You are on page 1of 12

PROJETO TRAVESSIA: APOIO PSICOLGICO A ADOLESCENTES GRVIDAS DE ITUMBIARA - GO.

Marisa Aparecida Elias1 Moiss Fernandes Lemos2 Sabrina Alves de Faria3 RESUMO O Brasil se depara contraditoriamente com, de um lado o estmulo sexualidade pela mdia, e de outro lado se exige do poder pblico oferta de programas voltados orientao sexual, planejamento familiar e aes de preveno que diminuam a incidncia de gestao na adolescncia. No obstante, as adolescentes grvidas e jovens mes precisam de alternativas para continuar sua profissionalizao, garantir o sustento do filho, abrindo perspectivas para um futuro melhor. Frente a essa realidade e cientes do papel das instituies de ensino no sentido de transformar a realidade brasileira na qual se encontram inseridas, foi proposta, pelo curso de Psicologia, a realizao do presente projeto de extenso universitria. Seu objetivo geral foi oferecer apoio psicolgico a adolescentes grvidas, prevenindo a ocorrncia da segunda gestao e oferecendo informaes bsicas relativas sade em perodo crtico da vida das adolescentes. O projeto ocorre nas dependncias de hospital pblico municipal da cidade de Itumbiara GO e est em andamento desde 2006 com o levantamento de dados preliminares e o atendimento ao pblico alvo em 2007. Como mtodo de interveno previase a realizao de grupos operativos de adolescentes grvidas, com at 12 participantes, a serem atendidos na sala de espera durante o pr-natal, mas em face das dificuldades apresentadas optou-se por atendimentos individuais a grvidas e/ou parturientes nas dependncias do hospital. Em 2007, foram realizados 250 atendimentos. Foram analisados problemas emocionais decorrentes da gravidez desejada e indesejada, sendo repassadas informaes para a melhoria da relao me/filho, utilizao de mtodos preventivos gravidez e planejamento familiar, espao de escuta e acolhimento no ambiente hospitalar, alm de problemas decorrentes da gravidez, amamentao, parto e puerprio. Os alunos tiveram contato direto com pessoas em situao de risco, propiciando anlise crtica da situao, e a atuao por meio de uma escuta acolhedora. Observou-se mudana positiva na relao entre os profissionais de enfermagem e as parturientes em funo da interveno das alunas estagirias. Palavras-chave: Apoio psicolgico, adolescncia, gravidez, preveno.

Introduo A definio de adolescncia gerou, ao longo da histria, algumas controvrsias, sendo o estgio do desenvolvimento tomado primeiramente em funo de aspectos meramente biolgicos, e posteriormente em funo de caractersticas biolgicas, psicolgicas e sociais.

2 Portanto, cabe repassar alguns desses conceitos, verificando sua evoluo ao longo da histria. Autores com uma leitura mais organicista concebem a adolescncia prioritariamente em funo do desenvolvimento fsico e cronolgico, por exemplo, Ribeiro, et. al. (2000) definem a adolescncia como sendo:
[...] o perodo compreendido entre 10 e 19 anos, no qual acontecem grandes mudanas fsicas e psicolgicas. Entre 10 e 14 anos haveria o surgimento dos caracteres sexuais secundrios e, entre 15 e 19 anos, a finalizao do crescimento e desenvolvimento morfolgicos (RIBEIRO, et. al., 2000, p. 137).

A prpria legislao brasileira acaba por fazer referncia aos critrios cronolgicos na definio da adolescncia ao estabelecer o Estatuto da Criana e Adolescncia ECA. Afirma a Lei: Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa com at 12 anos de idade incompletos e, adolescente aquele entre 12 e 18 anos de idade (Lei 8069, 1990, Art. 2, p.2). Ao definir o termo no se pode negligenciar as contribuies da Psicanlise, cabendo destaque a anlise de Gallatin (1978), que sintetizando as teorias psicanalistas que tendem a discorrer sobre a adolescncia e avaliar seu significado em termos do ciclo vital, examina a relao tanto aos perodos do desenvolvimento precedentes quanto aos posteriores, destacando trs delas:
Hall, o primeiro psiclogo a realizar uma anlise detalhada da adolescncia, explica a alegada tempestade e tormenta do perodo como evidncia de que o que ocorre uma recapitulao de um momento anterior da histria humana. Anna Freud, cujo pai, Sigmund Freud, influenciou profundamente a moderna viso da infncia, explica o turbilho da adolescncia em termos do ressurgimento da sexualidade infantil. E Sullivan, que reagiu contra as tendncias reducionistas da Psicanlise ortodoxa, atribui a mesma tempestade e tormenta s dificuldades de integrar a sexualidade e outras necessidades interpessoais (GALLATIN, 1978, p. 103).

