You are on page 1of 38

SONDAGEM E LIMPEZA DO TERRENO

Limpeza do Terreno

Terrenos sem edificaes;


Primeiro: Reviso da superfcie para remoo de objetos que possam atrapalhar o servio de limpeza.

Em casos de vegetaes rasteiras e arbustivas o processo de limpeza geralmente ocorre por meio de servio manual roado. Em casos em que h tempo disponvel, pode ser empregado mtodo qumico (proteo) Equipamentos: foice, faco, roadeira, machado, motosserra, etc.

EPIs: culos, luva e bota (foice, faco, machado) e perneira, avental protetor auricular e bone rocador com protetor facial e motosserra (capacete, culos, protetor auricular de concha, macaco, luvas e botas).

Limpeza do Terreno
As vegetaes de porte devem ser abatidas por profissionais especializados Motosseras ou machado. Comunicar prviamente dos rgos competentes. No caso de vegetaes nativas: Fatma e Ibama - sob pena de sofrer multas e o embargo da obra. Araucria Destocamento devero ser executados de modo a no deixar razes ou tocos. Porque? Processo de execuo:

Manualmente: Picareta, p, machado. Mecanicamente: Retroescavadeira. Objetivo desta atividade:

Preparar a superfcie para que a execuo dos servios subsequentes transcorra livre e desempedida de obstculo

Equipamentos

Limpeza do Terreno

Terrenos com edificaes.


Servio perigoso - Demolies: normalmente as edificaes esto deterioradas e com risco de desmoronamento.

Importante: segurana dos operrios e dos transeuntes. Processo de execuo: inverso ao da construo respeitando as caractersticas da edificao (desconstruo). Exceo: sistema de imploso. Importante: Responsabilidade da segurana sempre da construtora ou incorporadora do empreendimento. Resposabilidade civil e criminal.

Limpeza do Terreno
Legislao - demolies
A NBR 5682 - "Contratao, execuo e superviso de demolies" [ABNT, 1977], fixa algumas condies exigveis para a contratao e licenciamento de trabalhos de demolio, providncias e precaues a serem tomadas antes, durante e aps os trabalhos e mtodos de execuo. A NR-18 do Ministrio do Trabalho, em sua diviso 5, fixa algumas condies para a realizao de atividades de demolio.

Limpeza do Terreno
Cuidados prvios:

verificar existncia depsitos de material inflamvel desativar instalaes existentes, antes do incio dos trabalhos; verificar as condies dos imveis vizinhos; proteger qualquer superfcie de construo vizinha que fique exposta; instalao de um local adequado para depsito de resduo; prever a proteo dos transeuntes;

Limpeza do Terreno

verificar se a obra tem estrutura de concreto armado; verificar quais as vigas de rigidez da estrutura; verificar se a estrutura a ser demolida faz parte de estruturas existentes (paredes de meao); verificar se de alvenaria estrutural - definir plano de desemonte; prever a retirada de resduo de demolio empregando-se equipamentos adequados, antes da demolies de um pavimento, devero ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as destinadas ao escoamento de materiais.

Limpeza do Terreno

impedir a permanncia ou transito de pessoas no pavimento abaixo; manter as escadas livres e desempedidas para emergncias, somente demolir aps a concluso do respectivo pavimento; Proibido abandonar entulhos em posies que tornem viveis o seu desabamento; remoo de entulho por gravidade calhas fechadas (madeira, metal ou plastico rgido) com inclinao mxima de 45, fixadas edificao em todos os pavimentos e com dispositivo de fechamento na extremidade de descarga.

Limpeza do Terreno

Cuidados relacionados a equipe de demolio.


todos devem trabalhar em um nico pavimento; garantir a iluminao adequada e necessria no local de trabalho; usar roupas adequadas e EPIs (botas, luvas, culos e mascars; evitar acmulo de carga em pontos localizados da edificao (laje, forros, telhados); escorregar as peas demolidas, nunca lanar em queda livre; os locais de trabalho devem ser periodicamente aspergidos com gua para reduzir a quantidade de poeira.

