You are on page 1of 17

serto: veredas e Doutor Fausto em leitura dialgica1

Marcel VejMelka

a travessia perigosa: Grande

Como posicionar o dilogo rande serto: veredas, de Joo Guimares Rosa, e Doutor Fausto, ro-

mance tardio de thomas Mann, primeira vista parecem muito diferentes nas suas temticas, formas e contextos. alm das caractersticas comuns sua importncia singular nas suas literaturas nacionais e na literatura mundial, o tratamento de contextos histricos especificamente nacionais, o trabalho intenso com as suas lnguas , ficam evidentes as diferenas histricas e culturais entre o Brasil e a alemanha, e, consequentemente, as suas respostas literrias a esses contextos imediatos. o crtico italiano ettore Finazzi-agr (1998, p.112), entretanto, descreve como Grande serto: veredas penetra na lgica do trgico, para ali pensar a radicalidade dos conflitos e das contradies que no se podem, porm se devem pensar em conjunto. avaliao instigante que tambm se aplica ao Doutor Fausto, indicando desde j qual rumo uma leitura dialgica entre dois textos to mpares dever seguir: nem tanto listar as suas analogias e correspondncias, e sim tornar produtiva a distncia que os separa, para articular aproximaes de outra qualidade. esse movimento se combina na proposta de Peter v. Zima (1992) para a literatura comparada como teoria dialgica entre crtica literria e cincias sociais, considerando no s a especificidade cultural das obras literrias, mas tambm das respectivas teorias. orientado por essa concepo de uma metateoria cultural comparatista, o que interessa aqui veicular, na leitura dos dois romances, o dilogo crtico entre as tradies literrias e tericas ao seu redor:
Mais importante que a ambivalncia dialtica , no contexto aqui construdo, a reflexo terica [...]: na Literatura Comparada ganha nova dimenso porque o comparatista tematiza no s a posio ideolgica e os processos discursivos das teorias alheias e prprias, mas tambm faz da particularidade da cultura prpria e alheia o seu objeto de discusso cientfica. (Zima, 1992, p.85)

J existe um nmero reduzido de estudos comparativos de Grande serto: veredas e Doutor Fausto que manifestam uma assimetria notvel, pois todos eles foram propostos por crticos brasileiros. Igualmente de interesse que desde logo aps a publicao de Grande serto: veredas em 1956 surgem as primeiras aluses ao romance de thomas Mann, publicado em 1947.2 um dos estudos
estudos avanados
299

23 (65), 2009

pioneiros o de Franklin de oliveira (1965, p.113-24), que aproxima Mann e Rosa, relacionando os dois romances em questo por meio da figura do Fausto e da sua composio musical.3 Bastante conhecido o ensaio de Roberto schwarz (1983) que focaliza no romance fustico4 a proximidade temtica de Grande serto: veredas e Doutor Fausto. tambm no nvel narrativo, schwarz constata paralelos: a narrao feita vrios anos depois dos acontecimentos por Riobaldo e serenus Zeitblom, o sertanejo e o professor alemo, narradores que dariam voz s preocupaes nacionais e culturais de seus autores. o ponto de convergncia , para schwarz (1983, p.389), a reflexo sobre o homem e o artista num momento histrico de ameaa existencial tanto para a arte quanto para o indivduo, representado particularmente pelo mito historicizado, por uma ambiguidade fundamental: nos dois romance no se pode saber definitivamente se houve ou no um pacto com o diabo. enquanto o Doutor Fausto seria uma inverso da tradio do romance de formao, concretamente situado na histria e no espao, Grande serto: veredas se manteria mais indeterminado a esse respeito. Horcio Costa (1994, p.117) utiliza o mito de Fausto para analisar o tratamento metafsico da histria, a autorreferencialidade metalingustica e ironia renovada nos romances de Rosa e Mann. Porm, desliga a tradio do Fausto em Grande serto: veredas de qualquer dimenso histrica, tratando-a como questo exclusivamente metafsica, ao contrrio de um Doutor Fausto decididamente histrico. o enfoque pela figura e tradio do Fausto frequente na fortuna crtica. tanto que o prprio Guimares Rosa se viu forado a negar a identidade de Riobaldo com o Fausto na famosa entrevista com Gnther Lorenz (1995, p.59): no, Riobaldo no Fausto, e menos ainda um mstico barroco. Riobaldo serto feito homem e meu irmo. compreensvel que tente excluir a identificao de seu personagem com modelos to poderosos como os de Goethe ou Mann; ao mesmo tempo inegvel que Grande serto: veredas mantenha uma relao importante com essa tradio. no vivel limitar-se a um elemento comparativo nesse caso, o Fausto porque o contato entre os dois romance faz surgir numerosos outros campos de convergncia, contraste e dilogo. da mesma forma, o Doutor Fausto no pode ser analisado exclusivamente luz da tradio do Fausto, seja na linha popular do sculo XvI, seja na linha goethiana.5 Georg Lukcs (1983, p.34-83) aponta para a inverso da temtica do Fausto no romance de thomas Mann, enquanto anni Carlsson (1983, p.86) percebe ali a reelaborao e reflexo crtica do mito a partir de suas origens, fazendo coincidir o paradigma do Fausto com o da alemanha como nao. Isso aponta outra vez para a necessidade de ampliar o enfoque analtico, para evidenciar o trabalho crtico de thomas Mann com as dimenses histricas do mito, da tradio e da figura do Fausto no contexto alemo, concretamente luz das duas problemticas urgentes de sua poca: os impasses da arte moderna e a catstrofe mundial provocada pela alemanha nazista.6
300

estudos avanados

23 (65), 2009

alm de suas ligaes com os diferentes Faustos da histria literria e cultural, a natureza de adrian Leverkhn e Riobaldo como pactrios de forma geral os torna acessveis nas suas dimenses culturais e existenciais tanto no nvel particular quanto no universal, uma tenso que a anlise aqui proposta vai condensar na sua concepo alegrica. o projeto historiogrfico de Walter Benjamin (2000, p.450-6) tenta explorar por meio de imagens dialticas a possibilidade, para o mundo posterior, de esclarecer o passado a partir de sua perspectiva no presente. a mesma sensibilidade histrica se constata em Doutor Fausto e Grande serto: veredas, qualidade que ainda intensificada pela leitura dialgica. Representam uma literatura que contm sempre, alm de princpios filosficos e estticos, tambm a fora crtica da prpria destruio para a sua salvao pela crtica:
trabalhar alegoricamente significa conhecer no anterior j os incios do presente, mas tambm representar o que no passado estava virulento na forma ainda no esclarecida de esperanas e decepes, fantasmagorias e imaginrios, e o que agora pode ser refletido e descoberto. (Bolle, 2000, p.412)

