You are on page 1of 6

[www.reciis.cict.fiocruz.

br] ISSN 1981-6278

Pesquisas em andamento

Versos que curam: etnografia dos saberes de cura numa potica-visual


DOI: 10.3395/reciis.v3i2.253pt

Messias Basques
Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de So Carlos So Carlos, Brasil messias.basques@gmail.com

Resumo
Esta pesquisa pretende analisar folhetos de cordel referidos a saberes de cura, tendo como objetivo a anlise desta produo potico-visual. A hiptese do trabalho que os saberes de cura populares tinham no universo dos folhetos um importante meio de divulgao de casos, histrias e estrias. Trata-se no s de retratar a ciso que legou a estes saberes um papel subalterno, mas, sobretudo, de problematizar a assimetria epistemolgica produzida entre o saber da cincia e a crena dos outros. E importa questionar a tradicional classificao tanto destes saberes quanto deste gnero potico nas categorias da superstio e do folclore, em razo de que tal julgamento implicaria perda daquilo que poderia ser caracterizado como expresso de um sortilgio de saberes, alm da inobservncia da peculiaridade e estatuto da poesia e a relao de alteridade suscitada pela fala na escrita e seus recursos imagticos. Para tanto, far-se- etnografia no Arquivo IEB-USP - que abriga as colees de folhetos arrolados - com vistas a cotejar o objetivo inicial da pesquisa em face da apropriao deste gnero potico no projeto Terceira Viagem dos Poetas ao Brasil Nordeste Caravana da Sade (Pernambuco, 1994), que resultou na produo de folhetos sobre medicina preventiva.

Palavras-chave
saberes de cura; folhetos de cordel; potica-visual; Pernambuco

Introduo
Esta pesquisa nasceu das atividades de catalogao e organizao do acervo de folhetos, manuscritos e gravuras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de So Paulo (IEB-USP), realizadas durante o ano de 2007. E no obstante o fato de que o trabalho de arquivista no previsse a leitura dos folhetos, mas to somente a sua adequao ao espao do Arquivo, por vezes, escapava s tarefas de praxe, e saltavam-me aos olhos as maneiras com que os poetas/gravuristas pareciam submeter todo e qualquer assunto ao estilo de suas narrativas: uma potica-visual baseada numa inscrio ordenada da fala na escrita que, entre versos e imagens, enreda saberes e

personagens diversos. A relao do arquivo com o antroplogo que ali se via antes como funcionrio do que como um pesquisador em campo, se deu em funo de que o trabalho neste ambiente se transformou em lcus de uma incurso etnogrfica no planejada, uma vez que o arquivo se converteu em campo devido inquietude diante de artefatos que at ento eu desconhecia. Envolto numa mirade de documentos, via-me rodeado pelos outros acervos, tais os de Guimares Rosa e Oswald de Andrade, e por uma parafernlia tcnica que assegura sua preservao, o que de certo modo faz do Arquivo uma espcie de laboratrio climatizado e em constante viglia contra as agncias de fungos e outros de seus algozes.
41

