You are on page 1of 7

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS CONCURSO PBLICO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE

ENFERMEIRO (todas as especialidades)


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 40 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: PROVAS QUESTES PONTOS Lngua Portuguesa III Conhecimentos Especficos do cargo e da Legislao do SUS 1a 6 a 11 a 21 a 31 a 5 10 20 30 40 2,0 3,0 1,5 2,5 3,5

b) um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas.

02 03 04 -

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma opo anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares, pagers ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. O candidato s poder ausentar-se do recinto das provas aps 30 (trinta) minutos contados a partir do incio das mesmas e, por motivos de segurana, NO poder levar o Caderno de Questes.

06 -

07 -

08 09 10 11 -

www.pciconcursos.com.br

MAIO / 2005

SEMSA

LNGUA PORTUGUESA III


Como Ns
A mulher atravessou o foyer antigo, de paredes redondas, com o envelope nas mos. Dentro dele havia uma caixa, e dentro da caixa as jias de sua av, que acabara de resgatar do cofre do banco. A mulher desceu os trs degraus de granito escuro que iam dar na calada e olhou para os lados. Precisava tomar um txi, talvez fosse perigoso andar com aquela caixa pelo Centro da cidade. Fez sinal para um que se aproximava. Durante o trajeto para casa, teve mpetos de abrir o envelope e examinar a caixa, mas se conteve. Precisava fazer isso como se fora um ritual, em solido e silncio. Tinha das jias de sua av uma lembrana vvida, mltipla, colorida. No sabia se correspondia realidade, mas era assim que sua memria decretara. Lembrava-se de quando ela e o irmo pediam av para manusear as pulseiras, os colares, os anis. A ela, menina, aquelas jias pareciam um verdadeiro tesouro, principalmente por causa das pedras coloridas. Hoje, adulta, sabia bem que pedras coloridas em geral so semipreciosas e portanto de menor valor, mas quando era criana essa variao de cor que mais a fascinava. Quando chegou em casa, sentou-se no cho da sala, junto mesinha de centro, e, com um suspiro profundo, tirou a caixa do envelope. Era uma caixa de laca escura, com um fecho de encaixe, que se abriu com um estalo. E dentro, sobre o forro de um vermelho aveludado, surgiram vrias outras caixas, em tamanhos e cores diferentes, alm de pequenos volumes de papel de seda, tudo muito bem arrumado de forma a que as jias no ficassem soltas, batendo-se para l e para c. Fazendo espao na mesa de centro, a mulher comeou a abrir as caixinhas e os embrulhos de papel. Reconheceu quase todas as jias. A aliana de brilhantes, o anel de gua-marinha com o engaste de ouro, meio bruto, sustentando a pedra enorme (embora lhe parecesse menor do que a lembrana que guardava), a pulseira de ouro tranada como pele de cobra, os brincos com gotinhas de rubi, o broche de pedras semipreciosas em vrias cores, formando um buqu de flores. Ah, e as prolas. O colar de trs voltas, o anel, o par de brincos. Pegou nestes ltimos e, depositando-os na palma da mo, examinou-os. Mas logo viu que havia algo errado: uma das prolas estava menor que a outra, um tanto fosca, j sem o brilho liso e nacarado que faz o encanto das prolas.
50

55

A mulher ergueu-se com o brinco na mo e foi at o canto do sof, acendendo o abajur. Era pena. A prola estava murcha, a superfcie se tornara enrugada e sem vida. Lembrou-se ento de uma reportagem a que assistira na televiso sobre o cuidado que preciso tomar com as prolas. Ao contrrio das outras gemas preciosas, capazes de atravessar sculos intactas, as prolas so suscetveis ao do tempo, podem ser arranhadas, perder o brilho, murchar. Talvez por isso sejam to especiais, pensou a mulher. Quase humanas. Porque h na beleza das prolas uma centelha do efmero. Elas so como ns. As prolas morrem.
SEIXAS, Helosa. Contos Mnimos. Domingo, RJ, 01 fev. 2004.

10

1
De acordo com o texto, as prolas so como ns por serem: (A) perenes. (B) perecveis. (C) perfeitas. (D) resistentes. (E) perdurveis.

