You are on page 1of 23

Ncleo de Tecnologias Educacionais & Educao a Distncia / IFCE / NTEAD Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Plo:

Itapipoca

Relatrio Final do Estgio Supervisionado II na Escola de Educao Bsica Dr. Pricles Fernandes Teixeira

Aluno: Fbio Jos Tabosa Muinz Matrcula: 2009 2 603 UAB 1702 Disciplina: Estgio II Orientador: Adriano Silveira machado

ITAPIPOCA 2011

SUMRIO 1. Introduo 2. Anlise Diagnstica do Campo do Estgio 2.1. Aspecto Situacional 2.1.1. Localizao da Escola 2.1.2. Infra Estrutura da Unidade Escolar 2.1.3. Perfil Scio Econmico da Comunidade 2.2. Aspecto Doutrinal 2.2.1. Filosofia da Escola (PPP) 2.2. 2. Tendncia ou tendncias adotadas 2.3. Aspectos Operacionais 2.3.1. Modalidade de ensino (com nmeros de alunos) 2.3.2. Regimento Escolar (quadro de alunos por srie constando a matrcula inicial, aprovados, reprovados ou evadidos) 2.3.3. Corpo Docente 2.3.3.1. Quadro de Professores 2.3.3.2. Planejamento Escolar 2.3.3.3. Sistemtica de Avaliao (adotada pela escola e docentes) 3. Anlise da Observao de Sala de Aula 4. Anlise da Regncia 5. Concluso 6. Referncias Bibliogrficas 7. Anexos 7.1 Ofcio de apresentao do estagirio 7.1.1 Declarao de realizao do estgio 7.1.3 Registro de freqncia 7.1.4 Fotos 7.1.5 Plano de aula

1. Introduo

Este documento intenta relatar as atividades da disciplina de Estgio II em Matemtica, desenvolvidas na Escola de Educao Bsica Pricles Fernandes Teixeira; tendo como objetivo proporcionar ao acadmico a oportunidade de conhecer um ambiente escolar em seu espao, organizao e funcionamento; vivenciar a rotina de uma organizao de ensino; compreender os elementos que a mobilizam e a tornam significativa; refletir sobre prticas pedaggicas e vivenciar essas prticas inserindo-se no espao da sala de aula no ensino de Matemtica. Realizei o estgio em uma escola da rede municipal, geograficamente localizada em um bairro perifrico da cidade, com estudantes de bairros da periferia circunvizinha do lado norte da cidade. A prtica do Estgio II de Matemtica constitui se em um trabalho de campo relevante para nossa experincia e aplicao prtica de estudos realizados no processo acadmico. Muitos elementos serviro para refletirmos sobre a atividade docente e particularidades da nossa futura profisso. uma oportunidade segundo a qual poderemos produzir elementos para a definio da postura profissional que adotaremos em nossa prtica. O relatrio est apresentando dados e informaes sobre a escola, e descreve a observao e regncia acadmica na referida escola. Utilizei como suporte terico acerca do ensino da Matemtica os PCNs que orientam o trabalho pedaggico da disciplina. A observao, anotaes, entrevista e aplicao prtica, foram os mtodo utilizados para o levantamento de dados, anlise e regncia. Este trabalho de suma importncia para nossa formao, portanto utilizei o tempo mximo que dispunha, tentando apresentar o melhor resultado possvel.

