You are on page 1of 6

ASPECTOS BIOLGICOS IMPORTANTES PARA A PISCICULTURA DO GNERO Leporinas Spix, 1829 UMA REVISO

GIL ORTIZ SANTOS' RESUMO - Neste artigo de reviso bibliogrfica so relacionados dados encontrados na literatura cientfica e considerados importantes para o cultivo de espcies de Leporinas. O hbito alimentar constatado do tipo onvoro. Leporinas friderici, Leporinas piau, Leporinas. obtusidens e Leporinos elongatus respondem ao estmulo de hormnios gonadotrficos existentes em extratos hipofisrios, tanto industrializados (Pregnyl) como em extratos de hipfises de carpas "in natura" (BBC). Foram utilizadas de duas a trs doses hormonais variando de 0,25 mg/ kg de peso corporal a 5,0 mg/kg nas fmeas e 0,25 a 3.3 nos machos. Fmeas de L elongatus foram cruzadas com sucesso com machos de Schizodon knerii. A Liou para o gnero variou de 12 at 21 cm. Foram capturados jovens de Lfriderici em represas, evidenciando que a espcie tambm pode desovar em ambientes fechados.
Palavras-chave: Piava, piapara, piau, reproduo animal, alimentao, crescimento, cultivo.

IMPORTANCE OF SOME BIOLOGICAL ASPECTS TO THE PISCICULTURE OF THE GENUS Leporinus Spix, 1829 A REVIEW
ABSTRACT - Feeding is omnivorous type. The gonadotrofic hormones existing in commercial forms (Pregnyl) or in carp hypofisis were employed to induce spawning in L. friderici, Lpiau, L obtusidens and L elongatus females. Hormonal dosage were between 0,25 mg/kg and 5.0 mg/kg for females and 0,25 and 3,3 mg/kg for males. L elongatus females were crossed with Schizodon fasciatus males. The Liou for the genus was 12 until 21 cm. L friderici youngs was catched in reservoirs. This denotes the possibility for species of genus spawn in closed environment.
Key wo rd s: Piava, piapara, piau, Leporinas, food, animal reproduction, growth, pisciculturc.

INTRODUO
O gnero Leporinus (TELEOSTE1ANOSTOMIDAE), inclui peixes conhecidos popularmente como piava, piapara, piau e outros nomes. De acordo com GODOY (1987), eles vivem desde a Colmbia at o Uruguai e Argentina, reunindo-se, atualmente, em mais de 60 espcies. Algumas delas possuem indivduos de porte considervel, sendo de grande interesse comercial em virtude da palatabilidade de sua carne. Nos ltimos anos tem sido constatado uma crescente demanda por alevinos de piava nas estaes da Fundao Estadual de Pesquisa Agropecuria (Fepagro), sendo o mesmo verificado no contato com outras instituies de produo e pesquisa em piscicultura. Baseado neste fato, procedeu-se organizao deste artigo de reviso bibliogrfica, tendo como objetivo relatar os dados encontrados na literatura cientfica para a piscicultura de

ALIMENTAO FONTENELE e VASCONCELLOS (1977),


baseados em exame do contedo estomacal, do informaes sobre o tipo de alimentao de Leporinus elongatus capturados em audes, alm de comentrios sobre o tipo de crescimento, aspectos de sua reproduo e cultivo larva]. Concluem que as larvas s sobrevivem se alimentadas, inicialmente, com rotferos, passando aps para o plncton de maior tamanho. Salientaram, entretanto, que mesmo durante o perodo plantfago, as larvas j ingeriam pedaos de peixe que lhes eram ofertados. O regime alimentar dos adultos foi determinado como sendo folhas e vagens de feijo, insetos, camares e peixes pequenos. Em investigaes realizadas no rio Guaba (RS), VOLKMER-RIBEIRO e GROSSER (1981), aludem sobre o papel desempenhado por exemplares de Leporinus obtusidens como instrumento biolgico para a coleta de espculas de esponjas de

Leporinus.

Bilogo, M.Sc., Equipe de Aquacultura e Pesca FEPAG RO. Rua Gonlves Dias, 570. RAlegre, RS. 90130-06a rantoc@froagro.rs.gov 1. Recebido para publicao em 08/08/2000.

