You are on page 1of 2

1307

RESENHAS BOOK REVIEWS

Varella D. O mdico doente. So Paulo: Companhia das Letras; 2007. 129 p.


Nelson Filice de Barros Laboratrio de Pesquisa Qualitativa em Sade, Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Cincias Mdicas, Unicamp Ele que sabe muito, entendeu pouco... O livro O mdico doente1, escrito por Drauzio Varella e publicado pela Companhia das Letras, em 2007, compe a importante literatura produzida por mdicos enquanto pacientes. Vrios profissionais da medicina juntaram o desejo necessidade de expressar-se, para produzir textos reveladores dos alcances e limites do modelo da prtica mdica. Entre eles, talvez o mais conhecido seja Oliver Sacks, que relatou aps o acidente que lhe fraturou uma perna, [...] a sistemtica despersonalizao que se vive quando se paciente. As prprias vestes so substitudas por roupas brancas padronizadas e, como identificao, um simples nmero. A pessoa fica totalmente dependente das regras da instituio, se perde muitos dos seus direitos, no se mais livre2. O livro de Varella de muito fcil e agradvel leitura, pois entremeia percepes do mdico s do paciente, em meio intensa viagem temporal entre presente e passado. Inicia sua narrativa com o retorno cidade de So Paulo, aps uma expedio no Rio Negro, entre as mais de cinquenta de que j participou, onde desenvolvido um projeto de pesquisa botnica, com o fim de produzir fitoterpicos, sob sua coordenao. Segue a narrativa na forma de um dirio em que relata minuciosamente os sentidos e sentimentos trazidos pela doena, que, ao levar dias para ser diagnosticada, causou intenso sofrimento. J internado e em processo de investigao diagnstica, relata o suplcio que receber visitas de pessoas pouco prximas e pergunta ao leitor: Existe constrangimento maior do que passar mal na presena de pessoas com quem no temos intimidade? Com isso, a famlia e ele restringem as visitas com a enftica afirmao da mulher: No seu estado, no tem cabimento ser obrigado a fazer sala para visitantes. Outro fato que se percebe no relato do mdico doente a presena constante e prxima do ncleo familiar do autor, formado pela mulher e duas filhas, sendo a mais jovem mdica residente, poca. Alguns momentos cruciais da narrativa passam-se exatamente nas percepes diferentes dos dois conjuntos formados pelos membros da famlia, mdicos e leigos. Assim, vrios fatos mos-

tram a cumplicidade com a filha mdica, em oposio a certa ingenuidade da mulher e da filha mais velha, como, por exemplo, quando a mulher afirma sorrindo: Tenho uma boa notcia. Descobriram o que voc tem: febre amarela. Isso grave foi o que pude dizer. Para ela, o diagnstico trazia o fim das incertezas; para mim, o risco de morte. Ou ainda, no relato das ultimas pginas do livro: O pessimismo no se restringiu a mim e ao infectologista. Todos os mdicos que me assistiram consideraram o coma heptico seguido de bito a hiptese mais provvel. Minha filha Letcia e diversos colegas que me visitaram ou acompanharam a evoluo distncia, tambm. Apenas Regina, Mariana [filha mais velha] e minha irm Maria Helena deixaram de levar em conta essa eventualidade. No fim, as trs que no eram mdicas foram as nicas a prever o desfecho. Sabe-se que a narrativa literria um importante elemento para anlises scio-antropolgicas, tornando-se inclusive um mtodo de coleta e anlise de dados, pois a compreenso do adoecer no ocorre apenas a partir dos enunciados das narrativas dos sujeitos da doena. Esses enunciados, em especfico, e a narrativa, em geral, devem ser entendidos como recortes de uma realidade que os contm, sem, contudo, a eles se reduzir. [...] [Assim] as narrativas problematizam a relao entre cultura ou formas simblicas e experincia. [...] [Sendo] uma forma na qual a experincia representada e recontada e os eventos so apresentados como tendo uma ordem significativa e coerente3. Portanto, no estranho afirmar que do livro possvel compreender importantes aspectos da sociologia da profisso mdica e do modelo biomdico. No entanto, um aspecto especfico chama ateno, devido a uma possvel contradio entre o relato e o conceito de ruptura biogrfica. De acordo com Varella, A doena infecciosa tem o poder de expor a fragilidade do corpo humano como nenhuma outra. [...] Infelizmente, em meu caso a ameaa de perder a vida no trouxe transformaes filosficas, iluminaes espirituais, nem mudanas prticas significativas. [...] Das duas uma: ou me faltou sensibilidade para viver em plenitude a experincia transformadora de chegar beira do abismo, ou a metamorfose ocorre somente com os que no levam a srio a finalidade da prpria existncia. Todavia, na literatura da sociologia da sade, as investigaes sobre a experincia de qua-