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

A descoberta da recorrncia de certos temas nas poesias e suas gravuras suscitou o inqurito e leitura minuciosos de seu contedo. E surgia assim o anseio de arrolar aqueles folhetos que tivessem em seus versos e gravuras estrias e relatos de personagens tidos como curandeiros e taumaturgos, suas prticas e recursos teraputicos. Da, deparei-me com a seguinte situao: de um lado, folhetos provenientes de diversos estados da regio Nordeste do Brasil, com datas-limite de 1890 a 1990 e que tinham sido escritos em torno de casos de cura por feitios, garrafadas, guas-bentas; e, de outro, surpreendeu-me a existncia de uma coleo de folhetos advindos de uma iniciativa chamada Terceira Viagem dos Poetas ao Brasil Nordeste Caravana da Sade, realizada na dcada de 1990, com participao de agncias estatais, majoritariamente pernambucanas, e que tomou de emprstimo os versos e imagens dos folhetos com o objetivo de divulgar uma medicina preventiva ilustrada por mdicos que ditaram os assuntos e elementos das narrativas. Foi assim que o objeto da pesquisa passou a ganhar, pouco a pouco, uma configurao. Dentre todos aqueles folhetos, com datas-limite variadas mas procedentes, em sua maioria, do Estado de Pernambuco, passei a me interessar pelo exerccio de l-los em tomadas de vista em face destes outros, advindos da referida campanha de sade capitaneada por instituies pblicas que viram no estilo narrativo dos folhetos uma forma de acesso e divulgao de conceitos e profilaxia da medicina preventiva, versados por poetas que promoveram o agenciamento daquela potica-visual com novos personagens e saberes, em detrimento das figuras de sobrenatureza, seus casos fantsticos e cmicos, evocadas pelas prticas dos curandeiros e benzedores dantes versadas. Tendo a sade popular como mote, o projeto agregou mais de cem pessoas, que durante um ano e meio se engajaram em um treinamento intensivo de sade. Alis, sade esta entendida sob o crivo permanente da medicina oficial. E, assim, cerca de noventa cordelistas participaram de um amplo processo de formao e integraram uma caravana que percorreu de nibus nove estados nordestinos. Foram vinte e cinco dias, no final de 1994, nos quais foram percorridos mais de seis mil quilmetros. Alm da apresentao de cantorias ao vivo, a ao resultou na produo de folhetos de cordel. Tais os excertos do folheto sobre aids, abaixo arrolados:

Para que se evite Aids Existe uma explicao Aids no pega no beijo Nem no aperto de mo Pega em transfuso de sangue E agulha de injeo (...) Usando preservativo Previne duas matrias Evita o vrus da Aids Outras doenas venreas Que apesar de ter sua cura As outras tambm so srias. (Pereira & Alves 1994)

Como a pesquisa decorre de um estudo em arquivo, procuro estabelecer um recurso imaginativo a partir da minha insero em campo com o objetivo de apreender cada conjunto de folhetos mediante a temtica dos saberes de cura em um e noutro caso, procedendo por um exerccio que ora se volta aos folhetos, gravuras e demais fontes da etnografia, ora discusso com a antropologia, fazendo da escassa bibliografia sobre o assunto em tela uma abertura possibilidade de promover encontros, agenciamentos e conexes transversais entre todos esses atores (artefatos, saberes e pessoas). Dos campos etnogrficos clssicos aos arquivos, pode-se dizer que no h nada de essencialmente distinto, a no ser o fato de que se continua a fazer antropologia, com atores diversos, concernidos pelos ambientes e prticas que lhes dizem respeito, e cuja apreenso coloca-se igualmente como desafio a todo e qualquer etngrafo. O trabalho tem como inspirao a produo recente em torno daquilo que se convencionou chamar de etnografia dos/nos arquivos (CUNHA, 2005), e que ora disponho em sintonia com a formulao de Bruno Latour (1996) a respeito das possibilidades de pesquisa em laboratrios, bibliotecas e colees. Latour oferece-nos uma breve reflexo sobre as relaes entre inscries e fenmenos, a fim de mostrar que a circulao destes intermedirios (artefatos), muitas vezes menosprezados, engendra no somente o corpo como tambm a alma do conhecimento (LATOUR, 1996, p.161). Pois se o laboratrio pode ser entendido como o agente de universalizao de conhecimentos em que consiste precisamente a construo dos ditos fatos cientficos , os museus, bibliotecas e arquivos podem ser entendidos como espaos de figurao de fatos e verses sobre expresses tomadas como exemplares das culturas que se pretende resguardar. Vis--vis, ao tratar da questo da cultura material nos estudos antropolgicos, Timothy Ingold nos diz que a cultura concebida como algo que paira sobre o mundo material, mas que no o permeia (2000, p.340, grifos meus). Interessa-me inquirir o que tais artefatos nos dizem a respeito dos saberes de cura e seus personagens, e assim recuso-me a tom-los como meras ilustraes de algo que se poderia chamar de uma cultura sertaneja ou nordestina. Cito, em seguida, o folheto Os Milagres do Bento de Bebiribe e o Enterro da Medicina!, que narra os feitos de um curandeiro chamado Bento, que por ocasio de seus milagres e curas passou a rivalizar com a classe mdica da Cidade de Recife (PE), despertando crticas