Formas e representaes do pacto


Grande serto: veredas e Doutor Fausto narram a histria de uma vida que, por meio da busca existencial, trata de conflitos insolveis no mbito universal. os nveis se entretecem pelas redes de relaes entre as biografias narradas e suas rupturas no decorrer e na composio da narrao. no centro das biografias individuais e seus contextos histricos est o pacto com o diabo, denominando a questo da culpa, da responsabilidade, da esperana e da salvao. a sua forma e representao nos dois romances difere consideravelmente, espelhando respectivamente o confronto do projeto literrio com seus objetos. o motivo do pacto com o Mal, da venda da prpria alma e das dvidas provocadas o foco mnimo que liga os romances estruturalmente. no o pacto que estabelece uma analogia ou um paralelo entre eles, a respectiva origem de seus significados e o lugar de seu encontro no nvel narrativo. no Doutor Fausto o pacto tratado em um captulo que trata dos fundamentos filosficos da composio musical e evidencia de forma particular a utilizao e o questionamento histrico do Fausto como leitmotiv alemo. um diabo ilustrado disserta sobre esttica e filosofia, cita Kierkegaard e Goethe, nega ironicamente toda a tradio do Fausto. Muda de aparncia conforme a temtica, do cafajeste ou cafeto (Mann, 2000, p.298), pelo intelectual elegante parecido com adorno (ibidem, p.317) figura clssica do Cujo animalesco. explica que nem o pacto pode ter mais a forma clssica: j fora negociado e assinado h tempo, a conversa somente a explicitao dos termos estabelecidos. tudo fica indeciso entre sonho e realidade, no se sabe se foi um delrio parecido ao de Ivan Karamzov, cujo sonho febril inspirou o captulo , a incerteza se intensifica pelo fato de o pacto ser narrado pelo prprio Leverkhn em anotaes da manh seguinte, que so reproduzidas literalmente por Zeitblom (ibidem,

estudos avanados

23 (65), 2009

301

p.351). Para este, pouca diferena faz se houve um pacto real ou imaginado, no dois casos fica horrorizado com a perdio do amigo.
um dilogo? Foi realmente um dilogo? eu deveria estar louco para crer nisso. e, por essa razo, no posso tampouco acreditar que adrian, no fundo de sua alma, tenha considerado real o que via e ouvia, seja enquanto o via e ouvia, seja mais tarde, quando o assentava no papel no obstante o cinismo com que o interlocutor tentava convenc-lo de sua presena objetiva. se todavia este no existia e me horrorizo ao admitir, ainda que apenas condicionalmente, a possibilidade de sua existncia real! pavorosa a idia de que tambm aqueles argumentos cnicos, aqueles escrnios, aquelas trampolinices tenham brotado da prpria alma do acossado... (ibidem, p.312)

em Grande serto: veredas o pacto combina elementos da tradio brasileira e europeia. o diabo no aparece fisicamente, somente aludido e mencionado com seus inmeros nomes da cultura popular.7 nico indcio externo de sua presena so o redemoinho e outros fenmenos observados por Riobaldo, mas que sempre ficam sujeitos ao ceticismo moderno. no h um pacto de forma clssica, apesar de Riobaldo se preparar para tal trato e juntar informaes:
em tal j sabia do modo completo, o que eu tinha de proceder, sistema que tinha aprendido, as astcias muito srias. Como ? aos poucos, pouquinhos, perguntando em conversa a uns, escutando de outros, me lembrando de estrias antigo contadas. a maneira de que quase sem saber o que eu estava fazendo e querendo. de em desde muito tempo. (Rosa, 1986, p.354)

no momento decisivo da guerra contra os judas, depois de uma tentativa interrompida, Riobaldo vai meia-noite para a cruzilhada para invocar o Cujo. nada acontece, o diabo no aparece e se resume em um silncio que contm todas as suas dimenses: s um outro silncio. o senhor sabe o que o silncio ? a gente mesmo, demais (ibidem, p.371). o romance est permeado pela pergunta: o diabo existe e no existe? (ibidem, p.3). Riobaldo no sabe o que aconteceu realmente naquela noite. as consequncias da dvida so as mesmas que em Doutor Fausto, a ligao com o Mal atravessa os dois romances, independentemente do pacto ter sido concreto ou imaginado. sem modelos literrios concretos, o pacto ou sua tentativa em Grande serto: veredas aponta para um deslocamento do mito ao mundo racionalizado, ao que corresponderia o permanente esforo de Riobaldo de entender e finalmente desvalidar a natureza do pacto com argumentaes lgicas (Coutinho, 1995, p.20). a situao indecisa, a falta de necessidade de um pacto formalmente assinado para ter efeito no mundo, elementos tradicionais do ritual subvertendo-o criticamente, os novos significados do motivo luz do presente tudo isso comum aos dois romances. nos dois romances o pacto se fecha sem assinatura nem sangue, s confirma uma entrega j efetuada ao Mal; o jaguno que quer deixar de ser homem provisrio e o compositor que se contagiou h anos com a sfilis, por intermdio da prostituta esmeralda. diz o diabo manniano:

302

estudos avanados

23 (65), 2009

em suma, entre ns dois no h necessidade de nenhuma encruzilhada nos bosques do spessart nem tampouco de pentagramas. temos um pacto e conclumos um negcio. sigilaste-os com teu sangue: comprometeste-te conosco; foi-te administrado o nosso batismo. esta minha visita tem por objetivo unicamente a ratificao. (Mann, 2000, p.349)

