You are on page 1of 6

3

1 - SUMRIO EXECUTIVO

Este Plano de Negcios visa estudar a viabilidade de implantao de uma faco de roupas do vesturio feminino na cidade do Rio de Janeiro. A proposta de abrir um negcio surgiu do sonho de alcanar uma independncia financeira e de poder colocar no mercado um servio com diferencial e qualidade, atendendo assim, um pblico alvo que pudesse gerar um alto nvel de lucratividade e estivesse dentro de nossos interesses. A empresa se chamar Clam Modelagem Ltda, tendo como nome fantasia CLAM, e ir se posicionar no mercado com o objetivo de terceirizar e quarteirizar a produo de peas de vesturio feminino. A CLAM ficar localizada em So Cristvo em uma rea ampla, arejada, bem iluminada para a instalao das mquinas e um excelente espao para recebimento e expedio de material. A escolha do local se deu por se tratar de um dos maiores plos txteis do Rio de Janeiro, onde esto localizadas as principais fbricas de peas de vesturio em geral, sendo de fcil acesso e logisticamente adequado para entrada e sada de mercadorias, gerando economia de tempo e combustvel contribuindo com o cumprimento de prazos de entrega. A Faco CLAM ser constituda pelo regime de cotas, tendo como scias Adriana dos Santos Costa Graduanda em Cincias Contbeis, 3 anos de experincia na rea contbil, ir atuar na rea administrativa, responsvel pela folha de pagamento, recrutamento e seleo de pessoal; Cristiane da Silva Ferreira Graduanda em Cincias Contbeis, vivncia no ramo de faco de costura, ir atuar como Contato Comercial, responsvel pela captao de clientes e pelo transporte da matria-prima e produtos acabados; Lays Nogueira de Lima Graduanda em Cincias Contbeis, experincia de 2 anos em recepo, ser responsvel pela embalagem, etiquetagem, entrada e expedio de material; Marina Miranda do Nascimento Graduanda em Cincias Contbeis, atuante como faccionista, ir atuar como revisora de produo e ser responsvel pela produo das peas pilotos. O enquadramento da empresa ser pelo regime tributrio Simples Nacional e juridicamente Sociedade Limitada.

Os servios oferecidos pela CLAM sero voltados para a produo de roupas de lojas conceituadas, que tm suas marcas consagradas e investem em colees para mulheres que gostam de diferenciar-se atravs da moda. Os principais concorrentes sero as faces j atuantes no mercado e que produzem para o mesmo nvel de cliente. Os fornecedores sero os comerciantes de artigos de costura em geral, como lojas de aviamentos, lojas de mquinas de costura e outras afins.

1.1 - MISSO Fidelizar clientes buscando desenvolver um trabalho qualitativo e gerador de grandes parcerias.

1.2 - VISO Ser referncia no mercado de confeces com loja prpria e marca reconhecida no prazo de cinco anos.

1.3 - VALORES Qualidade no servio prestado. Pontualidade na entrega dos produtos manufaturados. Seriedade na contratao dos servios. Compromisso com o bem-estar dos colaboradores.