PESQ. AGROP. GACHA, v.6, n.1, p.151-156, 2000

151

GIL ORTIZ SANTOS

gua doce existentes em seus estmagos. Para a represa de Itaipu, o perodo de maior ndice de alimentao desta mesma espcie, medido pelo grau de repleo estomacal, esteve situado entre maro e outubro (FUNDAO, 1987). Neste trabalho, da mesma forma como no primeiro referido, ficou patente um hbito alimentar do tipo onvoro, constitudo por insetos (Chironomidae, principalmente), Bryozoa, restos de peixe e de vegetais.

CRESCIMENTO
O gnero foi alvo tambm de pesquisas envolvendo sua dinmica populacional. Em termos de crescimento total, L piau atinge um crescimento mdio mximo de 19,3 cm (comprimento padro) para as fmeas e 16,9 cm para os machos, na represa de Trs Marias, Minas Gerais (SANTOS e BARBIERI, 1993). A relao peso-comprimento, atravs do coeficiente angular (b), demonstrou para as fmeas um crescimento isomtrico e para os machos crescimento alomtrico negativo, j que foi constatada diferena significativa entre os valores deste coeficiente. Embora os machos atinjam um tamanho menor que as fmeas, evidenciado pelo L. na equao de Bertalanffy e tambm por seu I crescimento alomtrico negativo, possuem eles uma taxa de crescimento mais acentuada (0,24 contra 0,18 das fmeas). Ambos os sexos tem um crescimento lento e parelho at o quinto ano de vida. A partir da, as fmeas crescem de forma mais rpida. Salientam ainda, porm, que a ocorrncia de indivduos de pequeno porte pode ser devido aos habitats com pouca oferta alimentar. Citando GARAVELLO (1979) chamam a ateno, entretanto:para a grande diferena de porte entre as espcies do gnero Leporinus. Na represa do Lobo e no rio Moji-Guau (SP) foram encontrados indivduos de L friderici com at sete e seis anis verdadeiros nas escamas para fmeas e machos, respectivamente, no primeiro ecossistema e seis e cinco para o segundo ecossistema (BARBIERI e SANTOS, 1988). Concluem em seu trabalho que o tipo de crescimento da espcie lento. A observao da curva de crescimento em comprimento calculada evidencia que tanto machos como fmeas atingiriam 100 g de peso somente entre o terceiro e o quarto ano de idade. BOUJARD et al. (1991) parecem discordar deste fato ao afirfriar que detectaram indivduos da
152

espcie pesando 125 g com um ano de idade. Deve ser salientado, todavia, que este ltimo trabalho foi feito em latitudes perto do equador (Guiana francesa) e provavelmente, guas mais quentes que So Paulo, o que levaria a um melhor desempenho no crescimento. Leporinus piau teve crescimento lento na represa de Trs Marias (MG) sendo que os machos cresceram mais rapidamente embora atingindo tamanhos menores (SANTOS e BARBIERI, 1993). Outras concluses neste trabalho foram que os dois sexos atingem cerca de 8,4 anos de idade mxima e que as fmeas, a partir dos cinco anos crescem de forma mais rpida que os machos. SIQUEIRA e SHIBATA (1996) obtiveram um coeficiente b com o valor de 2,90 para L. friderici (crescimento alomtrico negativo) ao passo que para L. elongatus e L. obtusidens verificaram a existncia de crescimento alomtrico positivo ( b=3,015 e 3,192), respectivamente. J L. mormyrops apresentou crescimento levemente alomtrico negativo ao se obter um coeficiente angular (b) da ordem de 2,84 para as fmeas e 2,96 para os machos (VALENTIM et al., 1998). Parece haver uma tendncia, portanto, a um crescimento alomtrico negativo naquelas espcies mencionadas do gnero Leporinus, com exceo de L monnyrops (ambos os sexos) e fmeas de L. piau com tendncia isomtrica no crescimento. Sendo assim, estes peixes cresceriam mais em peso do que em comprimento, aps os estgios jovens de vida.

REPRODUO
Em termos de reproduo induzida, vrios trabalhos com espcies do gnero foram feitos. L. obtusidens, por exemplo, pode ser induzida reproduo atravs de hipfises de outro anostomdeo, Schizodon fasciatus, usando-se uma combinao de Pregnyl (HCG) com extratos hi pofi sri os da segunda espcie (SILVAFILHO,1981). Este autor usou dosagens de 5 e 3 UI/g de peso, de Pregnyl, para fmeas e machos, respectivamente, adicionadas a 1,5 hipfises/kg de peso para ambos os sexos. Os reprodutores mediram de 25 a 40 cm de comprimento (autor no especificou se comprimento total ou padro) com um peso entre 300 e 2.800 g. A ecloso ocorreu cerca de 18 horas aps a induo. Foi observado que os machos maturaram antes das fmeas.
PESQ. AGROP. GACHA, v.6, n.1, p.151-156, 2000

