You are on page 1of 24

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes Bem-vindo ao Guia do Google para Iniciantes

em Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa. Este documento comeou como um esforo para ajudar equipes dentro do Google, mas pensamos que seria igualmente til para webmasters iniciantes no assunto e que pretendam melhorar a interao de seus sites com usurios e mecanismos de pesquisa. Embora este guia no lhe contar quaisquer segredos que faam com que seu site seja automaticamente classificado como primeiro resultado nas pesquisas no Google (desculpe!), utilizar as prticas recomendadas definidas abaixo ir facilitar aos mecanismos de pesquisa rastrear e indexar o seu contedo. A Otimizao para Mecanismos de Pesquisa pode muitas vezes se resumir a pequenas modificaes em partes do seu site. Quando vistas isoladamente, essas mudanas podem parecer como uma pequena melhoria, mas quando combinadas com outras otimizaes, podem representar um impacto significativo na experincia do usurio e no desempenho nos resultados de pesquisa orgnica. Voc provavelmente j est familiarizado com muitos dos tpicos abordados este guia, pois eles so os ingredientes bsicos para pginas da web, mas talvez no esteja obtendo o mximo proveito deles.

Otimizar para Mecanismos de Pesquisa afeta apenas os resultados da pesquisa orgnica, no alterando os resultados pagos ou "patrocinados", tais como o Google AdWords

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Apesar de este guia conter as palavras "mecanismo de pesquisa", gostaramos de salientar que voc deveria basear suas decises de otimizao tendo em vista primeiramente e principalmente o que melhor para os visitantes de seu site. Eles so os principais consumidores do seu contedo e esto usando os mecanismos de pesquisa para encontrar o seu trabalho. Um enfoque demasiado estrito em ajustes especficos para obter melhor classificao nos resultados orgnicos dos mecanismos de pesquisa pode causar resultados indesejados. Otimizar para mecanismos de pesquisa significa dar relevncia ao que seu site tem de melhor no quesito visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Para ajudar nas explicaes, criamos um site fictcio que nos acompanhar durante todo o guia. Para cada tpico, apresentaremos a informao necessria sobre o site para ilustrar o tpico abordado. Veja aqui algumas informaes sobre o site que usaremos: Website/Nome do negcio: "Brandon's Baseball Cards" (Figurinhas de Beisebol de Brandon) Nome do domnio: brandonsbaseballcards.com Foco: Venda online de figurinhas de beisebol, tabela de preos, artigos e notcias Tamanho: Pequeno, aproximadamente 250 pginas

O seu site pode ser menor ou maior do que este e oferecer contedo completamente diferente, mas os temas de otimizao que discutiremos a seguir so aplicvel a sites de todos os tipos e tamanhos. Esperamos que nosso guia lhe proporcione algumas idias novas sobre como melhorar o seu site, e adoraramos ouvir suas perguntas, comentrios e histrias de sucesso no Grupo de Ajuda a Webmasters do Google.

Crie ttulos nicos e precisos para suas pginas


A tag de ttulo <title> informa tanto os usurios quanto os mecanismos de pesquisa qual o tema de uma determinada pgina. A tag <title> deve ser colocada dentro da tag <head> do documento HTML. Idealmente, voc deve criar um ttulo nico para cada pgina do seu site.

O ttulo da pgina inicial de nosso site sobre figurinhas de beisebol, que lista o nome da empresa e trs tpicos principais.

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Se o documento aparece em uma pgina de resultados de pesquisa, o contedo da tag de ttulo geralmente aparecer na primeira linha dos resultados (Se voc no estiver familiarizado com as diferentes partes do resultado de pesquisa do Google, recomendamos o vdeo a anatomia de um resultado de pesquisa [ingls], criado pelo engenheiro do Google Matt Cutts, e este diagrama de uma pgina de resultados de pesquisa do Google.) Palavras do ttulo estaro em negrito se fizerem parte do termo pesquisado pelo usurio. Isso ajuda os usurios a reconhecer se a pgina relevante para a pesquisa efetuada. O ttulo de sua pgina pode listar o nome de seu site/negcio e pode incluir outras informaes importantes como o endereo do negcio ou talvez alguns dos seus principais produtos e servios.

Um usurio realizar a consulta [figurinhas de beisebol]

A nossa pgina inicial aparece como um dos resultados, com o ttulo listado na primeira linha (repare que os termos de consulta do usurio aparecem em negrito)

Se o usurio clicar no resultado e visitar a pgina, o ttulo da pgina aparecer no topo da navegador. Ttulos para pginas internas de seu site devem descrever com preciso o assunto dessa pgina em particular e tambm podem incluir o nome de seu site ou empresa.