15

2
Das jias, o que mais fascinava a menina era o(a): (A) valor. (B) brilho. (C) desenho. (D) colorido. (E) variedade.

20

3
A narrativa entremeada de algumas descries. Qual o pargrafo em que, principalmente, se descrevem as jias? (A) 1o (B) 2o (C) 3o (D) 4o (E) 5o

25

4
sentou-se no cho da sala, junto mesinha de centro, e, com um suspiro profundo, tirou a caixa do envelope. (l. 23-25) A emoo da mulher se justifica porque: (A) o contedo da caixa poderia estar desfalcado. (B) as jias da av evocavam lembranas afetivas da infncia. (C) talvez as jias valessem menos do que supunha. (D) gostava de apreciar em silncio a beleza das prolas. (E) temia o desgaste produzido pelo tempo nas peas guardadas.

30

35

5
Precisava fazer isso como se fora um ritual, em solido e silncio. (l. 11-12) A forma verbal destacada equivale, no texto, a: (A) for. (B) foi. (C) fosse. (D) seria. (E) tivesse sido.

40

45

2
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

6
tudo muito bem arrumado de forma a que as jias no ficassem soltas, (l. 30-31) Os advrbios em destaque exprimem, respectivamente, circunstncias de: (A) intensidade lugar. (B) intensidade modo. (C) modo lugar. (D) modo intensidade. (E) causa conseqncia.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS DO CARGO E DA LEGISLAO DO SUS


11
O ensino da sade e a promoo de sade tm como meta encorajar as pessoas para uma vida saudvel prevenindo doenas evitveis. Assim, a questo da promoo da sade tornou-se fundamental na poltica de sade devido necessidade de controlar gastos e de: (A) oferecer servios de prticas alternativas de sade. (B) reduzir doenas e mortes desnecessrias. (C) detectar condies de sade assintomticas. (D) dar ateno de sade a grupos especficos. (E) ampliar o quantitativo de profissionais de sade.

7
Assinale a frase que apresenta ERRO de concordncia nominal do vocbulo em destaque. (A) Ela mesmo examinou as prolas. (B) A mulher andou meia quadra e entrou num txi. (C) Ao ficar s na sala, retirou a caixa do envelope. (D) As jias estavam bastante protegidas sobre o forro de veludo. (E) Retirou da caixa uma aliana e um anel pequenos.

12
Os protocolos que governam o ambiente cirrgico abordam aspectos como a sade da equipe, a limpeza das salas, a esterilizao do instrumental e equipamentos e a paramentao na sala de operaes. Quando h grande possibilidade de o paciente adquirir infeco grave no intra-operatrio, antibiticos profilticos podem ser prescritos e administrados. A quantas horas do incio da inciso cirrgica isto pode ser realizado? (A) 2 (B) 4 (C) 6 (D) 8 (E) 10

8
A prola estava murcha, (l. 49) O termo em destaque : (A) sujeito. (C) objeto indireto. (E) predicativo do sujeito.

(B) objeto direto. (D) adjunto adnominal.

9
Quando a mulher ________ as jias ficar emocionada. Se ________, ela poder guard-las outra vez no banco. Marque a opo que completa corretamente as frases. (A) ver quiser. (B) ver querer. (C) vir quiser. (D) vir quizer. (E) visse quisesse.

13
O exame fsico parte integrante da avaliao de enfermagem. Dentre as tcnicas utilizadas, est a percusso, que se traduz pela aplicao da fora fsica em som mediante a vibrao com um objeto firme. O uso da percusso melhor descrito nos distrbios do: (A) sistema vascular. (B) sistema nervoso. (C) trax e abdmen. (D) crescimento e desenvolvimento. (E) aparelho locomotor.

10
Analise as trs frases: I No sabia se correspondia realidade, (l. 13-14) II Lembrava-se de quando ela e o irmo pediam av... (l. 15) III Mas logo viu que havia algo errado: (l. 43-44) Das oraes destacadas, qual(is) exerce(m) a funo de objeto direto? (A) I, somente. (B) II, somente. (C) III, somente. (D) I e II, somente. (E) I e III, somente.

