You are on page 1of 11

APRENDIZAGEM VIVENCIAL A aprendizagem vivencial no ensino apresentada como uma forma de colocar o aluno inserido dentro de um ambiente real

l ou simulado que permita tal interao com pessoas e conceitos que aquela vivencia passe a formar parte de sua experincia de construo do conhecimento relacionado a um ou mais temas. Essa abordagem difere do processo tradicional de aprendizagem (aquele que desenvolve atravs de textos, aulas expositivas ou participaes em discusses) ao trazer o contexto estudado mais prximo do aluno, ou seja, a pessoa literalmente experimente a realidade em maior ou menor escala de forma absolutamente real ou simulada. Acredita-se que o processo de aprendizagem seja uma situao ativa, viva e que portanto, um processo de aprendizagem que privilegie a experincia prtica e a vivencia do aluno seja mais frutfera para a estruturao do conhecimento. O aluno agente ativo e parte indissocivel do processo de aprendizagem vivencial.

A APRENDIZAGEM EFETIVA "A aprendizagem um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situao-problema, resolve-a atingindo sua meta e modificando-se de forma duradoura. Esta transformao permite transferir o aprendido para novas situaes. "(Hilda Santos)" A aprendizagem de forma estruturada ou no algo constante na vida do ser humano. Com o passar do tempo e o refinamento no conhecimento possvel chegar a realizar solues viveis atravs de complexas operaes mentais A construo dessas operaes mentais passa por etapas distintas. De forma simples as etapas ou fases so as seguintes: Primeira fase: do nascimento at um ano e meio de idade surge a linguagem. At os dois anos formada a inteligncia sensrio-motora responsvel pela percepo sensorial. Segunda fase: dos dois aos quatro anos a fase do pensamento simblico. possvel transformar um objeto real (significado) em significados diferentes. Por exemplo, pode-se associar uma pessoa a um boneco. A estrutura lgica de pensamento ainda no esta formada. Terceira fase: dos quatro aos sete ou oito anos forma-se o pensamento intuitivo. O raciocnio passa a ser guiado pela intuio e os pontos de referncia so os objetos ao redor. Quarta fase: dos oito aos onze anos organiza-se as operaes concretas e j existe a necessidade de aliar operaes verbais com aes concretas, o pensamento consolida-se atravs do referencial material, ou seja, pensamento e objeto permanecem juntos e aliados. Quinta fase: a ltima etapa de construo de operaes mentais completa-se na adolescncia e j existe a capacidade de uso do pensamento analtico. Tanto a intuio quanto o raciocnio so indispensveis e tambm aliados no processo de aprendizagem humana. Contudo, o problema maior o de que tais valores no so predominantes em nosso sistema educacional. A estrutura metodolgica ainda bastante voltada ao estmulo do desenvolvimento da capacidade de anlise e no para a relao de aliana entre o raciocnio e a intuio. No se potencializa a capacidade de aprendizagem em que o aluno construa relaes mais fortes entre o contedo e sua forma de absoro.

Ouo e recordo; Leio e memorizo; Fao e aprendo. (Confcio) Ouo e Recordo Praticamente toda dinmica do ensino at bem pouco tempo tinha seu foco na concepo de ouvir e recordar. O elementos mais importante era o conhecimento do docente e o aluno era um agente passivo e com pouco ou nenhum espao para dividir suas experincias e pontos de vista. Leio e Memorizo Uma outra forma tambm fortemente encontrada no meio educacional a de aplicar estudos dirigidos, anlises de textos, instrues programadas e avaliaes baseadas em memorizao. Essa maneira de educar apresenta um considervel nvel de resultados positivos sendo bastante aplicado em diversas situaes, desde os conhecimentos mais bsicos at temas mais complexos. O aluno interage mais e posiciona-se frente a um questionamento ou tema. Contudo, o meio ainda menos eficaz do que a aprendizagem vivencial. Fao e Aprendo A aliana entre a teoria e a prtica surge nesse terceiro meio de aprendizagem. A vivncia de situaes problema e a possibilidade resolv-las com os recursos e mtodos adequados geram uma experincia de aprendizagem mais efetiva. O aluno "entra" dentro do tema ou da situaes apresentada e se torna um agente ativo da mesma proporcionando conexes mentais mais complexas e permanentes. Esse meio tem se mostrado mais eficiente do que as duas formas anteriormente apresentadas.

