You are on page 1of 14

1

BACHAREL EM TURISMO: FORMAO PROFISSIONAL E INSERO NO MERCADO DE TRABALHO


RESUMO No mundo contemporneo, globalizado, as mudanas tecnolgicas acontecem em uma velocidade cada vez maior, sendo esta uma realidade bastante notria no turismo, o que torna necessria a qualificao dos recursos humanos, que esto direta ou indiretamente ligados ao planejamento, execuo, operacionalizao e avaliao do desenvolvimento da atividade turstica. Esse artigo tem como objetivo verificar como se processou a insero dos Bacharis em Turismo, egressos do perodo 2003 a 2007 da FACEX, no mercado de trabalho. Em suma, o percurso metodolgico deste trabalho constituiu um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa. Algumas consideraes se fazem pertinentes com essa pesquisa, entre elas o fato do turismo ser uma rea com muitas especificidades e possibilidades de atuao profissional, embora a entrada nesse mercado de trabalho ainda se encontra restrita, realidade essa detectada na pesquisa, da qual mostrou que apenas 35% dos egressos pesquisados esto inseridos no mercado, em que o principal meio de acesso ao emprego foi por meio de indicao de pessoas da rede de relacionamentos dos graduados. Palavras-Chave: Turismo. Formao Profissional. Insero. ABSTRACT In the contemporary globalized world technological changes happens really fast, and that is quite remarkable in tourism, which makes necessary qualification of human resources, which are directly or indirectly linked to the planning, implementation, operation and evaluation of development of tourism through vocational training. This article aims to see how it handles the integration of Bachelors in tourism, graduates of the period 2003 to 2007 of FACEX in the labor market. Methodologically the research consisted of a combination of exploratory research, descriptive, literature, documentary and case study, being all quantitative and qualitative. Some considerations are relevant to that search, among them the fact that tourism is a theme with many special features and possibilities for the tourisms professional performance. Keywords: Tourism. Vocational Training. Insertion.

1 INTRODUO O turismo possui diversas dimenses sociais, culturais, polticas, psicolgicas e econmicas, tendo como a de maior destaque, em discursos no cenrio mundial, a de mbito econmico, em virtude do seu efeito multiplicador, que atravs deste gera receita repercutindo de forma direta e indireta em outros setores. Neste sentido, Trigo (1998, p. 9) diz que o turismo deixa de ser apenas um complexo socioeconmico, tornando-se uma das foras transformadoras do mundo Ps-industrial e que est ajudando a redesenhar as estruturas mundiais, influenciando a globalizao, os novos blocos econmicos e uma nova ordem internacional. De acordo com Cabral e Silva (2007, p. 33) o turismo tem dado um salto de oportunidades e desenvolvimento na economia, para muitos brasileiros. [...] Portanto, este mercado, mais do que nunca necessita de profissionais altamente qualificados para atuar na atividade. Sendo assim, o ritmo pelo qual impulsionado o desenvolvimento econmico que o turismo provoca muito acelerado, o que projeta no mercado uma demanda por mo-de-obra qualificada, nos diversos campos de trabalho, para assim fortalecer as relaes de competitividade dos empreendimentos que compe o trade1 turstico. No que diz respeito qualificao de mo-de-obra, vale ressaltar a colocao de Ansarah (2002, p. 42), a formao superior em turismo proporciona a oportunidade de profissionalizao e especializao o que garante a atuao desses profissionais nos diferentes segmentos do mercado. Tendo em vista que, o bacharel em turismo vem ganhando mais amplitude em sua rea de atuao, surge a necessidade de focalizar mais na formao desse capital humano que exerce uma importncia primordial na rea e depositar a devida ateno para a formao desses profissionais que refletir com significativa relevncia no desenvolvimento e qualidade do turismo. Diante do crescente e contnuo desenvolvimento turstico no Brasil, essa pesquisa tomar como enfoque a cidade do Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, de modo a analisar a insero profissional no mercado de trabalho dos bacharis em turismo, egressos da FACEX Faculdade de Cincias, Cultura e Extenso do RN, no perodo de 2003 a 2007. Portanto, diante deste objeto de estudo, algumas indagaes se formaram: em que situaes se encontravam, no mercado de trabalho, os egressos do curso de Bacharelado em Turismo da FACEX? Quais as reas de atuao desses egressos? E qual o grau de satisfao em relao formao profissional?
1

Conjunto de empreendimentos que compe o setor turstico: hotis, pousadas, restaurantes, operadoras, e agncias de viagens, parques temticos, aeroportos, empresas de eventos, etc.

