You are on page 1of 3

tica uma palavra de origem grega, com duas origens possveis.

. A primeira a palavra grega thos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda tambm se escreve thos, porm com e longo, que significa propriedade do carter. A primeira a que serviu de base para a traduo latina Moral, enquanto que a segunda a que, de alguma forma, orienta a utilizao atual que damos a palavra tica. tica a investigao geral sobre aquilo que bom." (Moore GE. Princpios ticos. So Paulo: Abril Cultural, 1975:4). Fonte: http://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm Biotica refere-se, normalmente, a questes ticas que vm aparecendo com o avanar das cincias da vida. Descartes, ao dizer que o corpo humano era uma mquina como qualquer outra, deu um importante passo para a consolidao da medicina e da biologia enquanto "cincias exatas". E com a exatido, aparecem novidades tecnolgicas capazes de interferir nos aspectos mais profundos e essenciais da vida, como nossa herana ancestral e at mesmo as sensaes ntimas. Assim, em 1971, o termo aparece pela primeira vez no livro "Biotica: Ponte para o Futuro", de Van Rensselaer Potter, da seguinte maneira: "Eu proponho o termo Biotica como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que to desesperadamente necessria: conhecimento biolgico e valores humanos." (Fonte: http://www.ufrgs.br/bioetica/concei.ppt) Neste site h vrias definies de biotica, reunidas por Fermin Roland Schramm e Marlene Braz. Coloco abaixo a que considero mais esclarecedora para o uso comum do termo: "A palavra biotica' designa um conjunto de pesquisas, de discursos e prticas, via de regra pluridisciplinares, que tm por objeto esclarecer e resolver questes ticas suscitadas pelos avanos e a aplicao das tecnocincias biomdicas.' (Hottois, G 2001. Biothique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopdie de biothique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126)" Esta definio, na prtica, suficiente. Para aqueles que quiserem refletir um pouco mais sobre esta palavra, podemos dizer mais algumas palavras. H pelo menos trs motivos para as pessoas adicionarem o prefixo "bio" ao j controverso conceito de "tica". 1- A biotica seria um "sub-ramo da tica", buscando re-significar as velhas questes humanas a partir dos fatos novos produzidos pela gentica e biotecnologia (clonagem, transgnicos, suplementos hormonais, prteses, clulas-tronco, interfaces neurais, etc). Na verdade, se abandonarmos a metfora da "rvore do conhecimento" e seus "sub-ramos", chegaremos concluso de que biotica , na verdade, tica - num mundo cheio de "novidades biolgicas". 2- A biotica tambm pode ser considerada um novo tipo de tica, no mais focada exclusivamente nos seres humanos, e sim abrangendo toda a vida na terra. Assim, se o "certo" pra mim comer carne todo o dia (o que inclusive "alimenta"o mercado e "gira" o capital), "para a vida na terra" seria melhor no sacrificarmos tantas vacas, ocupando

menos espao, consumindo menos recursos e produzindo menos metano, inclusive. 3- Por fim, podemos considerar que as inovaes biotecnolgicas das ltimas dcadas que estariam obrigando o homem a criar uma nova tica. Afinal de contas, os homens de hoje podem recriar seus corpos de uma maneira nunca antes imaginada, a no ser sob o signo de magia. Podem fazer clones de si mesmos quando estiverem velhos. O mundo pode ficar muito estranho. A clssica obra "Frankstein", do final do sculo XIX, antecipa o incio de uma nova era que teria seu marco na descoberta do DNA, em 1950. Reflita um pouco sobre estes significados antes de prosseguir. Se precisasse escolher um deles, qual seria? Por que? * Em minha experincia pessoal, creio que o uso mais comum do termo "biotica" o terceiro. Se considerarmos, no entanto, que a tica est sempre se renovando, que uma constante discusso a respeito da justia e do bem comum, podemos juntar a terceira definio com a primeira. Esta uma soluo possvel. A segunda definio de "biotica", por sua vez, parece estar mais prxima do que conhecemos por "viso ecolgica" ou "holstica", como foi sugerido por Capra na idia da "mudana de paradigmas". Quem quiser compreender melhor esta forma de ver o mundo, pode por exemplo ler a famosa e controversa carta do chefe Seattle ao presidente Franklin Pierce.

"Eu proponho o termo Biotica como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que to desesperadamente necessria: conhecimento biolgico e valores humanos. (Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971) Biotica o estudo sistemtico das dimenses morais - incluindo viso moral, decises, conduta e polticas - das cincias da vida e ateno sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas em um cenrio interdisciplinar.(Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI). A biotica, da maneira como ela se apresenta hoje, no nem um saber (mesmo que inclua aspectos cognitivos), nem uma forma particular de expertise (mesmo que inclua experincia e interveno), nem uma deontologia (mesmo incluindo aspectos normativos). Trata-se de uma prtica racional muito especfica que pe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experincia e uma competncia normativa, em um contexto particular do agir que definido pelo prefixo bio.

Poderamos caracteriza-la melhor dizendo que uma instncia de juzo, mas precisando que se trata de um juzo prtico, que atua em circunstncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prtica a travs de vrias formas de institucionalizao. Assim, a biotica constitui uma prtica de segunda ordem, que opera sobre prticas de primera ordem, em contato direto com as determinaes concretas da ao no mbito das bases biolgicas da existncia humana. (Ladrire, J. 2000. Del sentido de la biotica. Acta Bioethica VI(2): 199-218, p. 201-202). A palavra biotica designa um conjunto de pesquisas, de discursos e prticas, via de regra pluridisciplinares, que tm por objeto esclarecer e resolver questes ticas suscitadas pelos avanos e a aplicao das tecnocincias biomdicas. (...) A rigor, a biotica no nem uma disciplina, nem uma cincia, nem uma nova tica, pois sua prtica e seu discurso se situam na interseo entre vrias tecnocincias (em particular, a medicina e a biologia, com suas mltiplas especializaes); cincias humanas (sociologia, psicologia, politologia, psicanlise...) e disciplinas que no so propriamente cincias: a tica, para comear; o direito e, de maneira geral, a filosofia e a teologia. (...) A complexidade da biotica , de fato, trplice. Em primeiro lugar, est na encruzilhada entre um grande nmero de disciplinas. Em segundo lugar, o espao de encontro, mais o menos conflitivo, de ideologias, morais, religies, filosofias. Por fim, ela um lugar de importantes embates (enjeux) para uma multido de grupos de interesses e de poderes constitutivos da sociedade civil: associao de pacientes; corpo mdico; defensores dos animais; associaes paramdicas; grupos ecologistas; agro-business; industrias farmacuticas e de tecnologias mdicas; bioindustria em geral (Hottois, G 2001. Biothique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopdie de biothique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126) A biotica o conjunto de conceitos, argumentos e normas que valorizam e justificam eticamente os atos humanos que podem ter efeitos irreversveis sobre os fenmenos vitais (Kottow, M., H., 1995. Introduccin a la Biotica. Chile: Editorial Universitaria, 1995: p. 53)

You might also like