You are on page 1of 9

SIGA SUA NATUREZA

OSHO

"Esta uma das mais belas declaraes: 'Olhe para o seu corao. Siga a sua natureza'. Buda no est dizendo, siga as escrituras. Ele no est dizendo, siga-me. Ele no est dizendo, siga certas regras de conduta. Ele no est ensinando a voc qualquer moralidade. Ele no est tentando criar um certo carter em voc, porque todo carter uma bela cela de uma priso. Ele no est dando a voc um certo caminho para viver. Em vez disso, ele est lhe dando coragem para seguir a sua prpria natureza. Ele quer que voc seja corajoso o bastante para ouvir o seu prprio corao e seguir, de acordo com ele. 'Siga a sua natureza' quer dizer: flua com voc mesmo. Voc a escritura... e escondido l no fundo de voc ainda est uma pequena voz. Se voc se tornar silencioso, voc ser guiado por ela.

O Mestre tem apenas que tornar voc consciente de seu Mestre interior. A a sua funo estar completa. A ele poder deixar voc consigo mesmo, ele poder mandar voc de volta para voc mesmo. A proposta de um Mestre no escravizar um discpulo, a proposta de um Mestre libert-lo, lhe dar total liberdade. E essa a nica possibilidade de se atingir a liberdade total: 'Siga a sua natureza'.

Por 'natureza', Buda quer dizer Dhamma. Assim como da natureza da gua fluir para baixo e da natureza do fogo se expandir para o alto, assim existe uma certa natureza escondida dentro de voc. Se todos os condicionamentos que foram impostos a voc pela sociedade forem removidos, de repente voc ir descobrir a sua natureza.

A sua natureza tornar-se Deus. Ais Dhammo sanantano essa a lei eterna e inesgotvel: sua natureza tornar-se Deus. O homem um Deus em potencial, um bodhisattva. O significado do homem tornar-se Deus. Menos do que isso no ir satisfazer voc, menos do que isso no ter utilidade. Voc pode ter todo o dinheiro do mundo, todo o poder, todo o prestgio possvel, e ainda assim voc permanecer vazio. A no ser que a sua natureza divina floresa, abra os seus botes, a no ser que voc se torne um ltus, mil ptalas de ltus, a no ser que a sua divindade seja revelada a voc, voc nunca estar satisfeito.

Ao homem religioso comum dito para que permanea satisfeito e contente, em qualquer que seja a situao. Os chamados santos religiosos seguem ensinando s pessoas: 'fique satisfeito'. A satisfao um de seus ensinamentos fundamentais. Esse no o caminho dos verdadeiros Mestres. O Mestre verdadeiro cria o descontentamento em voc, um tal descontentamento que nada neste mundo poder satisfaz-lo. Ele cria um tal anseio em voc, que a no ser que voc alcance o mximo, voc ir permanecer sem fogo, sem chama. Ele cria dor em seu corao, ele cria angstia... porque a vida est escorregando a todo momento, e cada momento que se foi, se foi para sempre, e voc ainda no alcanou Deus e mais um dia j se passou.

Ele cria um tal anseio profundo em voc, uma tal dor em seu corao! Ele cria lgrimas em seus olhos, porque somente atravs desse divino descontentamento, voc ir se mover, voc dar o salto quntico, o salto maior em direo ao desconhecido. Somente atravs desse divino descontentamento que voc reunir todas as suas energias e se arriscar, indo at a aventura maior que descobrir quem voc .

Siga a sua prpria natureza. A sua natureza a conscincia. Mas os padres disseram a voc: siga certas regras de conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princpios, no a sua natureza. Os padres tm muito medo da sua natureza, porque se voc seguir a sua natureza voc ir sair de seu controle, voc no ser mais um escravo. Voc no ir mais s igrejas, aos templos e aos mosteiros, e voc no ir mais ouvir seus estpidos padres, polticos, os chamados lderes. Eu digo que eles so os 'chamados lderes' porque o que na verdade est acontecendo que pessoas cegas esto guiando pessoas cegas.

Se voc ouvir sua prpria natureza, voc no ir ouvi-los mais. Se voc conhecer a sua prpria voz interior, voc se tornar livre. Ento, a sua voz interior tem que ser esmagada, destruda, completamente destruda, ou pelo menos distorcida de tal maneira que mesmo se voc ouvi-la, voc no poder entend-la. E eles tm sido bem sucedidos. A no ser que voc lute arduamente contra eles, no haver possibilidade de sucesso. A explorao deles to velha, a opresso deles to antiga, as estratgias deles so to espertas... e eles tm um poder infinito em suas mos. E quem voc individualmente contra eles?

Mas se voc for para dentro, se voc ouvir o seu corao, voc ir alcanar um tal poder que nenhum poder na Terra poder escraviz-lo de novo. Siga a sua natureza. Mas como seguir a sua natureza, se voc no sabe o que ela ? E no lhe permitido saber o que ela ! Voc recebeu instrues precisas sobre o que fazer: o que comer, quando levantar-se de manh, quando ir para a cama...

Voc recebeu instrues precisas. Aquelas instrues, se seguidas, fazem de voc um escravo. Se no seguidas, fazem de voc um criminoso. Se seguidas, voc se torna um santo, mas um escravo. As pessoas iro ador-lo, respeit-lo, mas todo esse respeito um entendimento mtuo: 'Se voc seguir as nossas instrues, ns respeitaremos voc. Se voc no seguir, voc ir para a priso.'

Trecho de palestra (junho, 1979) http://osho-br.blogspot.com

You might also like