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 CONTEXTUALIZAO ECONMICA DO TURISMO Em torno das inmeras definies sobre turismo, De La Torre 1992 (apud Barretto 1995, p.13) define
O turismo um fenmeno social que consiste no deslocamento voluntrio e temporrio de indivduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreao, descanso, cultura ou sade, saem do seu local de residncia habitual para outro, no qual no exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando mltiplas inter-relaes de importncia social, econmica e cultural.

Dentre as inter-relaes geradas pelo turismo vale destacar as de aspecto econmico, uma vez que o turismo vem, no decorrer dos anos, se solidificando cada vez mais, em virtude de caracterizar-se pelo seu efeito multiplicador, facilidade de crescimento no mercado, gerao de divisas e postos de trabalho, entre outros. Segundo Trigo (1998, p.12)
Neste fim de sculo, os indicadores econmicos apontam que, nos pases desenvolvidos, a maior parte da populao economicamente ativa est no setor tercirio, e que a maior parte do produto interno bruto (PIB) desses pases ou regies provm igualmente do setor de servios. Isso no quer dizer que o setor secundrio (indstria) tenha se tornado insignificante. Apenas aponta na direo de que, no fim do sculo XX, a economia internacional est, em sua maior parte, assentada no vasto e complexo setor tercirio, que abrange comrcio, finanas, transportes, sade, educao, publicidade e propaganda, administrao pblica e privada, comunicaes, artes e cultura, lazer e turismo etc.

Mesmo que para Keller 2000 (apud MOESCH 2003, p.20) o turismo seja
[...] um fenmeno seguidamente mal entendido, ele no uma indstria, pois no proporciona transferncias de bens e servios, que seriam produzidos atrs de alguns muros das empresas. O turismo se focaliza sobre seres humanos que visitam um destino em funo de um ou vrios atrativos, isto permite que encontrem outros seres humanos que ali vivem e fornecem os bens e servios exigidos pelos turistas.

Neste sentido, o turismo proporciona o consumo de bens e prestao de servios que so comercializados no mercado, sendo esses bens, em sua maioria, intangveis, formando assim o produto turstico. Entende-se por produto turstico como uma mistura de elementos tangveis e intangveis, centralizados numa atividade especfica e numa determinada destinao. (ANSARAH, 2001 p. 21).

O produto turstico2 se caracteriza - principalmente - pela sua incapacidade de estocagem, instabilidade da demanda, intangibilidade, oferta esttica e demanda heterognica. Levando em considerao a sustentao econmica do turismo na prestao de servios, fica evidente a importncia da qualificao e formao profissional dos recursos humanos que desempenham suas funes nas empresas ligadas ao setor, agregando qualidade e diferenciais na oferta do produto turstico. Diante do contexto da globalizao em que o turismo est inserido como uma das atividades econmicas que mais cresce no mundo, pelo seu efeito multiplicador e, grande potencial de expanso no mercado e capacidade de gerar trabalho torna-se importante atentar para a nova tendncia no campo mercadolgico, que a valorizao do capital humano, como fator de competitividade entre os empreendimentos. Conforme Falco (2007, p. 47) [...] o setor de turismo vem ano a ano ganhando musculatura e apresentando crescimento consistente. As condies so amplamente positivas para que o setor possa contribuir decisivamente para o bom desempenho da economia brasileira. Portanto, a contribuio significativa no desempenho econmico brasileiro do turismo est ligada tambm formao profissional em turismo. Neste sentido Trigo (1998, p. 17) diz:
O setor turstico tem passado por constantes etapas de profissionalizao em virtude da nova conjuntura internacional e do crescente grau de exigncia dos seus clientes na maior parte do mundo desenvolvido. Atualmente, inconcebvel algum fazer um planejamento em lazer ou turismo e no pensar na formao da mo-de-obra especializada que vai trabalhar na rea. Os investimentos so muito elevados, os riscos so considerveis e, por ser um setor de servios, o atendimento pessoal fundamental.