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Um usurio realizar a consulta [figurinhas raras de beisebol]

Uma pgina interna relevante de nosso site (o ttulo nico para o contedo da pgina) aparece como resultado

Prticas recomendadas para as tags de ttulo

Descreva com preciso o contedo da pgina - Escolha um ttulo que efetivamente comunique o assunto da pgina. Evite:

escolher um ttulo que no tenha relao com o contedo da pgina utilizar ttulos padro ou genricos como "Sem ttulo" ou "Nova Pgina 1"

Crie tags de ttulo nicas para cada pgina - Idealmente, cada uma de suas pginas deve ter uma tag de ttulo nica, o que ajuda ao Google a decidir quanto uma pgina distinta das outras em seu site. Evite:

usar uma nica tag de ttulo em todas as pginas de seu site ou em um conjunto grande de pginas

Utilize ttulos descritivos e curtos - Ttulos podem ser curtos e informativos ao mesmo tempo. Se o ttulo for demasiado longo, o Google ir mostrar apenas uma parte dele no resultado de pesquisa. Evite:

utilizar ttulos extremamente longos e pouco teis para os usurios preencher o ttulo com palavras-chave desnecessrias

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Faa uso da meta tag de descrio


A meta tag de descrio <meta name="description"> d ao Google e outros mecanismos de pesquisa um resumo do assunto dessa pgina. Se o ttulo da pgina consiste em uma palavra ou frase, a meta tag de descrio poderia ser uma frase ou duas ou at mesmo um breve pargrafo. A Ferramenta do Google para Webmasters proporciona uma seo de anlise de contedo [ingls] muito prtica que lhe informa sobre qualquer meta tag de descrio que estiver demasiado curta, longa ou duplicada demasiadas vezes (a mesma informao tambm mostrada para tags de ttulo). Tal como a tag <title>, a meta tag de descrio colocada dentro da tag <head> do seu documento HTML.

O incio da meta tag de descrio para nossa pgina inicial, que descreve o que nosso site oferece.

Meta tags de descrio so importantes porque o Google talvez as utilize como descrio de suas pginas (os "snippets"). Note que ns dizemos "talvez" pois o Google pode optar por utilizar um trecho relevante de texto visvel da sua pgina caso ele represente melhor a consulta do usurio. De forma alternativa, o Google poder utilizar a descrio de seu site presente no Open Directory Project (DMOZ) no caso de ele estar listado l (saiba como evitar que os mecanismos de pesquisa exibam dados do DMOZ nos resultados de pesquisa do seu site). Adicionar meta tags de descrio para cada uma de suas pginas tambm uma prtica recomendada no caso do Google no conseguir encontrar um trecho de texto representativo para utilizar no snippet. O Blog da Central do Webmaster tem um artigo muito informativo sobre como melhorar os snippets com melhores meta tags de descrio [ingls]. Os Snippets apaream entre o ttulo e a URL da pgina em um resultado de pesquisa.

Um usurio realiza a consulta [figurinhas de beisebol]

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

A nossa pgina inicial aparece como um resultado, com parte de sua meta tag de descrio utilizada como snippet

Algumas palavras do snippet so enfatizadas em negrito quando aparecem na consulta do usurio. Isto d ao usurio pistas sobre se o contedo da pgina coincide com o que ele ou ela est procurando. Abaixo temos outro exemplo, dessa vez mostrando um trecho de uma meta tag de descrio de uma pgina interna (com sua meta tag de descrio nica) contendo um artigo.

Um usurio realiza a consulta [figurinhas raras de beisebol]

Uma de nossas pginas internas aparece como um resultado, com sua meta tag de descrio nica utilizada como snippet

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Prticas recomendadas para meta tags de descrio

Resumir com preciso o contedo da pgina - Escreva uma descrio nica que informe e desperte interesse de seus usurios se eles vissem essa descrio como um snippet de um resultado de pesquisa. Evite:

escrever uma meta tag de descrio que no tenha relao com o contedo da pgina utilizar descries genricas como "Esta uma pgina da internet" ou "Pgina sobre figurinhas de beisebol" preencher a descrio s com palavras-chave copiar e colar todo o contedo do documento na meta tag de descrio

Utilize descries nicas para cada pgina - Ter uma descrio diferente para cada pgina auxilia tanto os usurios quanto o Google, especialmente nas pesquisas onde os usurios podem requisitar vrias pginas em seu domnio (por exemplo, pesquisas usando o operador [site:]). Se seu site tem milhares ou mesmo milhes de pginas, provavelmente no ser vivel criar meta tags de descrio mo. Neste caso, voc poder optar por gerar automaticamente meta tags de descrio baseadas no contedo de cada pgina. Evite:

Utilizar a mesma descrio em todas as pginas de seu site ou em um grande grupo de pginas

Melhore a estrutura das suas URLs


Criar categorias e nomes descritivos para os documentos em seu site pode ajudar no apenas voc a manter seu site mais bem organizado, mas tambm pode levar a um melhor rastreamento de seus documentos pelos mecanismos de pesquisa. Alm disso, proporcionar URLs mais fceis e simpticos" para quem deseja criar um link ao seu contedo. Os visitantes podem se sentir intimidados por URLs extremamente longas e que contenham poucas palavras reconhecveis.

A URL para uma pgina no nosso site de figurinhas de beisebol com a qual um usurio pode se sentir desconfortvel URLs como esta podem ser confusa e hostis. Os usurios tero dificuldades para memorizar a URL ou ao criar um link para ela. Alm disso, os usurios podem pensar que uma parte da URL desnecessria, especialmente se a URL possui muitos parmetros irreconhecveis. Eles poderiam deixar de fora uma parte da URL, tornando o link indisponvel.
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Alguns usurios talvez criem um link para sua pgina com a URL da pgina como texto ncora. Se a sua URL contm palavras relevantes, ela fornecer tanto aos usurios quanto aos mecanismos de pesquisa mais informaes do que qualquer ID ou outro parmetro irrelevante poderia dar.

