You are on page 1of 3

E.E.

CEL JOO ERNESTO FIGUEIREDO STIMA LISTA 2 COLEGIAL (14/05/2012) PROBLEMAS COM EQUAES E TEOREMA DE PITGORAS

1) A soma do quadrado de um nmero com o prprio nmero 12. Calcule esse numero 2) O quadrado menos o dobro de um nmero igual a -1. Calcule esse nmero.
3) Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?

4) Uma estante custa quatro vezes o preo de uma cadeira. Qual o preo da estante, se as duas mercadorias juntas custam
R$ 120,00?

5) Calcule o comprimento e a largura de um retngulo sabendo que seu permetro 70 e sua largura do comprimento da base. 6) Hlio tinha certa quantia e foi ao shopping. L gastou 1/3 da quantia na compra de um livro, gastou da quantia na compra de um CD e ainda ficou com R$ 25,00. Qual a quantia que Hlio tinha? 7) Uma escola recebeu 1.350 matrculas paras as 5as , 6as e 7as sries de 2008. Foram 420 para a 5 srie e para a 6 srie o dobro de matrculas da 7 srie. Quantos alunos se matricularam em cada srie? 8) Em certo pas, os trabalhadores recebem dois salrios mnimos em dezembro: o salrio normal e o 13 salrio. Se a pessoa trabalhou os 12 meses do ano, os dois salrios sero iguais. Se a pessoa trabalhou uma frao do ano, o 13 salrio corresponder a essa frao do salrio normal. Se o salrio normal de uma pessoa 516 reais e ela trabalhou 7 meses nesse ano, quanto ela vai receber de 13 salrio? 9) Joo Carlos operrio e seu salrio apenas 520 reais por ms. Gasta e com alimentao da famlia. Esse ms ele teve uma despesa extra: remdios. Sobrou dinheiro? com aluguel do seu salrio foram gastos com

10) Uma escada com 6 metros de comprimento, est encostada a um muro com 4,47 metros de altura, de modo que uma
das extremidades da escada encostada parte de cima do muro. Qual a distncia da escada ao muro, medida sobre o cho?

11) Um navio partiu de um ponto A, percorreu 70 milhas para sul e atingiu o porto B. Em seguida percorreu 30 milhas para leste e atingiu o ponto C. Finalmente, navegou 110 milhas para o norte e chegou ao porto D.

12) A figura representa um barco vela.

Determina, de acordo com os dados da figura, os valores de x e y. 13) Um pessoa percorre a trajetria de A at C, passando por B. Qual foi a distncia percorrida?

14) A figura mostra uma antena retransmissora de rdio de 72 m de altura. Ela sustentada por 3 cabos de ao que ligam o topo da antena ao solo, em pontos que esto a 30 m do p da antena. Qual a quantidade aproximada de cabo, em metros, que ser gasta para sustentar a antena?

15) Observe a figura abaixo.

Um carro azul parte da cidade A para a cidade C, passando por B. Um carro vermelho parte da cidade E, igualmente para a cidade C, mas com o trajeto direto. Considere que os carros se deslocam a mesma velocidade. Qual dos carros chegar primeiro cidade C ? 16) Um fazendeiro quer colocar uma tbua em diagonal na sua porteira. Qual o comprimento dessa tbua, se a folha da porteira medir 1,20m por 1,60 m?

17) Qual a distncia percorrida, em linha reta, por um avio do ponto A at o ponto B, quando ele alcana a altura indicada na figura abaixo?

18) H uma torre com 10 metros de altura e em volta da torre h um canal com 3 metros de largura. Algum precisa fazer uma escada que passe por cima da gua at ao topo da torre. A pergunta : que comprimento deve ter a escada?

19) Na construo de alguns telhados, podem ser encontradas estruturas, chama-das tesouras, como as da figura a seguir. Observe um esquema de uma tesoura e responda as perguntas a seguir:

a) Quantos tringulos retngulos podem ser observados? b) Se a pea A (inteira) mede 8m e a pea B mede 1,8m , possvel que a pea C mea 5m, sabendo que o ngulo formado pelas peas A e B reto? Justifique. c) Calcule a medida da pea C. 20) Uma praa possui o formato de um quadrado. Sabendo que sua diagonal mede 71 metros. Qual a medida dos outros lados. 21) Uma antena transmissora de rdio tem 72 metros de altura. Ela sustentada por cabos de ao que ligam o topo at o solo, em pontos que esto a 30 metros do p da antena. Qual o comprimento do cabo que sustenta a antena ?

O sucesso precisa nascer primeiro na sua imaginao. BOM TRABALHO! Prof Alessandra Miliorini

You might also like