2.2 FORMAO PROFISSIONAL O processo de formao acontece atravs da fecundao de um conjunto de ideias e reflexes, dos quais criam possibilidades que retiram os indivduos de posies acomodadas, mobilizando e transformando o outro de alguma maneira. Werneck 2000 (apud YSAYAMA 2001). Com isso, o processo de formao profissional modifica o indivduo e consequentemente, projeta mudanas na sociedade, uma vez que as atividades profissionais exercidas so embasadas em conhecimento cientfico, crtico e criativo.

Mais informaes, no livro: ANSARAH, Marlia Gomes dos Reis (org.). Como aprender turismo como ensinar 2. 2a ed. So Paulo: SENAC, 2001. p. 22-24.

A temtica formao profissional vem tornando-se, cada vez mais, significante em torno das reas profissionais, uma vez que a competio no mercado de trabalho contemporneo est se intensificando de forma bastante significativa.
Com esta reestruturao, decorrente dos novos modelos de competitividade mundiais apoiado pelas novas tecnologias, h uma adequao das empresas ao novo modelo de produtividade internacional, restando s mesmas tentar acompanhar o desenvolvimento do mercado e tentar sobreviver coerncia do processo. Isto posto, surgem novas formas de gesto das empresas e da mo-de-obra, resultantes da flexibilizao das relaes de trabalho presentes nas esferas empresariais. (COSTA, 2004 p.121)

Portanto, o desenvolvimento dos setores econmicos, principalmente os que so voltados para a prestao de servios, necessitam de uma demanda de mo-de-obra qualificada para se adaptar s novas tecnologias e aos novos processos e formas de organizao para ofertar qualidade nos servios. Werneck 2000 (apud ISAYAMA 2001, p. 93) diz: [...] preciso fornecer elementos para a consolidao de um profissional crtico, criativo, questionador, reflexivo, articulador, pesquisador e interdisciplinar. Com isso possibilitar a formao de profissionais especializados e com vasta cultura. A formao profissional um processo contnuo, pois necessita da busca constante de qualificao para responder s exigncias pontuais e concretas que as mudanas nas tcnicas e nas organizaes requerem, com o nvel necessrio para o desempenho de suas competncias. (ANSARAH, 2002) 2.2.1 Formao e atuao profissional em Turismo Para falar de formao profissional em Turismo, a princpio vale destacar o surgimento dos cursos de habilitao em Turismo, pois de acordo com Trigo (1998, p. 221).
A Habilitao nica em Turismo relativamente recente no Brasil, assim como outros cursos superiores como, por exemplo, os da rea de comunicaes e informtica. O curso superior em turismo comeou a existir na burocracia governamental pelo Parecer n 35/71 do Ministrio de Educao, feito pelo relator conselheiro Roberto Siqueira Santos e aprovado em 28/01/1971, do Conselho Federal de Educao, que fixou contedo mnimo de durao do curso superior de turismo.

A formao profissional em turismo surgiu a partir da dcada de 1970, e a partir deste perodo vem sendo discutida no meio acadmico de vrias reas. Em nvel nacional, a Associao Brasileira dos Bacharis em Turismo - ABBTUR a associao responsvel pelas questes referentes educao na rea.

O turismo uma das atividades econmicas mais importantes, pois tem uma participao significativa no Produto Interno Bruto PIB e caracteriza-se, na sua essncia, pela prestao de servios. Por isso, demanda de uma formao especfica do capital humano para planejar, executar, coordenar e administrar as atividades as quais passam por processos mutveis, pois esto intrinsecamente ligadas ao processo de globalizao e dos avanos tecnolgicos. Para Trigo (1995, p. 73),
[...] os setores de lazer e turismo dependem intimamente das novas tecnologias, esto criando um mundo com caractersticas muito particulares. A economia cresce rapidamente no setor tercirio; comeam a desaparecer empregos no setor industrial e a surgir postos de trabalho no de servios; surgem novas formaes polticas e culturais denominadas genericamente de ps-modernidade; o capitalismo financeiro beneficia-se das redes de informao interligadas.