De uma forma, ou de outra, as referidas teorias fazem meno ao ciclo vital, mas, no obstante, a viso da adolescncia como um perodo de tempestade e tormenta refutada e tida como uma decorrncia da cultura de cada povo, principalmente aps a publicao da obra Crescendo em Samoa de M. Mead (1928) que Calligaris (1978) resume assim: [...] em uma sociedade aberta como a nossa onde a funo social de cada um no decidida de antemo a adolescncia um momento de grande intensidade dramtica, por ser o tempo da possibilidade (e necessidade) de preparar e fazer escolhas decisivas para a vida futura (CALLIGARIS, 1978, p. 305). Aps as pesquisas de M. Mead ficou demonstrado que a adolescncia est diretamente relacionada aos padres culturais, podendo inclusive ser tomada apenas como um perodo do

3 desenvolvimento humano sem grande destaque ou turbulncia (GALLATIN, 1978; BOCK, FURTADO; TEXEIRA, 2002). Continuando a discorrer sobre as teorias psicanalticas, Gallatin destaca um momento da obra de Erikson em que o referido autor apresenta uma viso mais elaborada do que seja a adolescncia e suas implicaes no desenvolvimento humano. Para ele a adolescncia pode ser caracterizada como o perodo em que:
Os jovens devem tornar-se pessoas totais por seu prprio esforo, e isto durante um estgio de desenvolvimento caracterizado por uma diversidade de mudanas no crescimento fsico, maturao genital e conscincia social. Eu denominei sentido de identidade interior a totalidade a ser alcanada neste estgio. A fim de experimentar a totalidade, o jovem deve sentir uma continuidade progressiva entre aquilo que ele vem sendo durante os longos anos da infncia e o que promete converter-se num futuro antecipado; entre aquilo que ele se concebe ser e o que percebe que os outros vem nele e esperam dele. Individualmente falando, a identidade inclui a soma de todas as sucessivas identificaes daqueles primeiros anos quando a criana queria ser, e era freqentemente forada a tornar-se quilo que as pessoas de quem dependia queriam que ela fosse. A identidade um produto nico, que encontra agora uma crise a ser resolvida apenas atravs de novas identificaes com os companheiros de mesma idade e com as figuras dos lderes, fora da famlia. (ERIKSON, 1968, apud, GALLATIN, 1978, p. 15-16).

Portanto, Erikson amplia os conceitos anteriores caracterizando a adolescncia como uma diversidade de mudanas que envolvem o crescimento fsico, maturao genital e conscincia social, mas, sobretudo, um processo que implica na formao da identidade que se d por meio da identificao com figuras pertencentes cultura, ou seja, ao meio social. A definio de Erikson aproxima-se do conceito moderno de adolescncia, trazendo caractersticas que so destacadas por Bock, Furtado e Texeira (2002). Segundo esses autores
[...] a adolescncia no pode ser definida como uma fase do desenvolvimento, mas como um perodo de vida que apresenta suas caractersticas sociais e suas implicaes na personalidade e identidade do jovem [...] D-se o nome de adolescncia ou juventude fase caracterizada pela aquisio de conhecimentos necessrios para o ingresso do jovem no mundo do trabalho e de conhecimentos e valores para que ele constitua sua prpria famlia. A flexibilidade do critrio, que nos pode levar a categorizar algum com vinte e cinco anos como adolescente e algum com quinze, como adulto [...]. (BOCK, FURTADO, TEXEIRA, 2002, p. 294).

