You are on page 1of 18

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Inqurito Policial

Inqurito policial procedimento administrativo inquisitrio e preparatrio, consistente em um conjunto de diligncias, realizadas pela polcia investigativa, para apurao da infrao penal e de sua autoria, presidido pela autoridade policial, a fim de fornecer elementos de informao para que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. O termo circunstanciado no possui as mesmas formalidades do inqurito. Aquele ser utilizado para as infraes de menor potencial ofensivo, que compreende as contravenes e os crimes cuja pena mxima no seja superior a 2 anos, ainda que cumulada ou no com multa, bem como sujeito ou no a procedimento especial. A natureza jurdica do inqurito policial de procedimento administrativo. Portanto, eventuais vcios existentes no inqurito no afetam a ao penal a que deu origem. Por exemplo, no caso de priso em flagrante, deixando de comunicar a priso ao juiz. A consequncia a ilegalidade da priso, que ficar sujeita a habeas corpus, entretanto, tal fato no afetar o processo futuramente. A presidncia do inqurito policial fica a cargo da autoridade policial, que exerce a funo de polcia judiciria. Geralmente, a autoridade policial determinada pelo local da consumao do delito. Evidentemente, que em cidades maiores existem delegacias especializadas. Parte da doutrina diferencia polcia judiciria de polcia investigativa. a mesma polcia, em regra, mas que executa funes distintas. A primeira a polcia que auxilia o Poder Judicirio no cumprimento de suas ordens. Por exemplo, cumprimento de ordem de busca e apreenso, determinada pelo Poder Judicirio. A segunda a polcia quando atua na apurao de infraes penais e de sua autoria. Esta distino inclusive perceptvel na prpria CRFB: Art. 144, 1, I, da CRFB: A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; [...]; IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio.

Atribuio da polcia investigativa Ser definido pela competncia. No caso de crime de competncia da JUSTIA MILITAR DA UNIO, a investigao do delito ficar a cargo das FORAS ARMADAS, por meio do inqurito policial militar (IPM). Nesse caso, h um oficial das foras armadas que ser designado como encarregado pela conduo do inqurito.
1

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Se o crime for de COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR ESTADUAL, a investigao ficar a cargo da prpria POLCIA MILITAR (IPM). Se o crime for de COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL ou, tambm, da JUSTIA ELEITORAL, a investigao ficar a cargo da polcia federal. Finalmente, se um crime for de competncia da justia estadual, a investigao fica a cargo da polcia civil. H uma ressalva, pois a polcia federal, tambm, pode investigar delitos de competncia estadual. As atribuies da polcia federal mais ampla que a competncia da justia estadual. No h correlao exata entre a competncia judicial estadual e federal, com a competncia das polcias federal e estadual. Vejamos o art. 144, 1, da CRFB: 1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas [at aqui a competncia da Justia Federal], assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei [nessa parte, podem ter crimes que sejam julgados pela Justia Estadual]; Vale a pena mencionar, ainda, a Lei n 10.446/02, que traz crimes de competncia da justia federal, que tem repercusso interestadual ou internacional. A polcia federal vai investigar, sem prejuzo da investigao da polcia civil. Art. 1, da referida lei: Na forma do inciso I do 1o do art. 144 da Constituio, quando houver repercusso interestadual ou internacional que exija represso uniforme, poder o Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, sem prejuzo da responsabilidade dos rgos de segurana pblica arrolados no art. 144 da Constituio Federal, em especial das Polcias Militares e Civis dos Estados, proceder investigao, dentre outras, das seguintes infraes penais: I seqestro, crcere privado e extorso mediante seqestro (arts. 148 e 159 do Cdigo Penal), se o agente foi impelido por motivao poltica ou quando praticado em razo da funo pblica exercida pela vtima; II formao de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4o da Lei no 8.137, de 27 de dezembro de 1990); e III relativas violao a direitos humanos, que a Repblica Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrncia de tratados internacionais de que seja parte; e IV furto, roubo ou receptao de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operao interestadual ou internacional, quando houver indcios da atuao de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federao. Pargrafo nico. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polcia Federal proceder apurao de outros casos, desde que tal providncia seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justia.