J em se tratando especificamente do turismo no Brasil, Ansarah (2002, p. 21) coloca:


[...] como a matria-prima bsica constituda de servios, tanto a educao quanto o treinamento so imprescindveis para uma melhor qualificao da mo-de-obra, pois o mercado atual exige profissionais preparados e eficientes com habilidade de aliar o conhecimento especfico a uma formao prtica agregada a uma viso holstica do setor.

Sendo assim, o processo educativo dos recursos humanos que exercem suas funes na atividade turstica precisam ser embasados no equilbrio entre educao e treinamento. Dessa forma, a mesma autora diz que para o desenvolvimento do turismo no sentido de se caracterizar como uma oferta de qualidade torna-se necessrio uma formao profissional tambm de qualidade. Atualmente, observa-se uma maior exigncia do capital humano pelas organizaes, o que exige dos profissionais uma ampla formao cultural, viso global, criatividade, qualidade na prestao de servios, tomada de decises, conhecimento de idiomas e de tecnologias, para que dessa forma possam atuar no mercado de trabalho cada vez mais complexo e pluralista. Conforme Trigo (1998, p. 76) preparar profissionais para o setor tercirio nas sociedades ps-industriais implica compreender os paradigmas dessas sociedades e toda complexidade e o pluralismo existentes [...]. Ainda de acordo com esse autor a abertura de mercados e sua interligao em blocos, as facilidades tecnolgicas e as possibilidades ldicas e hedonistas nas novas sociedades entusiasmam grandes segmentos. (TRIGO, 1998, p. 09)

Segundo Ansarah (2002, p. 42), a formao profissional em turismo oferece um leque de opes para a atuao no mercado de trabalho, dentre suas vrias segmentaes destacam-se o lazer com atividades de animao/recreao clubes, parques temticos, eventos, empresas de entretenimento, agencias, cruzeiros martimos, hotis, colnia de frias. Atualmente esse mercado de trabalho vem passando por uma grande transformao o que requer dos profissionais uma boa formao com adequao ao ritmo da globalizao, de forma que combine algumas caractersticas como: informao; comportamento e atitude; atualizao; criatividade; dedicao. Nota-se um grande espao na rea de profissionalizao do turismo. Portanto relevante na formao dos recursos humanos que atuam na rea, o aprofundamento na relao terica e prtica para projetar reflexos positivos em sua insero no mercado de trabalho. 3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS O presente estudo se concretiza em uma metodologia embasada em abordagem de natureza quantitativa e qualitativa. Tendo sido desenvolvido um estudo exploratrio e descritivo. Quanto ao tipo de pesquisa foi um estudo de caso. Conforme Vergara (2000), a classificao de uma pesquisa tem como base dois aspectos, sendo eles quanto aos fins e aos meios. Para Andrade (2007, p. 114),
o estudo exploratrio o primeiro passo de todo trabalho cientfico. So finalidades de um estudo exploratrio, sobretudo quando bibliogrfica, proporcionar maiores informaes sobre determinado assunto; facilitar a delimitao do tema do trabalho, definir objetivos ou formular as hipteses de uma pesquisa sobre determinado assunto.

Em virtude da limitada bibliografia relacionada temtica desse trabalho, a realizao da pesquisa com fins exploratrios possibilitar a sistematizao do conhecimento em torno formao profissional e insero no mercado de trabalho dos egressos do curso de Turismo da FACEX. Pois no se verifica nenhum estudo realizado na Instituio abordando essa problemtica. Alm de exploratria, a pesquisa foi descritiva, para tal tipologia utilizou-se o conceito da mesma autora, quando diz que nesse tipo de pesquisa, os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que a pesquisa interfira neles. (ANDRADE, 2007)