ASPECTOS BIOLGICOS IMPORTANTES PARA A PISCICULTURA DO G ENO20 Lnorinus Spi x. 1829 -UMA REVISO

Na represa de ltaipu (PR), o tamanho de primeira maturao de L obtusidens foi medido como sendo de 36 cm de comprimento total, sendo que o fator de condio da espcie diminuiu de maiojunho at novembro-dezembro, nos machos, subindo em seguida. Nas fmeas, esta queda j ocorreu a partir de maro-abril, subindo tambm a partir do bimestre seguinte. A proporo sexual foi a esperada, 1:1 (FUNDAO, 1987). Nesta investigao, porm, h de se ressaltar o pequeno nmero e a pequena variabilidade dos tamanhos dos exemplares capturados, podendo-se, por isto, questionar estes resultados. GARADI et al.(1988), do conta da induo artificial desova em fmeas de Leporinos elongatus fecundadas com smen de outro anostomdeo. Schizodon kner. Foram utilizadas duas aplicaes de extratos de hipfises secas de cama comum (EHC), nas propores de 0,5 mg/kg de peso para os dois sexos como dose preparatria e 5,0 e 2,0 mg/kg para fmeas e machos, respectivamente, como dose decisiva, aps 20 horas da primeira aplicao. A desova ocorreu depois de 180 horas-graus e a ecloso em 14-15 dias-graus, a uma temperatura mdia de 28C. Foi obtida uma taxa de fecundidade de 60 a 70 % e um nmero final de 570 alevinos. Os autores no teceram consideraes sobre o motivo de to baixo numero de alevinos produzidos. REZENDE et al. (1996) realizaram estudos sobre avaliao da maturao gonadal e induo da reproduo em peixes no reservatrio da represa de Itutinga (MG), usando hipofisao. Usaram para Leporinos elongatus e Leporinos friderici trs doses hormonais: prvia, 1' e 2' . "Nas propores de 0,25 mg/kg de extrato de hipfise (EHC) como prvia, para todos os reprodutores. Cerca de 8h aps, injetaram a 1' dose (0,5 EHC/kg peso para machos e 0,4 para fmeas). Doze horas depois aplicou-se uma dosagem 10 vezes superior a 1', denominada de " 2' dose". A ecloso aconteceu 9 horas aps a induo. Os reprodutores de L elongatus mediram de 20,8 a 24 cm de comprimento padro e pesaram de 120 a 250 g. Os de L friderici, ficaram entre 21 e 23 cm e 180 e 230 g. Na bacia do rio So Francisco, SATO et al. (1988) induziram fmeas e machos de Leporinos elongatus usando duas doses de EHC nas fmeas: 0.6 a 1,2 mg/kg e 3,9 a 5,1 mg/kg de peso corporal,. Nos machos foram injetadas 2,5 a 3,3 mg/kg, quando da aplicao da segunda dosagem nas fmeas. A extruso dos vulos foi feita a 220-225 hora-graus,
PESO. AGROP. GACHA, v.6, n.1, p.151-156, 2000

aps a 2. dose e a ecloso a 400-416 hora-graus aps a fecundao. A temperatura da gua variou entre 24-26 C. A fecundao foi realizada a seco e a produo de vulos pr fmea foi 2364-2865/g de peso corporal. Foi obtida uma taxa de fertilizao da ordem de 70-80 %. Embora em REZENDE et al. (1996), no seja fornecida a quantidade de vulos conseguida com as dosagens hormonais de seu trabalho, constata-se que a dosagem de SATO et al.(1988) redundou numa boa quantidade de vulos extrusada, sendo, portanto, uma metodologia eficaz para a espcie. SOARES et al. (1996) trabalhando na represa de Itutinga (MG), determinaram para exemplares de L piau, o tamanho da primeira maturao sexual (L ) e o tamanho em que todos os indivduos da palao esto prontos para a reproduo (L ). Foram encontrados como L : 10,2 cm'lle comprimento padro e 12,5 cm de imprimento total para as fmeas e 9,6 e 11,5 cm para os machos. A L ficou em 12,0 de comprimento padro e 14,8 cMde comprimento total para as fmeas e 10,8 e 13.3 cm para os machos. Estas observaes levaram concluso de existncia de dimorfismo sexual dentro da espcie, sendo os machos menores que as fmeas. TAVARES e GODINHO (1988a) e RICARDO et al. (1998) por sua vez, constataram que o ndice de gordura abdominal (IGA) nulo nas fmeas de L piau durante a poca reprodutiva, enquanto nos machos ele bastante reduzido. Contrariamente. os valores mximos deste parmetro nas fmeas acontecem depois da desova. O IGA . portanto, um bom indicativo do perodo em que a espcie est se reproduzindo. Ainda TAVARES e GODINHO (1988b), notaram a correlao positiva entre fotoperodo, temperatura da gua e nvel pluviomtrico com a poca reprodutiva da espcie. BARBIERI e SANTOS (1988) observaram desova natural de L friderici na represa do Lobo (SP), um reservatrio com 8 km de extenso e 900 m de largura, enquanto SUZUKI e AGOSTINHO (1991) observaram o mesmo para o reservatrio de ltaipu (PR). Se confirmado tal fato em estudos feitos em outras latitudes, seria um grande impulso para o cultivo extensivo e repovoamento desta espcie, como tambm estaria a determinar a necessidade de estudos idnticos para as demais espcies do grupo. Em relao ao tamanho da primeira maturao gonadal, se poderia estabelecer um gradiente de
153