e quando Riobaldo, aps a morte de diadorim, procura de novo as veredas mortas onde teme ter fechado o pacto, fica sabendo que no existem, que na verdade se chamam veredas altas. o mal simples e tradicional foi substitudo pela sua forma moderna e ambgua, a dimenso teolgica do pacto se relaciona com o mundo da modernidade, onde a f vira objeto da racionalidade e delegada para o domnio do mito. em Doutor Fausto isso se manifesta quando Leverkhn estuda teologia e, em vez de se aproximar de deus, avana no seu caminho para o pacto; em Grande serto: veredas se encontram indcios para a situao do pacto dentro da relao entre mundo e religio. ao mesmo tempo, o interlocutor mudo da cidade deve confirmar Riobaldo em tudo que diz respeito ao diabo, e o pacto somente superstio e crena ultrapassada. Pedido de comprovao racional, confisso e narrao aparecem como nica sada de Riobaldo para solucionar o seu dilema: narrei ao senhor. no que narrei, o senhor talvez ache at mais do que eu, a minha verdade. Fim que foi (Rosa, 1986, p.351). Lleras (1995) e Kutzenberger (2005) levantam a hiptese de o pacto de Riobaldo ser uma troca de vida (ou morte) com o ser amado, diadorim. o pacto incluiria ento duas pessoas e se aproximaria da possvel identidade do pactrio Leverkhn e seu narrador Zeitblom no Doutor Fausto. Como em nenhum dos dois casos h certeza sobre a concretude do pacto e a relao entre os personagens Riobaldo-diadorim e Leverkhn-Zeitblom entre complementaridade, oposio e identidade, a ambiguidade aumenta ainda mais. marcante a correspondncia entre a situao e motivao dos narradores Riobaldo e Zeitblom, ambos contando seu amor impossvel por um ser perdido e morto, ambos motivados pela culpa e pela esperana de salvao para eles mesmos e para o seu amor por meio do narrar. Isso lana nova luz sobre o pacto, que aqui aparece como funcionar entre dois personagens envolvidos em um amor supostamente impossvel. Riobaldo no pode amar diadorim em vida por no perceber que mulher e no admitir a possibilidade de um amor homossexual, um aspecto que se liga sua culposa falta de coragem. ela , como seu prprio nome sugere, deus e diabo, luz e trevas, carne e esprito, dor e prazer, homem e mulher, e constitui pela contradio a imagem do questionamento presente em toda a obra rosiana (Coutinho, 1995, p.22). diadorim, moa guerreira disfarada de homem, no pode se revelar antes de cumprir a vingana pelo pai assassinado, mas essa tarefa implica o pacto de Riobaldo e a morte dela, sacrificando-se por Riobaldo. o senhor l. de Maria deodorina da F Bettancourt Marins que nasceu para o dever de guerrear e nunca ter medo, e mais para muito amar, sem gozo de amor... (Rosa, 1986, p.535). assim, diadorim sofre a mesma proibio de amar que Leverkhn, o
estudos avanados

23 (65), 2009

303

que se combina com a sua ambiguidade, que, por sua vez, a aproximaria do motivo complexo da esmeralda no Doutor Fausto (vejmelka, 2008b), a borboleta amaznica e prostituta hngara que sela o pacto com Leverkhn e como invisvel aristocrata magiar o protege com o seu amor distante. tambm o relato de Zeitblom toda uma declarao de um amor nunca declarado pelo amigo morto. [e]u o amei, com horror, ternura, compadecimento e devota admirao, sem perguntar-me sequer se ele, por pouco que fosse, correspondia aos meus sentimentos (Mann, 2000, p.12). Leverkhn est envolto em um solido quase absoluta, igualvel priso que sofre diadorim no seu secreto de ser mulher, e a reflexo de Zeitblom sobre a impossibilidade do amor por Leverkhn se aplica tambm a ela, modificando as formas de perceber os dois personagens:
Mas, amar-me? a quem teria amado esse homem? talvez, em tempos idos, a uma mulher. Pelo fim, possivelmente a uma criana. a um jovem leviano, capaz de conquistar a simpatia de qualquer um, homem de todas as horas, que ele depois despachou provavelmente por ter-se-lhe afeioado , e logo morte. a quem teria adrian aberto o corao? a quem teria jamais acolhido em sua vida? tais atitudes no existiam para ele. (ibidem, p.13)

nos dois romances aparecem representantes do diabo que elucidam respectivamente as dimenses do pacto. no encontro com o fazendeiro so Habo, Riobaldo reconhece a sua condio de jaguno e homem muito provisrio, para depois procurar no pacto a fora necessria para matar Hermgenes e a confirmao de seu futuro como dono de terras, gado e gente (Rosa, 1986, p.362).8 a visita do agente musical saul Fitelberg uma tentativa de chamar o compositor pactrio para o mundo, de confirmar o pacto, mas tambm de lhe dar uma dimenso que contrabalana da perdio isolacionista de Leverkhn e da alemanha a caminho do nazismo (Mann, 2000, p.554ss). os dois encontros no tm efeitos imediatos, somente quando lidos desde o fim dos romances que fica evidente a sua funo de sintetizar e anunciar a natureza dos tratos j vigentes. um detalhe fascinante nessa aproximao que o captulo dedicado visita de Fitelberg introduzido pelo narrador serenus Zeitblom, que logo prope: Melhor ser deix-lo com a palavra, j que as respostas dadas por adrian e por mim ou os apartes que ocasionalmente lanvamos na conversa tinham pouqussima importncia (ibidem, p.556). a seguir e durante umas dez pginas, fala exclusivamente o agente francs, sem marcas textuais de ordenamento. Fala para Leverkhn e Zeitblom, que permanecem mudos, mas que ocasionalmente fazem perguntas ou do respostas, deduzveis pelos comentrios de Fitelberg Mas como? o senhor no rege? no o faz nunca? e tampouco quer atuar como pianista? Recusa acompanhar suas mlodies? (ibidem, p.561) ; fala assim, refletido por interlocutores invisveis e mudos, para o leitor, com os mesmo recursos e efeitos como Riobaldo em Grande serto: veredas.