Caractersticas do inqurito policial


2

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

1) PEA ESCRITA o que dispe o art. 9, CPP. O CPP sofreu alterao recente presente no art. 405, 1, que traz a possibilidade do registro dos depoimentos serem feito por meio de recursos magnticos de gravao, estenotipia ou meio audiovisual. Em vista disso, h autores que afirmam a possibilidade do inqurito se valer de tais recursos. 2) INSTRUMENTAL Em regra, o inqurito instrumento utilizado pelo Estado para colher elementos de informao quanto autoria e materialidade do crime. 3) OBRIGATRIO Havendo um mnimo de elementos o delegado deve instaurar o inqurito. Tal caracterstica refere-se ao delegado. Caso a vtima faa requerimento para o delegado e este indeferir tal requerimento cabvel recurso para o chefe de polcia, hoje, sendo o secretrio de segurana pblica ou o delegado geral. No mbito da polcia federal o chefe de polcia seria o superintendente da polcia federal do Estado (art. 4, CPP). 4) DISPENSVEL Se o titular da ao penal contar com peas de informao com prova do crime e de sua autoria, poder dispensar o inqurito policial. Em regra, nos crimes tributrios, o Fisco traz todas as informaes necessrias para a promoo da ao penal, assim como nos crimes previdencirios. Essa caracterstica decorre do art. 27, do CPP. 5) SIGILOSO Decorre do art. 20, do CPP. Apesar do sigilo tem acesso aos autos: juiz; Ministrio Pblico e advogado A prpria CRFB, no art. 5, LXIII, ela nos diz que o preso ser informado dos seus direitos sendo assegurado a assistncia da famlia e do advogado. Para tal assistncia ser necessrio o acesso aos autos de inqurito policial. Alm disso, o Estatuto da OAB, no art. 7, XIV, tambm assegura ao advogado o acesso aos autos do inqurito, ainda que sem procurao. Esse acesso amplo e irrestrito? A jurisprudncia entende que o advogado ter acesso s informaes j introduzidas no inqurito, mas no em relao s diligncias em andamento (HC n 82.354 e HC n 90.232, ambo do STF).

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Caso haja quebra de dados sigilosos a procurao necessria para que o advogado possa ter acesso aos autos. Qual o remdio jurdico exato para se ter acesso aos autos, quando negado pela autoridade policial? Se voc entrar como advogado o ideal que se faa por intermdio de mandado de segurana, pois h violao do direito lquido e certo ao acesso aos autos. Caso voc entre como ru, representando interesses do cliente, pode-se entrar com o habeas corpus. Para o STF, sempre que puder resultar, ainda que de modo potencial, prejuzo liberdade de locomoo, ser cabvel habeas corpus. 5) PEA INQUISITORIAL No h contraditrio nem ampla defesa. Hoje, isso vem sendo mitigado, principalmente nos meios acadmicos, mas, para concurso, no h contraditrio e ampla defesa. Essa caracterstica est consubstanciada no art. 316, 1, do CPP. Se tivesse ampla defesa, teria que haver advogado presenta no momento da lavratura do auto de priso em flagrante, e no apenas a mera remessa posterior. 6) INFORMATIVO Visa a colheita de elementos de informao quanto autoria e materialidade da infrao penal. Nesse ponto, interessante diferenciar elementos de informao de prova, hoje trabalha pela doutrina e pelo CPP. Elementos de informao Colhidos na fase investigatria. Inexistncia de contraditrio defesa, de carter inquisitivo. e Prova Colhidos na fase judicial. ampla Sistema acusatrio, devendo ser observado o contraditrio e ampla defesa.

