You are on page 1of 2

1

Proteo de Cultivares
Joo Carlos Bespalhok Filho

INTRODUO Como temos visto durante a disciplina, o melhoramento de plantas um processo longo e, portanto, muito caro. Em mdia, leva-se de 10 a 12 anos para que uma nova cultivar seja desenvolvida e lanada no mercado. Com o intuito de remunerar o trabalho de melhoramento e garantir que haja recursos disponvel a longo prazo, foi aprovada em 1998 a Lei de Proteo de Cultivares. LEGISLAO A Lei de Proteo de Cultivares (LEI N 9.456 de 25.04.97) trata dos critrios, prazos e dos procedimentos para pedido da proteo de cultivares. Essa lei tambm criou o Servio Nacional de Proteo de Cultivares (SNPC) no mbito do Ministrio da Agricultura, para tratar dos pedidos de proteo de cultivares. A regulamentao dessa lei foi complementada com o Decreto N 2.366, DE 5.11.97, que determinou todos os procedimentos para o pedido de proteo. CRITRIOS A Lei de Proteo de Cultivares exige os seguintes critrios para que um gentipo seja protegido no Brasil. Em primeiro lugar, a cultivar no pode ter sido oferecida venda no Brasil h mais de doze meses em relao data do pedido de proteo. Alm disso, a cultivar deve ter: Distinguibilidade: a cultivar que se distingue claramente de qualquer outra cuja existncia na data do pedido de proteo seja reconhecida. Para isso, o SNPC edita para cada espcie os Descritores das Culturas, uma lista de caractersticas que devem ser descritas e enviadas no pedido de proteo. Homogeneidade: cultivar que, utilizada em plantio, em escala comercial, apresente variabilidade mnima quanto aos descritores que a identifiquem, segundo critrios estabelecidos pelo rgo competente. Estabilidade: a cultivar que, reproduzida em escala comercial, mantenha a sua homogeneidade atravs de geraes sucessivas

Os critrios acima so analisados no Teste de DHE, um teste realizado pelo melhorista ou Programa de Melhoramento, geralmente realizado em Estaes Experimentais. DURAO DA PROTEO Segundo a lei de proteo de cultivares, para espcies em geral (espcies anuais e cana-de-acar, por exemplo), o prazo de proteo dura 15 anos. Para espcies perenes, a proteo dura 18 anos. Decorridos os prazo de proteo, a cultivar entra em domnio pblico.

2 Alm das cultivares desenvolvidas no Brasil, cultivares introduzidas do exterior tambm podero ser protegidas.

UTILIZAO DE CULTIVARES PROTEGIDAS Com a Lei de Proteo de Cultivares, os melhoristas ou Programas de Melhoramento detentoras dos certificados de proteo, podem cobrar royalties pela utilizao das cultivares protegidas. No caso de espcies propagadas por sementes (a soja, por exemplo), esse valor cobrado do agricultor quando ele compra sementes certificadas. Para isso, as empresas produtoras de sementes tm que assinar contratos de licenciamento de cultivares com as empresas detentoras dos certificados de proteo. Como exemplo, a EMBRAPA tem assinado contratos de licenciamento de cultivares protegidas de soja com valor entre 3 a 5% do custo da semente. Na Lei de Proteo existem algumas excees para o pagamento de royalties. Pequenos agricultores quando multiplicam suas prprias sementes de cultivares protegidas no precisam pagar royalties. O mesmo acontece quando as cultivares protegidas so utilizadas como fonte de variabilidade gentica para desenvolvimento de novas cultivares. CONSEQNCIAS DA LEI DE PROTEO DE CULTIVARES A Lei de Proteo de cultivares trouxe profundas mudanas para o melhoramento de plantas no Brasil. Uma dessas mudanas foi o maior interesse da iniciativa privada, inclusive de empresas multinacionais, no desenvolvimento de cultivares. Outra conseqncia foi a maior dificuldade no intercmbio de germoplasma entre os programas de melhoramento, por causa da maior competio entre eles.

You might also like