You are on page 1of 6

FRUTOS-3 DESAFIO

Vivendo a Vida com Deus

LIO 8

Unidade 2: O Maior Ajudador

7 - 8 Anos

prito Santo: Conosco e Nos Fortalecendo Es


Neste Trimestre, as crianas continuaro a pesquisar os cinco frutos do Trimestre passado. Na Unidade 1, elas aprendero como treinar o afastamento do pecado e voltar total obedincia a Deus. Crescimento e Boa Mordomia so dois pontos primordiais nestas Lies. Durante a celebrao da Pscoa, elas aprendero sobre a Graa de Deus para conosco. Na Unidade 2, as crianas vo continuar a crescer, medida que lhes ser apresentado o Esprito Santo. Por ltimo, as crianas terminaro o ano na Unidade 3, "Acampamento Balaio", onde elas participaro de um acampamento onde vo exercitar os frutos da: Graa, Crescimento, Mutualidade, Dons e Boa Mordomia, aplicando-os em suas vidas. Durante todo semestre, elas sero desafiadas a desenvolver essas cinco qualidades e procurar viver a vida com Deus. elas se lembrem das Escrituras. Elas prendero trs passos para fazer o que certo: lembrar do que a Bblia diz, pedir a ajuda do Esprito Santo e depois fazer o que certo.

VERSCULO BBLICO
"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13

OBJETIVOS
O QUE? (GG): As crianas ouviro sobre

HISTRIA BBLICA
Joo 14:16-18; Efsios 3:16; Atos 3:1 - 4:13 Esta a segunda semana em que as crianas estaro aprendendo sobre o Esprito Santo. Elas aprendero que Jesus prometeu nos CONCEITO que o Esprito Santo nuncacomo deixaria. Elas aprendero CHAVE ns podemos pedir para o O Esprito Santo est Esprito Santo nos ajudar a sempre conosco e ns podemos pedir que Ele fazer o que certo. Elas iro nos ajude a fazer explorar situaes onde elas o que precisam de fora e coragem para certo. fazer o que certo e vero como o Esprito Santo as ajuda ao fazer com que

como o Esprito Santo deu poder aos primeiros cristos para eles fazerem o que precisavam fazer. E ENTO? (GG): As crianas aprendero que o Esprito Santo est sempre conosco e nos ajuda a fazer o que certo. E AGORA? (PG): As crianas participaro de uma atividade para identificar situaes onde elas podem lembrar o que certo, pedir ajuda e fazer o que certo.

FORMAO ESPIRITUAL
Coragem e Fora. Crescimento e Mutualidade

PREPARAR ANTECIPADAMENTE (Feito pelo seu Administrador)


Faa cpia dos cartes do Versculo Bblico um por criana (pg. 53 do Guia do Administrador). Tire cpia e recorte os Cartes do Poder um cunjunto por grupo (pgs. 51 e 52 do Guia do Administrador).

53
FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

Arrume sacos de macarro - 32 pedaos de macarro por grupo. Podem ser do tipo espiral, gravata, disquinhos redondos, ou qualquer outro formato. O importante que fiquem grudados quando molhados. Junte esponjas uma por grupo. Arrume borrachas bonitinhas trs por grupo. Essas borrachas so aquelas com formato de animais, ou bonequinhos. Podem ser encontradas em papelarias ou loja de produtos para festas. (Se voc no tiver borrachas pode usar outros objetos tais como, moedas, clipes de papel.) Arrume um sortimento de papel carto duas folhas por grupo (qualquer cor). Coloque todo o material mencionado acima numa pasta.

PREPARAO DO LDER
Leia Joo 14:16-18; Efsios 3:16; Atos 3:1 4:13.

Nesses versos, ns vemos a introduo do Esprito Santo e Seu trabalho em nossas vidas. O Esprito Santo ajudou os cristos no Novo Testamento. Ele ajudou um homem ignorante a falar com ousadia sobre Deus. Ele ajudou as pessoas que estavam frente ao aprisionamento e at da morte, sentirem fora e coragem para encarar seus problemas. Ns queremos o mesmo poder nas nossas vidas, mas como podemos ter acesso a esse poder? Quando lemos a Bblia, freqentamos a igreja, memorizamos as Escrituras, e aprendemos msicas sobre Deus, o Esprito Santo pode usar essas coisas para nos dar fora e coragem. Quando somos sensveis e deixamos o Esprito Santo trabalhar em nossas vidas, ns podemos falar as palavras de Paulo em Filipenses 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece."

