You are on page 1of 1

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA)

EI

Ensino de Cincias e a Educao Inclusiva


Jos Antonio Casais Casais (IC). jaccasais@gmail.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Plo de Graduao do CEDERJ - CIEP 250 Rua Visconde de Itana, s/n - Gradin So Gonalo - RJ Palavras-Chave: Incluso, currculo adaptado e ensino de cincias.

Introduo e Metodologia
Este trabalho iniciou-se a partir da necessidade de elaborar currculos adaptados para alunos inclusos do sexto ano de ensino fundamental em uma escola municipal de Duque de Caxias (RJ). Para isso, foram realizadas aulas de cincias e estudo de caso em trs alunos, todos com 15 anos de idade: um com dficit cognitivo, outro com paralisia cerebral e o outro, paraplgico. Sabe-se que o currculo adaptado de difcil aplicao ou at mesmo inexistente nas turmas de segundo segmento do ensino fundamental por razes inmeras como: turmas lotadas, desinformao do professor quanto incluso, falta de recursos, estrutura fsica no adaptada da escola, entre outras. Nessa escola, a situao se torna mais complexa para o corpo docente e a equipe pedaggica que procuram se articular para elaborar um currculo adaptado, porm se depara com um nmero excessivo de alunos inclusos, e alm disso, com diferentes necessidades especiais. Inicialmente, buscou-se conhecer a deficincia e os limites impostos pela mesma para a aprendizagem de conceitos cientficos, atravs da pesquisa e leitura bibliogrfica sobre o assunto. Posteriormente elaborou-se um formulrio (modificado de Henriques) para a entrevista com o aluno incluso, a fim de coletar dados que pudessem ser utilizados no planejamento das aulas. Segue a apresentao de um modelo: FORMULRIO E ENTREVISTA I - Identificao: Nome do Aluno: ____________________________ Idade:_______ Srie:________ Turma:__________ Tipo de deficincia: __________________________ II - Entrevista com o aluno: 1) Em sua opinio esta escola boa ou no ? Por qu? 2) O que voc mais gosta nesta escola? 3) O que voc no gosta? 4) Voc gosta de estudar nesta escola ou no? 5) O que voc aprende aqui? III Dados relevantes para a realizao das adaptaes curriculares: IV - Acompanhamento e avaliao do processo: Aps o preenchimento do formulrio, os dados coletados foram analisados e as entrevistas dos alunos foram esquematizadas de modo a possibilitar o levantamento dos conhecimentos de familiares,

professores, equipe pedaggica e direo quanto s adaptaes curriculares.

Resultados e Discusso
Passemos s respostas dos alunos no Quadro 1 que segue: Quadro 1. Respostas das entrevistas dos alunos por
tipo de deficincia:

Dficit Cognitivo 1 boa. Por que posso brincar e estudar. 2 Educao fsica. Jogar bola. 3 Fazer o dever de casa. 4 Gosto 5 Aprendo a ler.

Paralisia Cerebral Boa. No sabe. Aprender

Paraplegico boa. Por que estudo. Gosto de ler e escrever Da baguna Gosto. Ler e escrever.

Copiar. Gosto. S entendo.

Em relao ao currculo adaptado dos contedos de sexto ano. Vale relatar uma aula sobre ciclo da gua em que os alunos inclusos, montaram um terrrio de garrafa PET de sistema fechado, observaram a condensao que ocorreu na parede interna da garrafa e descreveram o que estava acontecendo junto com a turma. Isso um indicador que a atividade funcionou e houve um aprendizado efetivo.

Concluses
Apesar dos objetivos terem sido alcanados. Tratase de um trabalho em andamento e continuo, visto que o sistema de ensino pblico pode levar a situaes absurdas dentro das escolas e salas de aula. A realidade no se coaduna com a educao para os deficientes. No basta instalar rampas num prdio e dizer que o far ser uma escola inclusiva.

Agradecimentos
A Escola Municipal Carmem Correa ____________________
HENRIQUES, R. M. O currculo adaptado na incluso do deficiente intelectual. Disponvel em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/4894.pdf Acesso em 12 de Maro de 2012 VIGOSTSKY, L. S. (1989). Fundamentos de defectologia. Obras Completas. Habana. Editorial Peeblo e Educaction, t.5.

XVI Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XVI ENEQ) e X Encontro de Educao Qumica da Bahia (X Eduqui) Salvador, BA, Brasil 17 a 20 de julho de 2012.

You might also like