Por se concentrar numa forma de investigao de caso particular na IES - Instituio de Ensino Superior, FACEX, onde se verificou a maneira de processar a insero dos Bacharis em Turismo no mercado de trabalho, tendo como conjunto representativo os egressos do perodo de 2003 a 2007, essa pesquisa se caracterizou tambm na tipologia de estudo de caso. Yin (2001, p.12) conceitua: estudo de caso a estratgia escolhida ao se examinarem conhecimentos contemporneos, mas quando no se podem manipular comportamentos relevantes. O campo cientfico disponibiliza vrios tcnicas de pesquisa, ou seja, conjuntos de processos que disponibilizam instrumentos, em que podem ser empregados na coleta de dados. Uma dessas tcnicas de coleta de dados o formulrio. Para Lakatos e Marconi (2001), formulrio uma tcnica de pesquisa composta de um roteiro de perguntas que so enunciadas e preenchidas pelo pesquisador atravs das respostas do pesquisado. Nessa pesquisa os formulrios utilizados foram aplicados junto aos pesquisados contendo questes abertas e fechadas, perguntas essas formuladas pelos prprios autores, contemplando a abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra caracterizou-se como no-probabilstica tendo como critrio de escolha utilizado para definio da amostra a aceitao ou no dos pesquisados em participar da pesquisa. 4 RESULTADOS OBTIDOS A pesquisa teve um universo formado pelo corpo de 132 graduados no curso de Bacharelado em Turismo da FACEX, formados no perodo de 2003 a 2007. A escolha desses se deu pelo fato de estarem inseridos em uma mesma matriz curricular, bem como pelo tempo necessrio para que se tivesse a insero desses alunos no mercado de trabalho. Aps o levantamento bibliogrfico, buscaram-se mais informaes por meio da aplicao de formulrios junto aos egressos. Para a constituio da amostra utilizou-se o critrio no-probabilstico por acessibilidade, em que se buscou entrar em contato por telefone com os 132 graduados do perodo em anlise. Entretanto, conseguiu-se aplicar os formulrios em apenas 48 indivduos. Com os demais, no foi possvel o acesso para coleta de dados por algumas razes tais como:

alguns contatos fornecidos pelo banco de dados da Instituio no correspondiam mais aos referentes egressos, alguns egressos optaram em no participar da pesquisa, e outros pediram para ligar depois e no deram mais respostas. Dos indivduos pesquisados, puderam-se destacar as seguintes caractersticas relacionadas ao perfil: a) b) c) d) Sexo: 85% feminino e 15% masculino; Faixa etria: 79% 21 a 30 anos, 17% 31 a 40, e 4% acima de 41 anos; Estado civil: 58% solteiros, 38% casados, e 4% separados; Onde residem: 70% na zona sul de Natal, 17% na zona leste/oeste, e 13% na grande Natal; e) Faixa salarial: 56% 01 a 03 salrios, 25% 04 a 06, 2% 07 a 10, e 17% no tem renda; f) Formao complementar: 75% nenhuma, 21% especializao, 4% cursos do PRODETUR e do Ministrio do Turismo. Quanto ao ano que se formaram o grfico abaixo mostra em nmeros percentuais a quantidade correspondente aos anos: Grfico 01 Ano de formao dos pesquisados

2003

2004

19% 31% 15%

2005

2006

2007

10%

25%

Fonte: Pesquisa de Campo, Novembro 2008.

Neste grfico percebe-se que o maior nmero de pesquisados correspondeu ao ano de 2007, isso por ter sido o ano mais recente e de maior facilidade para contato com os egressos. J 2006 mostrou o menor nmero de indivduos pesquisados, em virtude de esse ano ter apresentado boa parte de contatos no correspondentes e invlidos. Em torno da formao profissional, identificaram-se alguns pontos relacionados percepo que os graduados tm sobre a qualidade da formao oferecida pelo curso de Turismo da Instituio em estudo, pois 44% afirmaram que a vida profissional evoluiu pouco aps a graduao, pois segundo eles o mercado encontra-se restrito, no que diz respeito a vagas em postos de trabalho na rea do turismo, sendo difcil a absoro de profissionais recmformados, alm do fato de que a realidade pouco vivenciada e focada na academia, isto , teoria desassociada da prtica. Entretanto que, com base numa escala conceitual (tima, boa,

