You are on page 1of 7

6 AULA DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

CLASSIFICAO DAS SUBSTNCIAS QUMICAS


a. Grupo I - Substncias de ao generalizada sobre o organismo: correspondem aos agentes qumicos cujos efeitos, no organismo dos trabalhadores, dependem da quantidade de substncias absorvidas, estando representados pela maioria das substncias relacionadas no Quadro 1 do Anexo 1 da NR 15, aos quais se aplica o limite de tolerncia mdia ponderada (ex.: cloro, chumbo, dixido de carbono, monxido de carbono e nitroetano).

b. Grupo II - Substncia de ao generalizada sobre o organismo, podendo ser absorvida, tambm por via cutnea: correspondem aos agentes qumicos que, alm de exporem os trabalhadores, atravs das vias respiratria, tambm exigem a proteo individual para os membros superiores e outras partes do corpo possveis de propiciarem a absoro cutnea do agente qumico (ex.: anilina, benzeno, bromofrmio, fenol, percloretileno, tetracloreto de carbono e tolueno).

c. Grupo III - Substncias de efeito extremamente rpido: corresponde aos agentes qumicos que tm indicados limites valor teto, os quais no podem ser ultrapassados, em momento algum durante a jornada de trabalho (ex.: cido clordico, dixido de enxofre e formaldedo).

d. Grupo IV - Substncias de efeitos extremamente rpidos, podendo ser absorvidas, tambm por via cutnea: correspondem a apenas quatro substncias: lcool n-butlico, m-butilamona, monoetil hidrazina e sulfato de dimetila, as quais, alm de apresentarem limite de tolerncia valor teto, que no pode ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho, podem ser absorvidas pela pele, exigindo necessariamente, a utilizao do equipamento de proteo individual (EPI).

e. Grupo V - Asfixiantes simples: so representados por alguns gases em altas concentraes no ar, atuam no sentido de deslocar o oxignio do ar, sem provocar efeitos fisiolgicos importantes. Entende-se por asfixia o bloqueio dos processos tissulares, pela falta de oxignio (ex.: acetileno, argnio, hlio, hidrognio, metano).

f.

Grupo VI - Poeiras: so substncias qumicas slidas provenientes da segregao mecnica das substncias no estado slido; podem ser altamente nocivas, dependendo da sua dimenso, podendo causar pneumoconiose . A NR 15, em seu Anexo 12, prev trs agentes: asbestos (amianto), mangans e seus compostos e slica livre.

g. Grupo

VII

Substncias

cancergenas:

correspondem

quelas

que

cientificamente comprovado, podem causar cncer ao trabalhador ou induzir cncer em animais, sob determinadas condies experimentais (ex.: cloreto de vinila, asbestos, benzidina, beta-naftalina, 4 nitrodifenil, 4-aminodifenil ultimamente, o benzeno). a. GS: estado fsico de uma substncia que, em condies normais de temperatura e presso (25C e 760 mmHg), encontra-se no estado gasoso; b. VAPOR: a fase gasosa de uma substncia que, em condies normais, encontrase no estado slido ou lquido. Fisiologicamente, do ponto de vista de sua ao sobre o organismo, os gases e vapores podem ser classificados em: irritantes, anestsicos e asfixiantes. Embora se saiba que um mesmo agente qumico pode ser, simultaneamente, irritante, anestsico e asfixiante, o seu enquadramento em apenas um desses grupos considera o maior efeito nocivo. A seguir, so apresentadas as seguintes definies: e,

-Gases e Vapores Irritantes


So substncias que produzem inflamao nos tecidos vivos, quando entram em contato direto, podendo ser subdivididas em primrias e secundrias. A irritabilidade das vias

respiratrias est ligada solubilidade dos gases e vapores, pois elas so extremamente midas. Os gases e os vapores muito solveis atacam preferencialmente as vias areas superiores (nariz e garganta), porque se solubilizam ao primeiro contato com o trato respiratrio; j os pouco solveis atacam areas inferiores (bronquolos e alvolos).

a) Irritantes primrios so aquelas substncias que concentram sua ao irritante ao organismo. - Ao sobre as vias respiratria superiores de substncias de alta solubilidade em gua, localizando sua ao sobre as vias respiratrias superiores. (ex.cido sulfrico,amnia e soda custica); - ao sobre os brnquios de substncias com moderada solubilidade em gua que, quando inaladas, penetram mais profundamente no sistema respiratrio concentrando seu ataque nos brnquios. (ex.: anidrido sulfuroso e cloro); - ao sobre os pulmes substncias que apresentam baixa solubilidade em gua, alcanando os alvolos pulmonares. (ex.: oznio, xidos nitrosos e fosgnio). b) irritantes atpicos so substncias que, apesar da baixa solubilidade ocasionam ao irritante tambm nas vias respiratrias, (ex.: acrolena e gases lacrimognios). c) Irritantes secundrios so aquelas substncias que, apesar de possurem efeito irritante, tm uma ao txica generalizada sobre o organismo (ex.: gs sulfrdico).