2. Anlise Diagnstica do Campo do Estgio 2.1. Aspecto Situacional 2.1.1. Localizao da Escola Estabelecimento de ensino: Escola de Educao Bsica Dr. Pricles Fernandes Teixeira; Endereo: Rua Caio Prado, s/n, Cep: 62.500-000, Bairro Nova Aldeota, Itapipoca Cear; Telefone: No dispe de linha telefnica. 2.1.2. Infra Estrutura da Unidade Escolar

A estrutura fsica da escola oferece instalaes favorveis ao trabalho desenvolvido. Trata-se de uma instituio de ensino que entrou em atividade no segundo semestre do ano em curso e recebeu um grande nmero de alunos da Escola de Educao Bsica Jos Lins de Albuquerque, onde realizei o estgio I. Os alunos s ganharam com a mudana para a nova escola, pois saram de uma escola com uma estrutura antiga para outra com uma estrutura bem mais moderna; que ainda no est funcionando em tempo integral, devido falta de um transformador que atenda as necessidades de energia eltrica para a escola, mas logo que a Companhia Energtica solucionar esse problema entrar em atividade de tempo integral. A nova escola conta com vinte salas, onde so distribudos os 740 alunos do fundamental; uma diretoria, uma secretaria, uma sala de professores, um laboratrio de informtica, que ainda no est funcionando devido ao problema eltrico j mencionado, uma biblioteca e um refeitrio bem amplo com escovdromo. Conta tambm com uma rea reservada para construo de uma quadra de esportes e campo de areia.

2.1.3. Perfil Scio Econmico da Comunidade

Por estar localizada em um bairro perifrico, a comunidade estudantil formada por estudantes de bairros vizinhos da regio norte da cidade, advindos de famlias de perfis scio econmico diferenciados: agricultores, garis, pedreiros, serventes e funcionrios das fbricas existentes na cidade. A maioria apresenta problemas econmicos que geram a

explorao do trabalho desses jovens, so de famlias simples, mas vale ressaltar que todos so dignos e tem seu papel na sociedade; embora alguns sejam filhos de pais envolvidos na marginalidade.

2.2. Aspecto Doutrinal 2.2.1. Filosofia da Escola (PPP)

O processo de construo do PPP Projeto Poltico Pedaggico se d numa dinmica participativa, com a participao efetiva dos professores, funcionrios, estudantes, pais, ncleo gestor e conselho escolar. Assim, a viso do seu Projeto Poltico Pedaggico baseia se numa viso de mundo, educao e ser humano pluridimensional, valorizando e trabalhando em prol de uma formao integral do educando, preparando o para o mercado de trabalho, e sobretudo para a vida. Nesse sentido, a escola concebe um currculo Multicultural, Flexvel e Constitudo mediante um processo de Gesto Democrtica, a partir das orientaes dos Parmetros Curriculares Nacionais, Matrizes Curriculares e Referenciais Curriculares para o Ensino Fundamental do Estado do Cear. Por isso, a Escola de Educao Bsica Pricles Fernandes Teixeira trabalha em torno da construo de Competncias, Habilidades, Posturas e Valores. Em cada srie, prioriza e direciona prticas pedaggicas especificas a fim de consubstanciar processos de interveno eficazes, capazes de legitimar espaos de aprendizagens significativas.

2.2.2. Tendncia ou tendncias adotadas

A abordagem scio-interacionista na escola acerca do ensino das disciplinas, em especial acerca do ensino da Matemtica, so concepes de ensino presentes nos Parmetros Curriculares, so essas concepes e abordagens que orientam o trabalho pedaggico do corpo docente, funcionrios e do Ncleo Gestor da escola.

A escola d nfase e faz valer o seu papel na interao social ao longo do desenvolvimento do homem em funo de caractersticas do meio social em que vive dando prioridade absoluta ao aluno como foco de todas as aes educativas dentro do processo de ensino aprendizagem.

2.3. Aspectos Operacionais 2.3.1. Modalidade de Ensino (com nmeros de alunos) Modalidade de ensino da escola: Fundamental. Nmero total de alunos da Escola: 740 alunos.

2.3.2. Regimento Escolar (quadro de alunos inicial e atual)

A escola tem seus alunos matriculados distribudos em 20 turmas do Ensino fundamental, totalizando 740 alunos do 4 ao 9 ano, que recebem uma formao em tempo integral, com incio as 7 horas, estendendo-se s 16 horas, embora atualmente no esteja sendo cumprido a rigor devido a deficincia de energia eltrica. O nmero de matriculas inicial e atual permanece o mesmo, embora tenha ocorrido uma desistncia da ordem de 2,7%; mas logo que comprovada a desistncia do aluno, providencia-se a substituio por um aluno da lista de espera, que por sinal j extensa para o ano de 2012.

