You are on page 1of 4

Livro Alimentos e Alimentao Formulao de Rao

Calcular uma rao no uma tarefa difcil, mas para uma efetiva aprendizagem, requer prtica, no s na mecnica dos clculo mas tambm no trato das tabelas que fornecem as informaes bsicas de composio nutricional dos ingredientes e das exigncias dos animais. Deve-se observar os diversos alimentos e diversas espcies animais e seus hbitos alimentares. Assim, este captulo no pode ter a pretenso de cobrir todos aspectos relativos ao tema, mas sim dar uma informao introdutria. Abaixo esto listadas, passo a passo, as formulaes de rao pelo mtodo das Equaes e pelo mtodo do Solver/Excel. Ambos mtodos podem ser acessados no disquete de 1,44 M b que parte integrante do livro, servindo assim como auxlio para o aprendizado (na planilha M ODELO). MTODO DAS EQUAES: Passo 01: Definir a espcie animal que ser utilizada para a formulao da rao, bem como a fase de criao especfica, a fim de proceder a escolha correta da exigncia do animal. Neste exemplo a rao ser formulada para atender as exigncias de frangos de corte na fase pr-inicial (1 a 7 dias). Suas exigncias nutricionais encontram-se abaixo listadas.

Exigncias Nutricionais baseadas em Rostagno et al. (2000).

Passo 02: Definir os alimentos que sero utilizados para a formulao da rao. A escolha destes obedece ao critrio de disponibilidade regional e de preo. Observando este ltimo fator, o custo da rao, normalmente se trabalha com um substituto ao milho na rao, pois este cereal responsvel por 50 a 60% de uma rao padro, ento outro ingrediente energtico alternativo poder reduzir o custo da mesma. Abaixo pode ser observado os alimentos utilizados neste demonstrativo, com seus respectivos nveis nutricionais.

Livro Alimentos e Alimentao

Passo 03: Observar a quantidade da pr-mistura mineral e vitamnico que ser utilizada, isso dependo do fabricante, a maioria das pr-misturas devem ser includas na rao em 0,5%, ou seja 5kg/ton. Passo 04: Definir a quantidade percentual que ser fixada, ou seja, o que ser utilizada para os aditivos, suplementos (calcrio, fosfato biclcico, pr-mistura, sal, aminocidos, inerte, etc...). Para a maioria das raes de aves e sunos, este valor est entorno de 3 a 15% do total da rao, neste caso ser utilizado 4,3% com parte fixo, sobrando para os trs alimentos principais (milho, farelo de soja e soja integral a poro de 95,7% da rao). Passo 05: Definir a ordem dos alimentos principais, neste exemplo representaremos o milho como alimento A, o farelo de soja como B e a soja integral como C. Passo 06: M ontar as equaes da Quantidade, da Protena e da Energia. A equao da quantidade expressa a quantidade percentual da rao ocupada pelos alimentos excluindo o que foi fixado (ingredientes descritos no passo 04). A equao da protena relaciona a quantidade de protena dos trs alimentos escolhidos com a quantidade protica da exigncia do animal. A equao da energia relaciona a quantidade energtica dos trs alimentos escolhidos com a quantidade de energia da exigncia do animal. Equao 01 A + B + C = 95,7 (Quantidade) Equao 02 0,0857A + 0,4554B + 0,3754C = 21,915 (Protena) Equao 03 33,71A + 22,66B + 33,15 C = 2950 (Energia) No disquete estas equaes so representadas da seguinte forma:

Passo 07: Verificar a quantidade percentual de cada um dos trs ingredientes principais, observe o desenvolvimento das equaes abaixo: a) Gerar a equao 4, comparando a equao da quantidade com a equao da protena:

Multiplicar a equao da quantidade por -0,0857, para eliminar a quantidade referent e ao alimento A

Livro Alimentos e Alimentao b) Gerar a equao 5, comparando a equao da quantidade com a equao da energia:

Multiplicar a equao da quantidade por 33,71 e o da energia por -1, para eliminar a quantidade referente ao alimento A

c) Comparar a equao 4 com a 5 e eliminar os valores do alimento B:

Multiplicar a equao 4 por 11,05 e a 5 por 0,3697, para eliminar os valores de B

d) O resultado ento gera a ltima equao, ou a sexta, sendo representada por 2,9942C = 49,4797, desenvolvendo esta formula v-se que o valor de C, ou de soja integral tosada de 16,53%. e) Se substituirmos o valor de C na equao 4 teremos: 0,3697B + 0,2897 x (16,53) = 13,7135 Desenvolvendo esta frmula chega-se ao valor de B igual a 24,14 % de farelo de soja. Agora se substituirmos os valores de B e de C na equao da quantidade temos o valor de 55,03 % de milho na rao, no disquete temos estes resultados na linha 52 a 54.

Passo 08: Neste passo compara-se a exigncia do animal com a quantidade de nutrientes oferecidas pelos trs principais alimentos, observe que s a protena bruta e a energia so atendidos corretamente com estes alimentos, outros nutrientes ficam em dficit, ou seja, faltando. Pode-se observar que a quantidade de treonina e triptofano contida nos alimentos foi maior que as exigncias do animal. Isso explicado pelo fato de que a soja uma importante fonte destes animocidos, sendo assim este fato possui pouca importncia.

Livro Alimentos e Alimentao

Passo 09: Utilizar os aditivos e suplementos para cobrir o dficit dos nutrientes que os trs principais alimentos deixaram, isso pode ser feito atravs de uma regra simples, como pode ser observado abaixo: Atender os teores de Lys: - Dficit = 0,138 % - Quantidade de lisina presente na L-Lys = 99 % - Quantidade de L-Lys nescessria para cobrir o dficit: 100% de L-Lys ---------- 99% de Lys X% de L-Lys ---------- 0,138% de Lys, onde X = 0,139 % de L-Lys No disquete estes clculo esto representados da seguinte maneira:

Observe, ento, que o dficit foi zerado, existe um pequeno ndice de sobra para M et, Trp e Trh, podendo ser considerado como desprezveis. Como a parte fixada foi de 4,3%, a soma de todos os aditivos e suplementos utilizados foi de 4,271%. Ento, como a rao deve ser fechada em 100%, s acrescentar 0,029% de uma substncia inerte (ex.: areia lavada, casquinha de arroz moda, etc...). Passo 10: A composio da rao ficou da seguinte forma:

You might also like