You are on page 1of 3

ESTADO DO MARANHO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO BSICA SUPERVISO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CURSO:

TECNOLOGIA DA INFORMAO E DE COMUNICAO

TUTORA: ngela Maria Viana Soares

EVANDRO DE SOUSA CORREIA

DESAFIOS DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL

AAILNDIA MA 2011

MODULO l

DESAFIOS DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL Trabalho apresentado a Secretaria de Estado da Educao por meio da Superviso de Tecnologias Educacionais no Curso de Formao Continuada em: TIC Tecnologia da Informao e de Comunicao como requisito para avaliao da atividade 1.1.

AAILNDIA-MA 2011

Diante de um mundo muito dinmico e cheio de inovaes tecnolgicas, a escola desempenha papel muito importante na formao dos cidados. Na verdade so muitos os desafios da escola na sociedade atual, a lista seria grande, mas cabe destacar alguns: formao continuada para os professores a cerca dessas novas tecnologias, contextualizao dos contedos escolares, bem como um trabalho minucioso de preparao ou conscientizao para o bom uso da internet nas escolas, tanto por parte dos alunos como por parte dos prprios professores. A cada dia novas tecnologias, laptops, ultrabooks, celulares, aplicativos, hipertextos, programas, enfim, so inventados e disseminados na sociedade. Porem, em se tratando dos professores, a grande maioria vive alheia a essas novas mdias, pois, na maioria das vezes, no dispem de tempo para pesquisa, acesso limitado internet, falta de habilidade ou formao para dominar as novas mdias e sem falar nos professores tradicionalistas que no se preocupam em buscar novas maneiras de lecionar. A formao continuada voltada para as TICs seria uma maneira de reverter um pouco essa realidade, de modo a transformar esse professor em um novo professor, preparando-o para esse novo mundo. Nesse sentido, um professor qualificado e preparado para lidar com as novas tecnologias ser capaz de transformar sua simples aula em um momento de aprendizado contextualizado atravs das TICs uma vez que as TICs fazem parte do cotidiano dos alunos. Que adolescente, hoje, no possui um ORKUT, MSN, FACEBOOK, TWITTER? Cabe, ento, ao professor desempenhar um papel de mediador entre o aluno e essas novas formas de conhecimento. Essas novas maneiras de aprender representam uma escala muito grande abrindo oportunidades para vrios mundos. A escola, muitas vezes, poda o aluno ao acesso internet por acreditar que ele ainda no tem capacidade, por exemplo, de postar um texto num blog ou pelo fato dos alunos fazerem uso indevido da internet, acessando sites imprprios. Esse um problema muito srio que as escolas enfrentam. Seria interessante um planejamento especfico de conscientizao dos alunos e dos professores para bom uso das mdias atravs de projetos, cartazes, palestras, etc. Sem sombra de dvidas a escola sempre vai se deparar com novos desafios, a cada dia. Porem, o mais importante que a luta continue e que sempre busquemos novas tcnicas, novas tecnologias, novos conhecimentos, pois o maior desafio do professor, na verdade, ensinar o aluno a: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

You might also like