2.3.3. Corpo Docente 2.3.3.1. Quadro de Professores

No possvel determinar com preciso o nmero de funcionrios da escola, pois a mesma ainda est no perodo de adequao e lotao de profissionais recm concursados. Vale salientar que a maioria desses profissionais so efetivos, embora haja alguns contratados. Todos so qualificados e atuam em reas especificas do conhecimento, trabalhando em torno

da construo de Competncias, Habilidades, Posturas e Valores. E em cada srie priorizam e direcionam prticas pedaggicas especificas a fim de consubstanciar processos de intervenes eficazes, capazes de legitimar espaos de aprendizagens significativas e de insero no meio em que vivem.

2.3.3.2. Planejamento Escolar

O planejamento anual, mensal e semanal, coletivo e por rea de ensino, buscando contextualizar contedos e considerando as experincias do cotidiano. Enfatizando a interdisciplinaridade e resgatando os conhecimentos prvios do aluno.

2.3.3.3. Sistema de Avaliao adotada pela escola e docentes O sistema de avaliao da aprendizagem da Escola de Educao Bsica Pricles Fernandes Teixeira baseia se nos pressupostos de avaliao do Regimento Interno da escola que prev uma avaliao libertadora, construtiva baseada na avaliao Diagnstica, Formativa e Cooperativa, cujo principal objetivo o ensino aprendizagem. Assim, o processo avaliativo que a escola desenvolve simples, contnuo e baseado em observaes dirias e bimestrais.

3. Anlise da Observao de Sala de Aula

A turma observada de alunos do 7 ano do ensino fundamental com idade mdia de 12 anos. O professor observado tem formao especfica em matemtica, embora seja recm concursado, j conta com 12 anos de experincia em sala de aula, o mesmo sempre demonstrou zelo e compromisso em suas prticas docentes. A disposio das carteiras facilita o desenvolvimento das atividades, a interatividade e o acesso do professor aos alunos. As salas de aula da escola so amplas, a moblia nova e adequada faixa etria do pblico, a iluminao melhorada com luz artificial, a temperatura amenizada pelo uso de ventiladores. Os professores dispem de lousa verde para giz.

4. Anlise de Regncia

Tentei interagir e motivar os alunos fazendo os assimilarem os conhecimentos das quatro operaes bsicas; desenvolvendo um plano de aula que estimulasse o calculo mental, para facilitar o ensino de maneira que a assimilao de certos contedos favorea a aquisio de outros conhecimentos posteriores, e que possibilitem a comunicao com as disciplinas das diversas reas de conhecimento. As dificuldades encontradas foram a disperso e desconcentrao que caracterstica de alguns alunos da turma, a falta de acompanhamento por parte da maioria dos pais dos alunos e a dificuldade que encontram nas quatro operaes fundamentais, dificuldades essas que o professor da turma j vem tentando compensar desde que assumiu essa e as demais turmas nas quais leciona.