2 - ANLISE DE MERCADO

O segmento de faco parte integrante do setor txtil brasileiro que faturou em 2008 cerca de US$ 46 bilhes. Com 78% de sua produo concentrada na regio Sudeste, segundo dados da ABIT, hoje o Brasil o sexto maior produto txtil do mundo, so 30 mil empresas em todo pas que representa uma indstria pujante e qualificada, que tem investido forte no desenvolvimento de suas tcnicas de produo e que responde por aproximadamente 3,5% do PIB total brasileiro. Uma grande e desconhecida parcela das faces que oferecem seus servios s empresas de confeco ainda atua na informalidade, ou seja, operam na clandestinidade. Fato que gera problemas de equilbrio do mercado, pois no estando devidamente registradas, estas empresas acabam criando distores na concorrncia. Vrias aes no sentido de mudar este quadro vm sendo tomadas nos ltimos anos, tanto pelo poder pblico (aumentando a fiscalizao) quanto por entidades de classe e pelo SEBRAE (atravs de programas de orientao e capacitao). Os principais fatores de mercado a serem levados em conta por quem pretende montar uma faco consistem de: existncia de empresas de confeco localizadas nas proximidades de onde se pretende iniciar as atividades e da disponibilidade de mo-deobra qualificada para contratao. Outro fator muito importante para o sucesso da empresa est relacionado capacidade de atender s variaes da demanda, pois o mercado da moda altamente dinmico, e atua conforme ocorrem os lanamentos das colees. Portanto, velocidade e adaptao representam a condio da empresa obter maior ou menor sucesso frente a seus clientes. Para atender a essa demanda, os principais produtos a serem confeccionados sero artigos do vesturio feminino tais como blusas, regatas, casacos, calas, jaquetas, saias, camisas e terninhos. A empresa ir confeccionar roupas de todos os tipos de tecidos exceto jeans. Sero oferecidos servios exclusivos como diferencial competitivo, tais como: Confeco de roupas em tecidos finos: Sedas, Crepes, Chiffon e Mousseline.

Bordados feitos mo, como lantejoulas, paets, miangas e afins. Confeco de roupas de festa. 2.1 PBLICO-ALVO

O sistema de faco utilizado por indstrias de confeco, redes de lojas de departamentos e em grande escala por pequenos e mdios lojistas. Estes clientes tm em comum as exigncias sob os aspectos de alta qualidade do servio, garantia do prazo de entrega e baixo preo praticado pela faco. A maioria deles se localiza nos grandes centros comerciais do Rio de Janeiro. 2.1.1 PRINCIPAIS CLIENTES Farm Folic Shop 126 Totem Maria Bonita Extra Checklist Jumps 2.2 CONCORRNCIA

Os concorrentes da CLAM so todas as faces que atuam no ramo de vesturio para o mesmo pblico-alvo que se pretende trabalhar. Os principais concorrentes citados pelas participantes do grupo focal foram as seguintes faces: Ridete confeces Ltda. Pontos fortes: Atua no ramo h mais de 10 anos, produz em mdia 2.000 peas/ms, trabalha com tecidos finos e roupas de festa. Pontos Fracos: No possui espao apropriado para desenvolvimento da produo e alocao de pessoal, localizada em Bangu o que torna mais oneroso e demorado o processo de recebimento e entrega de material.

Confeco RJB Ltda. EPP Pontos Fortes: Possui maquinrio eletrnico, o que economiza tempo e torna a mo-deobra mais barata, produz em mdia 5.000 peas/ms, confecciona peas em jeans. Pontos Fracos: No tem controle adequado sobre o recebimento e expedio de material o que gera atrasos na entrega dos produtos. urea Modas Ltda. Pontos Fortes: Capacidade de produzir cerca de 10.000 peas/ms, excelente espao interno e externo, muito bem localizada e possui uma equipe qualificada. Pontos Fracos: Dificuldade em cumprir prazos o que gera desequilbrio na produo pois no tem controle ideal sobre a peas que so quarteirizadas.

2.3 FORNECEDORES Caula Aviamentos Flor Rio Confeces e Aviamentos Forte Txtil Aasc Armarinho e Aviamentos Singer Maqui Rio Com. de Mquinas

3 - ANLISE ESTRATGICA

Procedendo-se a anlise dos ambientes externo e interno deste empreendimento, chegou-se ao seguinte: FORAS Prestao de servios diferenciados em relao aos concorrentes; Localizada prximo s grandes fbricas de vesturio; Afinidade das scias pelo ramo do negcio. OPORTUNIDADES Moda em evidncia; Grande demanda na produo de peas de vesturio; Aumento do poder aquisitivo das mulheres.

FRAQUEZAS Alto investimento inicial; Pouca experincia das scias no ramo de faces; Dificuldade em obter clientes de marcas consagradas.

AMEAAS Empresas que atuam na informalidade; Curto prazo de entrega imposto pelas grandes empresas; Grandes confeces j atuantes no mercado.

You might also like