CONEXO CRIANA
(5 minutos)
D BOAS VINDAS s crianas ao seu Pequeno Grupo. PERGUNTE: "Sobre qual Maior Ajudador aprendemos na semana passada? (o Esprito Santo). Isso mesmo! Qual a nica maneira do Esprito Santo nos ajudar? (Ele nos ajuda a lembrar o que a Bblia diz.) Na semana passada, ns mencionamos alguns versculos Bblicos. Vamos ver se nos lembramos deles." ORIENTE as crianas para recordarem e seguirem os versculos Bblicos, atravs da representao feita pelo grupo, usando os gestos. Agora, se voc tem visitantes no seu grupo, ou se voc faltou na semana passada, pule esta parte. "Filhos obedeam a seus pais no senhor, pois isso justo." Efsios 6:1. "Por isso no tema, pois estou com vocs." Isaas 41:10. "Amem-se uns aos outros como eu os amei." Joo 15:12. "Perdoem como o Senhor lhes perdoou." Colossenses 3:13.

TRANSIO
DIGA: Hoje no Grande Grupo, iremos aprender mais sobre o Esprito Santo. Escutem bem, para encontrarem uma nova maneira do Esprito Santo nos ajudar.

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

54

OG PEQUENminutos)RUPO (20
REVISO
PERGUNTE: "Qual a outra maneira do Esprito Santo nos ajudar?. [Ele est sempre conosco e Ele nos ajudar a fazer o que certo.] Como podemos obter a ajuda do Esprito Santo? [Ns pedimos a ajuda DELE atravs da orao.] Quais so as trs coisas que precisamos nos lembrar, quando estamos tentando fazer a coisa certa? [LEMBRE, PEA, FAA] DIGA: " isso a!, O ESPRITO SANTO EST
SEMPRE CONOSCO E NS PODEMOS PEDIR PARA ELE NOS AJUDAR A FAZER A COISA CERTA. Hoje no Grande Grupo, ns

PREPARAO
SENTE com seu grupo formando um crculo. UMEDEA a esponja que est no seu material e deixe-a apoiada numa folha de papel carto. ARRUME no centro do crculo, os Cartes do Poder (virados para baixo), o saquinho com macarro, a esponja e o papel carto.

INSTRUES
DIGA: "Ns iremos trabalhar juntos, usando esses pedaos de macarro, para criar uma estrutura neste pedao de papel carto que est no centro do nosso crculo. Essa estrutura ter que segurar estas borrachas, que no podem tocar o cho." DIGA: "Para jogar fazemos assim:

vimos as formas que o Esprito Santo usa para nos ajudar a fazer o que certo. Agora, ns iremos participar de um jogo e pensar sobre situaes em que o Esprito Santo pode nos ajudar durante todos os dias de nossa vida.

1 2

ATIVIDADE: A FONTE DO PODER


O propsito desta atividade manter o foco no aspecto concreto do trabalho do Esprito Santo em nossas vidas. Iremos manter o foco em como o Esprito Santo nos ajuda a lembrar das escrituras e da verdade Bblica, e como as crianas podem pedir ajuda a Deus diante das situaes difceis. Esta dever ser uma introduo ao conceito, e no o quadro completo dos papis do Esprito Santo.

3 4

MATERIAIS PROVIDENCIADOS POR SEU ADMINISTRADOR


Saquinho com macarro. Esponja. Cartes do Poder Borrachas Papel carto (cartolina)

Pegue um Carto do Poder da pilha e responda a pergunta. Escolha dois pedaos de macarro, umedea um lado dos dois e coleque um sobre o outro, de forma a criarem uma estrutura. Voc pode criar a estrutura da forma que quiser. Quando acabar a sua vez, ns passaremos para outra pessoa. (Dois macarres para cada pessoa) Quando todos os macarres j DICA DE ENSINO tiverem sido Voc pode encorajar as usados, ou o crianas a espalhar os pedaos de macarro, tempo acabar, ns iremos colo- secos, antes do jogo, para que possam decidir como car as borconstruir a estrutura. rachas no topo da estrutura para ver se ela consegue mant-las acima do cho."

55
FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

ESCOLHA uma criana para ser a primeira. CONTINUE respondendo as perguntas e construindo, at ter usado todos os macarres, ou o tempo acabar. ARRUME as trs borrachas no topo da estrutura e veja se todas cabem sem cair nenhuma.