As palavras destacadas poderiam informar ao usurio ou ao mecanismo de pesquisa do que se trata a pgina de destino mesmo antes de visita-la.

Por fim, lembre-se que a URL de um documento exibida como parte de um resultado de pesquisa no Google, abaixo do ttulo e do snippet do documento. Tal como o ttulo e o snippet, as palavras da URL no resultado de pesquisa aparecem em negrito quando elas fazem parte da consulta do usurio.

Um usurio realizar a consulta [figurinhas de beisebol]

A nossa pgina inicial aparece como um resultado, com a URL listada abaixo do ttulo e do snippet

Abaixo mostramos um outro exemplo de uma URL no nosso domnio de uma pgina que contm um artigo sobre figurinhas raras de beisebol. Palavras na URL chamam mais a ateno do usurio do que um cdigo numrico qualquer como "www.brandonsbaseballcards.com/article/102125/.

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Um usurio realizar a consulta [figurinhas raras de beisebol]

Uma pgina interna, com uma URL que reflete o tipo de contedo encontrado nela, aparece como um resultado

O Google faz um bom trabalho ao rastrear todo tipo de estruturas de URL, mesmo aquelas bastante complexas, mas criar URLs amigveis tanto para usurios quanto para os mecanismos de pesquisa pode ser muito til. Alguns webmasters procuram faz-lo reescrevendo suas URLs dinmicas em URLs estticas. Esse um procedimento avanado e se feito de forma incorreta, poder causar problemas de rastreamento em seu site. Para saber mais sobre o que uma boa estrutura de URL, recomendamos uma consulta pgina sobre como criar URLs amigveis para o Google na Central de Ajuda para Webmasters.

Prticas recomendadas para a estrutura de URL

Use palavras nas URLs - URLs com palavras relevantes ao contedo e estrutura do seu site so mais amigveis para os visitantes que navegam em seu site. Eles se recordaro mais facilmente e a probabilidade de que criem links para o seu site aumenta. Evite:

utilizar URLs longas com demasiados parmetros e IDs de sesso escolher nomes genricos para suas pginas como "pagina1.html" uso excessivo de palavras-chave como "figurinhas-beisebol-figurinhas-beisebolfigurinhas-beisebol.htm"

Crie uma estrutura de diretrio simples - Utilize uma estrutura de diretrio que organize seu contedo de forma adequada e que facilite aos visitantes saber onde eles esto em seu site. Tente utilizar a estrutura de diretrios para indicar o tipo de contedo encontrado naquela URL.
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Evite:

ter diversas concatenaes de subdiretrios como ".../dir1/dir2/dir3/dir4/dir5/dir6/pagina.html" usar nomes de diretrio que no tenham qualquer relao com o contedo contido neles

Disponibilize apenas uma URL para cada documento - Para impedir que os usurios criem links para uma verso de URL e outros para uma verso diferente (o que poderia dividir a reputao do contedo entre as URLs), procure utilizar e sempre se referir a mesma estrutura de URL nos seus links internos. Se voc achar que as pessoas esto acessando o mesmo contedo atravs de vrios endereos diferentes, criar um redirecionamento 301 apontando para a URL que deseja manter pode ser uma boa soluo para esse problema. Evite:

deixar pgina nos subdomnios e no diretrio raiz (por exemplo: "dominio.com.br/pagina.htm" e "sub.dominio.com.br/pagina.htm ") com o mesmo contedo misturar verses de URL com e sem www. em sua estrutura de links internos utilizar URLs em caixa alta (muitos usurios preferem URLs escritas em minsculas e se lembraro delas mais facilmente)

Torne seu site mais fcil de navegar


A navegabilidade de um site importante para ajudar os seus visitantes a encontrar rapidamente o contedo que desejam. Pode tambm ajudar os mecanismos de pesquisa a compreender qual o contedo que o webmaster acha que importante. Apesar dos resultados de pesquisa do Google serem fornecidos no nvel de pgina, o Google tambm se interessa no papel que determinada pgina desempenha no contexto geral do site. Todos os sites possuem uma pgina inicial, que normalmente a pgina mais freqentada no site e o ponto de partida para muitos visitantes. A menos que o site tenha apenas algumas poucas pginas, voc deve pensar em como os visitantes iro navegar de uma pgina geral (a sua pgina inicial) para uma pgina que contenha contedo mais especfico. Voc possui suficientes pginas sobre um tema especfico para justificar a criao de uma pgina descrevendo essas pginas relacionadas (por exemplo: pgina inicial -> listagem de tpicos relacionados-> tpico especfico)? Voc possui centenas de produtos diferentes que precisam ser classificados em vrias categorias e subcategoria?

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

A estrutura de diretrios para o nosso pequeno site sobre figurinhas de beisebol Um sitemap (em minsculas) uma pgina normal de seu site, que apresenta a estrutura do seu site e geralmente consiste de uma lista hierrquica das pginas do site. Um visitante poder visitar esta pgina se tiverem problemas para encontrar alguma pgina em seu site. Embora os mecanismos de pesquisa tambm visitem esta pgina para obter boa cobertura ao rastrear o seu site, ela deve ser essencialmente destinada aos usurios. Um Sitemap (maisculas) em XML, que voc pode enviar atravs das Ferramentas do Google para Webmaster, torna mais fcil para o Google descobrir as pginas de seu site. Usar um arquivo Sitemap tambm uma maneira (embora no garantida) para dizer ao Google qual verso de uma URL voc prefere (por exemplo: http://brandonsbaseballcards.com/ ou http://www.brandonsbaseballcards.com/; para mais informaes visite: qual o domnio de sua preferncia). O Google ajudou a criar um script de cdigo aberto (open source) gerador de Sitemap para ajud-lo a gerar um arquivo Sitemap para seu site. Para saber mais sobre Sitemaps, a Central de Ajuda para Webmaster fornece um guia til para arquivos Sitemap.