14
Os conceitos, a anlise e a prtica das questes morais, deontolgicas, ticas e bioticas introduzem uma direo tico-filosfica denominada modelo tico. Considerando que as normas dos cdigos de tica incluem os bons princpios, conclui-se que estes cdigos seguem um modelo tico classificado como: (A) idealizante. (B) tradicional. (C) social. (D) problematizador. (E) esttico.

3
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

15
A expresso Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade de assistncia, constante no Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, est includa no captulo: (A) I Dos princpios fundamentais. (B) II Dos direitos. (C) III Das responsabilidades. (D) IV Dos deveres. (E) V Das proibies.

19
A sade vista como resultado do estilo de vida que orientado para o bem-estar, gerando preveno de doenas e promoo da sade. O resultado tem sido a evoluo de ampla variao de estratgias, dentre estas a prtica de: (A) reabilitao. (B) autocuidado. (C) automedicao. (D) tratamento alternativo. (E) tratamento medicamentoso.

16
A resoluo que estabelece parmetros para o dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Instituies de Sade indica que a distribuio percentual deve observar o sistema de classificao de pacientes. Assim, para a assistncia intensiva, o percentual de enfermeiros deve ser: (A) igual ao de enfermeiros da assistncia mnima e intermediria. (B) maior que o de enfermeiros da assistncia semi-intensiva. (C) igual ao de tcnicos de enfermagem da assistncia intensiva. (D) igual ao de enfermeiros da assistncia semi-intensiva. (E) menor que o de tcnicos de enfermagem da assistncia intensiva.

20
Nas creches, os bebs e as crianas pequenas podem estar em maior risco de apresentar diarria devido Shigella, Salmonella, Rotavirus, E.Coli endopatognica e Giardases, o que conhecido como a diarria da creche. No combate a essa situao, a principal medida preventiva o(a): (A) uso de fraldas descartveis. (B) uso de gua esterilizada. (C) uso de dieta hiperproteica. (D) isolamento dos infectados. (E) lavagem das mos.

21
As queimaduras constituem a segunda causa principal de mortes acidentais na infncia, ocorrendo a maior incidncia em crianas com menos de cinco anos de idade. Os sintomas de choque surgem logo depois da queimadura e podem ser reconhecidos por: I - glicosria; II - taquicardia; III - hipotenso; IV - cianose; V - palidez. Est(o) correto(s) o(s) sintoma(s): (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II, III e IV, apenas. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

17
O pargrafo nico do artigo 2o da Lei 7498/86 dispe sobre os exercentes membros da equipe de enfermagem. Desde 1995 h um projeto de lei em tramitao que insere um novo profissional como membro da equipe de enfermagem executando servios auxiliares sob superviso. Trata-se do: (A) Tcnico de Enfermagem. (B) Auxiliar de Enfermagem. (C) Auxiliar de Servios Diversos. (D) Visitador Sanitrio. (E) Agente Comunitrio de Sade.

18
A equipe de enfermagem envolve a participao de um lder e dos membros da equipe que se responsabilizam pelos cuidados de enfermagem dispensados a um grupo de pacientes. O papel de liderana do enfermeiro percebido como especializado e considerado como um processo que envolve quatro componentes: tomada de deciso, relao, influncia e facilitao. A base de todo este processo o(a): (A) trabalho em equipe. (B) princpio cientfico. (C) observao sistematizada. (D) comunicao eficaz. (E) relao interpessoal.

22
Para pacientes com distrbios hematolgicos, os exames laboratoriais rotineiros incluem hemograma completo, esfregao de sangue e dosagem de ferro. As amostras podem ser obtidas por puno cutnea ou venosa e o paciente orientado a fazer: (A) jejum de 12 horas. (B) jejum de 8 horas. (C) dieta pobre em ferro. (D) dieta rica em ferro. (E) alimentao usual.