GIL ORTIZ SANTOS

comprimento entre as espcies mencionadas. Assim, L. piau j estaria sexualmente maduro com pouco mais de 10 cm, L. elongatus a partir dos 20 cm, L. friderici aps os 21 e L. obtusidens somente depois de atingir 36 cm (como j referido, porm, na pg. 4, este ltimo valor no parece muito confivel). SATO e GODINHO (1988) verificaram como sendo do tipo total, a desova de L. elongatus, L piau, L reinhardti e L. taeniatus, tendo sido constatado o mesmo fato para L. friderici (RICARDO et al., 1998). COSER et al. (1988) congelaram smen de Leporinus obtusidens com dimetilsulfxido (DMSO) a 5 e 10 %. Observaram uma motilidade de 70% nos espermatozides antes do congelamento e de O a 10% aps.

CONCLUSES
I O hbito alimentar de Leporinus obtusidens e L. elongatus do tipo onvoro, sendo este um bom indicativo para o cultivo de ambas. 2 - Parece no haver sincronia na maturao sexual de machos e fmeas de L obtusidens. Fmeas desta espcie podem ser induzidas desova usandose hipfises de Schizodonfasciatus (espcie tambm pertencente a famlia Anostomidae) adicionadas ao hormnio gonadotrfico corinico (HCG). 3 - Fmeas de L elongatus podem ser cruzadas com machos de Schizodon knerii. 4 As desovas de L. elongatus e L. friderici podem ser induzidas atravs de injees de hormnios contidas em extratos de hipfises de carpa (EHC). Estas espcies apresentam indivduos reprodutores a partir de 20 e 21 cm, respectivamente, de comprimento padro. 5 As fmeas de L. piau podem ser induzidas desova a partir de 12 cm de comprimento padro' ou 14,8 de comprimento total, e os machos a partir de 10,8 cm de comprimento padro e 13,3 cm de comprimento total. 6 As fmeas de L friderici podem desovar em ambientes fechados como represas. Por isto, esta espcie pode ser usada para o povoamento de barragens em geral. 7 L. friderici cresce acentuadamente mais quando cultivada do que em ambiente natural e apresenta melhor desempenho em tanques-rede do que em tanques de terra. 8 Ocorre desova total em L. elongatus L. piau, L.reinhardti e L taeniatus. 9 O smen de L. obtusidens pode ser congelado usando-se DMSO. 10 Os indivduos de L piau tem crescimento lento no ambiente natural, chegando a atingir 8 anos de idade. O mesmo tipo de crescimento foi encontrado em Lfriderici. 11 O fotoperodo, a temperatura da gua e o nvel pluviomtrico parecem ter influncia sobre a reproduo em L. piau. 12 L. friderici pode atingir at cerca de 400 g/ano, quando cultivada. 13 - H necessidade de mais estudos sobre crescimento em comprimento e peso neste grupo, tanto em ambiente natural como em cultivo.