Prticas recomendadas para navegabilidade

Criar uma hierarquia natura - Torne o mais fcil possvel para os usurios navegarem do contedo geral para outro mais especfico que eles procuram em seu site. Adicione pginas de navegao quando faa sentido e crie uma estrutura de links internos eficientes. Evite:

criar links de navegao complicados, por exemplo, ligando todas as pginas do seu site umas s outras estruturar demasiadamente seu contedo (fazendo-se necessrio vinte cliques para se chegar ao contedo)

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Usar preferencialmente texto para navegao Utilizar links de texto na barra de navegao torna mais fcil para os mecanismos de pesquisa rastrear e compreender o seu site. Muitos usurios tambm preferem esta abordagem, especialmente em alguns dispositivos que no aceitam Flash ou JavaScript. Evite:

ter uma navegao totalmente baseada em menus suspensos (dropdown), imagens ou animaes. Muitos mecanismos de pesquisa - no todos conseguem descobrir esses links, mas se o usurio consegue chegar a todas as pginas de um site atravs de links de texto normal, isto melhora a acessibilidade de seu site. Para mais informaes visite como o Google lida com arquivos que no so texto.

Use "Navegao estrutural" - A Navegao estrutural, tambm conhecida como breadcrumbs uma fileira de links internos na parte superior ou inferior da pgina que permite aos visitantes voltar para um ponto anterior ou para a pgina inicial. Geralmente o primeiro link mais esquerda leva pgina inicial (contedo geral) seguido de links para contedos mais especficos direita.

Navegao estrutural em uma pgina interna de nosso site

Coloque um sitemap HTML em seu site e utilize um Sitemap XML Uma pgina com o mapa do site (sitemap) com links para todas as pginas ou as pginas mais importantes (se forem centenas ou milhares) em seu site pode ser til. Criar um Sitemap em XML para o seu site ajudar a garantir que os mecanismos de pesquisa descubram as pginas de seu site. Evite:

deixar seu sitemap HTML desatualizado ou com links quebrados criar um sitemap HTML que apenas liste pginas sem organizao. Ao invs disso, agrupe os links por assunto, por exemplo.

Considere o que acontece quando um usurio remove parte da sua URL - Alguns usurios podem navegar em seu site de diferentes maneiras e voc deve antecipar isso. Por exemplo, em vez de usar a Navegao Estrutural, imagine que o usurio deixe uma parte da URL incompleta esperando encontrar um contedo mais geral. Ele ou ela pode estar visitando http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/2008/upcoming-baseball-card-shows.htm, mas em seguida, digita http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/2008/ na barra de endereos do browser, acreditando que isso ir mostrar todas as novidades de 2008. Seu site est preparado para mostrar contedo nessa situao ou ser que ele retorna erro 404 ("pgina no encontrada")? E se subirmos mais um nvel como http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/?

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Tenha uma pgina de erro 404 til - Usurios ocasionalmente chegaro a uma pgina que no existe em seu site, quer por terem seguido um link quebrado ou por escreverem a URL errada. Ter uma pgina de erro 404 personalizada que gentilmente fornece aos usurios uma pgina alternativa no site pode melhorar significativamente a experincia do usurio. Sua pgina de erro 404 poderia ter um link de volta para a sua pgina inicial e tambm fornecer links populares ou relacionados ao contedo do seu site. O Google fornece o widget 404 [ingls] para que voc possa incorporar em suas pginas de erro 404, que fornece automaticamente muitas caractersticas teis. Voc tambm pode usar o Google Webmaster Tools para encontrar as causas de URLs retornando erro 404 [ingls]. Evite:

permitir que pginas de erro 404 sejam indexadas pelos mecanismos de pesquisa (certifique-se que o seu servidor web est configurado para retornar status HTTP 404 [ingls] quando pginas inexistentes forem solicitadas.) fornecer apenas uma mensagem vaga como "No encontrado" ou "Erro 404", ou no fornecer uma pgina de erro 404 usar um estilo para a sua pgina de erro 404 que no seja coerente com o resto do seu site

Oferea contedo e servios de qualidade


Criar contedo til e atraente ir provavelmente exercer maior influencia no seu site do que qualquer um dos outros fatores discutidos aqui. Os usurios reconhecem contedo de qualidade quando o vem e provvel que o queiram compartilhar com outros usurios. Isso pode ocorrer atravs de blogs, redes sociais, e-mails, fruns, ou outros meios. Buzz orgnico ou propaganda boca-a-boca o que ajuda a construir a reputao do seu site tanto com os usurios quanto com o Google e isso raramente vem sem contedo de qualidade.