Capa do folheto AIDS, de Edmilson Pereira e Gilberto Alves. 1994. Documento sob guarda do Arquivo IEB-USP.
42

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

e a ira destes que poca perdiam a clientela e viam abalado o monoplio do exerccio das prticas de cura e medicao. Seguem alguns dos versos deste folheto de Francisco Chagas Batista, publicado em 1913:

a controvrsia instaurada pela Revolta da Vacina retratada em detalhes.

Figura 2 - Capa do folheto Os Milagres do Bento de Bebiribe e o Enterro da Medicina!, de Francisco Chagas Batista. 1913. Documento sob guarda do Arquivo IEB-USP.

Figura 3 - Capa do folheto Vida, Obra, Glria e Morte do Dr. Osvaldo Cruz!, de Jos Alves Sobrinho. 1977. Documento sob guarda do Arquivo IEB-USP.
o grande cientista Osvaldo Gonalves Cruz Brasileiro de So Paulo Nasceu no sculo da luz Trazendo todos os dotes Que inteligncia produz (...) Reclama a populao Contra as leis do higienismo, De um lado Pereira Passos Transformando o urbanismo E do outro Osvaldo Cruz Impondo o sanitarismo. (SOBRINHO, 1977)

Srs. no ceculo vinte, Tudo ns temos de ver: Os progressos da sciencia So tantos, que fazem crer Que no se esgota o invento; Pois temos agora um Bento Que nos livra de morrer!! No quero dizer com isso, Que le nos faa imortal, Apenas digo e afirmo Que a todo e qualquer mal; Com gua fria le cura; E se um doente o procura No gasta nem um real! Os medicos de Pernambuco Esto procurando um meio De prossessarem de Bento; - Dizem que le de permeio, Meteu-se na medicina, E que, trazer a ruina A mais de cem medicos veio. (Btista 1913).

Muitos folhetos de cordel podem ser interpretados como verdadeiras enciclopdias de receitas e veculos de debates, controvrsias e querelas acerca de doenas, curas e acontecimentos emblemticos como a Revolta da Vacina e a luta de Oswaldo Cruz em suas campanhas no Rio de Janeiro. No folheto Vida, Obra, Glria e Morte do Dr. Osvaldo Cruz, de Jos Alves Sobrinho (1977),

A pesquisa pretende analisar folhetos de cordel referidos a saberes de cura, tendo como objetivo a anlise desta produo potico-visual. A hiptese do trabalho que os saberes de cura populares tinham no universo dos folhetos um importante meio de divulgao de casos, histrias e estrias. Trata-se no s de retratar a ciso que legou a estes saberes um papel subalterno, mas, sobretudo, de problematizar a assimetria epistemolgica produzida entre o saber da cincia e a crena dos outros. E importa questionar a tradicional classificao tanto destes saberes quanto deste gnero potico nas categorias da superstio e do folclore, em razo de que tal julgamento implicaria perda daquilo que poderia ser caracterizado como expresso de um sortilgio de saberes, alm da inobservncia da peculiaridade e estatuto
43