CULTIVO
Com relao a cultivo, ZANIBONI-FILHO et al. (1993) avaliaram em termos comparativos a eficincia da criao de alevinos de L. friderici em tanques-rede vs. tanques escavados, obtendo uma performance acentuadamente melhor no primeiro tipo, com uma biomassa total em tomo de 12 a 22 vezes maior nos tanques-rede do que nos tanques de terra. REBELO NETO (1988) cultivando alevinos de L. friderici sob diferentes raes (girassol + farinha de carne; milho; arroz + farinha de carne) encontrou no primeiro tratamento o maior valor da constante b (=2,94) da relao peso-comprimento. Concluiu tambm, pela anlise econmica, que os trs tratamentos foram rentveis. Dados de BOUJARD et al. (1991) evidenciam que exemplares de Leporinus friderici atingem cerca de 420 g de peso mdio no primeiro ano, a uma taxa de arraoamento da ordem de 3,5 % da biomassa. Outro dado informado no trabalho que a partir do 3 ano de idade, as fmeas crescem mais rapidamente do que os machos. Interessante a relao que estes autores apresentam entre o crescimento e o nmero de meses chuvosos tendo, inclusive, desenvolvido uma equao linear de regresso: S.L. = 11,3 M + 110,6, Sendo: M = n de meses chuvosos / ano S.L.= comprimento padro

154

PESQ. AGROP. GACHA, v.6, n.1, p.151-156, 2000

ASPECTOS BIOLGICOS IMPORTANTES PARA A PISCICULTURA DO GNERO Leporinus Spix, 1829 -UMA REVISO

BIBLIOGRAFIA CITADA
BARBIERI, G.; SANTOS, E. R dos Anlise comparativa do crescimento e de aspectos reprodutivos da piava, Leporinos friderici (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Anostomidae) da represa do Lobo e do rio Moji-Guau, Estado de So Paulo. Cincia e Cultura, v. 40, n.7, p. 693-697, 1988. BOUJARD, T.; LECOME L.; RENNO J.F.; MEUNIER F. Growth in four populations of Leporinus friderici (Bloch, 1794) (Anostomidae, Teleostei) in French Guiana, Journal of Fish Biology, v. 38, p. 387-397, 1991. COSER, A.M.L.; GODINDO, H.L.; TORQUATO, V.C. Observaes preliminares sobre smen congelado de piau (Leporinus obtusidens). In: Associao Mineira de Aqicultura. Resumos dos encontros 1982/1987, Braslia: Ministrio da Irrigao, 1988. p.73 FONTENELE, O.; VASCONCELOS, E.A. Consideraes sobre a aclimatizao do piau verdadeiro, Leporinus elongatus, CUV.; VAL., 1864 ( ANOSTOMIDAE), em audes do nordeste brasileiro. Boletim Tcnico do DNOCS, Fortaleza, v. 35, n.1, p. 61-92, 1977. FUNDAO ESTADUAL UNIVERSIDADE DE MARING Relatrio do projeto Ictiofauna e Biologia Pesqueira. Reservatrio de Itaipu. Maring, v.2 p. 1987. p. 545-559, GARADI, R; ARAJO, O.; FIGUEIROA N.C. Reproduo artificial do piau verdadeiro, Leporinus elongatus, Valenciennes, 1849, cruzado com piau branco, Schizodon knerii, Steindachner, 1875. Estudos de Piscicultura, Braslia, p. 13-16, 1988. GARAVELLO, J.C. Reviso taxonmica do gnero Leporinus Spix, 1829 (Ostariophysi, Anostomidae). So Paulo: USP, 1979, 455 p. Tese de doutoramento (Instituto de Biocincias). 1979. GODOY, M.P. de Peixes do estado de Santa Catarina. Florianpolis: Editora da UFSC, 1987. 569 p. RICARDO, M. C. R; RATTON, T. F.; BARRETO, B. P.; RIZZO, E. Biologia reprodutiva de Leporinus friderici (BLOCH, 1794) (PISCESANOSTOMIDAE) no rio do Carmo, afluente do rio Grande, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 22. 1998, Recife. Resumos...Recife: Sociedade Brasileira de Zoologia, 1998. p. 243. REBELO NETO, P. X. Crescimento de Leporinus friderici arraoado com trs dietas diferentes. In: SIMPSIO LATINOAMERICANO DE AQICULTURA, 6., 1988 Florianpolis, Anais...Florianpolis: ABRAq, 1988. p.442-451. REZENDE, A. P. S.; ALVES, C. B. M.; SILVA, M. O. B. Avaliao da maturao gonadal e induo da PESQ. AGROP. GACHA, v.6, n.1, p.151-156, 2000