Prestam-se para a decretao de medidas cautelares e para a formao da opinio delicti. Qual o valor probatrio dos elementos de informao? De acordo com o art. 155, do CPP, o juiz no pode fundamentar a deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvada as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. Elementos informativos no podem fundamentar uma condenao, pois no
4

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

foram produzidos sob o crivo do contraditrio e da ampla defesa (para defensorias pblicas). Elementos informativos isoladamente considerados no podem fundamentar uma condenao. Porm, no devem ser ignorados pelo juiz, podendo se somar prova produzida em juzo, servindo como mais um elemento na formao de sua convico (para delegado, MP e magistratura). Esse o entendimento no RE n 287.658 e no RE/AGR n 425.734, ambos do STF). 7) INDISPONVEL Delegado no pode arquivar inqurito policial, conforme o art. 17, do CPP. 8) DICRICIONARIEDADE Em relao s diligncias o inqurito policial discricionrio. O delegado na conduo do inqurito policial no fica vinculado toda e qualquer diligncia, ele poder escolher as mais oportunas e convenientes, de acordo com o art. 14, do CPP.

Provas cautelares no repetveis e antecipadas Provas cautelares so aquelas em que existe um risco de desaparecimento do objeto pelo decurso do tempo, por exemplo, interceptao telefnica e busca e apreenso. Nessas provas cautelares o contraditrio diferido. Provas no repetveis so aquelas colhidas na fase investigatria por que no podem ser produzidas novamente na fase processual, por exemplo, exame de corpo de delito em local de crime. Aqui tambm o contraditrio diferido, ou seja, durante o processo judicial ele dever fazer contraprova. Provas antecipadas so aquelas que em virtude de sua relevncia e urgncia so produzidas antes de seu momento processual oportuno e at ante do incio do processo, porm, com a observncia do contraditrio real, por exemplo, tomada antecipada de depoimento ad perpetuam rei memorium (art. 225, do CPP).

Formas de instaurao do inqurito No caso de ao penal privadas APPRI , a instaurao do inqurito fica sujeito a requerimento do ofendida ou de representao legal.
5

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

No caso de ao penal pblica condicionada APPC , a instaurao do inqurito depende ou da representao do ofendido ou de requisio do Ministro de Justia. No caso de ao penal pblica incondicionada APPI ,, a instaurao do inqurito poder ser: 1. de ofcio, por meio de portaria; 2. requisio do juiz ou do Ministrio Pblico MP. Doutrina entende que essa requisio do juiz viola o princpio da imparcialidade; Promotor que requisita a instaurao de inqurito, obriga o delegado? 1 resposta (para prova de juiz e promotor): requisio sinnimo de ordem, portanto, o delegado est obrigado a atend-la. 2 resposta (para prova de delegado): requisio no pode ser entendida como uma ordem, pois no h hierarquia entre MP e delegado. O delegado atende a requisio em virtude do princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica. 3. requerimento do ofendido; 4. auto de priso e flagrante APF (tambm possvel na APPRI e APPC) e 5. notcia oferecida por qualquer do povo delatio criminis. Hoje fala-se em delatio criminis inqualificada (ou denncia annima). Neste caso, antes de instaurar o inqurito policial deve a autoridade policial verificar a procedncia das informaes, conforme HC n 64.0396, do STJ, e HC n 84.827, do STF.

Autoridade coatora para fins de habeas corpus A depender de como foi iniciado o inqurito sabe-se qual a autoridade coatora par fins de habeas corpus. Caso o delegado seja a autoridade coatora o habeas corpus ser julgado pelo juiz de primeiro grau. Ele sempre ser a autoridade coatora nos casos de requerimento, representao e requisio do Ministro de Justia. A nica que foge a regra requisio do juiz e do MP ou no caso de APF. Quando o delegado instaura o inqurito por requisio do MP, a autoridade coatora ser o MP, pertencendo a competncia para julgar o habeas corpus ao TJ ou TRF. No caso da AFP, h dois momentos. Numa primeira fase, administrativa, quando o policial militar conduz o preso at a delegacia da polcia civil, para lavrar o APF. Nesta fase, o delegado a autoridade coatora, tendo competncia julgamento do habeas corpus o juiz de primeira instncia. Numa segunda fase o APF se judicializa, quando feita a comunicao ao juiz. Neste caso o juiz tornou-se a autoridade coatora, devendo ser encaminhado o habeas corpus ao TJ ou ao TRF.