Um blogger encontra o seu contedo, gosta dele, e ento o referencia em um post

Embora o contedo que voc cria pode ser sobre qualquer assunto imaginvel, aqui esto algumas das prticas mais recomendadas:
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Prticas recomendadas para contedo

Escreva textos de fcil leitura - Usurios apreciam um contedo bem escrito e de fcil compreenso. Evite:

escrever textos desleixados, com muitos erros ortogrficos e gramaticais incorporar textos em imagens (os usurios podem querer selecionar o texto e os mecanismos de pesquisa no conseguem l-lo)

Mantenha-se centrado no tema sempre benfico organizar o seu contedo a fim de que seus visitantes tenham um bom senso de onde um tpico comea e outro acaba. Dividir o contedo em blocos lgicos ajuda os usurios a encontrar mais facilmente o contedo que eles querem. Evite:

colocar grandes quantidades de texto sobre temas variados em uma pgina sem pargrafo, subttulo, ou sem nenhuma separao

Utilize uma linguagem adequada - Pense nas palavras que um usurio possa pesquisar para encontrar o seu contedo. Os usurios que possuem um conhecimento avanado sobre o tema poderiam utilizar palavras-chave diferentes na pesquisa do que algum que leigo no assunto. Por exemplo, um fantico por beisebol poder procurar por [CBBS], sigla para a Confederao Brasileira de Beisebol e Softbol, enquanto um novo f poderia usar um termo mais geral [beisebol]. Antecipar essas diferenas de comportamento e t-las em conta ao escrever o seu contedo (usando uma boa variao de palavras-chave) poderia produzir resultados positivos. O Google AdWords oferece uma ferramenta de palavras-chave muito til que o ajudar a descobrir novas palavras-chave, mostrando o volume aproximado de pesquisas para cada termo. Alm disso, a Ferramenta do Google para Webmasters lhe fornece as palavras-chave mais pesquisadas que resultam em seu site, e quais delas fizeram com que o usurio visite seu site. Crie contedo exclusivo e atualizado Contedo original no s far com que seus usurios atuais voltem, ir tambm trazer novos visitantes. Evite:

reescrever (ou copiar) contedo existente que vai trazer pouco valor extra para seus usurios ter verses do seu contedo duplicadas ou muito parecidas em seu site (veja mais informaes sobre contedo duplicado)

Oferea contedo e servios exclusivos - Pense em criar um servio que nenhum outro site oferece. Voc poderia tambm escrever um artigo ou publicar uma pesquisa, fazer uma entrevista exclusiva ou tirar proveito das particularidades de sua base de usurios. Outros sites podem no dispor dos recursos ou conhecimentos tcnicos para fazer essas coisas.
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Crie contedo essencialmente para os seus usurios e no para os mecanismos de pesquisa Desenvolva seu site tendo em mente as necessidades de seus visitantes, assegurando ao mesmo tempo que seu site seja facilmente acessvel aos mecanismos de pesquisa. Isso normalmente produz resultados positivos. Evite:

inserir palavras-chave repetidas que visam os mecanismos de pesquisa e que sejam desnecessrias, sem sentido ou incomodem os usurios ter blocos de texto com "freqentes erros ortogrficos utilizados para chegar a esta pgina", o que adiciona pouco valor para os usurios texto escondido para os usurios, mas aparente aos mecanismos de pesquisa

Escreva texto ncora melhores


Texto ncora o texto clicvel que os usurios vem como link, e colocado dentro da tag de ncora <a href="..."></ a>.

Este texto ncora descreve com preciso o contedo de uma de nossas pginas

Este texto diz aos usurios e ao Google algo sobre a pgina que voc est apontando. Links em sua pgina podem ser internos - que apontam para outras pginas do seu site - ou externos apontando para contedo de outros sites. Em ambos os casos, quanto melhor o texto ncora, mais fcil ser para os usurios navegar e para Google entender do que se trata a pgina que voc est apontando.

Prticas recomendadas para texto ncora

Escolha um texto descritivo - O texto ncora que voc usa para um link deve oferecer pelo menos uma idia bsica sobre a pgina que ele aponta. Evite:

escrever textos ncora genricos como "pgina", "artigo", ou "clique aqui" utilizar um texto off-topic ou que no tenha relao com o contedo da pgina apontada utilizar a URL da pgina como texto ncora como regra geral (existem, porm, circunstncias onde faz sentido utilizar a URL, tal como a promoo ou referencia a um novo site)

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Escreva textos concisos Procure escrever textos curto porm descritivos geralmente algumas palavras ou uma pequena frase. Evite:

escrever textos ncora muito longos, tais como uma frase longa ou pargrafo

Estilize seus links de forma a torn-los facilmente reconhecveis Torne fcil a distino entre links e textos. O seu contedo pode se tornar menos til se os usurios no perceberem os links ou se clicarem acidentalmente neles. Evite:

usar CSS ou estilos que faa com que links se confundam com texto normal

Pense tambm no texto ncora para links internos Geralmente pensamos em links como formas de apontar para sites externos, mas dar ateno ao texto utilizado nos links internos pode ajudar os usurios e ao Google a navegar melhor no seu site. Evite:

preeencher o texto ncora com palavras-chave ou frases longas apenas para ludibriar os mecanismos de pesquisa criar links desnecessrios que no ajudem o usurio a navegar em seu site

Use tags de cabealho apropriadamente


As tags de cabealho (no confundir com a tag <head> ou cabealhos HTTP) so utilizadas para apresentar estrutura da pgina para os usurios. Existem seis tamanhos de tags de cabealho, comeando com <h1>, a mais importante, e terminando com <h6>, a de menor importncia.