reproduo de peixes coletados no Rio Grande, a jusante da URE Itutinga, MG. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinria e Zootecnia, So Paulo, v. 48, supl. I, p. 39-46, 1996. SANTOS, G.; BARBIERI, G. Idade e crescimento do "piau gordura" Leporinos piau Fowler 1941, na represa de Trs Marias (Estado de Minas Gerais) (Piseis, Ostariophysi, Anostomidae). Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v. 53, n.4, p. 649-658, 1993. SATO, Y; CARDOSO, E. L.; CAPUCHINHO, S. A. Reproduo induzida do piau-verdadeiro (Leporinos elongatus) da bacia do So Francisco (Nota preliminar) In: ASSOCIAO MINEIRA DE AQICULTURA: Resumos dos encontros 1982/ 1987, Braslia, Ministrio da Irrigao (CODEVASF), 1988, p.72. SATO, Y.; GODINHO, H.P. Adesividade de ovos e tipo de desova dos peixes de Trs Marias, MG. In: ASSOCIAO MINEIRA DE AQICULTURA: Resumos dos encontros 1982/ 1987, Braslia, Ministrio da Irrigao, (CODEVASF), 1988, p.102. SATO, Y; CARDOSO, E.L. Reproduo induzida de trs espcies de peixes do gnero Leporinus In: ASSOCIAO MINEIRA DE AQUICULTURA: Resumos dos encontros 1982/ 1987, Braslia, Ministrio da Irrigao (CODEVASF), 1988, p.106-107. SILVA-FILHO, J.A. Contribuio ao estudo da reproduo induzida da piapara, Leporinus obtusidens, em cativeiro, com uso da hipfise fresca de piava catinguda, Schizodon fasciatus e Pregnyl. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 2., 1981, Recife. Anais..., Recife: UFRPE, 1981. p. 179-185, SIQUEIRA, R.; SHIBATA, O. A. Interpretao do parmetro atravs da comparao do fator de condio alomtrico com o de Fulton pela anlise no paramtrica de Mann-Whitney. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 21., 1996, Porto Alegre. Resumos... Porto Alegre: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOLOGIA, 1996. p.145. SOARES, M. G.; DABS, A. C.; SATO, Y. Tamanho de primeira maturao sexual do Schizodon knerii e do Leporinus piau (Teleostei, Anostomidae) na represa de Trs Marias, MG., Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinria e Zootecnia, So Paulo, v. 48 supl. 1, p. 47-54, 1996. SUZUKI,1-1.1.; AGOSTINHO, A. Atividade reprodutiva dos peixes telesteos nos primeiros seis anos da formao do reservatrio de Itaipu, Bacia do Rio Paran. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 9., 1991. Resumos... Maring: Sociedade Brasileira de Ictiologia, 1991. p.76. TAVARES, E F.; GODINHO, H.P. Relaes entre fatores
155

GIL ORTIZ SANTOS

de condio, ndice de gordura abdominal (IGA) e maturao gondica em fmeas e machos de piau gordura (Leporinos piau Fowler, 1941), da represa de Trs Marias, MG. In: ASSOCIAO MINEIRA DE AQICULTURA: Resumos dos encontros 1982/1987, Braslia: Ministrio da Irrigao (CODEVASF), 1988a. p98. TAVARES; E.F.; GODINHO,.H.P. Interferncia de fatores abiticos na reproduo de malhos e fmeas de piau gordura (Leporinos piau Fowler, 1941) da represa de Trs Marias, MG. In: ASSOCIAO MINEIRA DE AQICULTURA: Resumos dos encontros 1982/1987, Braslia: Ministrio da Irrigao (CODEVASF), 19886. p.99. VALENTIM, M.F.M.; LIMA, D.; CARAMASCHI, E. Aspectos reprodutivos do telesteo Leporinus

mormyrops (STEINDACHNER, 1875) no trecho inferior do rio Paraba do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 22. 1998, Recife. Resumos...Recife: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOLOGIA, 1998. p. 252. VOLKMER-RIBEIRO, C.; GROSSER, K. Gut contents of Leporinos obtusidens "sensu" von Ihering (PISCESCHARACOIDEI) used in a survey for freshwater sponges. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v.41, n.1: p.175-183,1981. ZANIBONI-FILHO, E.; BARBOSA, N.D.C.; TORQUATO, V. Avaliao comparativa da eficincia do tanque-rede no cultivo de piau, Leporinos friderici Bloch, 1794, (TELEOSTEIANOSTOMIDAE). Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v. 53, n.3, p. 435-442, 1993.

156

PESO. AGROP. GACHA. v.6. n.l. D.151-156. 2000

You might also like