1308
Resenhas Book Reviews

se-morte4 tem se dado mais com as doenas crnicas e menos com as agudas. Sobretudo, porque elas so as principais responsveis pelo processo de ruptura na vida das pessoas, pois a ausncia da perspectiva de cura leva o indivduo a negociar e gerenciar seu estado alterado, para identificar e obter o suporte fsico, psquico, social e religioso necessrio5,6. Certamente, a metamorfose se d por exigir da pessoa em condio crnica processos, como: de adaptao - experincia cognitiva desenvolvido pelo portador da cronicidade para sustentar sua autoconfiana para lidar com as alteraes promovidas no corpo e na vida; de definio de estratgias -aes envolvidas no gerenciamento da condio e seus impactos nas interaes e mudanas da vida; e de definio de um estilo de vida - adoo de estilo ou de ajustamento nova condio, que requer a deciso individual sobre as relaes de temor e identidade que sero construdas7.

Embora o autor tenha tido experincias de cunho profissional, inclusive relatadas no livro Por um fio, publicado em 2004, e pessoal de proximidade com a morte, certamente o tempo de trs semanas de exposio e sofrimento no foi o suficiente para registrar transformaes existenciais; ou, quem sabe, a sua mente racional e biomdica no lhe permite realizar essas passagens. Assim, concluo que ele, que sabe muito, entendeu pouco e ele sumariza afirmando que Embora tenha sido decepcionante no ter enxergado a luz do fim do tnel, de certa maneira foi uma descoberta tranqilizadora emergir da febre amarela com a conscincia de que estava disposto apenas a modificar o horrio de trabalho. No pretendia trocar de mulher nem de profisso, nem abandonar o atendimento na cadeia, os programas educativos na TV, as viagens para o Rio Negro e a mania obsessiva de pensar em escrever sobre tudo o que me acontece.

Referncias
1. 2. Varella D. O mdico doente. So Paulo: Companhia das Letras; 2007. Caprara A, Franco ALS. A Relao paciente-mdico: para uma humanizao da prtica mdica. Cad. Sade Pblica [peridico na Internet]. 1999 [acessado 2009 jan 14]. 15(3):[cerca de 7 p.]. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0102311X1999000300023&lng=en&nrm=iso Gomes R, Mendona EA, Pontes ML. As representaes sociais e a experincia da doena. Cad. Sade Pblica [peridico na Internet]. 2002 [acessado 2009 jan 14]. 18(5):[cerca de 8 p.]. Disponvel em: http:// www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0102311X2002000500013&lng=en&nrm=iso Bury M. Chronic illness as biographical disruption. Sociology of Health and Illness 1982; 4(2):167-182. Moody Jr RAR. Vida depois da vida - a investigao do fenmeno de sobrevivncia morte corporal. Rio de Janeiro: Nrdica; 1986. Bury M. The sociology of chronic illness: a review of research and prospects. Sociology of Health and Illness 1991; 13(4):451-468. Gabe J, Bury M, Elston M, editors. Key Concepts in Medical Sociology. London: Sage; 2004.

3.

4. 5.

6.

7.

You might also like