304

estudos avanados

23 (65), 2009

O espao alegorizado: Kaisersaschern e o Liso do Suuaro


Lugar simblico para o tratamento da histria no Doutor Fausto a cidade natal de Leverkhn, Kaisersaschern, sntese de caractersticas de diferentes cidades alems, situada ao sul de Halle, perto de Leipzig, Weimar, dessau e Magdeburg (Mann, 2000, p.49), no centro geogrfico da alemanha, na regio de Lutero e da Reforma protestante. Cidade fictcia que contm tempos histricos superpostos, como descreve Zeitblom:
[n]o seu ar pairava ainda um qu do esprito dos homens dos ltimos decnios

do sculo Xv, a histeria do declnio da Idade Mdia, algo de uma latente epidemia psquica. talvez seja estranho afirmar essas coisas com relao a uma sobriamente sisuda cidade moderna porm ela no era moderna, era velha, e velhice passado que se tornou presente, passado apenas recoberto de presente [...]. (ibidem, p.55)

Kaisersaschern como forma espiritual de vida, inspirada em Lbeck, a cidade natal de thomas Mann (1990, p.1131), funciona como ponto focal para a rede de smbolos e motivos dispersos pelo romance: a questo do contedo histrico do romance e da imagem da alemanha de thomas Mann, portanto, depende em ltima instncia da compreenso desta cidade (vaget, 1977, p.202). Refletido por meio da alemanha contida na miniatura da metfora urbana, o nazismo aparece como a perda de rumo e destino original do pas, uma dialtica focalizada no pacto de Leverkhn como inverso e perverso de uma alemanha originalmente universalista (Plessner, 2001, p.56; Wikirchen, 1998, p.192) simbolizada por sua vez no deslocamento da tumba de otto III de aachen para Kaisersaschern, do imperador morto em 1002 que personifica o conflito interno da alemanha entre provincianismo e cosmopolitismo, tenso transposta ao herdeiro dessa tradio antiga e ao mesmo tempo o moderno pactrio alemo, do qual diz o seu amigo Zeitblom:
ele no nascera em vo na cidade onde jazia sepultado otto III. sua antipatia germanidade encarnada em sua prpria pessoa [...] manifestava-se sob a dupla forma de uma couraa de timidez em face do mundo e de uma necessidade ntima de vastido e horizontes amplos [...]. (Mann, 2000, p.232)

tenso sensvel na obra musical de Leverkhn, de orientao cosmopolita, e ainda em discusses polticas entre as duas Guerras Mundiais, respondendo a posies ingnuas e perigosas de jovens nacionalistas com a conscincia do contexto europeu na histria cultural: Isso seria to tipicamente alemo? perguntou adrian. em outros tempos, o ato de renascer chamava-se rinascimento e produzia-se na Itlia. e o retour la nature foi inicialmente recomendado em francs (ibidem, p.167). o pactrio moderno no identificado com a alemanha entregue ao nazismo, segundo vaget (1977) ele representante e antpoda da alemanha, antecipando com a sua vida o destino histrico do pas. na conversa com Leverkhn em Palestrina, o prprio diabo lembra que eles dois representam a alemanha miniaturizada em Kaiseraschern:
estudos avanados
23 (65), 2009

305

se tivesses a necessria coragem para dizer-te: L onde estou Kaisersaschern, a coisa ficaria certa de um momento para outro, no? [...] terias toda razo de dizer isso, apenas no tens ou finges no ter bastante topete. [...] bem verdade que sou alemo, genuinamente alemo, no o nego, e todavia da estofa antiga, da melhor, que no seu ntimo cosmopolita. (Mann, 2000, p.319)

as posies se invertem, o diabo se afirma como representante de uma alemanha original, universalista qualidade que tambm Leverkhn vai assumir por meio do pacto, mas que tambm vai negar, retirando-se do mundo e orientando a sua obra musical exclusivamente por fontes alems. Leverkhn critica e representa simultaneamente o af universalista contido no delrio nacionalista que a alemanha segue ao entrar na Primeira Guerra Mundial:
e quem ousar negar que uma genuna abertura de caminho equivale quilo que o mundo mansinho qualifica de crime? espero que no penses que eu menospreze a idia cuja manipulao no palheiro tanto te apraz. no fundo, existe neste globo somente um nico problema, e este se chama: como se abre caminho? como se chega ao ar livre? como se rompe o casulo, para vir a ser borboleta? essas perguntas dominam a situao geral. (ibidem, p.433)

Zeitblom percebe que seu amigo distingue entre ambies perigosas e destino nacional, e que, entretanto, justamente esta posio que caracteriza a Leverkhn como alegoria da alemanha na sua conflitividade e perdio histrica:
talvez vs dizer que debulho a palha vazia, na qual dormamos, mas sinto, sempre senti e manterei essa minha opinio, apesar de todas as aparncias brutais, que esse af alemo katexochen, mesmo o que define a germanidade, um estado de alma ameaado de quimeras, do veneno da solido, de um provincialismo boal, de maranhas neurticas, de silencioso satanismo... (ibidem, p.434)

a nica possibilidade de romper o casulo para voltar vocao universalista original se apresentaria ainda na obra musical, encontrando ali uma nova forma expressiva. Justamente com a lamentao do Doutor Fausto, extremamente carregada de isolamento alemo, Leverkhn revela essa vocao universalista e antecipa outra vez a histria da alemanha, criando com a sua obra derradeira e desesperada a expresso da esperana para o seu pas, j derrotado na segunda Guerra e culpvel para alm de toda imaginao. essa dimenso mtica e simblica da cidade encontra um paralelo no papel do serto no romance de Guimares Rosa: nos dois casos se utilizam lugares existentes na sua forma real, os modelos so reconfigurados e reinventados para elevar o seu significado ao nvel simblico; nos dois casos se estabelece uma oposio entre o ideal da Modernidade e um atraso histrico vivido. em Grande serto: veredas, entretanto, a localizao geogrfica no pode ser determinada com exatido. no incio de seu relato, Riobaldo explica que nem os prprios habitantes concordam a respeito da extenso e dos limites do serto:
Lugar serto se divulga: onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torrar dez, quinze lguas, sem topar com casa de morador, e onde o criminoso

306

estudos avanados

23 (65), 2009

vive seu cristo-jesus, arredado no arrocho de autoridade. [...] o gerais corre em volta. esses gerais so sem tamanho. [...] o serto est em toda a parte. (Rosa, 1986, p.1)

