You are on page 1of 4

Anlise da Carta aos Colossenses

A f em Deus e em Jesus Cristo vital para a salvao. Mas um desafio manter tal f. Isto era assim para os cristos em Colossos, uma cidade a leste de feso, na sia Menor. Por qu? Porque falsos instrutores locais afirmavam erroneamente que a salvao dependia da circunciso, do que se comia e de se guardar determinadas observncias. compreensvel, pois, que o apstolo Paulo estivesse preocupado com o bem-estar espiritual dos cristos de Colossos, e ele certamente queria que eles mantivessem a f em Deus e em Cristo. Portanto, perto do fim do seu primeiro encarceramento em Roma (aproximadamente 60-61 EC), o apstolo escreveu aos colossenses uma carta, elaborada para combater conceitos errados e para edificar a f. Vejamos como ns tambm podemos beneficiar-nos de suas amorosas palavras. I. Reconheamos a Posio de Cristo: Logo no comeo de sua carta, Paulo destacou o reconhecimento da posio de Jesus. (1:1-2:12) Elogiou os

colossenses por sua f em conexo com Cristo e por seu amor por concrentes. Paulo citou a preeminncia de Cristo como Aquele por intermdio de quem todas as outras coisas foram criadas, a Cabea da congregao e o primognito dentre os mortos. A reconciliao com Deus levada a cabo por intermdio de Cristo, em quem se ocultam todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Em vista de tudo isso, os cristos devem continuar a andar em unio com Cristo e no devem permitir que ningum os leve embora como presa por meio de filosofias humanas. Mediante Cristo, Deus tirou a Lei do caminho. (2:13-23) Ela foi figurativamente pregada na estaca na qual Cristo morreu. Os requisitos da Lei eram apenas sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo. Por se apegarem a Cristo, eles no permitiriam que homem algum os privasse do prmio da vida imortal no cu. II. Tenhamos Apreo por Deus e por Cristo: Paulo a seguir instou os colossenses a se revestirem da nova personalidade e a se sujeitarem autoridade de Jesus Cristo. (3:1-17) Mantendo a mente nas coisas de cima, estariam dando aos interesses espirituais o primeiro lugar na vida. Isto exigia deixar de lado atitudes e linguagem erradas. Quo abenoados seriam caso se revestissem de qualidades tais como compaixo, humildade mental e amor! A paz de Cristo dominaria nos seus coraes se fizessem tudo no nome de Jesus, dando graas a Deus por intermdio dele. O apreo por Yehowah e por Yeshua Messiah tambm deve influenciar os relacionamentos do cristo com outras pessoas. (3:18-4:18) Esposas, maridos, filhos, escravos e amos deviam cumprir seus deveres com temor de Deus e em reconhecimento de Cristo. E quo necessrio perseverar em orao e andar em sabedoria!

A carta de Paulo aos colossenses pode ajudar-nos a evitar ensinos falsos que nos privariam do prmio da vida. A nfase que o apstolo deu a reconhecer a autoridade de Yehowah e de Seu Filho pode ter excelente influncia em nosso relacionamento com outros. E muitas bnos esto asseguradas se mantivermos nossa f em Deus e em Cristo. III. Carta a Laodicia: Quando esta carta tiver sido lida entre vs, escreveu Paulo aos colossenses, providenciai para que seja tambm lida na congregao dos laodicenses, e para que leiais tambm a de Laodicia. (Colossenses 4:16) Laodicia era uma cidade prspera na sia Menor ocidental, ligada por estradas a cidades tais como Filadlfia e feso. provvel que a obra de Paulo em feso tenha chegado at Laodicia, embora ele no tenha ministrado ali. Ele enviou uma carta aos cristos laodicenses, embora alguns eruditos creiam que se trate duma cpia da que ele escrevera aos efsios. A carta a Laodicia no se encontra na Bblia, possivelmente porque no continha informaes de que precisamos hoje ou talvez porque repetia pontos adequadamente abrangidos em outras cartas cannicas, tornando assim quase que desnecessrio a preservao da mesma.

You might also like