ETAPAS DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL A aprendizagem vivencial no se resume to somente em "aprender fazendo". algo mais profundo que implica na mudana de comportamento de aprendizagem. Nessa situao muda-se inclusive a postura do educando. Veja as etapas: Etapa 1: o aluno solicitado a descrever de que forma agiria ou qual seria a forma correta de agir frente a uma determinada situao; Etapa 2: o aluno chamado a posicionar-se frente a situao. Ele se torna um agente ativo ao decidir, desempenhar um papel ou analisar fatos e circunstncias pertinentes ao problema apresentado; Etapa 3: Realiza-se um fechamento da etapa 2 ao se coletar as opinies ou "defesas" de ponto de vista em funo do que ele - o aluno - vivenciou;
Etapa 4: Realiza-se comparao entre a postura desejada (etapa 1) com o que efetivamente ocorreu (etapa 2) e questiona-se o que o aluno sentiu, percebeu ou ainda como ele se posiciona frente ao tema. Etapa 5: Como etapa opcional o educador sugere uma abordagem alternativa, uma postura diferente e possibilita-se ao aluno experimentar ou mesmo questionar a alternativa sugerida; Etapa 6: Em conjunto - professores e alunos - voltam sua ateno para a experimentao da nova alternativa, ou seja, em conjunto realiza-se uma nova interao considerando outra abordagem. Nessa fase pode-se discutir, refazer a atividade, realizar leituras ou debates extras com o objetivo de ampliar o horizonte do tema em questo. O objetivo nessa fase semear uma "pequeno gro" de curiosidade ou vontade do aluno por conta prpria ampliar seu conhecimento relacionado ao tema proposto. Etapa 7: os esquemas mentais dos alunos esto agora mais receptivos ao contedo e ele j ter condies (se o tema foi bem trabalhado) de utilizar esse conhecimento quando se defrontar com uma situao similar no futuro.

Considerando a sugesto de etapas e procedimentos anteriormente apresentada, pode-se sintetizar que a aprendizagem vivencial vai alm do aprender fazendo e possui alguns significados relevantes entre eles destaca-se os seguintes: Primeiro: o aluno defini para si prprio como ele deveria ou agiria frente a um dado problema ou situao; Segundo: o aluno posicionado frente a uma situao em que deve sair da sua zona de conforto e interagir frente a uma situao e tambm em conjunto com outras pessoas; Terceiro:O aluno tem a possibilidade de realizar as conexes mentais ao analisar como agiu e como se sentiu frente a situao; Quarto: o aluno vai comparar suas percepes de como agiu e se posicionou com o que efetivamente o correto. Ampliando sua viso sobre o tema ao ter inserido em seu processo de aprendizagem outros elementos, como por exemplo, pontos de vista de outros colegas ou do professor. Quinto: aps a realizao da comparao entre o que percebeu e o que realmente (analisa-se se houve discrepncia entre o que ele percebeu e entendeu em relao a resposta mais acerta para a situao) o aluno considera uma abordagem diferente e avalia essa nova alternativa de resposta a situao problema. Sexto: a aprendizagem vivencial expande a idia de aprender fazendo e envolve a execuo, a comparao, a avaliao da sua postura e performance atravs da comparao da mesma com uma norma ou teoria apropriada para a situao enfrentada. Os resultados de um exerccio de aprendizagem vivencial esto fortemente alicerados na forma como a situao foi montada, conduzida e executada pelo professor.

De forma simples a conceituao primria da aprendizagem vivencial inclui todo material e mtodo de ensino em que as pessoas aprendem de forma interativa e como agentes ativos do processo. Os materiais e mtodos mais comumente aceitos como ligados a aprendizagem vivencial incluem: Jogos; Simulaes; "Role Playing"; Mtodo de estudo de caso; Projetos de pesquisa; e Exerccios estruturados.