4
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

23
A anemia aplstica um distrbio caracterizado por hipoplasia da medula ssea ou aplasia, que resulta em quantidades insuficientes de hemcias, leuccitos e plaquetas, caracterizando um quadro de pancitopenia. Nesse caso, a descrio de diagnsticos de enfermagem est relacionada a riscos de: (A) infeco e sangramento. (B) infeco e desnutrio. (C) sonolncia e sangramento. (D) desnutrio e sangramento. (E) desnutrio e sonolncia.

27
A broncoscopia a inspeo direta e a observao da laringe, traquia e brnquios atravs de broncoscpio flexvel ou rgido. A enfermeira deve estar alerta para complicaes aps o procedimento, observando, alm da dispnia, alguns sinais: I II III IV V febre; cianose; hemoptise; arritmia; desidratao.

24
O teste de tolerncia glicose oral conhecido como curva glicmica avalia a resposta da insulina a uma carga de glicose de, em mdia, 75 gramas, e diagnostica o Diabetes Mellitus quando o valor, aps 2 horas, de 200 mg/dl ou mais. O paciente, ao ser preparado para este teste, deve ser orientado a: (A) alterar dieta usual reduzindo gordura nas 72 horas precedentes. (B) alterar dieta usual reduzindo glicose nas 72 horas precedentes. (C) manter dieta usual nas 72 horas precedentes. (D) manter dieta usual aumentando ingesta de lquidos. (E) manter apenas ingesta de lquidos nas 72 horas precedentes.

Est(o) correto(s) o(s) sinal(ais): (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, IV e V, apenas. (E) II, III e IV, apenas.

28
A gestao normal dura, em mdia, 280 dias. Quando a senhora Mrcia iniciou o acompanhamento pr-natal, informou enfermeira Carla a data da sua ltima menstruao (DUM) como tendo sido 25 de abril de 2004. A data provvel do parto (DPP) calculada segundo a Regra de Ngele : (A) 02/12/2004 (B) 31/12/2004 (C) 05/01/2005 (D) 02/02/2005 (E) 05/02/2005

25
O diabetes um distrbio endcrino decorrente da baixa produo de insulina pelo pncreas e caracteriza-se por nveis de glicemia superiores a 110 ml/dl. Esta doena tem duas classificaes: tipo 1 insulino-dependente, e tipo 2 no insulino-dependente. A epidemiologia registra entre o tipo 1 e o tipo 2, respectivamente, a seguinte relao proporcional: (A) 10% e 90% (B) 20% e 80% (C) 40% e 60% (D) 60% e 40% (E) 80% e 20%

29
O parto via vaginal, sem utilizao de frceps e com ou sem episiotomiorrafia, pode permitir purpera alta precoce. Reconhecem-se questes econmicas nos cuidados de sade que afetam a prtica da enfermagem e exigem acompanhamento domiciliar quando hospitais adotam a alta precoce ps-parto no perodo de: (A) 12 a 24 horas. (B) 24 a 36 horas. (C) 36 a 48 horas. (D) 48 a 60 horas. (E) 60 a 72 horas.

26
A Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, SIDA, em ingls, AIDS, a forma mais grave da infeco pelo vrus da imunodeficincia humana, em ingls, HIV, um retrovrus que ataca o sistema imunolgico, em especial os linfcitos T4. Ao penetrar no corpo, o HIV liga-se de maneira mais eficaz s molculas: (A) CD1 (B) CD2 (C) CD3 (D) CD4 (E) CD5

30
Para o diagnstico hormonal de gravidez pode-se dosar no sangue a gonadotrofina corinica humana em sua frao ( Beta HCG). Os nveis mximos de HCG, que variam de 50.000 a 100.000 mUI/ml, so alcanados em torno da: (A) 3a semana. (B) 7a semana. (C) 10a semana. (D) 13a semana. (E) 16a semana.

5
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

31
Um dos controles realizados no acompanhamento do trabalho de parto a avaliao dos batimentos cardacos fetais (BCF). Quando a enfermeira do centro obsttrico identifica uma desacelerao durante a ausculta de um feto, seqencialmente, deve: (A) manter decbito dorsal, fazer monitorao eletrnica, comunicar ao mdico. (B) comunicar ao mdico, auxiliar na monitorao eletrnica, preparar sala de cirurgia. (C) estimular a deambulao, fazer monitorao eletrnica, comunicar ao mdico. (D) colocar em decbito lateral, fazer monitorao eletrnica, comunicar ao mdico. (E) colocar em decbito lateral, verificar sinais vitais maternos, comunicar ao mdico.