Willi Bolle, analisando Grande serto: veredas luz de relatos de viagens pelo serto no sculo XIX, entende a natureza alegorizada no romance como leitura de uma paisagem, ligando assim o serto como regio com a histria do pensamento no Brasil, com a importncia da paisagem no romantismo alemo para a construo da identidade nacional, finalmente com o mapa simblico de Poty, que acompanhava as primeiras edies do romance. essa reflexo se condensa no Liso do suuaro, microcosmo do serto onde se intensifica a representao desse espao, de maneira anloga condensao dos sertes no serto de Canudos. o Liso para Bolle fronteira e centro do serto rosiano, terra incognita e centro do mundo, como tambm afirmou Costa Lima com respeito ao pas real desconhecido pelas elites brasileiras (cf. Bolle, 1998, p.2613; Cunha, 1995, p.29; Costa Lima, 1997, p.193-207). Para Bolle, a superposio de geografia real e fictcia, o deslocamento e a inveno de lugares e regies, o significado dos rios no romance, particularmente a mistificao a partir de condies reais, possuem uma funo fundamental. Rosa historiza a paisagem, carrega-a com a histria e com as dimenses culturais e sociais. Por meio do trabalho com a e na natureza, deve ser recuperada a histria da civilizao, da nao brasileira em formao, em contraste com a sua natureza indmita e amplido incomensurvel. Imediatamente ressurge o confronto com o carregamento histrico da regio no interior do Brasil, como lugar da explorao e conquista, finalmente na poca moderna como smbolo do atraso e da misria da qual iria surgir o conflito da jovem nao para manifestar-se em Canudos e ameaar at hoje a autoimagem nacional e civilizatria. em Grande serto: veredas, o serto surge atravs dos olhos de Riobaldo, como oposto e ambiente da vida ao mesmo tempo; elemento constitutivo para a percepo de si prprio como sujeito e das suas relaes com a sociedade, no romance natureza concreta e paisagem se tornam meio de reflexo sobre a natureza humana. o Liso do suuaro descrito como deserto interior do serto, intensificando pelo contraste os seus lados verdes e bonitos. a interpenetrao de natureza e ser humano se manifesta quando Riobaldo, na vspera de sua primeira tentativa de atravessar o Liso, sente um medo indeterminado, e entrando no Liso observa muito atentamente como a natureza se retira cada vez mais:
Mas o terreno aumentava de soltado. e as rvores iam se abaixando menorzinhas, arregaavam saia no cho. de vir l, s algum tatu, por mel e mangaba. depois, se acabavam as mangabaranas e mangabeirinhas. ali onde o campo largueia. os urubus em vasto espaceavam. se acabou o capinzal de capim-redondo e paspalho, e paus espinhosos, que mesmo as moitas daquele de prateados feixes, capins assins. acabava o grameal, naquelas paragens pardas. aquilo, vindo aos poucos, dava um peso extrato, o mundo se envelhecendo, no descampante. acabou o sap brabo do chapado. (Rosa, 1986, p.37)

estudos avanados

23 (65), 2009

307

o medo de Riobaldo aumenta na medida em que o grupo penetra no deserto hostil, e a conscincia de estar dentro do Liso to sufocante que antecipa o fracasso:
a gente olhava para trs. da, o sol no deixava olhar rumo nenhum. vi a luz, castigo. um gavio-andorim: foi o fim de pssaro que a gente divulgou. achante, pois, se estava naquela coisa tapero de tudo, fofo, ocado, arrevesso. era uma terra diferente, louca, e lagoa de areia. (ibidem, p.37)

assim o Liso do suuaro uma imagem potenciada do serto, mas tambm de Riobaldo. atravessando o deserto de pedras em brasa, na busca desesperada por poos dgua Riobaldo sofre alucinaes e ataques de pnico; ideias confusas sobre o pactrio Hermgenes e o inferno passam pela sua cabea, uma luta que se trava dentro dele. ele sonha com diadorim por baixo de um arcoris, no dia seguinte ele aspira ao matrimnio sossegado com otaclia, em seguida passa a preocupar-se exclusivamente consigo mesmo. o que Riobaldo v como a descida ao domnio do diabo, aos abismos dos prprios medos e maldades: do sol e tudo, o senhor pode completar, imaginando; o que no pode, para o senhor, ter sido, vivido. s saiba: o Liso do suuaro concebia silncio, e produzia uma maldade feito pessoa! (ibidem, p.40). todo ao contrrio se apresenta a segunda travessia, quando Riobaldo j realizou a sua tentativa de pacto. desde o incio Riobaldo sente determinao e confiana, no caminho encontra inmeras formas de vida plantas e animais e h gua em abundncia. de noite, porm, acontece algo estranho: Riobaldo atacado por um de seus homens e o mata a faca. Lembrando esse episdio, Riobaldo se assusta com o que fez; a travessia se conseguiu sem dificuldades, mas no seu interior se mostra uma escurido imensa. Para Friedman apel (1998), o Doutor Fausto um romance exemplar do tratamento da interiorizao relacionada com a viso da paisagem e da natureza na alemanha. uma combinao que experimenta e l a natureza como uma linguagem, transpondo essa legibilidade para a experincia absoluta aspirada, interpretando a natureza com um olhar culturalmente determinado e com significados culturais. tambm apel (1998) recorre a Benjamin para analisar esse encontro da abstrao com a contemplao especulativa da natureza no romantismo alemo, o olhar sobre a natureza se torna busca inconsciente do esclarecimento pelo seu lado obscuro, o inconsciente, o irracional, um significado mais profundo do mundo do que pode fornecer a razo. no Doutor Fausto a paisagem tem um papel fundamental para a vida e o carter de Leverkhn, tratada e questionada em analogia com a temtica do ser alemo. a natureza e seus significados romnticos tambm so objeto das discusses estudantis durante as excurses nas serra de turngia, sempre em estreita ligao com questes da msica, como lembra Zeitblom:
nesse crculo dava-se grande apreo Msica, ainda que o fizessem apenas de certo modo bem impreciso: via-se nela uma arte divina e cumpria ter com ela uma

308

estudos avanados

23 (65), 2009

relao relao essa ao mesmo tempo romntica e fervorosa, assim como a que se tinha para com a natureza. (Mann, 2000, p.161)

