You are on page 1of 8

Como fazer uma antena Wifi Omni Direcional 2.

4ghz
Um passo-a-passo fcil para fazer uma antena caseira para wifi, por uma frao do custo da antena comercial. Utiliza peas facilmente disponveis, e no requer ferramentas especializadas ou conhecimento avanado.

A maioria dos projetos na web para antena omni direcional 2,4 GHz parecem envolver a tubulao de cobre e de cabo LMR-400, mas pode ser feito com tubo de pvc tambm. Um cabo razovel para o projeto o RG-213. A fim de obter ganho de 6db com a antena, seria necessrio 8 setores. Leva cerca de 2-3 horas para construir uma antena usando este projeto, mas no se preocupe se ele demorar mais, voc vai ficar mais rpido, especialmente se voc precisar fazer vrias de uma vez. A maioria dos projetos ou tinham ms ou um DecouplerT no fly-lead da antena. No entanto, a localizao do DecouplerT parece diferente em cada projeto, e citou alguns projetos DecouplerT um comprimento de 1/4 de onda, outros foram !/4 vezes fator de comprimento de onda da velocidade do tubo DecouplerT (tubo de bronze cotado a 0,95). Foi testado a maioria dos locais e pode afirmar que, sem kit de teste adequado, no vejo qualquer diferena no sinal/rudo entre ter um DecouplerT e no. Se algum souber uma boa razo pela qual voc deve ter um DecouplerT ento eu gostaria de saber (especialmente se voc sabe onde ele deve ser exatamente). Se voc quiser adicionar um DecouplerT, por favor, com 15 milmetros ou 22 milmetros de tubos de cobre e um final 15mm ou 22 milmetros para fazer um bom projeto, necessitando apenas de ser soldadas em conjunto para obter o comprimento certo, e um furo feito no final do batente para encaixar o cabo.

Cada setor da antena tem de ser um comprimento de onda de 1/2 longo multiplicado pelo fator de velocidade do cabo. O fator de velocidade do RG-213 de 0,66. Se voc decidir usar cabo diferente (como o LMR-400), ento voc precisa obter o fator de velocidade do cabo (que vai ser diferente), e recalcular todas as dimenses.
V * C 0.66 * 299792458 1/2 comprimento de onda = ------ = ---------------- = 0.0405m = 40.5mm 2 * F 2 * 2441000000 V = fator velocidade do RG213 = 0.66 C = velocidade da luz = 299792458 F = Freqncia do Sinal = 2441000000 (mdia de 2.4ghz por intervalo)

O elemento de 1/4 de onda no ajustada pelo fator de velocidade, como ao ar livre, assim funciona em apenas 31 milmetros dando uma antena de comprimento total de 355 milmetros + fly-lead. Iniciando a montagem Todas as peas so fcieis de encontrar. * 1 metro de cabo RG-213U. Isto suficiente para 2 antena. Compre mais para prevenir. * Conectores N, dependendo do que voc deseja se conectar, use conectores macho ou fmea. Lembre-se de conectores inline necessidade de ajuste 10 milmetros de dimetro no cabo RG-213. * Tubo de PVC com dimetro de 20 milmetros no interior, e 22 milmetros de fora. * Clips pipe (braadeiras) de 22mm (dependendo de como voc deseja montar a antena), torna mais fcil para instalar e desinstalar. Voc no precisa de ferramentas especiais * Rgua para medio * Serra junior * Faca ou estilete * Alicate * Ferro de solda padro e solda * Off pedaos de madeira para fazer um gabarito para auxiliar a solda * Morsa ou local para prender cabo enquanto voc cort-lo Cortar os pedaos Depois de muito ensaio e erro, descobri que a mais pura forma de cortar o cabo est realmente com uma serra tico-tico jnior. Ela d um acabamento muito mais limpo. Cada setor composto por um curto perodo de cabo RG-213, com o ncleo central saindo cada extremidade.

Quando construir a antena, o tamanho exato de cada pea do RG-213 no to importante, o comprimento total de cada setor que conta. Cortar o cabo de 37 milmetros com 6 milmetros de ncleo saindo cada extremidade, o suficiente para sobrepor facilmente soldar os segmentos juntos. A melhor maneira de cortar cada setor fazer os cortes em cada extremidade da seo de bainha do setor, antes de fazer o corte entre cada setor. A figura abaixo mostra as 3 principais sees da antena, e os 1/4 de onda ponto, mostrando a ordem em que os cortes devem ser feitos.

A melhor maneira de fazer os cortes marc-los para fora no primeiro cabo. Quando serrar o cabo tem uma tendncia para se deformar e dobrar, serre levemente em volta da bainha externa primeiro, mas no cortando, ajuda a dar um guia para o corte. Se possvel use a serra tico-tico jnior rodando delicadamente.

A primeira marca estar no 31 milmetros do final, que para 1/4 seo de onda na parte superior. Depois de ter feito a marca, hora de cortar em volta do cabo. Voc quer acabar com a bainha, blindagem, e apenas no isolamento central, mas no para os fios de cobre central. Voc pode praticar um pouco antes para evitar de cortar o fio central.

Agora com um alicate, tora delicadamente fora da extremidade da bainha de 31 milmetros e blindagem

Isso deve deixar o isolador Central exposto. Usando uma faca ou estilete pode cort-lo, mas com cuidado ou voc vai cortar o cabo central. Agora retire o isolamento. Voc deve ser capaz de ver a toro no cabo central atravs do isolamento, que ir mostrar-lhe o sentido de torcer fora o isolamento.