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

da poesia e a relao de alteridade suscitada pela fala na escrita e seus recursos imagticos. Tendo em vista que a pesquisa se encontra em estgio inicial, isto , dirigida ao levantamento e reviso da bibliografia e das fontes documentais selecionadas, apresentarei aqui alguns dados preliminares sobre seu escopo e diretrizes, bem como alguns apontamentos procedentes sobre a sua prxima etapa, a qual consistir noutra etnografia, a respeito da produo potica e visual atrelada aos folhetos de cordel, nas cidades de Olinda e Bezerros, no Estado de Pernambuco. Em pesquisa bibliogrfica levada a cabo na elaborao do projeto, foi possvel notar que a maioria dos estudos dedicados ao entendimento deste gnero potico o apreendia a partir da teoria literria ou do folclore. Por no ter encontrado trabalhos que problematizassem a indissociabilidade dos folhetos, ou seja, a relao entre suas imagens, versos e saberes, coloco-me a seguinte questo: como inquirir um artefato que requer sua leitura sem indagar sobre os modos de relao do seu pblico com este objeto-folheto? Isto , mesmo que fossem cantados ou declamados, digno de nota que os estudos precedentes no tenham atentado para o fato de que as imagens que estampam os folhetos poderiam desempenhar um papel fundamental na sua circulao. Por conseguinte, a potica-visual dos folhetos interessame menos como um produto (resultado acabado de um processo de produo artstica) do que como um modo de relao (fundada sobre as aes diretas e indiretas exercidas por versadores e seu pblico, que os lem e os vem venda em cordis nas feiras e mercados). Tanto a pesquisa bibliogrfica quanto s idas aos campos de pesquisa (em arquivo, e nas cidades de Olinda e Bezerros) deixaram claro que o folheto um artefato que cria redes de socialidade, onde circulam e imbricam-se sujeitos e saberes variados. E por notar a ausncia de tratamento da dimenso imagtica dos folhetos de cordel, sugiro que as xilogravuras compem (juntamente com as matizes poticas e os saberes narrados) um sistema de comunicao que se entendido apenas por uma de suas partes acaba por velar a interdependncia destes aspectos (complementares) na relao que se estabelece entre o objeto-folheto e o pblico leitor/ouvinte. Assumo a anlise da dimenso imagtica dos folhetos listados para os fins desta pesquisa a fim de pr prova o argumento de Marco Antonio Gonalves, quando diz que a rima do cordel feita para o ouvido e para a memria e no para os olhos (GONALVES, 2007, p.50). Ora, se aos olhos no resta outra coisa que a leitura dos versos, de que modo atuariam as xilogravuras que estampam os folhetos? Neste sentido so dignos de nota os trabalhos do antroplogo Carlo Severi sobre pictografias, cantos rituais e sistemas mnemnicos (2004, 2002), nos quais procura demonstrar que a memria social vale-se, muitas vezes, de uma mnemotcnica figurativa, cujo foco a relao que se estabelece entre uma iconografia relativamente estvel e um uso rigorosamente vigiado da palavra, organizada em repeties paralelsticas referentes memria (2004, p.184).
44

E como na tese de doutorado de Aristteles Barcelos Neto (2004), procuro evitar que o peso conceitual de fenmenos como arte, esttica, poltica e poder achatem a compreenso de expresses potico-visuais que pouco se ajustam a campos disciplinares como antropologia da arte, da poltica, da esttica, da sade. Recentemente, Pedro de Niemeyer Cesarino (2008) apontou um descontentamento que partilho ao se deparar com a ausncia de um campo de debates que procure dar conta daquilo que, no caso de sua pesquisa, extrapola os domnios das artes verbais e visuais, repercutindo noutras expresses estticas (msica, gravura, cantos), articulando-se num amplo sistema de pensamento. Enquanto Cesarino prope uma apreenso da potica-visual do povo indgena Marubo, proponho uma apreenso da potica-visual dos folhetos referidos a saberes, personagens e prticas de cura. Se no caso estudado por Cesarino, potica informao (2008, p.11), tenho em mente a dimenso informativa dos folhetos de cordel que, alm de constiturem uma modalidade especfica de expresso potica e esttica, tambm so responsveis pela divulgao de saberes sobre temas os mais variados, dentre os quais, interessam-me aqueles referidos s prticas de cura e seus personagens, imagens e teraputicas. Pois mesmo onde havia rdio e outros meios de comunicao, os folhetos de cordel tinham um papel importante na divulgao de informaes, tanto que podemos encontrar dentre os mais conhecidos poetas um que se autodenomina o poeta reprter: Jos Soares. Ele afirma que, ao botar no verso as notcias que escuta em diferentes fontes [...], sabe que a gente da rua quer ouvir a rima, porque assim guarda melhor o acontecido. (SOARES apud LUYTEN, 1992, p.111). O que parece sobressair, pelo menos na memria dos leitores/ouvintes de folhetos, a possibilidade de (tambm) ter prazer no momento de se informar. V-se, pois, que o folheto constitua uma fonte de informao capaz de divertir. E, nesse aspecto, destacava-se a habilidade do poeta em transformar a notcia em histria, conto ou fbula. Toda essa discusso visou o estabelecimento de um aporte terico-metodolgico para o consecutivo estudo dos folhetos de cordel. E para alm da relao entre os personagens das narrativas, proponho que a relao entre o objeto-folheto e seu pblico seria reveladora de uma questo heurstica.
Em geral os vendem [os folhetos] junto com almanaques, oraes impressas, canes, remdios caseiros e imagens de santos, ou ento revistas de segunda mo. E nesta associao entre folhetos e outros objetos, talvez haja algo mais que a mera convenincia prtica e fortuita do vendedor. Talvez ela nos informe sobre um campo mais amplo de representaes simblicas a que todos esses objetos pertencem (ARANTES, 1982, p.32).