36
Constitui o Sistema nico de Sade (SUS) o conjunto de aes e servios de sade prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais: I - da Administrao Direta; II - da Administrao Indireta; III - das Fundaes mantidas pelo Poder Pblico. Est(o) correto(s) o(s) item(ns): (A) I, apenas. (C) I e II, apenas. (E) I, II e III. (B) II, apenas. (D) II e III, apenas.

37
A Lei no 8.080/90, que, entre outros aspectos, dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, estabelece que a participao da iniciativa privada no Sistema nico de Sade ser em carter: (A) obrigatrio. (B) prioritrio. (C) complementar. (D) proporcional participao do Poder Pblico. (E) excepcional, restrito s entidades filantrpicas e sem fins lucrativos.

32
A avaliao da atividade uterina de trabalho de parto pode ser invasiva ou no invasiva. Na monitorao externa no invasiva, atravs da palpao abdominal do fundo do tero, o enfermeiro reconhece que no h preciso da atividade uterina em relao a: (A) intensidade e freqncia. (B) intensidade e durao. (C) intensidade e tnus de repouso. (D) freqncia e durao. (E) freqncia e tnus de repouso.

38
No que se refere gesto financeira do Sistema nico de Sade (SUS), est correto afirmar que metade dos recursos destinados aos municpios ser distribuda, independente de qualquer procedimento prvio, segundo o(as): (A) perfil epidemiolgico da populao a ser coberta. (B) desempenho tcnico, econmico e financeiro no perodo anterior. (C) ressarcimento do atendimento a servios prestados para outras esferas de Governo. (D) quociente de sua diviso pelo nmero de habitantes do municpio. (E) caractersticas quantitativas e qualitativas da rede de sade na rea.

33
Ao examinar a pele do recm-nascido, a enfermeira deve analisar turgor, vrnix, ressecamento, distribuio de plos e colorao. A colorao avermelhada causada pelo alto nvel de hemcias em relao ao volume sangneo registrada no pronturio como: (A) cianose. (B) pletora. (C) ictercia. (D) palidez. (E) meconial.

34
O corpo do recm-nascido responde prontamente s alteraes da temperatura ambiente. Entre os recursos fisiolgicos para evitar a perda de calor est a: (A) suco dbil. (B) mico freqente. (C) gordura marrom. (D) respirao rpida. (E) posio defletida.

39
Em tempo de paz, os servios de sade das Foras Armadas podero integrar-se ao Sistema nico de Sade (SUS): (A) apenas em situaes emergenciais ou de calamidade pblica na rea de sade. (B) conforme convnio firmado para esse fim. (C) por determinao unilateral dos Chefes dos Poderes Executivos Federal, Estadual ou Municipal. (D) por determinao unilateral dos Comandantes da Marinha, Exrcito ou Aeronutica. (E) mediante autorizao legislativa especfica.

35
Considerando o aumento do risco da Sndrome da Morte Sbita Infantil (SMSI), recomenda-se que todos os recmnascidos a termo, para dormir, sejam posicionados em: (A) decbito ventral. (B) decbito dorsal. (C) decbito lateral direito. (D) decbito lateral esquerdo. (E) genupeitoral livre.

6
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

40
O oramento da Seguridade Social destinar ao Sistema nico de Sade (SUS) os recursos necessrios realizao de suas finalidades, de acordo com a receita estimada. A Lei no 8.080/90 prev outras fontes de financiamento do SUS, entre as quais NO se incluem os recursos provenientes de: (A) parcela dos impostos arrecadados pela Unio, Estados e Municpios, prevista nos respectivos oramentos fiscais. (B) alienaes patrimoniais. (C) doaes e donativos. (D) taxas e multas arrecadadas no mbito do SUS. (E) servios que possam ser prestados sem prejuzo da assistncia sade.

7
ENFERMEIRO (todas as especialidades)

www.pciconcursos.com.br

You might also like