Em uma pgina contendo notcias, poderamos colocar o nome do nosso site em uma tag <h1> e os ttulos das notcias em tags <h2>

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Tags de cabealho aumentam o tamanho da fonte, o que ajuda os usurios a perceber a importncia do texto contido nelas e colabora para a compreenso do contedo que vem logo aps ele. Utilizar tags de cabealhos de diversos tamanhos criando uma ordem hierrquica ajuda a estruturar o seu contedo e torna mais fcil para os usurios navegarem pelo seu documento.

Prticas recomendadas para a tags de cabealho

Imagine que est escrevendo um resumo esquemtico - Da mesma forma como voc desenvolveria um esquema para um grande projeto, pense nos pontos principais e pontos secundrios do contedo da pgina e decida em que posio utilizar adequadamente as tags de cabealho. Evite:

colocar textos na tag de cabealho que no so teis na definio da estrutura da pgina utilizar tags de cabealho onde outras tags como <em> ou <strong> faam mais sentido. alternar entre tags de cabealho sem nenhuma lgica

Utilize tags de cabealho com moderao Utilize tags de cabealho onde faa sentido. Popular sua pgina com demasiadas tags de cabealho pode tornar a leitura do texto difcil e no deixa ntido onde um assunto comea e outro termina. Evite:

utilizar tags de cabealho de forma excessiva em toda a pgina colocar todo o texto da pgina em uma tag de cabealho utilizar a tag de cabealho apenas para definir o estilo do texto e no para estrutur-lo

Otimize o uso de imagens


Imagens podem parecer um simples componente do seu site, mas voc pode otimizar a utilizao delas. Todas as imagens podem ter um nome de arquivo e atributo "alt" (alternativo) nicos, dos quais voc deve tirar vantagem. O atributo "alt" permite especificar um texto alternativo para a imagem, caso ela no possa ser exibida por alguma razo.

Nosso texto alt uma breve descrio da imagem


Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Por que utilizar este atributo? Se um usurio estiver visualizando o site em um navegador que no suporta imagens, ou utilizando tecnologias alternativas tais como um leitor de telas, o contedo do atributo alt fornecer informaes sobre a imagem.

Por alguma razo nossa imagem no foi exibida para o usurio, mas o texto alternativo sim Outra razo que se voc estiver usando uma imagem como link, o texto alternativo dessa imagem ser tratado de maneira similar ao texto ncora de um link de texto. No entanto, no recomendamos utilizar muitos links de imagens na navegao de seu site, onde o uso de texto possvel. Por fim, otimizar o nome da imagem e o atributo alt torna mais fcil para mecanismos de pesquisa de imagens, como a Pesquisa de Imagens do Google, a compreender melhor as suas imagens.

Prticas recomendadas para imagens

Utilize nomes de arquivos e atributos alt curtos e descritivos - Como muitas das outras partes da pgina que podem ser otimizadas, nomes de arquivo e atributos alt (linguagem ASCII) so melhores quando so curtos e descritivos. Evite:

utilizar nomes genricos como "imagem1.jpg", "foto.gif", "1.jpg" quando possvel (sites com milhares de imagens podem preferir automatizar esse processo) escrever nomes extremamente longos preencher o atributo alt com palavras-chave ou copiar e colar frases inteiras

Fornea atributos alt ao utilizar imagens como links - Se voc decidir usar uma imagem como um link, preencher o texto alternativo ajuda ao Google a compreender melhor a pgina que voc est apontando. Imagine que est escrevendo o texto ncora de um link de texto. Evite:

atributos alt excessivamente longos que podem ser considerados spam utilizar apenas imagens como links de navegao

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Armazene imagens em um diretrio separado - Em vez de ter arquivos de imagem espalhados em diversos diretrios e subdiretrios no seu domnio, considere consolidar suas imagens em um nico diretrio (por exemplo, brandonsbaseballcards.com/images/). Utilize formato de arquivos amplamente suportados - A maioria dos navegadores suportam imagens em formato JPEG, GIF, PNG e BMP. Tambm uma boa idia ter a extenso do seu arquivo correspondendo com o formato do arquivo.

Faa uma utilizao eficaz do robots.txt


Um arquivo "robots.txt" informa aos mecanismos de pesquisa se podem ou no acessar e varrer parte de seu site. Esse arquivo, que deve ser denominado "robots.txt", colocado na raiz do site.

O endereo do nosso arquivo robots.txt

Todos os mecanismos de pesquisa compatveis (indicado pelo smbolo asterisco *) no devero acessar nem indexar o contedo em /images/ ou qualquer URL cujo caminho comea com /search

Voc pode desejar que certas pginas do seu site no sejam rastreadas porque elas no so teis para os usurios se encontradas em um resultado de pesquisa nos mecanismos de pesquisa. Se voc quiser evitar que os mecanismos de pesquisa rastreiem suas pginas, o Google Webmaster Tools tem um gerador de robots.txt [ingls] que o ajudar a criar esse arquivo. Note que se seu site utiliza subdomnios, para que determinadas pginas no sejam rastreadas em um subdomnio especfico, voc precisar criar um arquivo robots.txt para cada subdomnio separadamente. Para obter maiores informaes sobre robots.txt, sugerimos o guia utilizando arquivos robots.txt da Central de Ajuda para Webmasters. Existem diversas formas de prevenir que seu contedo aparea nos resultados de pesquisa, como a adio do parmetro "NOINDEX" na meta tag robots, utilizando .htaccess para proteger diretrios com senha ou utilizando as Ferramentas do Google para Webmasters para remover contedos que j foram rastreados. O engenheiro do Google Matt Cutts explica as formas para bloquear URLs [ingls] em um vdeo muito til.
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Prticas recomendadas para robots.txt

