You are on page 1of 3

Constituio da empresa (Geral) Produto e Mercado Quais os produtos?

? Desenvolve de itens diversificados e importantes para o dia a dia das pessoas, entre elas: componentes automotivos, ferramentas eltricas manuais, equipamentos para atuao em sistemas de segurana patrimonial, aquecedores, eletrodomsticos, equipamentos para diagnstico de imagem na medicina, entre outros utenslios. Qual a composio da clientela? Pessoa Fsica, varejistas. Pessoa Jurdica, atacadistas Concorrncia (quem/como compete? Preo, qualidade,.....) Tipos de materiais que emprega? Existe variao sazonal? Nvel tecnolgico da empresa frente aos concorrentes, maior, menor (na viso da empresa.). Normas de gesto seguidas (ISO 9000, ISO 14000, TS, Normas Europias, Normas Americanas, NBRs, etc ).

Geografia e Histria da empresa Histria da empresa (Brasil) (Como/quando surgiu, qual a idade das instalaes...). A Empresa Bosch, de capital fechado, foi fundada em 1886 na cidade alem de Stuttgart, inicialmente desenvolvendo mecanismos de ignio para motores automotivos, acompanhando o rpido crescimento desse ramo de atividade poca. Presente na Amrica Latina desde 1924, a Empresa fundou sua primeira unidade no Brasil em 1954, e atualmente, como, principal integrante do Grupo BOSCH na Amrica Latina, oferece produtos e sistemas para todos os fabricantes de veculos instalados no pas. No mercado nacional de reposio automotiva, que tambm lidera, a empresa oferece a mais abrangente linha de produtos e a maior rede de servios autorizados.

Grupo a que pertence. Robert Bosch Ltda. . Localizao das unidades (Brasil/Exterior). Foi fundada em 1886 na cidade alem de Stuttgart Suas quatro unidades fabris no Brasil esto localizadas em Campinas (SP) onde produz chassis, sistemas a gasolina, de segurana e eletrnicos, ferramentas eltricas e peas para o setor automotivo; Curitiba (PR) onde so fabricados sistemas a Diesel; Aratu (BA) e So Paulo, So Paulo, onde produz para o mercado de reposio automotivo, aquecedores de gua a gs e mquinas para embalagens. A BOSCH, que emprega 13.500 pessoas no pas, ainda possui empresas coligadas como a BSH Continental Eletrodomsticos, que fabrica foges, refrigeradores, freezers e lava-louas, em Hortolndia (SP); e a Bosch Rexroth, de automao industrial, com fbricas em Atibaia (SP) e Pomerode (SC).

Aspectos legais e Gerenciamento Ambiental Legislao ambiental. Normas regulamentadoras especificas das atividades da empresa. Gerao de resduos, tratamentos? Reciclagem. Poltica Ambiental?

Caractersticas da Unidade/Diviso Organizao geral e Tecnologia Qual a tecnologia empregada? (tipo de equipamentos utilizados, robs, equipamentos automatizados, semi ou trabalho manual). Existem tempos-padro estabelecidos para as atividades? Como feito? Como chegam as ordens de produo?Como as pessoas sabem o que devem produzir, quanto devem produzir? (sistema PCP Planejamento e Controle de Produo; R3 ; Kanban*)

Qual o macro fluxo de materiais pela unidade? (fazer desenho sobre a planta baixa da unidade de anlise).

*Ferramenta Kanban no Layout o funcionrio da frente puxa o de trs na questo da Organizao do Trabalho qualidade. Qual o modo de gesto do pessoal? (autocrtico, democrtico,...). Qual a diviso do trabalho? (individual, linhas de produo, grupo semi-autnomos, ...) Existem atividades terceirizadas? Quais? Quais os horrios, turnos e escalas de pessoal? (revezamento de turnos?) Quais os nveis hierrquicos? Benefcios oferecidos aos trabalhadores (clube, cesta bsica, 14.o salrio, convnio mdico,...)

You might also like