No obstante aos aspectos sociais que esto diretamente relacionados adolescncia e improcedncia de se definir o termo apenas em decorrncia de critrios cronolgicos, o jovem ocidental experimenta dissonncias, procurando se adequar s contradies experimentadas nesse perodo, ora evitando a norma e adeso ao grupo juvenil, ora questionando valores familiares. Como isso nem sempre possvel, observa-se no adolescente

4 um estado de angstia e ambigidade, em que ele no mais menino e ainda no pode ser considerado um adulto. Frente s mudanas experimentadas pelos adolescentes em nossa cultura diversos problemas se apresentam, dentre os quais: o uso indevido de drogas, a delinqncia juvenil, o abandono do ensino formal e conseqentemente a baixa qualificao profissional, e a gravidez na adolescncia, que nem sempre levada a termo, engrossando as estatsticas de aborto provocado ou induzido (FONSECA, et. al., 1999; RIBEIRO, et. al., 2000; OLINTO, MOREIRA FILHO, 2006). Belo e Pinto e Silva (2004, p. 478) relatam que [...] no perodo de 1935 a 1995, podese observar que a fecundidade precoce, aquela entre 15 e 19 anos, tem aumentado em relao faixa etria de 20 aos 24 anos. Segundo Paiva, Caldas e Cunha (1998) as conseqncias da gravidez esto diretamente relacionadas com questes sociais, afirmam eles:
[...] a juventude atual fortemente afetada pelas mudanas que vm ocorrendo nas relaes entre a famlia, a escola, o mercado de trabalho e demais agentes sociais. As conseqncias de se tornar me precocemente so: a perda de liberdade, adiamento ou comprometimento dos projetos de estudos, limitao de perspectivas de ingresso no mercado de trabalho, aproveitamento pelo das oportunidades para completo desenvolvimento pessoal. E at mesmo a ter opes de vida e oportunidades para um pleno desenvolvimento pessoal e que tm direito (PAIVA; CALDAS; CUNHA, 1998, apud, BELO; PINTO; SILVA, 2004, p. 480).

Para Ribeiro, et. al. (2000, p. 137) [...] Torna-se cada vez mais claro que a gravidez na adolescncia primariamente um problema social que pode acarretar conseqncias mdicas srias que colocam em risco a vida da prpria adolescente, dentre elas o aborto. Segundo Olinto e Moreira Filho (2006, p. 365) Considera-se aborto induzido, ou aborto provocado, o trmino da gestao devido interferncia deliberada antes que o feto seja capaz de ter vida extra-uterina, e inclui aqueles previstos ou no por lei. Segundo o Cdigo Penal Brasileiro (1999) o aborto classificado entre os crimes contra a vida e prev duas excees: nos casos de estupro e de risco de vida para a me, [...] Mas a ilegalidade do aborto no tem impedido que ele ocorra indiscriminadamente entre as diferentes classes sociais no Brasil (OLINTO; MOREIRA FILHO, 2006, p. 365). Fonseca, et. al. (1999) tentando identificar os determinantes do aborto provocado entre mulheres admitidas por complicaes decorrentes de aborto, nos hospitais maternidades pblicas de Fortaleza CE entrevistaram 4.359, sendo que 66% (sessenta e seis por cento) delas relataram a induo do aborto com o uso isolado do Cytotec (misoprostol) ou associado a outro meio abortivo. O estudo relata que a induo do aborto uma prtica

5 comum entre jovens, solteiras, de baixa paridade, com escolaridade incipiente e no usurias de mtodos contraceptivos. Admitindo outras possibilidades, h que se levar na devida considerao a possibilidade da gravidez ser evitada ou sustentada at o nascimento do beb. Quando a gravidez sustentada, uma das dificuldades a ser enfrentada so as reaes da famlia, que para Lima, et. al. (2004) podem ser assim caracterizadas:
As reaes da famlia diante da adolescente grvida tendem a ser contraditrias, sendo comum a sobreposio dos sentimentos de revolta, abandono e aceitao do "inevitvel". No incio, a rejeio gravidez e o constrangimento podem levar a famlia a tomar atitudes radicais, tais como, expulsar a adolescente de casa, induzir ou forar o aborto e impor responsabilidades, exigindo o casamento ou a unio estvel e a assuno da maternidade. Porm, pode ocorrer uma negociao em torno de quem vai assumir a criana/gravidez, essa pessoa pode ser o prprio pai ou me da criana, seus avs maternos ou qualquer outro parente que se responsabilize pela mesma. As adolescentes, tambm, podem morar com seus companheiros em cmodos anexos aos da famlia de um deles, mantendo vnculos justapostos de filhos e pais (LIMA, et. al. 2004, p. 73).