No que concerne aos objetivos desta pesquisa, tenho especial interesse pela associao de artefatos e garrafadas, plantas, ungentos e remdios, uma vez que proponho que os saberes medicinais populares tinham e somente mediante etnografia poderamos problematizar

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

se ainda tm no universo potico-visual dos folhetos de cordel um importante meio de divulgao de casos, histrias e estrias de procedimentos de cura. Tais folhetos so elementos correlatos s prticas de cura que narram por que constituem uma das suas expresses estticas; um de seus testemunhos; neste caso, poticovisual, artefatual. Em conversa com o poeta e gravurista Jota Borges, na cidade de Bezerros (PE), em junho de 2007, algumas dessas questes apareceram enquanto falava-me da importncia da mentira como recurso criador e da existncia de um poeta-curandeiro, chamado Bastos Silva:
Messias: Ento quer dizer que ao escrever poesia e versos sobre acontecidos tambm preciso inventar, no ? Jota: [...] Agora, uma mentira controlada [...] Que entre no sentimento do povo, o povo acredita. Uma mentira que tenha acontecido, que esteja acontecendo, ou que futuramente possa acontecer. uma mentira que tem um meio; agora tem gente que exagera n? O folheto tem que ser feito dentro de uma mentira, baseada naquilo que o povo acreditar. uma coisa mesclada, sabe? Inclusive tinha muitos curandeiros, gente que vendia erva, e que curava no meio da feira, e tambm vendia folheto. Tambm escrevia e vendia folheto. Eu conheci um velho a em Gravat (PE), chamado Bastos Silva. E ele escreveu. Ele vendia ferro velho, cimento de embira, folha de mato, ch, ele rezava dedo no meio da feira.

moo da sade. Assim, ao encarregar pessoas do mesmo meio, falando a mesma lngua e tendo os mesmos costumes, de passar essas informaes, o receptor se identifica e a barreira da comunicao vencida. (ALVES, 2001, p.36). Esta pesquisa pretende, portanto, se aproximar daquelas feitas por Bruno Latour (2004) e Isabelle Stengers (2002) ao enfocar o tema da purificao das reas do saber, neste sentido tipicamente moderna, que estancaria a natureza/folclore e a sociedade/cincia, privando nosso entendimento acerca daquilo que foi deixado de fora da oficialidade, sendo passvel de identificao apenas noutros registros, do oficioso e das crendices. Bem sabemos que a objetividade cientfica no se permite o riso dos versos e imagens que nos falam de outros saberes e das garrafadas milagrosas de um tal Bento de Bibiribe que curam qualquer doena.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, M.W.B. de. Folhetos: a literatura de cordel no Nordeste brasileiro. 1979. Dissertao (Mestrado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. ALVES, A. O cordel e suas histrias: medicina preventiva. So Paulo: Abooks, 2001. ARANTES, A. O trabalho e a fala: estudo antropolgico sobre os folhetos de cordel. So Paulo: Kairs/ Funcamp, 1982. BARCELOS NETO, A. Apapaatai: rituais de mscaras no Alto Xingu. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. BATISTA, F.C. Os milagres do bento de bebiribe e o enterro da medicina. Paraba: Livraria Gonalves Penna, 1913. 15p CASA DE RUI BARBOSA. Literatura popular em verso. Rio de Janeiro: [s.n., 19?]. v.3. CESARINO, P.N. Oniska: a potica do mundo e da morte entre os marubo da Amaznia ocidental. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. CUNHA, O.M.G da. Do ponto de vista de quem? dilogos, olhares e etnografias dos/nos arquivos. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.36, p.7-32, 2005. GONALVES, M.A. O mundo potico do cordel: um ponto de vista antropolgico. 2007. Mimeo. Texto indito. INGOLD, T. The perception of the environment: essays in livelihood, dwelling, and skill. London: Routledge, 2000. LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simtrica. So Paulo: Editora 34, 2004 [1991]. LATOUR, B. Ces rseaux que la raison ignore - laboratoires, bibliothques, collections. In: JACOB, C.; BARATIN,
45