Notitia criminis Notitia criminis o conhecimento pela autoridade, espontneo ou provocado, de um fato delituoso.
6

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Espcies: de cognio imediata (espontnea) a autoridade policial toma conhecimento do fato, por meio de suas atividade rotineiras. de cognio mediata (provocada) a autoridade policial toma conhecimento do fato, por meio de expediente escrito (requerimento da vtima, representao do ofendido, notcia por qualquer do povo, requisio do Ministro de Justia e requisio do promotor) de cognio coercitiva a autoridade policial toma conhecimento do fato pela apresentao do indivduo preso em flagrante.

Diligncias investigatrias Esto no art. 6, do CPP: Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; [Deve o delegado preservar os vestgios deixados pela infrao penal, ou seja, corpo de delito] [Embora o CPP fale em peritos, basta um nico perito] [H uma exceo, no caso de acidente de trnsito com vtima, possvel a remoo de pessoas e coisas para no prejudicar o fluxo, conforme o art. 1, da Lei n 5.970/63] II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais [Visa futura exibio do objeto, ou para a necessidade de contraprova, ou, em eventual perda em favor Unio, como efeito da condenao, como, por exemplo, confisco]; III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV - ouvir o ofendido [ possvel determinar a conduo coercitiva da vtima para ser ouvida? Sim, porque o inqurito possui natureza inquisitorial]; V - ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura [ o interrogatrio policial, no qual no h contraditrio ou ampla defesa]; OBS. No interrogatrio judicial, h o direito de entrevista com o advogado previamente, de acordo com o art. 285, 2, do CPP, para que preparem a estratgia de defesa. Em seguida, haver o interrogatrio da vida pregressa do acusado, para a fixao da pena. Ser questionado o acusado sobre o fato delituoso e, finalmente, as partes tm direito a reperguntas. Continua existindo curado para menor de 21 anos, no caso de auto de priso em flagrante? No mais em razo do novo Cdigo Civil. Entretanto, no foi extinto o curador. No caso de ndios no adaptados e os inimputveis por doena mental.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes [No reconhecimento a pessoa descrita. O acusado obrigado a participar do reconhecimento, ou est abrangido pelo direito ao silncio, segundo o qual o acusado no obrigado a produzir prova contra si mesmo? E na hora da econstituio? O direito ao silncio conhecido como o princpio do nemo tenetur se detegere, ou seja, o acusado no obrigado a praticara nenhum comportamento ativo que possa incrimin-lo. Portanto, na reconstituio o acusado no est obrigado a participar. J no reconhecimento, o comportamento do acusado passivo, assim ele est obrigado a participar]; VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes [ a identificao criminal. Envolve dois procedimentos: a identificao fotogrfica e a datiloscpica. Antes da CRFB, a identificao criminal era obrigatria. Isso comprovado pela Sm n 568, do STF. Com a CRFB, no art. 5, LVIII, tornando a identificao a exceo. Desta forma, salvo nas hipteses previstas em lei, o civilmente no ser submetido identificao criminal. So leis que exigem a identificao criminal: Lei n 8.069/90, no art. 109; Lei n 9.034/95, no art. 5 e Lei n 10.054/00, no art. 3. Para o STJ, o art. 5, da Lei n 9.03/95, foi revogado pelo art. 3, da Lei n 10.054/00, que no disps sobre a identificao criminal de pessoas envolvidas com crime organizado, de acordo com o RHC n 12.965]; IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.

Indiciamento Entende-se por atribuir a autoria de uma infrao penal a determinada pessoa. Aponta a provvel pessoa responsvel pelo crime. Este ato privativo da autoridade policial. Para indiciar algum necessrio dois pressupostos: a. prova da existncia do crime e b. indcios de autoria. O indiciamento diferencia-se em: direto ocorre quando o indiciado est presente e indireto ocorre quando o indiciado est ausente.