PAPEL DO EDUCADOR O objetivo da aprendizagem vivencial alm de permitir aumentar a compreenso de situaes reais, tambm se apresenta como um caminho para desenvolver habilidades em situaes grupais, capacidade de observao, habilidade de compreenso pessoal, adaptao do comportamento as exigncias da tarefa proposta e adaptao as necessidades e regras do grupo que esta inserido. Dessa forma o aluno se torna um agente ativo e indispensvel para que a aula em si acontea e se atinja os objetivos educacionais necessrios. Dessa forma a postura do educador passa a ser outra - que no a de simples retransmissor do conhecimento. O papel do professor o planejar as habilidades e conhecimentos a serem explorados, "vender a idia", aplicao e conduo para os resultados de aprendizagem necessrios. Tira-se o centro das atenes exclusivamente da teoria e realiza-se a conexo entre teoria e prtica. O educador passa a ter uma postura de integrador, condutor e facilitador do processo de aprendizagem vivencial. Resumidamente, a habilidade e o conhecimento devem derivar da integrao da teoria com a experincia desses conceitos. O educador vivencial seria o defensor dessa integrao lutando para que ela ocorra dentro do ambiente educacional.

O educador tem a funo de mesclar e equilibrar trs fatores fundamentais na aprendizagem vivencial que so eles:

Para que o professor consiga efetivamente integrar os trs elementos apontados necessrio: 1) Potencializar a discusso saudvel e a integrao grupal (todos realmente participando de forma ativa);Para a experincia da aprendizagem vivencial aflore importante integrar as pessoas visto que os alunos aprendem tambm com os colegas de sala e tambm com o docente, assim, se algum estiver ou se sentir excludo do processo corre-se o risco do processo de aprendizagem no ocorrer corretamente e ainda pior criar um "inimigo" oculto ou declarado em sala de aula o que pode minar todos os demais procedimentos rumo a aprendizagem vivencial. 2) Fomentar um clima educacional positivo em que os alunos aprendem novos comportamentos ao participarem de exerccios vivenciais. A oportunidade para aluno adquirir e reforar novos padres de comportamento atravs da prtica desses padres com a liberdade e segurana de uma situao de aprendizagem simulada deve ser algo cotidiano. Nesse sentido o professor o condutor do comportamento desejado nos alunos ao demonstrar e refora a fora adequada de comportamento frente a situao problema alm de ser o encorajador, orientador e direcionador dos esforos e condutas. 3) O professor tem o papel de facilitador do processo. Facilitar aqui no significa tornar algo fcil e sim vivel, assim sendo o papel adequado o de viabilizar e criar as condies necessrias para que o aprendizado ocorra e nesse sentido o planejamento crucial, ressalta-se at mais, o planejamento um divisor de guas entre o resultado desejado e o resultado real. 4) O professor ainda tem a funo de estudar os melhores caminhos para aliar teoria e pratica considerando as caractersticas do seu grupo. Sendo assim conhecer o grupo, a teoria e a forma de gerar a experincia tornam o papel do professor indissocivel da funo de aquisio de aprendizagem atravs de vivncias.

Vale ressaltar que a experincia por si s no constitui a aprendizagem. A experincia vivenciada pode tornar-se agradvel e at divertida mas, somente isso no fomentar a aprendizagem. A reflexo e assimilao que o professor ir fazer surgir aps a aplicao do exerccio vivencial que permitir o "fechamento" da situao de aprendizagem. Esse papel de conduzir a reflexo cabe fortemente ao professor realizar. Como um facilitador ou "viabilizador" da aprendizagem o professor deve considerar essa aprendizagem em dois nveis:

Planejar a forma de abordagem bem como as estratgias educacionais bem como considerar as caractersticas e peculiaridades do pblico receptor do jogo, simulador ou outro mecanismo de aprendizagem vivencial exige que o profissional de educao esteja preparado e fundamentalmente consciente do que ir fazer. Em tempos nos quais a quantidade de professores realmente preocupados com o crescimento do seu grupo de alunos no to grande quanto a sociedade espera, percebemos aes de profissionais que hoje so considerados fora de srie por serem proativos na busca por resultados. Enquanto uma massa de educadores se preocupa com o contra cheque no final do ms, felizmente existem outros que se antes de qualquer outro objetivo almeja ver seu grupo melhor. O que poucos se do conta que um trabalho bem executado repercute e potencialmente pode gerar outras atividades, na contramo o trabalho de educar quando mal executado tambm tem seus efeitos evidenciados. J se foi o tempo do educador retransmissor de conhecimento. Bem vinda a era do educador facilitador ou "viabilizador" das condies de aprendizagem. Para finalizar uma frase muito comum entre os educadores: "Quando o professor quente o aluno morno. Quando o professor morno o aluno frio. Quando o professor frio a rota de coliso est a caminho".

You might also like