10

regular e insuficiente), 59% consideraram boa a formao profissional oferecida pelo curso ressaltando a obteno de conhecimento amplo dentro da rea e dinamicidade da estrutura curricular, porm os 41% restante dos pesquisados consideraram regular. Quanto atualizao de conhecimentos na rea, 77% dos egressos ainda se mantm atualizados por meio de canais de informaes, dos quais os mais mencionados foram a internet, televiso, jornais, revistas e livros da rea. A respeito de formao continuada 92% acreditam ser de fundamental importncia e disseram ter interesse em fazer especializao em reas afins com o turismo, como gesto, marketing e meio ambiente. Quanto ao curso de turismo da FACEX, os pesquisados apontaram pontos positivos e negativos, que em ordem crescente, os mais ressaltados foram: a) Positivos: parte do corpo docente bastante qualificada; grade curricular generalista que possibilita conhecimento abrangente de outras reas de conhecimento; e a estrutura fsica da instituio; b) Negativos: pouca nfase no duelo Teoria x Prtica, deixando a desejar mais interao dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade prtica do mercado de trabalho; coordenao com instabilidade de coordenadores que foram mudando de forma constante, falhas de comunicao, e falta de motivao. Grfico 02 Insero dos egressos no mercado trabalho.

35% 65%

Egressos inseridos

Egressos no inseridos

Fonte: Pesquisa de Campo, Novembro 2008.

De acordo com a amostra, detectou-se o nmero de egressos inseridos e no inseridos no mercado de trabalho, pois como j dito anteriormente, o mercado se encontra restrito, sendo difcil a absoro de profissionais recm-formados, alm do fato de que a realidade pouco vivenciada e focada na academia (teoria desassociada da prtica) o que afeta diretamente na qualidade da mo-de-obra.

11

Grfico 03 Motivos da no-insero dos egressos no mercado trabalho.

Outro 23% Interesse por outra rea 19%

No encontrou emprego 42% Salrio baixo 16%

Fonte: Pesquisa de Campo, Novembro 2008.

Verificou-se que 65% dos pesquisados no esto inseridos no mercado, em virtude dos seguintes motivos: no encontrou emprego; salrio baixo; interesse por outra rea, e outros, como est representado no grfico acima. Grfico 04 reas que mais absorveram os egressos.

29% Outro

18% Agenciamento

18% Eventos

29% Hotelaria 6% Lazer

Fonte: Pesquisa de Campo, Novembro 2008.

Com relao s reas do trade turstico que mais absorveram os egressos, a pesquisa demonstrou um acentuado nmero de pessoas empregadas na hotelaria, 29%, fato importante, pois no Rio Grande do Norte, principalmente em Natal, h uma grande vocao turstica, com muitos meios de hospedagens, pois o turismo o principal produto local tanto para o pblico nacional quanto para o internacional. 5 CONCLUSO