Em regra, qualquer pessoa pode ser indiciada, mas existem excees. A primeira a exceo da Lei n 8.625/93, art. 41, II, que se refere aos membros do MP. Nesse caso, o processo parado
8

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

pelo delegado, e encaminhado para o Procurador Geral de Justia, que designar comisso para apurao do crime. A segunda exceo so os magistrados, os autos devem ser encaminhados os autos ao Presidente do Tribunal. E os foros por prerrogativa de funo? Para o STF, pessoas que tem foro por prerrogativa de funo s podem ser indiciadas mediante prvia autorizao do Ministro Relator. Alm disso, a instaurao de inqurito tambm depende de autorizao (In. n 2.411, do STF). O fundamento reside no fato de que o mero indiciamento ou a abertura de inqurito traz imagem negativa da pessoa detentora do foro por prerrogativa de funo.

Incomunicabilidade do indiciado preso De acordo com o CPP, no art. 21, incomunicvel o preso, quando despachado fundamentado do juiz nos autos, em razo do interesse da sociedade ou da convenincia da investigao, pelo prazo mximo de 3 dias, a requerimento da autoridade policial ou do rgo do MP. Esse dispositivo do art. 21 no foi recepcionado pela CRFB. Pela CRFB, no art. 136, 3, IV, no Estado de Defesa o preso no ficar incomunicvel. O raciocnio da doutrina reside no fato de que se numa hiptese excepcional no possvel a incomunicabilidade, no h que falar em incomunicabilidade no processo penal em situaes normais. O Regime Disciplinar Diferenciado RDD que est disciplinado pela Lei de Execues Penais LEP , art. 52, prev o agendamento e organizao de visitas no significa incomunicabilidade.

Prazo para a concluso do inqurito H um prazo para o ru preso e outro prazo para o ru solto. No CPP o investigado preso o prazo ser de 10 dias, quando estiver solto o prazo ser de 30 dias. Esse prazo um processual penal, isso significa que o dia do incio no levado em considerao. Quanto ao acusado solto, o prazo poder ser prorrogado. No caso do indiciado preso, a doutrina defende que se houver excesso de prazo abusivo, no justificado pelas circunstncias do caso concreto, a priso deve ser relaxada, sem prejuzo da continuidade do processo. Existem prazos diferenciados. O primeiro deles o do Cdigo de Processo Penal Militar CPPM , que no caso de ru preso o prazo para a concluso do inqurito de 20 dias, para o ru solto ser de 40 dias. Segundo, a Justia Federal possui prazo diferenciado. Ser de 15 dias para o ru preso, podendo ser duplicado. No caso do ru solto o prazo de 30 dias. Terceiro, na Lei de Drogas o prazo tambm diferenciado. O prazo para a concluso do inqurito ser de 30 dias caso o ru esteja preso e de 90 dias caso solto, com detalhe de que esses prazos podero ser duplicados de acordo com o art. 51, da Lei de Drogas. Quarto, na Lei de Economia Popular, o prazo ser de 10 dias, para ambos, preso ou solto.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Em suma: Prazo para a concluso do inqurito Situao CPP CPPM Justia Federal Ru preso 10 dias 20 dias 15 dias (podendo ser duplicado) 30 dias (podendo ser duplicados) Lei de Economia Popular 10 dias Ru solto 30 dias 40 dias 30 dias

Lei de Drogas

90 dias (podendo ser duplicados)

Concluso do inqurito policial O inqurito policial concludo por meio do relatrio, que da atribuio do delegado de polcia. O relatrio uma pea essencialmente descritiva, ou seja, o delegado deve dizer quais as diligncias realizadas, as informaes das testemunhas. Desta forma, no relatrio o delegado no dever fazer um juzo de valor. Isso porque o juzo de valor prprio do titular da ao penal, quais sejam, MP, ofendido ou representante legal. Embora descritivo, h hiptese no qual o delegado dever fazer um juzo de valor, qual seja, o crime de trfico de drogas, conforme o art. 52, I, da Lei de Drogas. De acordo com o CPP, o inqurito remetido ao Poder Judicirio, mas em alguns Estados o inqurito remetido diretamente ao MP (PR, BH e RJ). H, inclusive, anteprojeto nesse sentido, isso porque evita o contato do magistrado com esses elementos de prova iniciais. Quando os autos do inqurito chega ao Poder Judicirio, abre-se vista ao MP, no caso de crime de ao penal pblica. No caso de crime de ao penal privada, os autos ficam em cartrio aguardando a iniciativa da vtima.