Outra dificuldade relevante diz respeito aos riscos de vida que esto diretamente relacionados qualidade dos servios de sade, sendo que [...] no Brasil, a gravidez precoce e a freqente inadequao dos servios de sade tm contribudo para o aumento da prevalncia de gestaes de risco e mortalidade materna (COSTA; FORMIGLI, 2000, P. 178). Leal, Gama e Cunha (2005) avaliando as desigualdades raciais e sociodemogrficas na assistncia ao pr-natal e ao parto, entre 1999 e 2000, na cidade do Rio de Janeiro, com 9.633 purperas, constataram que alm de inadequaes acima relatadas, apresentam dois nveis de descriminao, a educacional e a racial, perpassando a esfera da ateno oferecida pelos servios de sade populao de purperas. Frente possibilidade da gravidez ser evitada outro agravante dificulta a adoo de mtodos contraceptivos eficazes, implicando na mudana de valores ou paradigmas entre os pais, que Suplicy descreve assim:
[...] a questo da sexualidade mudou to rapidamente, nas ltimas dcadas, que deixou os pais meio perdidos. Antigamente as famlias no tinham muitas dvidas em saber o que era certo ou errado; o que podiam permitir ou no. Hoje vivemos um momento difcil para a construo de um sistema de valores sexuais (SUPLICY, apud, CANO; FERRIANI; GOMES, 2000, p. 21).

Como decorrncia dessa mudana de paradigma e dos problemas existentes entre as propostas educativas e suas viabilizaes por meio do sistema de sade, pode-se constatar que

6 a [...] a iniciao sexual precoce entre adolescentes tem acarretado uma preocupao cada vez maior entre profissionais de sade, pais e professores em decorrncia da falta de conhecimentos sobre concepo e uso de contraceptivos (CANO, FERRIANI, GOMES, 2000, p. 22). No obstante, por um lado, o conhecimento dos mtodos contraceptivos no implica necessariamente no seu uso de maneira correta. Martins, et. al. (2006), objetivando comparar o conhecimento sobre mtodos anticoncepcionais e identificar os fatores associados ao conhecimento adequado dos adolescentes de escolas pblicas e privadas, observaram numa amostra de 1594 adolescentes entre 12 e 19 anos, que o nvel de conhecimento adequado sobre mtodos anticoncepcionais foi baixo para os adolescentes de ambos os tipos de escolas. Os resultados revelaram que, assim como os mais desfavorecidos, os adolescentes de maior nvel socioeconmico necessitam de informaes adequadas sobre planejamento familiar, visando a melhorar esse conhecimento para que se operem mudanas em seu comportamento, ficando claro que esforos devem ser despendidos no sentido de aperfeioar aes preventivas que envolvam os pais, a escola e os rgos de sade. Por outro lado, sabido que cerca de 20% das crianas que nascem a cada ano no Brasil so filhas de adolescentes. Quando esses dados so comparados aos registros da dcada de 70, percebe-se que trs vezes mais garotas com menos de 15 anos engravidam hoje em dia. A maioria no tem condies financeiras nem emocionais para assumir essa maternidade. Acontece em todas as classes sociais, mas a incidncia maior e mais grave em populaes mais carentes. O rigor religioso e os tabus morais internos famlia, a ausncia de alternativas de lazer e de orientao sexual especfica contribuem para agravar o problema. Por causa da represso familiar, algumas adolescentes grvidas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. Com isso, interrompem seu processo de socializao e abrem mo de sua cidadania (PAULICS; FERRON, 2005). Como preveno, exige-se do poder pblico que oferea programas efetivos de orientao sexual e planejamento familiar, em contrapartida ao estmulo sexualidade apresentado pela mdia. Alm disso, as adolescentes grvidas, ou que j so mes, precisam ter alternativas para que possam continuar seus estudos e garantir o sustento do filho. Certo que a soluo do problema no esteja nas mos das prefeituras, ou do Estado, mas aes preventivas podem ser desenvolvidas, diminuindo a incidncia do problema e minimizando seus efeitos negativos na vida das adolescentes. No obstante, considerando que as instituies de ensino superior tm um papel fundamental na reduo dos ndices de gravidez na adolescncia, visto que tais ndices esto

7 associados a diversos fatores, dentre eles a desinformao e considerando ainda que a situao se apresenta como uma oportunidade para o curso de Psicologia comear a abrir perspectivas de formao de futuros profissionais em Itumbiara e regio, foi proposto o projeto ao poder pblico municipal, tendo os seguintes objetivos: Analisar problemas emocionais decorrentes da gravidez na adolescncia (indesejada); Contribuir para melhorar a relao das mes adolescentes com seus filhos; Discutir a utilizao de mtodos preventivos gravidez na adolescncia; Contribuir para adoo de um planejamento familiar; Discutir problemas decorrentes da gravidez, parto e puerprio; Possibilitar aos alunos do curso de Psicologia contatos diretos com adolescentes em situao de risco social, aumentando sua anlise crtica do problema.