Utilize mtodos mais seguros para contedos delicados - Voc no deve utilizar robots.txt para bloquear materiais delicados ou confidenciais. Uma das razes que os mecanismos de pesquisa podem referenciar URLs bloqueadas (mostrando apenas a URL, sem ttulo ou snippet) se houver algum link na internet apontando para essa URL. Tambm possvel que mecanismos de pesquisa desonestos ou no compatveis com o Robots Exclusion Standart no obedeam a instruo em seu robots.txt. Finalmente, um usurio curioso poderia examinar a estrutura de diretrios em seu arquivo robots.txt e adivinhar a URL do contedo que voc no quer que vejam. Criptografar o contedo ou proteger atravs de senha utilizando o .htaccess so alternativas mais seguras. Evite:

permitir que pginas de resultado de pesquisa sejam indexadas (usurios no gostam de sair de uma pgina de resultado de pesquisas e cair em outra que no adicione valor significativo para eles) permitir a indexao de um grande nmero de pginas geradas automaticamente, com contedo idntico ou muito semelhante: "Ser que estas quase 100.000 pginas precisam realmente estar no ndice do mecanismo de pesquisa?" permitir que URLs resultantes de um servios de proxy sejam rastreadas

Tenha em conta rel="nofollow" para links


Definir o valor do atributo "rel" de um link como "nofollow" diz ao Google que determinado link em seu site no deve ser seguido ou passar a reputao da sua pgina para as pginas vinculadas a ela. Para criar um link nofollow, basta incluir rel="nofollow" dentro da tag ncora do link.

Se voc aponta um link para um site que voc no confia e para o qual no quer passar a reputao do seu site, use nofollow Quando isso seria til? Se o seu site tem um blog onde os comentrios so pblicos, os links presentes nesses comentrios poderiam passar a sua reputao para pginas com as quais voc talvez no se sinta confortvel. Blogs com sees para comentrios so altamente suscetveis spam de comentrio. Aplicar a tag nofollow nesses links adicionados por usurios garante que voc no estar passando a reputao que voc conquistou a um site duvidoso. Muitos pacotes de programas para blogs aplicam nofollow de forma automtica em todos os comentrios deixado por usurios, mas aqueles que no o faz, podem ser manualmente configurados. Esse conselho tambm vale para outras reas do seu site, que podem envolver contedos produzidos pelos usurios, tais como guestbooks, fruns, mural de recados, lista de referencias, etc. Se voc confia nos links adicionados por terceiros (por exemplo, se um comentarista de sua confiana), ento no h
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

necessidade de usar nofollow em links; porm, apontar um link para sites considerados spam pelo Google, pode afetar a reputao do seu prprio site. A Central de Ajuda para Webmaster tem mais dicas sobre como evitar spam de comentrios, utilizando CAPTCHAs e ativando moderao de comentrios entre outros exemplos.

Um spammer de comentrios deixa uma mensagem em uma postagem das nossas notcias, na esperana de obter um pouco da reputao do nosso site

Outra utilizao do nofollow quando voc est escrevendo contedo e quer referenciar um site na Internet, mas no quer passar sua reputao para ele. Por exemplo, imagine que voc est escrevendo um artigo no seu blog sobre o tema spammers de comentrio e voc quer mostrar um site de exemplo, que recentemente deixou spam em forma de comentrio no seu blog. Como deseja avisar outras pessoas sobre o site, voc inclui o link para ele em seu contedo; no entanto, voc certamente no quer passar a sua reputao para esse site. Esta seria uma boa hora para usar nofollow. Finalmente, se voc estiver interessado em utilizar nofollow em todos os links de uma pgina, voc pode usar "nofollow" na sua robots meta tag, que colocada dentro da tag <head> da sua pgina. O Blog da Central do Webmaster possui um artigo muito til sobre como utilizar a meta tag robots [ingls] Este mtodo escrito como <meta name="robots" content="nofollow">.

Isto aplicaria nofollow em todos os links em uma pgina


Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Divulgue seu site da forma correta


Enquanto a maioria dos links para seu site sero adquiridos gradualmente, medida que as pessoas descubram o seu contedo atravs de pesquisa ou de outras maneiras e criarem um link para ele, o Google entende que voc queira mostrar ao mundo o resultado de seu trabalho rduo. Promover eficientemente seu novo contedo levar a uma descoberta mais rpida por aqueles que estejam interessados no mesmo tema. Como na maioria dos pontos abordados neste documento, considerar estas recomendaes a um extremo pode realmente prejudicar a reputao de seu site.