Trancamento do inqurito policial Trancamento consiste o encerramento do inqurito policial. Isso geralmente ocorre pode meio de habeas corpus. Trata-se de medida de natureza excepcional, somente sendo possvel nas seguintes hipteses: manifesta atipicidade formal ou material da conduta;
10

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

presena de causa extintiva da punibilidade e quando no houver justa causa para a tramitao do inqurito policial.

Vista ao MP O Promotor de Justia ao receber os autos de inqurito, no caso de ao penal pblica, ele poder: oferecer denncia; requerimento de diligncias; pedir o arquivamento; alegao de incompetncia e conflito de competncia e conflito de atribuio.

Oferecer denncia

Requerimento de diligncias Juiz indefere o retorno dos autos autoridade policial, quando solicitado, requerimento de diligncias. Em tese, esse indeferimento no possvel, porque o juiz no o titular da ao penal, pois que tem que formar conhecimento, neste momento, o promotor. Assim, do indeferimento caber correio parcial, porque o juiz est praticando um ato tumulturio. Como tal expediente demorado, possvel, ao invs de ingressar com a correio parcial, pode o MP requisitar a diligncia diretamente autoridade policial.

Arquivamento (tratado em tpico abaixo)

Alegao de incompetncia A alegao de incompetncia no muito comum, mas pode ocorrer, pedindo que o juiz remeta os autos Justia competente.

Conflito de competncia ou conflito de atribuio O conflito de competncia ocorre entre duas ou mais autoridades judicirias. Esse conflito pode ser: a. negativo quando duas ou mais autoridade no acreditam ser competentes ou b. positivo quando duas ou mais autoridades se do por competente. Quem decide o conflito de competncia? entre juzes de primeira instncia estaduais do mesmo estado vai para o tribunal de justia do estado respectivo; entre juzes federais de estados diversos que estejam dentro do mesmo TRT vai para o TRT, respectivo;
11

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

entre juzes federais de estados diversos que no estejam dentro do mesmo TRT vai para o STJ, respectivo; entre juiz federal e juiz estadual do mesmo estado vai para o STJ; entre juiz federal e juiz militar do mesmo estado vai para o STJ; juiz federal e TJ do mesmo estado vai para o STJ; na CRFB, no art. 102, traz a competncia do STF. Na alnea o, do inc. I, os conflitos de competncia entre o STJ e quaisquer tribunais, entre tribunais superiores e entre estes e qualquer outro tribunal, a competncia ser do STF. o juiz federal e STM vai para o STF; o STJ e STM vai para o STF. entre juizado especial e juiz estadual do mesmo estado vai para o STJ, pois as subordinaes entre ambos so diversas. O primeiro est subordinado Cmara Recursal e o segundo est subordinado ao TJ, conforme a Sm n 348, do STJ (1h 16m).

O conflito de atribuio se d entre membros do MP. Quem decide: entre dois promotores de justia do mesmo estado vai para o Procurador Geral de Justia PGJ; entre dois Procuradores da Repblica vai para o Cmara de Coordenao e Reviso, com recurso para o Procurador Geral da Repblica; entre membros do MP de estados diferentes para o STF, a competncia ser do prprio STF (art. 102, I, f, da CRFB). Entende o STF que o conflito se d entre estados membros. entre Procurador da Repblica e Promotor de Justia vai para o STF.

OBS. O que seria um conflito virtual de jurisdio? um possvel conflito entre os juzes perante os quais oficiam os membros do MP em conflito de atribuies.

