You are on page 1of 1

A transfuso de sangue feita para restabelecer a sade do paciente e indicada em inmeros casos como anemia e sangramentos.

s. Alguns pacientes como os que sofrem de leucemia e hemofilia recebem sangue regularmente. Alm das complicaes inerentes transfuso de sangue ou de seus sub-produtos, um nmero de outras evidncias faz com que antes de administrar uma transfuso, todos os recursos alternativos disponveis sejam tentados. Freqentemente, possvel eliminar a necessidade da transfuso, pelo emprego de uma alternativa, desde que haja glbulos vermelhos em circulao suficientes para o transporte de oxignio aos tecidos. A tabela 1 relaciona os principais fatores que indicam a necessidade de evitar as transfuses de sangue [1]. Infeces transmitidas pelas transfuses/Reaes de incompatibilidade do sistema ABO Imunomodulao associada s transfuses:/Aumento do risco de infeces Disseminao de clulas malignas/Efeitos negativos ligados ao perodo de estocagem Preveno transfuso As estratgias gerais desenvolvidas para guiar a preveno da necessidade de transfuses esto usualmente centradas em torno de alguns conceitos bsicos, como: Reduzir os riscos associados s hemorragias/ Uso de tcnica operatria meticulosa/ Uso de agentes hemostticos Iniciar o tratamento mdico bem antes da data da cirurgia/ Manter um elevado nvel de qualidade da terapia intensiva Reduo drstica dos estoques disponveis/Melhor resultado dos tratamentos/Reduo do custo global dos tratamentos/Litgios/Fundamentos religiosos/Motivao para uma prtica transfusional mais restrita Satisfao da equipe mdico-cirrgica /Atende s preferncias dos pacientes Transfuso autloga - Existem dois tipos: 1)- O paciente retira seu prprio sangue alguns dias antes da cirurgia e esse sangue fica guardado em bolsas at que seja necessrio utiliz-lo durante a cirurgia programada. 2)- No outro tipo, o sangue retirado no incio da cirurgia e armazenado, sendo substitudo por solues cristalides ou colides como expansores do volume do plasma.Circulao extracorprea A revista The Watchtower (A Torre de Vigia), em sua edio (em ingls) de 1 de julho de 1945, pela primeira vez anunciou, num artigo intitulado A santidade do sangue, que a transfuso do sangue humano constitui violao do concerto de Jeov, ainda que esteja em jogo a vida do paciente. A base religiosa que os Testemunhas de Jeov alegam para no permitirem ser transfundidos obtida em alguns textos contidos na Bblia.No livro do Gnesis (9:3-4) est escrito: "Todo animal movente que est vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetao verde, deveras vos dou tudo. Somente a carne com sua alma - seu sangue - no deveis comer." Tudo o que se move e vive vos servir de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente no comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmo, pedirei conta da alma do homem. (Gnesis 9:3-5)

No Levtico (17:10) existe outra restrio semelhante:"Quanto qualquer homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que comer qualquer espcie de sangue, eu certamente porei minha face contra a alma que comer o sangue, e deveras o deceparei dentre seu povo." As Testemunhas mencionam ainda que esta lei de Deus sobre o sangue no deveria ser desconsiderada nem mesmo numa emergncia. O Conselho Federal de Medicina se manifestou, em 26 de setembro de 1980, atravs de uma resoluo no. 1021, especificamente sobre a questo da transfuso de sangue em Testemunhas de Jeov.A Constituio Brasileira de 1988 prope a liberdade de crena para todo cidado. O Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu artigo 17, lhes d o direito de exercerem sua liberdade de culto, garantindo igualmente o respeito a esta manifestao. Muitas vezes as equipes de sade solicitam Procuradoria da Infncia e Adolescncia que busque autorizao judicial para a realizao do procedimento, atravs da suspenso temporria do ptrio poder

You might also like