a natureza carregada com significados essenciais se combina com a ideia, basicamente vazia, do ser alemo: uma imagem da percepo esvaziada da natureza que no final do romance encontra o seu smbolo mais crtico, quando o Leverkhn agonizante nada mais sente do que o perfume de uma tlia. em Rosa a paisagem do serto adquire a forma da personificao e espacializao, para ser relacionada com o discurso literrio e poltico. Por trs desse movimento est o significado do serto no confronto histrico do Brasil com a sua prpria identidade como nao. assim Rosa realiza um carregamento duplo da natureza; essa espelha o interior de Riobaldo e representa a dualidade do pensamento civilizatrio, fazendo surgir, no relacionamento mtuo, um confronto com um lugar e um tempo que para os habitantes das grandes cidades so estranhos e perdidos. Mas ao mesmo tempo as descries da natureza em Grande serto: veredas possibilitam enfocar criticamente esse mundo urbano invisvel. Lembra-se das reflexes de adorno (2000, p.111) acerca da beleza da natureza, de que na arte sempre mediada, sempre representa um confronto com o seu polo oposto, a beleza humana, contendo sempre uma dimenso histrica. dessa forma, paisagem e cidade fictcias e simblicas, situadas no espao real incorporam em thomas Mann uma condio mental e cultural em perspectiva histrica, uma entrada ao problema da interiorizao alem, como representao espacial de uma identidade cultural. o projeto rosiano est baseado concretamente no espao geogrfico regional, tratando ali a sua oposio com o Brasil supostamente moderno. ao questionarem as condies de sua escrita e existncia, os dois textos refletem criticamente sobre a culpabilidade da cultura letrada. Mann e Rosa tratam desse complexo a partir de suas condies e necessidades histricas especficas. Rosa enxerga e problematiza o serto como lugar do conflito interno da formao nacional do Brasil no passado e no presente. descrevendo e reelaborando detalhadamente as circunstncias concretas e marcantes do serto particularmente a misria da populao, a violncia da lei do mais forte e o poder incomensurvel da natureza, mas tambm e ao mesmo tempo o desparecimento de toda uma forma de vida em consequncia da modernizao se pergunta como seria possvel um pensamento brasileiro que revertesse e superasse de modo realista a viso propagandstica do poltico Z Bebelo: dizendo [Z Bebelo] que, depois, estvel que abolisse o jaguncismo, e deputado fosse, ento reluzia perfeito o norte, botando pontes, baseando fbricas, remediando a sade de todos, preenchendo a pobreza, estreando mil escolas (Rosa, 1986, p.111). no caso da interiorizao alem como problema para thomas Mann, o esprito est reduzido a si prprio e ao seu posicionamento perante a sociedade, se reconhece como motivo e motivador da catstrofe histrica do fascismo, ao

estudos avanados

23 (65), 2009

309

mesmo tempo como seu oponente impotente ou culposamente passivo (adorno, 2000, p.177). uma imagem expressiva se encontra na tentativa de Zeitblom de explicar por que ele nunca se ops nas reunies sociais na casa dos Kridwi, nas discusses sobre a superao destrutiva do existente, sobre a falsa ideia de raas superiores e um esteticismo brbaro.
Mais indicado teria sido que eu, junto com os demais componentes da animada tvola redonda, me empenhasse em observar e estudar as idias novas, em vez de opor-lhes argumentos estreis, no fundo completamente enfadonhos. Que tal se eu ajustasse minhas concepes ao rumo dos debates e avistasse, no decorrer de seu andamento, uma imagem do mundo futuro, a essa altura j em gesto quaisquer que fossem as reaes do meu estmago? (Mann, 2000, p.514)9

o relato de Riobaldo a grande confisso de uma culpa consciente, ao mesmo tempo a representao sem explicao dos acontecimentos, que se amplia at espelhar a posio de quem, como letrado, sabe exatamente quais so os fundamentos da formao de seu entorno e que tem a conscincia incmoda da sua prpria impotncia. voltando para dentro do texto, a fala de Riobaldo tambm expressa o conflito interno de seu interlocutor invisvel mas sensvel, que anota e acaba escrevendo. Pela ltima vez o foco narrativo se sobrepe a si mesmo, e por trs do protagonista narrador aparece o seu outro: no o autor como pessoa, mas abstrado como meio da conscincia e do saber moderno, que o nico capaz de traduzir esta fala e seu mundo para o mundo dos leitores. o romance, segundo Benjamin (1999, p.402), suspende a temporalidade na busca de um sentido na vida, e inevitavelmente tem que ter um fim, no passa de l e representa um convite ao leitor para buscar o sentido da vida. tanto thomas Mann quanto Guimares Rosa enfrentam as limitaes impostas forma por eles criada. o narrador Zeitblom inicia o eplogo do Doutor Fausto com as palavras: est feito (Mann, 2000, p.701), a seguir se pergunta se cumpriu a sua tarefa e qual ser o destino de sua escrita, descreve os ltimos anos de vida de Leverkhn em delrio mental e termina com uma imagem da esperana dolorosa: um homem solitrio junta as mos e diz: Que deus tenha misericrdia de vossas pobres almas, meu amigo, minha ptria! (ibidem, p.709). est em jogo a salvao do pactrio, o futuro da alemanha e da humanidade. Grande serto: veredas transgride os seus limites formais at na pontuao. as ltimas palavras de Riobaldo narrador denominam a aceitao consciente da natureza indefinvel do ser, do movimento infinito da vida: nonada. o diabo no h! o que eu digo, se for... existe homem humano. travessia. (Rosa, 1986, p.538). o signo do infinito em vez da palavra fim, que inevitvel mas ficou marcada a sua rejeio, a sugesto de uma leitura circular sem fim. Que cada leitor decida individualmente, assim os dois romances apontam para alm da sua forma literria, formulando a questo desafiadora pelas suas possibilidades enquanto literatura. outra vez aparece o motivo do pacto, entendido tambm como origem no sentido benjaminiano, como ponto de contato imediato e central entre Dou310

estudos avanados

23 (65), 2009

tor Fausto e Grande serto: veredas, como foco da pr-histria que no dois romances torna visveis as dimenses histricas de seus objetos, onde comeam, se bifurcam e se superpem a alegorizao da nao e da histria contempornea com a crise esttica do seu presente, com a sua representao formal nos textos literrios e o posicionamento dos escritores perante a obra e a sociedade. desde dentro dos textos, a imagem da encruzilhada se superpe ao encontro das leituras em dilogo. ali se cruzam as linhas e se manifesta o que tm em comum e o que os separa, motivando em um texto questes a serem tratadas no outro. o pacto se multiplica para determinar uma biografia individual, uma histria nacional, um presente social, para ligar os autores e a sua escrita, incluindo ali os leitores.10 Porque a encruzilhada lugar do pacto e do encontro tambm evidencia a necessidade da deciso, como a tomaram ou no os protagonistas Riobaldo e adrian Leverkhn, como a devem tomar os leitores e crticos. Friedrich nietzsche (1999, p.511), uma influncia fundamental para o Doutor Fausto e o pactrio adrian Leverkhn, faz Zaratustra descrever o ser humano: uma perigosa travessia, um perigoso estar-a-caminho, um perigoso olhar para trs, um perigoso tremer e ficar-parado. no final de seu relato, Riobaldo fala do homem humano como essncia ambgua da natureza humana; tambm a imagem da travessia e do estar-a-caminho central em Grande serto: veredas, muito prxima do romper o casulo e o abrir caminho no Doutor Fausto. o homem e sua tarefa no mundo se combinam com os perigos e desafios da reflexo, como nietzsche os evidenciou e acabou sofrendo. esses perigos e desafios se apropriam desde dentro dos textos e seus contextos do Doutor Fausto e de Grande serto: veredas, que os assumem e reivindicam do leitor que assuma esse mesmo perigo da leitura.