Arquivamento do inqurito policial Inicialmente, qual a natureza do arquivamento policial? O CPP refere-se ao arquivamento, no art. 67, I, como simples despacho. Apesar do teor deste dispositivo, no se duvida que a natureza jurdica do inqurito policial de uma deciso judicial. O arquivamento somente poder ser feito pelo juiz, mediante pedido do MP. Quais so as hipteses que autorizam o arquivamento do inqurito policial: 1. atipicidade (formal ou material) da conduta; 2. excludentes da ilicitude; 3. excludentes da culpabilidade, salvo na hiptese do inimputvel do art. 26, caput, do CP (absolvio imprpria);
12

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

4. causas extintivas da punibilidade e 5. ausncia de elementos de informao relativos autoria e materialidade da infrao penal.

Coisa julgada Faz coisa julgada a deciso cujas vias recursais foram esgotadas. Ela subdivide-se em: a. coisa julgada formal a imutabilidade da deciso no processo em que foi proferida e b. coisa julgada material torna a deciso imutvel, fora do processo no qual foi proferida a deciso. Arquivamento com base em ausncia de elementos de informao s faz coisa julgada formal, porm, arquivamento com base na atipicidade, excludentes da ilicitude, culpabilidade e causas extintivas da punibilidade faz coisa julgada formal e material.

Arquivamento por falta de elementos de informao Essa deciso s faz coisa julgada formal, podendo ser desarquivado este inqurito futuramente. O desarquivamento ser feito pelo juiz mediante pedido da autoridade policial ou do MP. possvel o desarquivamento quando houver notcia de novos elementos de informao (Sm n 524, do STF), ou seja, seria necessria uma testemunha, por exemplo, informando que tem informaes sobre a infrao. O que so esses elementos informativos novos? So aquelas substancialmente inovadoras, ou seja, capaz de produzir alterao dentro do contexto probatrio no qual foi proferido o arquivamento. Deve-se diferenciar elementos formalmente novos de substancialmente novos. A primeira era aquela que j era conhecida e j foi usada substancialmente pelo Estado, mas que ganhou nova verso (ex-esposa). A segunda o elemento indito, ou seja, aquele que estava oculto ou inexistente quando foi proferida a deciso de arquivamento.

Procedimento do arquivamento Inicialmente, vamos analisar o arquivamento na Justia Estadual. Se o MP pede o arquivamento ao juiz e este concordar, o processo ser arquivado. Caso o juiz discorde com arquivamento, de modo algum poder requisitar diligncia, ele dever aplicar o art. 28, do CPP. Com fundamento neste dispositivo, os autos sero encaminhados ao PGJ. Este poder: a. oferecer a denncia; b. poder designar outro promotor para oferecer denncia (no pode ser o mesmo promotor que pediu o arquivamento, pois isso violaria a independncia funcional do membro do MP). Esse outro promotor, por sua vez, funciona como longa manus do PGJ, atuando por delegado, estando, desta forma, obrigado a oferecer a denncia;
13