EXEMPLOS DE CARTES DO PODER

5 6

Quando voc est em uma situao difcil, quais so as trs coisas que voc precisa fazer com a ajuda do Esprito Santo? (Lembre, Pea, Faa) No Grande Grupo hoje, ns vimos uma situao em que uma garota chamada Maria sentiu inveja. Do que ela lembrou que a ajudou a perceber que ela no deveria ter inveja? (Um Versculo Bblico) No Grande Grupo hoje, ns vimos uma situao na qual uma garota chamada Isabela ficou impaciente na mquina de refrigerantes. Pelo que ela orou? (Ela orou para Deus ajud-la a ser paciente) No Grande Grupo hoje, ns vimos uma situao em que um garoto chamado Ricardo estava desobedecendo, assistindo TV. O que ele ouviu que o ajudou a fazer a coisa certa? (Uma msica sobre Deus) O que o Esprito Santo pode trazer mente quando voc est em uma situao difcil? (Versculo, msica sobre Deus, algo que voc aprendeu na Igreja) Na escola, voc viu algum roubando alguma coisa da carteira de outra pessoa. Voc no sabe o que fazer. O que poderia fazer para ajud-lo a resolver essa situao? (Orar) Seu amigo Joe ganhou o novo patinete que voc quer muito. Ele foi at sua casa s para mostr-lo para voc. Voc

fica com muita inveja! Que lio voc aprendeu na igreja que pode ajud-lo? 8 Pense em uma msica sobre Deus que voc saiba. Diga ou cante o refro para ns. O que ela fala sobre ns ou sobre Deus? 9 O que esse versculo nos fala sobre Deus? Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13 (Deus nos dar fora para enfrentar situaes difceis.) 10 Tudo posso naquele que mefortalece. Filipenses 4:13. D um exemplo de uma situao na qual esse versculo ajudaria voc. 11 Voc est dormindo na casa do seu amigo, e voc acorda no meio da noite com um pesadelo. O que voc poderia fazer para ter a ajuda do Esprito Santo? (Lembrar um versculo ou msica, orar pedindo ajuda) 12 Sua me pergunta se voc fez a tarefa de casa. Voc quer mentir e dizer que terminou para poder assistir TV.O que voc sabe sobre Deus que poder ajudlo a fazer a coisa certa? (Deus no quer que ns falemos mentiras, a Bblia diz para no mentir.) 13 Fale-nos sobre alguma vez que voc teve que fazer uma deciso, e voc no sabia o que fazer. Voc poderia ter orado sobre a deciso? O Esprito Santo poderia ter ajudado voc nessa situao? 14 Seu irmo mais novo pintou sua camisa favorita e estragou-a. Qual versculo, lio da Bblia ou msica poderia ajudar voc a perdoar nessa situao? 15 Seu amigo quer pescar da sua prova de matemtica. O que voc LEMBRA sobre Deus e a Bblia? Voc PEDE para Deus ajud-lo em que? O que voc FAZ? 16 Como o Esprito Santo ajuda voc? (D coragem, est sempre com voc e ajuda voc a lembrar o que a Bblia diz.)

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

56

ENCERRAMENTO
DIGA: Bom trabalho construindo a estrutura de vocs! Vocs responderam algumas boas perguntas sobre o Esprito Santo. Vocs refletiram sobre como Ele nosso maior ajudador. O ESPRITO SANTO EST
SEMPRE CONOSCO E NS PODEMOS PEDIR PARA QUE ELE NOS AJUDE A FAZER A COISA CERTA.

LEMBRE s crianas: Este versculo nos afirma que com a ajuda do Esprito Santo, ns podemos encarar qualquer situao com coragem e fora.

ORAO
Querido Deus, Obrigado por nos dar o Esprito Santo para estar sempre conosco, nos ajudando quando temos problemas. Por favor nos ajude a termos fora e poder para fazer o que certo, mesmo que seja difcil. Amm.

VERSCULO BBLICO
D um carto com o versculo Bblico para cada criana e repitam o versculo juntos.

EXO CRIANA CONTINUA . . . CON


Lderes de Pequeno Grupo, usem esse tempo para continuar a construir comunidade e aprender mais sobre as crianas e suas preocupaes. Escute cuidadosamente para voc estar melhor equipado para orar e alcanar cada criana. PERGUNTE: Voc pode se lembrar de algum personagem de livro ou filme que tinha fora? O que fazia esta pessoa ser to forte?

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

57

FRUTOS-3 Desafio Guia do Lder de Pequeno Grupo 7-8 Anos Lio: 8 Reproduo permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados Associao Willow Creek

58

You might also like