5. Concluso

Conclui esta etapa do estgio compreendendo os desafios a serem enfrentados por um professor educador. Que o aprendizado matemtico requer o despertar dos alunos, gosto e interesse em aprender a disciplina, pois, isso ir garantir a autonomia de seu aprendizado. Percebi que o professor por sua vez precisa ser um entusiasta do processo ensino aprendizagem, deve adotar uma postura de estudioso e pesquisador, apropriar se dos diversos aspectos que envolvem o ensino da disciplina. E que necessrio no decorrer de sua prtica desenvolver metodologias eficazes para o ensino da disciplina catalogando experincias e analisando resultados. Vi que os alunos apresentam um perfil prprio da idade, com interesses e idias e personalidades bem diversificadas. Que o nvel de concentrao de algumas turmas relativo, obedecendo s caractersticas particulares de cada uma. Alguns alunos mantm um bom nvel de concentrao enquanto que outros se distraem com mais facilidade, chegando at a dificultar o processo de ensino aprendizagem. Aprendi que a convivncia de uma maneira geral boa, havendo conduta adequada ao ambiente e comunicao respeitosa. Compreendi que a prtica didtica de cada professor compreende as formas atravs das quais os professores iro trabalhar os diversos contedos com a finalidade de atingirem os objetivos propostos. Que a prtica didtica ainda compreende estratgias e procedimentos adotados no ensino que se caracterizam por aes conscientes, planejadas, controladas e que visem o alcance de objetivos. Enfim, que o ambiente fsico tem forte influncia sobre os processos que se desenvolvem. Condies climticas, iluminao, acstica, conservao, repercutem diretamente no aproveitamento escolar do aluno. E da mesma forma que os recursos didticos possibilitam ao professor um bom trabalho medida e ele pode produzir, expressar e comunicar suas idias atendendo os diferentes contextos de comunicao.

6. Referncias Bibliogrficas

FIORENTINI, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o Ensino da Matemtica no Brasil. Revista Zetetik, 1995. CarraheR, T. N. Aprender pensando. So Paulo: Vozes, 1984. MACEDO, L. A importncia dos jogos para a construo do conhecimento na escola, 1994 (mimeo). FRANCHI, A. Compreenso das situaes multiplicativas elementares. Tese de doutorado, PUC-SP, 1965 (mimeo).

7. Anexos 7.1 Ofcio de apresentao do estagirio

7.1.1 Declarao de realizao do estgio

7.1.3 Registro de freqncia

7.1.4 Fotos

7.1.5 Plano de aula PLANO DE AULA CALCULO MENTAL Objetivos Revisar e estimular o desenvolvimento de habilidades para resoluo de problemas que envolvam as quatro operaes (adio, subtrao, multiplicao e diviso).

Contedos As quatro operaes fundamentais.

Ano 7

Tempo necessrio Flexvel ao nmero de aulas disponveis.

Material necessrio Folhas de papel e lpis.

Desenvolvimento O trabalho de clculo mental com as quatro operaes segue a mesma lgica das contas com nmeros naturais. Porm, o reflexo dos alunos vai depender da familiaridade que tiverem com a tabuada.

1 etapa Discorrer sobre a importncia do conhecimento sobre as quatro operaes, inclusive sobre a influncia desses conhecimentos no dia a dia, em casa, na padaria, na sorveteria, etc. 2 etapa Chamar um aluno lousa e pedir para o mesmo escrever alguns nmeros aleatrios espaados entre si, depois colocar sinais aleatrios das quatro operaes entre esses nmeros e buscar o resultado da operao mentalmente, podendo usar os dedos, riscos na lousa, ou seja, criar seu mtodo prprio de resoluo.

3 etapa Discorrer para os colegas como ele chegou ao resultado apresentado. 4 etapa A partir das etapas anteriores estimular a discusso na sala sobre as possibilidades de resoluo da proposio resolvida na lousa e pedir que os alunos busquem uma maneira de resolver e depois expliquem como encontraram o resultado. Organizar uma discusso entre o grupo a fim de analisar a proposio. Aproveitar o momento para explorar tambm as diferentes respostas apresentadas e os erros mais comuns. Os alunos devem buscar argumentos a favor ou contra para cada resultado.

5 etapa Apresentar outra srie de proposies para que os alunos encontrem maneiras de resolver adies, subtraes, multiplicaes e divises, levando-os a estabelecer relaes as propriedades das mesmas.

Avaliao Pedir aos alunos para criarem proposies e descreverem como procederam para solucionarem essa proposio. Verificar o aprendizado com novos clculos.

You might also like