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

c. requisitar diligncias e d. insistir no arquivamento, que vincular o magistrado no arquivamento. Quanto o juiz remete os autos para ao PGJ, aplica-se o princpio da devoluo, entendido, como a devoluo pelo juiz da apreciao do caso ao chefe do MP, ao qual compete a deciso final sobre o oferecimento ou no da denncia. Nesse caso, o juiz exerce funo anmala de fiscal do princpio da obrigatoriedade. Agora vamos analisar o arquivamento no mbito da Justia Federal, Militar da Unio e da Justia do Distrito Federal e Territrios. Aqui h certa peculiaridade. Se o Procurador da Repblica, esse pedido ser dirigido ao juiz federal, que se discordar, dever remeter os autos Cmara de Coordenao e Reviso (e no PGR, como o raciocnio simtrico indica). Nesse caso, a manifestao da Cmara de Coordenao e Reviso meramente opinativa, porm a deciso final ser do PGR, conforme o art. 72, da Lei Complementar n 75/93. Agora vamos ver o arquivamento no mbito da Justia Eleitoral. Primeiro ponto, as funes do MP eleitoral exercida pelo MPF, mas nas comarcas pequenas quando no h Procuradoria da Repblica, quem exerce as funes de MP eleitoral tambm. Quando o Promotor de Justia, no exerccio ode funes eleitorais pedir o arquivamento e o juiz discordar, deve ocorrer a remessa ao Procurador Regional Eleitoral, que um procurador regional da Repblica, que atua perante o TRE. Agora vamos ver o arquivamento na Justia Militar da Unio h uma peculiaridade. Quem atua nesta rea o membro do Ministrio Pblico Militar MPM. O processo ser encaminha para um juiz auditor, caso este discorde com o arquivamento, ele remeter o processo para a Cmara de Coordenao e Reviso, que far parecer opinativo, e remeter para o Procurador Geral de Justia Militar PGJM. Entretanto, caso o juiz auditor concordar, mesmo assim, ele ser obrigado a remeter os autos do inqurito, j arquivado, a um juiz auditor corregedor. Se o juiz auditor concordar ser arquivado o processo. Caso o juiz auditor discordar ele poder interpor uma correio parcial ao Superior Tribunal Militar STM. Hoje, entende-se que esse recurso um absurdo, pois ele interposto pelo juiz. Acaba-se com a imparcialidade. Se o STM der provimento correio parcial, o STM devolver para a Cmara de Coordenao e Reviso do MP Militar. Como ela opinativa, a deciso ficar a cargo do PGJM.

Procedimento de arquivamento nas hipteses de atribuio originria do PGJ ou do PGR Nos casos de competncia originria dos tribunais, no h necessidade de sujeitar o pedido de arquivamento ao Poder Judicirio. Portanto, o arquivamento ser uma deciso administrativa do PGJ/PGR, quando se tratar de hipteses de competncia originria dos tribunais ou quando se tratar de insistncia de arquivamento na hipteses do art. 28, do CPP (HC n 64.564, STJ, e In n 2.028, do STF).

14

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Contra a deciso do Procurador Geral cabe pedido de reviso ao colgio de procuradores, conforme o art. 12, IX, da Lei n 75/93.

Arquivamento implcito Ocorre o arquivamento implcito, quando o titular da ao penal deixa de incluir na denncia algum fato investigado (seria o arquivamento implcito objetivo) ou algum dos indiciados (seria o arquivamento implcito subjetivo) sem expressa manifestao ou justificao desse procedimento. O arquivamento se consuma quando o juiz no se pronuncia na forma do art. 28, do CPP, com relao ao que foi omitido na pea acusatria. Doutrina e jurisprudncia no admitem o arquivamento implcito.

Arquivamento indireto Ocorre quando o juiz diante do no oferecimento da denncia pelo MP, por razes de incompetncia jurisdicional, deve receber tal manifestao como se fosse hiptese de arquivamento, aplicando o art. 28, do CPP, caso discorde do MP.

Recursos cabveis no arquivamento Em regra, deciso de arquivamento irrecorrvel, mas h recursos: a. crimes contra a economia popular, ou contra a sade pblica existe recurso de ofcio pelo juiz e b. nos casos de contraveno do jogo do bicho e corrida de cavalos fora do hipdromo, cabe recurso em sentido estrito.

Artigos do CPP relativos ao inqurito policial Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo. Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; II - mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1 O requerimento a que se refere o no II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias;
15

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2 Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. 3 Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. 4 O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5 Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; [] II - apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV - ouvir o ofendido; V - ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII - ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.

Art. 7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica.

16

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Art. 8 Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro. Art. 9 Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade. Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. 1 A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz competente. 2 No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. 3 Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz. Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito. Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I - fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II - realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III - cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV - representar acerca da priso preventiva. Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial. Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia.
17

DIREITO PROCESSUAL PENAL

INQURITO POLICIAL

RICARDO S. TORQUES

Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que Ihe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes, salvo no caso de existir condenao anterior. Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder de trs dias, ser decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado, em qualquer hiptese, o disposto no artigo 89, inciso III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n. 4.215, de 27 de abril de 1963). Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio. Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado.

18

You might also like