notas
1 o presente texto foi adaptado do captulo 4 da minha tese de doutorado (vejmelka, 2005, p.215-442). 2 essa cronologia faz surgir a pergunta pela possvel influncia do romance de Mann no de Rosa. Gabriela Hofmann-ortega Lleras (1995) analisa Grande serto: veredas como recepo produtiva e at crtica do Doutor Fausto, que ali figuraria como um prtexto. entretanto, faltam as provas concretas das eventuais leituras que Rosa fez do Doutor Fausto. Respeito a outras leituras de Rosa da obra manniana (cf. soethe 1999; sperber, 1976). 3 uma primeira aproximao, no aprofundada, dos autores e romances se encontra em oliveira (1959, p.176-86). 4 na perspectiva alem, o conceito do fustico virou praticamente inopervel, em razo de sua carga ideolgica acumulada em diversas apropriaes e abusos por exemplo, por oswald spengler em a decadncia do Ocidente, e sobretudo pelos nazistas (cf. schwerte, 1962). o prprio schwerte no escapou a essa ideologia: em 1992 foi descoberto que em 1945 tinha mudado de identidade e que, na verdade, fora pactrio dos

estudos avanados

23 (65), 2009

311

nazistas e oficial da ss. o mesmo problema surge no estudo de Fani schiffer dures (1999) que compara Riobaldo e o Fausto goethiano por meio do homem fustico.
5 Mann tentou evitar o Fausto goethiano, que no aparece no romance, referindo-se fortemente ao Fausto popular do Volksbuch, de 1580. a crtica enfrenta at hoje os problemas do conceito do fustico, cuja carga ideolgica se complica no tratamento que Mann d ao Fausto como alegoria da alemanha nazista (cf. Gockel, 1988, p.148; amann, 1975). 6 existe ainda um estudo mais recente de Wilson Madeira Filho (1998) comparando um Mann poltico e um Rosa metafsico, porm sem conhecimento da fortuna crtica de Mann. 7 Kutzenberger (2005) lista os nomes do diabo, a base das listagens anteriores de Leonardo arroyo, Joo adolfo Hansen e Pedro Xisto. 8 Para Willi Bolle (1997-1998, p.33), se Habo o padrinho do pacto. 9 Rosa (2001) vivenciou esse mesmo contexto como cnsul adjunto em Hamburgo de 1938 a 1942. ver tambm Ginzburg (no prelo) e vejmelka (2008a, p.97-120). 10 essa capacidade do literrio de guardar e comunicar questes de compreenso e valores para alm das condies individuais, regionais e nacionais, ao longo dos tempos e ordens epistemolgicas, implica uma responsabilidade que a crtica literria est interpelada a assumir com urgncia cada vez maior (cf. ette, 2004).

Referncias bibliogrficas
adoRno, t. W. sthetische Theorie. Frankfurt/Main: suhrkamp, 2000. aPeL, F. Deutscher Geist und deutsche landschaft: eine Topographie. Mnchen: Knaur, 1998. aMann, d. Thomas Manns roman Doktor Faustus und seine Beziehungen zur Faust-Tradition. Helsinki: suomalainen tiedeakatemia, 1975. BenJaMIn, W. der erzhler. In: ___. Illuminationen. ausgewhlte Schriften 1. Frankfurt/Main: suhrkamp, 1999. p.385-412. _______. Literaturgeschichte und Literaturwissenschaft. In: ___. angelus Novus: ausgewhlte Schriften 2. Frankfurt/Main: suhrkamp, 2000. p.450-6. BoLLe, W. o pacto no Grande serto esoterismo ou lei fundadora? revista USP, so Paulo, n.36, p.27-44, 1997-1998. _______. o serto como forma de pensamento. Scripta, Belo Horizonte, v.2, n.3, p.261-3, 1998. _______. Geschichte. In: oPItZ, M.; WIZIsLa, e. (org.) Benjamins Begriffe. Frankfurt/Main: suhrkamp, 2000. p.399-442. CaRLsson, a. das Faustmotiv bei thomas Mann. In: WoLFF, R. (org.) Thomas Manns Dr. Faustus und die Wirkung 1. und 2. Teil. Bonn: Bouvier, 1983. p.84-105. Costa, H. sobre as afinidades eletivas: Guimares Rosa e a alemanha. revista USP, so Paulo, n.22, p.111-27, 1994. Costa LIMa, L. Terra ignota: a construo de Os sertes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. p.193-207.