12

O turismo uma rea com muitas especificidades, e possibilidades de atuao profissional, embora a insero nesse mercado de trabalho ainda se apresenta de forma restrita, realidade essa detectada na pesquisa, da qual mostrou que apenas 35% dos egressos pesquisados esto inseridos no mercado, no qual o principal meio de acesso ao emprego foi atravs de indicao de pessoas da rede de relacionamentos dos graduados. Nos 65% dos egressos no inseridos no mercado de trabalho verificou-se que a principal causa foi a dificuldade de inserir-se nesse mercado, em que segundo os pesquisados, no encontraram espao para atuar na rea de sua formao. Diante desses dados encontrados, em relao ao aspecto da restrio na insero no mercado de trabalho, encontrada pela maioria dos egressos pode-se concluir que tal fato esteja relacionado ao dado que mostra que 75% dos pesquisados afirmaram no ter nenhuma formao complementar, uma vez detendo apenas de conhecimentos generalistas obtidos na graduao sem oferecer nenhum diferencial em sua formao. Portanto, no que as vagas na rea de turismo apresentem perfil de insero restrita, mas, que os profissionais que esto sendo formados e no buscam diferencial em sua carreira e como j foi visto pelas citaes dos autores em torno do mercado do turismo, as oportunidades so crescentes, porm, imprescindvel a qualificao da mo-de-obra. Em relao formao profissional, detectou-se a necessidade da busca constante dos Turismlogos por qualificao, uma vez que o mundo vivencia uma abertura de mercado e segmentos cada vez mais complexos e diversificado, sendo isso uma realidade bastante prxima no mercado de trabalho do turismo que est inteiramente ligado globalizao e carente de mo-de-obra qualificada e aperfeioada. Ainda em torno da formao profissional, notou-se o interesse desse pblico em participar de cursos de aperfeioamento profissional (ps-graduao), que dentre os oferecidos pela FACEX, os mais citados pelos entrevistados foram: Meio Ambiente e Gesto dos Recursos Naturais, MBA em Consultoria Empresarial, MBA em Marketing Estratgico e MBA em Gesto Estratgica de Pessoas. Com este trabalho tambm se tornou possvel anlise da percepo e satisfao dos egressos em relao ao curso de Turismo da FACEX, quando esses destacaram alguns pontos para melhoria da estrutura do curso, ressaltando a necessidade de adequao dos contedos das disciplinas com a prtica e a realidade mercadolgica, instalao de laboratrios para desenvolver e praticar os conhecimentos e as habilidades adquiridas nas disciplinas prticas, aumentar o nmero de livros de Turismo no acervo da biblioteca como forma de subsidiar a facilidade de acesso literatura da rea possibilitando mais conhecimento, incentivar a pesquisa e a extenso desenvolvendo a habilidade cientfica dos alunos, subsidiar realizaes de eventos na academia em torno das temticas relacionadas ao mercado de trabalho do turismo promovendo atualizao de conhecimentos, enfatizar mais nas disciplinas relacionadas lngua estrangeira, bem como aumentar a carga horria e focalizar para a realidade prtica, estabelecer

13

parcerias com as empresas, tornando isso um indicador facilitador de acesso do aluno ao mercado, alm de priorizar por professores com vivncias prticas na rea do turismo para a composio do corpo docente. Em suma, ressalta-se que essa pesquisa no dever se esgotar nela mesma, tornando-se importante a realizao de futuros estudos que contemplem o aprofundamento dessa temtica. REFERNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2007. ANSARAH, Marlia Gomes dos Reis (Org.). Como aprender turismo como ensinar 2. 2.ed. So Paulo: SENAC, 2001. ANSARAH, Marlia Gomes dos Reis. Formao e Capacitao do Profissional em Turismo e Hotelaria: reflexos e cadastros das instituies educacionais do Brasil. So Paulo: Aleph, 2002. BARRETTO, Margarita. Manual de iniciao ao estudo do Turismo. Campinas: Papirus, 1995. CABRAL, Silvia Regina; SILVA, Maria Emlia Martins da. O turismo na sociedade brasileira. Turismlogo em Focco. So Paulo, n.23, p.32-33, 2007. COSTA, Jean Henrique. A atividade turstica e a precarizao das condies e relaes de trabalho. In: BARBOSA, Andria Dantas et al. Turismo: cultura, lazer e possibilidades de interveno. Natal: Banco do Nordeste, 2004. FALCO, Jos Augusto Guedes. Plano Nacional de Turismo: Uma viagem de incluso. Disponvel em: <http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/institucional/arquivos/PNT_2007_2010 .pdf> Acesso em: 19 abr. 2008. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientfica. 5.ed. So Paulo: Atlas, 2003.

14

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria Andrade. Metodologia do Trabalho Cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2001. MOESCH, Marutschka. Turismo e lazer: contedos de uma nica questo. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.) Formao e desenvolvimento de pessoal em esporte e lazer. Campinas: Papirus, 2003. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade ps-industrial e o profissional em Turismo. Campinas: Papirus, 1998. TRIGO, Luiz Gonzaga Gogoi. Os setores pblicos e privados no Lazer e no Turismo. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer: formao e atuao profissional. 6.ed. Campinas: Papirus, 1995. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em Administrao. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2000. YIN, Roberto K. Estudos de caso: planejamento e mtodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. YSAYAMA, Hlder Ferreira. Formao Profissional. In: GOMES Christianne Luce (Org.). Dicionrio crtico do lazer. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

You might also like