2. Procedimentos Metodolgicos O projeto foi desenvolvido em um hospital pblico da cidade de Itumbiara, como uma atividade de extenso universitria do curso de Psicologia, de instituio privada de ensino, localizada no sul goiano. O hospital foi escolhido intencionalmente, em decorrncia do atendimento da demanda da populao assistida pelo Sistema nico de Sade SUS, e ainda pelo fato de dispor de uma ala materno-infantil. A equipe tcnica do projeto foi composta por dois professores, psiclogos, que coordenaram e supervisionaram as atividades, e duas estagirias que desenvolveram as atividades propriamente ditas junto ao pblico assistido. Previa-se, na interveno, a realizao de grupos operativos de adolescentes grvidas, com at 12 participantes, a serem atendidos na sala de espera do Hospital durante o pr-natal, mas foram observadas dificuldades na realizao da atividade, visto que o espao fsico mostrou-se inadequado e no havia demanda suficiente para este tipo de atendimento. Optouse por oferecer atendimento, do tipo focal, s pacientes internadas na ala pr e ps-parto, mediante a solicitao do corpo tcnico do hospital (mdicos e enfermeiros). A fase preliminar do projeto ocorreu de fevereiro a junho de 2006, nas teras e quintas-feiras, das 8h s 12h. Nesta etapa no foram realizados controles adicionais dos atendimentos, alm dos protocolos de internao realizados pela instituio hospitalar. O desenvolvimento das atividades, propriamente ditas, ocorreu durante o ano de 2007, respeitando as mesmas caractersticas da fase preliminar, exceto no que tange ao atendimento

8 da demanda que passou a ocorrer durante toda a semana, mediante a solicitao do corpo tcnico do hospital, sem horrio previsto para sua realizao.

3. Resultados e Discusses

A anlise quantitativa dos dados aponta que foram realizados 250 atendimentos individuais a grvidas e/ou parturientes nas dependncias do hospital, ao longo do ano de 2007. No que tange ao tratamento qualitativo dos dados, foram analisados problemas emocionais decorrentes da gravidez desejada e indesejada e repassadas informaes que tendem a contribuir para melhorar a relao das mes com seus filhos, alm disso, proporcionou-se um espao de escuta e acolhimento s mulheres atendidas. Discutiu-se a utilizao de mtodos preventivos gravidez, buscando a adoo de um planejamento familiar mais eficaz, sendo tambm abordados os problemas decorrentes da gravidez, parto e puerprio. Proporcionou-se maior conscientizao s parturientes com relao ao aleitamento materno, assim como foram oferecidas noes e informaes prticas sobre a importncia da amamentao para o desenvolvimento do beb. Outro tipo de atendimento realizado foi o apoio psicolgico durante o pr-parto, momento em que as gestantes esto bastante assustadas e mobilizadas emocionalmente, necessitando de suporte e apoio, o que pde ser oferecido nos plantes. O projeto tem atingidos seus objetivos, no obstante, ter sido encontradas diversas dificuldades na relao com o hospital, principalmente dificuldades relativas ao relacionamento com sua equipe tcnica, a qual se mostrou, por diversos momentos, incomodada com a atuao das alunas no por inadequao tcnica ou tica das estagirias, mas por incmodos tpicos de disputas territoriais e insegurana profissional dos operadores tcnicos da instituio. Essas questes foram sanadas com profissionalismo e diplomacia pela equipe (coordenao e alunas), como demonstram os resultados atingidos e os exemplos de efetividade do trabalho oferecido. A atuao em instituio seja ela pblica ou privada exige dos profissionais tato e sensibilidade para entender as relaes que se estabelecem dentro e fora delas. As dificuldades aumentaram o aprendizado e prepararam as alunas para lidar com situaes delicadas. Ampliar o servio para o atendimento na ala pr e ps-parto significou um avano nas relaes com o hospital, abrindo espao para um futuro estgio curricular e despertando para a demanda de profissionais atuando diretamente no ambiente hospitalar.