A marca-se 37 milmetros para baixo (68 milmetros da extremidade do cabo) o corte para outra extremidade da seo de bainha do setor superior. A marca-se 13 milmetros para baixo (ncleo constitudo por 6 milmetros de cada sector e para corte de 1 milmetro entre os setores) (81 milmetros de ponta) e est no topo da seo de bainha do segundo setor. Marca-se 37 milmetros para baixo, em seguida, 13mm, depois 37mm, e assim por diante e assim por diante at que voc tenha cada uma das sees bainha marcada para fora.

Agora voc pode comear a fazer os cortes, lembrando-se apenas cortar a bainha, blindagem e apenas o isolamento central. Primeiro faa o corte em 37 milmetros para baixo, ento o prximo corte um 13 milmetros mais baixo. Voc vai perceber que algumas das blindagem puxa para fora quando voc fizer esse corte, como o comprimento de 13 milmetros de bainha no pode segurar a blindagem apertado o suficiente. No se preocupe, isso no importa.

Agora voc est pronto para cortar o setor superior do cabo. Voc pode cortar o cabo em todo o ponto mdio dos dois cortes que acaba de fazer, que de cerca de 43,5 milmetros a partir do final da bainha, ou 74,5 milmetros da extremidade do cabo. Veja a posio 4 no diagrama acima.

Agora voc pode tirar da bainha e blindagem a partir do final de cada.

Agora volta a pontuao do isolamento como fez anteriormente, tomando cuidado para no cortar o cabo central.

Agora continuar a fazer cortes de 37 milmetros para baixo a partir do final da bainha, e em seguida, 13 milmetros mais baixo (50 milmetros a partir do final da bainha), e ento cortar o cabo no meio dos dois cortes. Outro setor feito. Voc vai precisar de oito setores no total. Faa os mesmos cortes, como de costume para o oitavo setor que ir fazer parte superior da antena tambm. Agora voc tem todos os oito setores que voc precisa, certifique-se que a blindagem de cada setor no est tocando o cabo central.

Agora voc precisa fazer um corte em forma de V com a faca ou estilete, em cada extremidade dos setores, para expor a blindagem, que onde o ncleo central do prximo setor ser soldada.

Certifique-se dos cortes V em cada extremidade da linha de setor, caso contrrio, quando voc soldar a antena em conjunto, tudo poder ser torcido ao redor. Depois de ter terminado todos os oito setores, hora de coloc-los juntos. Construir um Gabarito Se voc no tiver um auxiliar til para manter os setores juntos, ento voc vai achar mais fcil fazer um gabarito com pequenos retalhos de madeira, para prender os setores juntos enquanto voc os solda. Os grampos no lado direito da imagem precisa ser superior a 30 milmetros de comprimento. A placa de base do gabarito, precisa se estender para a direita o tamanho suficiente para tomar toda a extenso da antena concluda, uma vez que ter de apoi-lo durante a solda, como a antena no rgida o suficiente para se sustentar.

No faa as pinas muito apertadas, pois voc precisar ser capaz de retirar cabo para fora depois de ter sido soldado.

Quando voc est soldando os setores juntos, voc precisa tomar cuidado, para que cada setor esteja corretamente espaados. O comprimento total de cada setor precisa ser 40,5 milmetros, medida a partir de uma extremidade da blindagem do setor que voc est adicionando, para o mesmo efeito sobre o setor que vem, e deslize os setores

juntos/separados at a distncia de 40,5 milmetros. Tente ser o mais preciso quanto possvel, para no afetar a direo da antena e transmisso.

Depois de ter soldado cada setor junto, levanta e arrasta para baixo a braadeira pronto para o prximo setor. Isso resulta em uma antena reta. Ao soldar, lembre-se de aquecer a blindagem e o ncleo de modo que a solda fique de forma harmoniosa e fixa bem. Uma vez completo, teste a cabo quer com uma lmpada e uma bateria ou um multmetro. Agora, teste que no h ligaes cruzadas, garantindo que no h circuito entre o centro e a blindagem do setor de topo, e nenhum circuito entre a 1/4 seo de onda e a blindagem da antena. Agora fixar o conector N de sua escolha para o final da ligao. O tipo de conector que voc usa depende do que voc deseja conectar. Deslize a antena em um comprimento dentro do tubo de pvc. Deve ter um ajuste confortvel. Agora encontre uma tampa quem emcaixe no topo da antena, ou um tampo de PVC. Pronto voc tem uma antena completa! Problemas Se voc achar que a antena no est funcionando, ento tente inclin-la para o AP, pois se as dimenses esto erradas, ele tende a enviar o sinal em um ngulo de cone acima e abaixo da horizontal, em vez de na horizontal. Se este for o caso, verifique as dimenses. Se ainda assim no funcionar, verifique se os setores esto ligados ok, e no h ligaes cruzadas. Aviso! No afirmo que o desenho acima apto para qualquer finalidade, e no aceito qualquer responsabilidade pelo uso do desenho, ou qualquer outra antena com base neste projeto. Se voc quiser construir uma antena usando este projeto, ento voc responsvel por

garantir que ele no viola nenhuma lei onde voc est, e compatvel com qualquer hardware que voc conecte-o. Se estiver em dvida, compre uma antena comercial. No tentei fazer ainda, caso algum faa ou j tenha feito, comente como foi e se possvel mande dicas tambm. Perdoe e avise os erros de traduo. :

You might also like