipal, e dependerem da conciliao entre os seus representantes para o efetivo encaminhamento de recursos. Em se tratando da categorizao das abordagens dos problemas educacionais, proporcionados por Paiva, notamos que em relao ao otimismo pedaggico, houve uma falta de clareza no entendimento dos educadores em relao tecnificao do terreno educacional, por enfatizarem somente os procedimentos administrativos, materiais e pedaggicos, no levando em conta os fatores sciopoltico-culturais que diretamente incidem na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, e que nos parece, contribuiu para reforar a Educao Bancria refutada por Paulo Freire. Alm disto, o escolanovismo, por requerer um nmero menor de alunos por sala, bem como a necessria utilizao de recursos pedaggicos adequados, aumentou ainda mais a diferena entre a educao das elites e a educao popular no que diz respeito qualidade do ensino, pois houve um esvaziamento em relao sistematizao dos contedos programticos prprios da prtica educativa tradicional que era aplicada nas escolas pblicas. Entretanto, sob a gide do realismo em educao, cujo representante foi Paulo Freire, no final da dcada de 1950, os Movimentos de Cultura e Educao Popular passaram a realizar um trabalho participativo e coletivo de construo de conhecimento, enfatizando a reflexo e o contexto social no trabalho pedaggico, que devido ao empenho e organizao da populao envolvida, proporcionou sua rpida expanso. Enfim, de modo geral, constatou-se de fato a importncia em se ter coerncia, humildade e respeito aos educandos - educadores, como postura tica e esttica da profissionalizao docente, em que no h docncia sem discncia, da a necessidade de uma formao, que proporcione alm da tcnica instrumental, elementos que verdadeiramente possibilitem a humanizao dos sujeitos do conhecimento, pois:

56

As qualidades ou virtudes so construdas por ns no esforo que nos impomos para diminuir a distncia entre o que dizemos e o que fazemos. Este esforo, o de diminuir a distncia entre o discurso e a prtica, j uma dessas virtudes indispensveis a da coerncia. [...] No fundo, o essencial nas relaes entre educador e educando, entre autoridade e liberdades, entre pais, mes, filhos e filhas a reinveno do ser humano no aprendizado de sua autonomia. [...] Posso saber pedagogia, biologia, como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda no sei como posso saber melhor o que j sei,. E saberei to melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito dos outros. (FREIRE, 2002a, p. 72, 105 106).

E assim, por meio de um rduo trabalho de pesquisa bibliogrfica e de pesquisa de campo, durante a realizao de nosso estgio supervisionado, em que pudemos colocar em prtica a dodiscncia, esperamos contribuir de alguma forma para a educao que acreditamos, isto , que supera a dicotomia entre teoria e prtica, resultando em formao de qualidade para os sujeitos do conhecimento e conseqentemente em efetiva transformao da realidade. Com isso, cabe observar que o papel do educador se faz fundamental dentro este contexto de disputa ideolgica, pois ele, com sua prtica dentro e fora de sala de aula, que ir conduzir a que sentido a educao e far presente, se para a emancipao ou alienao de seu educando. Claro que existem outros fatores que influenciam este processo, porm, o primeiro passo para uma prtica emancipatria surge com o educador possuindo uma conscincia crtica de que sua prtica possui este conflito ideolgico como base e no neg-lo, mas utiliz-lo como ponto de reflexo contnua para realizar a prxis educativa. Diante disto ressaltamos o que dissemos no fim do ultimo captulo: vale pena ressaltar que ns educadores e demais profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na rea educacional, apesar de sofrermos diferentes tipos de presses, degradao salarial, falta de incentivos e at mesmo queda no prestgio social, ainda depende de ns o movimento pela valorizao, a qualidade e a excelncia da educao, sobretudo aquele destinada s massas populares, garantindo a todos o direito de humanizar-se.

57

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRANDO, Rodrigues. O que mtodo Paulo Freire. 2. Ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos RESOLUO CNE/CEB N 1, de 5 julho de 2000. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 03 out. 2011. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura Educao de Jovens e Adultos: Proposta curricular para o 1 segmento de ensino fundamental. Braslia: MEC / SEP, 1997. CHAU, Marilena. O que ideologia? Coleo primeiros passos. So Paulo, Brasiliense, 1984. ______, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo, tica, 2003. CONSTANTINI, Alessandro. Bullying, como combat-lo? : prevenir e enfrentar a violncia entre jovens. SP: Itlia Nova Editora, 2004. DURANTE, Marta. A alfabetizao de adultos - leitura e produo de textos. Porto Alegre: Artemed, 1998. DURKHEIM, mille. Educao e Sociologia. So Paulo, tica, 1981. FREIRE, Educao e mudana. 5ed. So Paulo: Paz e Terra,1980. _______, Paulo. A educao na cidade. So Paulo: Cortez, 1991. _______, Paulo. Conscientizao teoria e prtica da libertao. So Paulo: Moraes, 1980. _______, Paulo. Educao e mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ________. Pedagogia da autonomia. 23. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2002a. ________. Pedagogia do oprimido. 32. Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002b. FREITAS, Marcos Csar de, (org) A reinveno do futuro, 2ed. So Paulo:

58

Cortez, 1996. GADOTTI, Moacir e ROMO, Jos E.(orgs) Educao de jovens e adultos. Teoria, prtica e proposta. 3. Ed. So Paulo: Cortez, 2001. ________, Moacir. Histria das idias pedaggicas. So Paulo, tica, 2005. ________, Moacir. Perspectivas atuais de educao. Porto Alegre, ARTMED, 2000. GENTILI, Pablo. ALENCAR. Chico. Educar na esperana em tempos de desencanto. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 2003. KRUPPA, Snia M. Portella. Sociologia da Educao. So Paulo: Cortez, 1994. LWY, Michael. Ideologias e cincia social: Elementos para uma anlise marxista. 14 edio, So Paulo, Cortez, 2000. MOREIRA, Antnio Flvio Barbosa e SILVA, Thomas Tadeu da (orgs). Currculo, cultura e sociedade. 4 edio. So Paulo, Cortez, 2000. PAIVA, Vanilda. Educao popular e educao de adultos. So Paulo: Loyola, 1987. RIBEIRO, Vera Masago.(org) Educao de Jovens e Adultos. Novos leitores, novas leituras. Campinas. SP: Mercado das Letras, 2001. ROMO, Jos E. Pedagogia dialgica. So Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, Geovnia Lcia dos. Educao ainda que tardia: a excluso da escola e a reinsero em um programa de educao de jovens e adultos entre adultos das camadas populares. Universidade Estadual de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2001. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histrico-Crtica. 8. ed. Campinas-SP: Autores Associados Ltda, 2003. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. So Paulo, tica, 2006. VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

59

__________, LEV. S. A formao social da mente. 7 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

You might also like