9 Observou-se uma mudana positiva na relao entre os profissionais de enfermagem e as parturientes em funo da interveno das alunas, aumentando a empatia e afetividade nas relaes interpessoais. Pde-se perceber tambm que a atividade do profissional de psicologia no hospital foi gradativamente sendo aceita, reconhecida e valorizada, havendo inclusive solicitao de continuidade do trabalho e da efetivao das estagirias no quadro funcional da instituio, o que de fato no ocorreu por problemas tcnicos (as estagirias no concluram a graduao). Sendo assim, houve a contratao de uma psicloga que passou a trabalhar na ala materno-infantil do hospital. Os resultados atingidos apontam para a necessidade da continuidade do trabalho, visto que essa rea no contava com profissional contratado e tem demanda para tal profissional na equipe, principalmente no que se refere orientao para a amamentao. Trata-se de um hospital amigo da criana, que est montando uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI neonatal com vistas implantao do projeto do governo federal Me Canguru, o que proporcionar maior chance de recuperao aos bebs prematuros e com isso a possibilidade de experincia efetiva s alunas. Quanto solidificao de conhecimento das estagirias, a realizao do projeto possibilitou-lhes contato direto com seres humanos em situao de risco, tais como, aborto espontneo e/ou provocado, nascimento de bebs prematuros de baixo peso, aumentando sua anlise crtica da situao e possibilitando uma atuao por meio de uma escuta acolhedora em suporte emocional. 3.1 Atividades e Afetos Um trabalho dessa monta envolve uma carga emocional considervel, carecendo da devida preparao tcnica dos agentes diretamente envolvidos no processo. Mesmo assim, por mais preparado que o profissional esteja no h como desprov-lo do afeto que permeia o homem como ser-no-mundo, que se vendo imperfeito, busca sentido para sua existncia na interao humana. Ao caracterizar a carga afetiva que envolveu a realizao das atividades na ala materno-infantil do hospital, a seguir, ser apresentado o depoimento de uma das estagirias do Projeto Travessia, que nas entrelinhas do linguajar tcnico, transborda a afetividade que a acompanhou no desenvolvimento de seu trabalho. As parturientes, em sua maioria, so primparas. Portanto, chegam ao hospital trazendo consigo uma carga considervel de incertezas, labilidade de humor, desejos,

10 ansiedades. Durante os meses que l estive, dentre os vrios casos que acompanhei um em especial chamou minha ateno. No incio o caso me instigou aflorando curiosidade com relao configurao da dade me-beb e, consequentemente, no decorrer dos vinte um dias de internao de ambas, devido prematuridade de todo o processo, tanto fsico, quanto psicolgico. Experimentei incertezas com relao verdadeira funo do profissional em um contexto to nico e individual; insegurana por buscar respostas em uma teoria e esta no me respaldar da forma que eu momentaneamente desejava. Angstia, por perceber as limitaes da me em seu papel. Mas, por outro lado, a situao promoveu em mim amadurecimento. Percebi que cada um possui seu tempo e com aquela dupla no era diferente. Os seis ltimos dias em que ficaram no hospital mostraram, como evoluo de um processo, a entrega total da me para com o beb. Entendo essa entrega como reflexo de muitos dias de pontuaes e intervenes para as quais a me s estava amadurecida naquele momento, no momento da alta mdica. Todos esses afetos foram sendo trabalhados medida que amos, caminhando a cada dia, a passos curtos, respeitando o amadurecimento da relao me-beb. Houve a entrega de ambos na construo de uma relao comigo, que consequentemente ampliou o sentido da maternidade para os dois, porque no dizer para os trs: me, filho e estagiria. A experincia neste caso despertou em mim o desejo de dedicarme com mais afinco aos estudos na rea (sic). Concluindo, a verificada mudana de postura dos agentes sociais que atuam no atendimento a grvidas e parturientes (equipe tcnica) e os resultados qualitativos alcanados no desenvolvimento do projeto indicam que esse momento crtico da vida possa ser humanizado; indicam ainda que um trabalho tcnico no precise necessariamente ser sisudo, havendo espao para a manifestao da emoo humana. Um prximo e importante passo a ser dado trabalhar com a preveno da gravidez na adolescncia, evitando que a maternidade, momento mpar na vida da mulher, possa colocar em risco as condies bsicas de seu desenvolvimento, alijando-a de sua cidadania. Assim sendo, seguramente, o investimento na educao o caminho a ser percorrido, cabendo s instituies de ensino superior do Brasil uma efetiva participao neste processo de mudana. Bibliografia BELO, Mrcio Alves Vieira; PINTO E SILVA, Joo Luiz. Conhecimento, atitude e prtica sobre mtodos anticoncepcionais entre adolescentes gestantes. Revista Sade Pblica, So Paulo, v. 38, n. 4, p. 479-87, out/dez, 2004.