Parece-me que nos dois casos, quer atuando como conselheiros, quer escrevendo poesia, o procedimento bsico o mesmo: o poeta apreende uma imagem do mundo e a devolve dando-lhe sentido em termos de um contexto particular; o poeta poderia ser considerado como um mediador entre os acontecimentos do mbito da vida prtica e a sua reconstruo significativa. E a citao seguinte d mostras de que o potencial comunicativo dos folhetos atrai h tempos aqueles interessados nos possveis ganhos de sua circulao e difuso entre seu pblico; leitores e ouvintes das paragens nordestinas.
O poder de comunicao dos poetas populares to expressivo que ainda hoje se l, no Jornal do Brasil de 1912-71: Violeiros e repentistas sero aproveitados para, com a sua linguagem, despertar nas populaes do interior a conscientizao do desenvolvimento econmicosocial. Para isso, esto recebendo treinamento no Centro de Comunicao Social do Nordeste CECOSENE no Recife (apud CASA DE RUI BARBOSA, p.236).

Alberto Alves, numa obra dedicada relao entre medicina e folhetos de cordel, diz que aos poucos os avanos cientficos motivaram uma mudana de mentalidade (ALVES, 2001). E o universo potico-visual dos folhetos teria acompanhado esse desenvolvimento, at se tornar aliado da medicina preventiva. Este autor relata que, atentas difuso deste gnero potico entre a populao, as instituies oficiais de sade perceberam que a linguagem acessvel dessa poesia poderia ajudar na divulgao de conceitos de higiene, preveno e pro-

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

N. (Org.). Le pouvoir des bibliothques: la mmoire des livres dans la culture occidentale. Pais : Albin Michel, 1996. p.23-46. LUYTEN, J.M. A notcia na literatura de cordel. So Paulo: Liberdade, 1992. PEREIRA, E.; ALVES, G. AIDS. Macei: Ed. Prop. Casa das Crianas de Olinda, 1994. 8p.

SEVERI. C. La memoria ritual. Quito: Abya Yala, 2004 [1996]. SOBRINHO. J.A. Vida, obra, glria e morte do Dr. Oswald Cruz. Campina Grande: [s.n.], 1977. 35p. STENGERS, I. A inveno das cincias modernas. So Paulo: Editora 34, 2002.

Sobre o autor
Messias Basques
Messias Basques Antroplogo, bacharel em Cincias Sociais pela Universidade de So Paulo (FFLCH-USP, 20032007), e mestrando do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade Federal de So Carlos (PPGAS-UFSCar, 2008). E atua como pesquisador associado ao Laboratrio de Antropologia da Cincia e Tecnologia (LACT-UNB) ; ao Ncleo de Experimentaes em Etnografia e Imagem (NEXTimagem - UFRJ), e ao grupo Hybris - Estudo e Pesquisa sobre Relaes de Poder, Conflitos, Socialidades (PPGAS-USP/UFSCar).

46

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.41-46, jun., 2009

You might also like