312

estudos avanados

23 (65), 2009

CoutInHo, e. Prefcio Guimares Rosa: um alquimista da palavra. In: Rosa, G. Fico completa. Rio de Janeiro: nova aguilar, 1995. p.11-24. CunHa, e. da. Os sertes. Campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Francisco alves, 1995. duRes, F. s. O mito de Fausto em Grande serto: veredas. Rio de Janeiro: academia Brasileira de Letras, 1999. ette, o. berlebenswissen. Die aufgabe der Philologie. Berlin: Kadmos, 2004. FInaZZI-aGR, e. o tamanho da grandeza Geografia e histria em Grande serto: veredas. Scripta, Belo Horizonte, v.2, n.3, nmero especial Guimares Rosa, p.108-14, 1998. GInZBuRG, J. Guimares Rosa e o terror total. In: vIII ConGResso InteRnaCIonaL BRasa na vandeRBILt unIveRsItY. anais... nashville, tennessee, 13 a 16 de outubro de 2006 (no prelo). GoCKeL, H. Faust im Faustus. In: Thomas Mann jahrbuch 1. Frankfurt am Main: s. n., 1988. p.133-48. KutZenBeRGeR, s. europa in Grande sertao: veredas Grande sertao: veredas in europa. amsterdam: Rodopi, 2005. LoRenZ, G. W. dilogo com Guimares Rosa. In: Rosa, J. G. Fico completa. Rio de Janeiro: nova aguilar, 1995. p.27-61. LLeRas, G. H.-o. Die produktive rezeption von Thomas Manns doktor Faustus. Heidelberg: C. Winter, 1995. LuKCs, G. die tragdie der modernen Kunst. In: WoLFF, R. (org.) Thomas Manns Dr. Faustus und die Wirkung 1. und 2. Teil. Bonn: Bouvier, 1983, p.34-83. MadeIRa FILHo, W. O discurso do demnio. leitura comparada dos romances doktor Faustus (1947), de Thomas Mann, e Grande serto: veredas (1956), de joo Guimares rosa. Rio de Janeiro, 1998. tese (doutorado) Pontifcia universidade Catlica. Mann, t. deutschland und die deutschen. In: ___. Gesammelte Werke in dreizehn Bnden. Frankfurt/Main: Fischer, 1990. v.XI, p.1126-48. _______. Doutor Fausto. a vida do compositor alemo adrian Leverkhn. trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 2000. nIetZsCHe, F. also sprach Zarathustra. In: ___. Werke. Frankfurt am Main: Zweitausendeins, 1999. v.1, p.545-778. oLIveIRa, F. de. Fico brasileira. In: ___. a fantasia exata: ensaios de literatura e msica. Rio de Janeiro: Zahar, 1959. p.176-86. _______. Romance do purgatrio. In: ___. Guimares rosa: viola damore. Rio de Janeiro: edies do val, 1965. p.113-24. PLessneR, H. Die versptete Nation: ber die politische verfgbarkeit brgerlichen Geistes. Frankfurt/Main: suhrkamp, 2001. Rosa, J. G. Grande serto: veredas. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 1986. _______. ave, palavra. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 2001. sCHWaRZ, R. Grande serto: estudos. In: CoutInHo, e. (org.) Guimares rosa.

estudos avanados

23 (65), 2009

313

Rio de Janeiro; Braslia: Civilizao Brasileira; Instituto nacional do Livro, 1983. p.37889. (Col. Fortuna Crtica, v.6). sCHWeRte, H. Faust und das Faustische. ein Kapitel deutscher Ideologie. stuttgart: Klett, 1962. soetHe, P. a. ethos, corpo e entorno: sentido tico da conformao do espao em Der Zauberberg e Grande serto: veredas. so Paulo, 1999. tese (doutorado em Letras) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, universidade de so Paulo. sPeRBeR, s. F. caos e cosmos: leituras de Guimares Rosa. so Paulo: Livraria duas Cidades; secretaria da Cultura, Cincia e tecnologia dos estado de so Paulo, 1976. vaGet, H. R. Kaisersaschern als geistige Lebensform. Zur Konzeption der deutschen Geschichte in thomas Manns doktor Faustus. In: PauLsen, W. (org.) Der deutsche roman und seine historischen und politischen Bedingungen. Bern; Mnchen: Rancke, 1977. p.200-35. veJMeLKa, M. kreuzwege: Querungen. joo Guimares rosas Grande serto: veredas und Thomas Manns doktor Faustus im interkulturellen Vergleich. Berlim: edition tranva, 2005. _______. Homem desregulado Joo Guimares Rosas deutsche erzhlungen in ave, palavra. anurio Martius-Staden, so Paulo, n.55, p.97-120, 2008a. _______. Hetaera esmeralda, a borboleta brasileira: uma chave para a recepo do Doutor Fausto de thomas Mann no Brasil. In: sIMPsIo InteRnaCIonaL Fausto e a aMRICa LatIna. so Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da usP, 2008b (Manuscrito). WIKIRCHen, H. verbotene Liebe: das deutschland-thema im doktor Faustus. In: WIKIRCHen, H.; sPReCHeR, t. (org.) Und was werden die Deutschen sagen?: Thomas Manns Doktor Faustus. Lbeck: drger, 1998. p.179-210. ZIMa, P. v. komparatistik: einfhrung in die Vergleichende literaturwissenschaft. tbingen: Francke, 1992.

Grande serto: veredas, de Joo Guimares Rosa, e Doutor Fausto, de thomas Mann, so colocados em uma leitura dialgica orientada por temticas comuns a figura do Fausto e do pacto , mas especialmente por convergncias em nvel narrativo o uso da alegoria e a elaborao de metforas espaciais para a reflexo crtica da histria. a um breve comentrio dos estudos comparados existentes a respeito dos romances, segue-se a anlise dos aspectos mencionados em trs exemplos: a presena da tradio do Fausto nos dois romances, os dois pactrios Riobaldo e adrian Leverkhn como alegorias do Brasil e da alemanha no sculo XX e as funes narrativas da cidade fictcia de Kaisersaschern e do Liso do suuaro.
resumo palavras-chave:

Joo Guimares Rosa, thomas Mann, Grande serto: veredas, Doutor Fausto, Pacto, Literatura comparada.

abstract

Joo Guimares Rosas Grande serto: veredas and thomas Manns Doctor Faustus are interpreted in form of a dialog guided by common themes like Faust and the pact , but primarily by convergences on the narrative level like the uses of alle-

314

estudos avanados

23 (65), 2009

gory and the treatment of spatial metaphors in order to critically reflect History. after a short comment on already existing comparative studies of the two novels, I will analyze the above mentioned aspects by three examples: the presence of the Faust tradition in the novels, Riobaldo and adrian Leverkhn dealing with the devil as allegories of 20th century Brazil and Germany, and the narrative functions of the fictitious town of Kaisersaschern and the sertos Liso do suuaro.
keywords: Joo Guimares Rosa, thomas Mann, Grande serto: veredas, Doctor Faustus, Pact, Comparative literature.

Marcel Vejmelka graduado em traduo (portugus, espanhol, cincias polticas) pela universidade Humboldt, com dissertao sobre a obra de jorge amado na alemanha Oriental e Ocidental. Suas tradues e recepes; doutorado em estudos Latino-americanos pela universidade Livre, ambas de Berlim, com a tese kreuzwege: Querungen. joo Guimares rosas Grande serto: veredas und Thomas Manns doktor Faustus im interkulturellen Vergleich; bolsista (2007-2008) de ps-doutorado do International Graduate Centre for the study of Culture (GCsC) da universidade Justus Liebig de Giessen. @ marcel@vejmelka.de Recebido em 29.9.2008 e aceito em 7.12.2008.

estudos avanados

23 (65), 2009

315

You might also like