11

BOCK, Ana Mercs Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. So Paulo: Saraiva, 2002. BRASIL. Lei n 8069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e Adolescente e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 13 jul.1990. BRASIL. Cdigo penal. Coord. Maurcio Antnio Ribeiro Lopes. 4 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1999. CALLIGARIS, Contardo. A seduo dos jovens. In: GALLATIN, Judith. Adolescncia e individualidade: uma abordagem conceitual da psicologia da adolescncia. So Paulo: HARBRA, 1978, p. 303-05. CANO, Maria Aparecida T.; FERRIANI, Maria das Graas Carvalho; GOMES, Romeu. Sexualidade na adolescncia: um estudo bibliogrfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeiro Preto, v. 8, n 2, p. 18-24, abr, 2000. COSTA, Maria Conceio O.; FORMIGLI, Vera Lcia A. Avaliao da qualidade de servio de sade para adolescentes. Revista Sade Pblica, So Paulo, v. 35, n. 2, p. 177-84, jun, 2000. FONSECA, Walter; Et. al. Determinantes do aborto provocado entre mulheres admitidas em hospitais em localidade da regio nordeste do Brasil. Revista Sade Pblica, So Paulo, v.30, n. 1, p. 136-42, jan/mar, 1999. GALLATIN, Judith. Adolescncia e individualidade: uma abordagem conceitual da psicologia da adolescncia. So Paulo: HARBRA, 1978. LEAL, Maria do Carmo; GAMA, Silvana Granado Nogueira da; CUNHA, Cynthia Braga da. Desigualdades raciais, sociodemogrficas e na assitncia ao pr-natal e ao parto, 1999-2001. Revista Sade Pblica, So Paulo, v.39, n. 1, p. 136-42, jan/mar, 2005.

12 LIMA, Celian Tereza Batista; Et. al. Percepes e prticas de adolescentes grvidas e de familiares em relao gestao. Revista Materno-Infantil, Recife, v. 4, n. 1, p. 100-7, jan/mar, 2004. MARTINS, Laura B. Motta; Et. al. Conhecimento sobre mtodos anticoncepcionais por estudantes adolescentes. Revista de Sade Pblica, So Paulo, v. 40, n 1, p. 57-64, jan/mar, 2006. PAULICS, Veronika; FERRON, Fbio M. Ateno gravidez na adolescncia. Fundao Perseu Abramo (2005). Disponvel em: http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2638. Acesso: 20/02/2006. OLINTO, Maria Teresa Anselmo; MOREIRA FILHO, Djalma de Carvalho. Fatores de risco e preditores para o aborto induzido: estudo de base populacional. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 365-75, fev, 2006. RIBEIRO, Eleonora R. O. Et. al. Comparao entre duas coortes de mes adolescentes em municpio do sudeste do Brasil. Revista Sade Pblica, So Paulo, vol 34, n. 2, p. 136-42, abr/jun, 2000.

Graduada em Psicologia (UFU), Especialista em Sociologia (UFU), Especialista em Psicologia Clnica (CRP), Mestre em Cincias Mdicas (USP-RP), Professora do curso de Psicologia do ILES/ULBRA Itumbiara GO. E-mail: mapelias@yahoo.com.br 2 Graduado em Psicologia (UFU), Especialista em Filosofia (UFU), Especialista em Psicologia Clnica (CRP), Mestre em Psicologia (UFU), Doutorando em Filosofia (UNICAMP), Professor e Coordenador do curso de Psicologia do ILES/ULBRA Itumbiara GO. E-mail: moisesflemos@yahoo.com.br 3 Aluna do curso de Psicologia do ILES/ULBRA Itumbiara GO., Bolsista de Iniciao Cientfica (IC). E-mail: sabrinaalvesfaria@yahoo.com.br

You might also like