- Gases e Vapores Anestsicos


So aquelas substncias que, devido sua ao sobre o sistema nervoso central, apresentam efeitos anestsicos; algumas destas substncias, transferidas dos pulmes

para a corrente sangunea e, a partir da, para os outros rgos internos, podem penetrar atravs da pele. Os gases e vapores anestsicos podem ser classificados em: a)Anestsico primrio: so aquelas substncias que no produzem outro efeito alm da anestesia, mesmo que o trabalhador seja submetido a exposies repetidas, em baixas concentraes (ex.: aldedos, cetonas, steres e os hidrocarbonetos alifticos butano, propano, eteno e outros). b)Anestsico de efeitos sobre as vsceras: so aquelas substncias que podem acarretar danos ao fgado e aos rins dos trabalhadores expostos (hidrocarbonetos clorados tricloroetileno, tetracloreto de carbono e percloroetileno). c)Anestsico de ao sobre o sistema formador do sangue: so substncias que se acumulam, preferencialmente, nos tecidos graxos, medula ssea e sistema nervoso (ex.: benzeno, tolueno e xileno). Vale ressaltar que o benzeno a substncia com maior ao nociva; sua exposio prolongada, mesmo a baixas concentraes, pode ocasionar anemia, leucemia e cncer. d)Anestsico de ao sobre o sistema nervoso: so substncias que, devido sua alta solubilidade em gua, apresentam eliminao lenta pelo organismo; da, a sua manifestao mais acentuada no sistema nervoso (ex.: lcool etlico e metlico). e)Anestsico de ao sobre o sangue e o sistema circulatrio: so substncias, em especial aquelas pertencentes ao grupo dos nitrocompostos de carbono, que, em decorrncia de sua utilizao industrial, podem ocasionar alterao na hemoglobina do sangue (ex.: nitrotolueno, nitrito de etila, nitrobenzeno e anilina).

-Gases e Vapores Asfixiantes


O teor de oxignio no ar nos ambientes de trabalho deve estar entre os valores de 19,5% e 23,5%; concentrao de oxignio maior que 23,5% apresentam problemas de inflamao e risco de exploso por formarem atmosferas ricas em oxignio; e ambientes com menos de 19,5% se constituem em risco para a sade e a segurana dos trabalhadores. A NR 15 trata de uma categoria de agente qumica de suma importncia, dentro do aspecto da higiene ocupacional, que so os aerodispersodes.

Estes contaminantes so sistemas diversos, cujo meio de disperso gasoso e cuja fase dispersa consiste de partculas slidas ou lquidas. A classificao mais aceita aquela que diferencia aqueles formados por disperso e por condensao, distinguindo os sistemas, de acordo com a fase dispersa, slida ou lquida. Os aerodispersodes formados por disperso, ou seja, como resultado da desintegrao mecnica da matria (pulverizao ou atomatizao de slidos ou lquidos ou transferncia de p para o estado de suspenso, atravs da ao de correntes de ar ou vibrao), , na maioria dos casos, constitudo por partculas mais grosseiras do que aquelas que constituem os formados por condensao; alm disto, contm partculas com uma maior variao de tamanho. Os aerodispersides de condensao so formados pela condensao de vapores superfaturados ou pela reao entre gases, que leva a um produto no voltil. Nestes aerodispersides, as partculas slidas so freqentemente, agregados frouxos, provenientes da coagulao de um grande nmero de partculas primrias de forma esfrica ou cristalina regular. Por outro lado, nos aerodispersides por disperso, a fase slida consiste de partculas individuais ou agregadas de formas complementares irregulares (fragmentos) Nos aerodispersides cuja dispersa so lquidas, as partculas so esfricas, e, quando colidem, podem se fundir, produzindo uma nica partcula esfrica. Para diferenciar os diversos aerodispersides, so utilizados os seguintes termos: a) Poeiras: aerodispersides formados por disperso e constitudos por partculas slidas, geralmente com dimetros maiores que 1 micron Ex.: poeiras de slica, asbesto (amianto), algodo. b) Nvoa: aerodispersides constitudos por partculas lquidas independentemente da origem e do tamanho das partculas. Ex.: nvoa de cido sulfrico, tinta. c) Fumos: aerodispersides formados por condensao, sublimao ou e constitudos por partculas slidas, geralmente com reao qumica, dimetros menores que 1 micro. Ex.: fumos metlicos.

- Fumos Metlicos: Os possveis riscos a sade causada por exposies a fumos metlicos durante a oldagem a arco com eletrodo metlico coberto dependem, obviamente do metal que est sendo soldado e da composio do eletrodo. O componente principal do fumo gerado por ao doce oxido de ferro.

Os danos causados pela exposio ao fumo de oxido de ferro parecem ser limitados. A deposio de partcula de oxido de ferro no pulmo causa realmente uma pneumoconiose benigna conhecida como siderose.

No h enfraquecimento funcional do pulmo, nem proliferao de tecido fibroso, em um estudo abrangente sobre dados conflitantes Stokinger (1984) concluiu que oxido de ferro no carcinognico para o ser humano. d) Fumaas: aerodispersodes resultantes da combusto incompleta de materiais orgnicos, so constitudas, geralmente, por partculas com dimetros inferiores a 1 micron. e) Neblinas (so partculas lquidas produzidas por condensaes de vapores). O tempo que os aerodispersides podem permanecer no ar depende do seu tamanho, peso especfico (quanto maior o peso especfico, menor o tempo de permanncia) e velocidade de movimentao do ar. Evidentemente, quanto mais tempo o aerodispersides permanece no ar, maior a chance de ser inalado e produzir intoxicaes no trabalhador. As partculas mais perigosas so as que se situam abaixo de 10m, visveis apenas com microscpio. Estas constituem a chamada frao respirvel, pois podem ser absorvidas pelo organismo atravs do sistema respiratrio.

As partculas maiores, normalmente ficam retidas nas mucosas da parte superior do aparelho respiratrio, de onde so expelidas atravs de tosse, expectorao, ou pela ao dos clios. Estas partculas so consideradas poluentes do ar ou ambiente de trabalho, com exceo do vapor da gua pura, que formam as nuvens. Os demais aerodispersides so caracterizados como poluentes devido as suas caractersticas fsicas e qumicas, que os fazem nocivos a sade e bem estar dos seres vivos e ecossistemas. Nunca entre em um ambiente fechado, onde so armazenados produtos qumicos, pois a concentrao de aerodispersides poder ser suficientemente letal.

You might also like