Prticas recomendadas para promover o seu site

Blog sobre novos contedos ou servios Publicar novidades no blog de seu prprio site uma boa maneira de anunciar novos contedos ou servios. Outros webmasters que leiam o seu blog ou subscrevam a sua feed RSS podero promover suas novidades. No se esquea da promoco offline Promover o seu site offline pode tambm ser recompensador. Por exemplo, se voc tiver um negcio local, certifique-se sua URL est listada no seu carto de visitaa, papis timbrados, cartazes, etc. Voc pode tambm enviar boletins informativos aos clientes atravs do correio, com informaes sobre novos produtos e contedos de seu website. Conhea os sites de mdia social - Sites mdia social construda em torno da interao e compartilhamento dos usurios torna mais fcil a grupos de pessoas interessadas corresponder-se com contedo relevante. Evite:

tentar promover cada pequena nova alterao de contedo que voc faa; promova apenas grandes mudanas ou fatos interessantes. envolver o seu site em programas onde o seu contedo artificialmente promovido ao topo desses servios

Adicione o seu negcio no Google Local Business Center - Se voc tem uma empresa local, adicionar a sua informao no Centro de Negcios do Google vai ajudlo a chegar a clientes que utilizem o Google Maps e a pesquisa na web. A Central de Ajuda do Webmaster tem mais dicas para promover a sua empresa local. Alcance aqueles que esto em comunidades relacionadas muito provvel que existam sites que cobrem reas temticas semelhantes s suas. Comunicar-se com esses sites geralmente benfico. Temas da atualidade que apaream em seu nicho ou na comunidade podem desencadear novas idias para contedo ou a criao de uma boa comunidade de recursos.
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

Evite:

enviar spam a todos os sites relacionados ao seu tema comprar links de outro sites com o objetivo de conseguir PageRank ao invs de trfego

Utilize as ferramentas gratuitas para webmasters


Os principais mecanismos de pesquisa, incluindo Google, fornecem ferramentas gratuitas para webmasters. As Ferramentas do Google para Webmasters ajudam a ter um melhor controle de como o Google interage com os seus sites e a obter informaes teis sobre o seu site. Utilizar as ferramentas para webmasters no ir ajudar a obter um tratamento preferencial para o seu site; no entanto, ele pode ajud-lo a identificar questes que, quando resolvidas, podem melhorar o desempenho do seu site nos resultados da pesquisa. Com este servio, os webmasters podem: ver que partes de um site tiveram problemas de rastreamento pelo Googlebot enviar um arquivo Sitemap XML analisar e gerar um arquivo robots.txt remover URLs j rastreadas pelo Googlebot especificar o domnio preferido identificar problemas com ttulos e meta tags de descrio [ingls] entender os termos de pesquisa mais utilizados para chegar a um site ter uma idia da forma como o Googlebot v pginas remover links indesejados que o Google pode usar nos resultados de pesquisa receber notificao de violao das diretrizes de qualidade e solicitar reconsiderao

Yahoo! (Yahoo! Site Explorer) e Microsoft (Live Search Webmaster Tools) tambm oferecem ferramentas gratuitas para webmasters.

Aproveite os servios de anlise da web


Caso tenha melhorado o rastreamento e a indexao do seu site usando o Google Webmaster Tools ou outro servio, provavelmente est curioso sobre o trfego que chega ao seu site. Programas de anlise de trfego como o Google Analytics so uma valiosa fonte de informao. Voc pode us-los para:

entender como os usurios acessam e interagem com seu site descobrir os contedos mais populares do seu site
Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

medir o impacto das otimizaes que voc fizer em seu site (por exemplo, aps modificar os ttulos e meta tags de descrio, o trfego vindo dos mecanismos de pesquisa melhorou?)

Para usurios avanados, a informao fornecida por um pacote de anlise, combinados com os dados de seu servidor [ingls] podem fornecer informaes ainda mais abrangentes sobre como os visitantes esto interagindo com os seus documentos (como palavras-chave adicionais que poderiam ser usadas para encontrar seu site). Por ltimo, o Google oferece uma ferramenta chamada Google Website Optimizer que permite que voc execute testes e veja qual o efeito de pequenas modificaes de modo a produzir as melhores taxas de converso. Isto, em combinao com o Google Analytics e as Ferramentas do Google para Webmasters (consulte nosso vdeo sobre o uso do "Google Trifecta" [ingls]), representam um poderoso meio para comear a melhorar seu site.

Recursos teis para webmasters


Grupo de Ajuda do webmaster do Google - Tem alguma pergunta ou comentrio sobre o nosso guia? Avise-nos. Blog da Central do Webmaster Artigos freqentemente atualizado por Googlers sobre como melhorar o seu site. Central de Ajuda do Webmaster Cheio de documentao em profundidade sobre as questes relacionadas com webmaster. Ferramentas do Google para Webmasters Otimizar a forma como o Google interage com o seu site. Diretrizes do Google para Webmaster Diretrizes tcnicas de design, contedo e qualidade. Google Analytics Localizar a fonte dos seus visitantes, o que esto vendo, e aferir mudanas. Google Website Optimizer Faa testes em suas pginas para ver o que vai funcionar e o que no vai. Dicas para contratar um SEO Se voc no quiser faz-lo sozinho, estas dicas devem ajud-lo a escolher uma empresa de SEO.

Salvo se anuncie o contrario, o contedo deste documento encontra-se sob a licena Creative Commons Attribution 3.0 License. (Traduzido por Pedro Dias (PT-Pt) e Ariel Lambrecht (PT-Br))

Otimizao de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes

You might also like