Dutos de despejo entulhos

Limpeza do Terreno
PROTEO:

Edificaes com mais de dois pavimentos ou de altura equivalente a 6 m distante menos de 3 m do alinhamento executar galeria de 3 m de h sobre o passeio. Bordas com tapume fechado com 1 m altura (mnimo), inclinao de 45 relao horizontal. Edificaes distante superior a 3 m, ser feito um tapume no alinhamento. Instalao de plataformas especiais de proteo (bandejas salva-vidas). Inclinao de 45 e largura mnima 2,5 m em todo permetro. Instalao no mximo dois pavimentos abaixo do que ser demolido.

Limpeza do Terreno
Destacar que o resduo originado de uma demolio pode ser significativo exigindo equipamentos de grande porte. Observar acesso. Avaliar a possibilidade de sua utilizao dentro do prprio terreno aterro. Caso necessrio a retirada estabelecer contatos para despejo em local adequado ou para empresas de reaproveitamento.

SONDAGEM

Sondagem
Sondagem tem a sua raiz etimolgica na palavra francesa sondage. Surgiu provavelmente no sculo XIV com o intuito de expressar o ato de, com recurso a uma sonda, investigar a profundidade e natureza dos solos. Objetivos: a sondagem proporciona valiosos subsdios sobre a natureza do terreno que ir receber a edificao, como:

espessuras das camadas; caractersticas do solo; posio do nvel da gua. Fonte informao alternativa: moradores antigos, construes vizinhas e operrios da construo.

Sondagem
Informaes importantes para a construo:

Auxilia na definio do tipo de fundao que melhor se adaptar ao terreno; Relao entre o porte da edificao com o tipo de solo:

Ex: Edifcio 6 pavimentos X solo rochoso Edificao trrea X solo rochoso

Sondagem
Informaes importantes para a construo:

Identifica a necessidade e o tipo de conteno mais adequada aquele tipo de solo. Relao entre o tipo de solo quando necessrio fazer cortes e contenes.

Ex: Arenoso.

Sondagens
Os mtodos de investigao dos solos podem ser diretos e indiretos. Mtodos Diretos (sondagens)

Sondagem a trado (manual e mecnico) Sondagem a percusso (manual e mecnico) SPT (standart penetration test) Sondagem rotativa Poos e galerias - trincheiras.

Sondagem
Mtodos Indiretos: Interpretao de medidas fsicas. (explorao de minrios e reservas petrolferas)

Refrao ssmica; Eletro-resistividade; Induo magntica.

Sondagens
Abertura de Poos

Manualmente com o auxlio de p, picareta e balde. Profundidade muitas vezes limitada pelo lenol fretico. Possibilita a anlise detalhada das camadas ao longo de suas paredes. Permite extrair amostras dos tipos de solos deformadas e indeformados.

Sondagem
AMOSTRA INDEFORMADA: amostra de solo retirada sem ou com pequena modificao de suas caractersticas in situ com o uso de equipamentos e tcnicas apropriadas. AMOSTRA DEFORMADA: amostra de solo retirada com a destruio ou modificao aprecivel de suas caractersticas in situ; tambm chamada de amostra amolgada quando ocorre a fragmentao do material amostrado.

Sondagem
Trincheira Normalmente so abertas por escavadeiras e servem para explorar a continuidade do solo em uma determinada distncia previamente determinada.

Sondagem
Trados Utilizados para investigao do solo em subleitos de rodovias, para determinao do nvel de gua (lenol fretico), para identificar possveis mudanas do solo no estado natural. o processo mais simples, rpido e econmico. Apresenta a desvantagem de no ultrapassar as camadas de pedregulhos e somente penetra as camadas superficiais acima do nvel do lenol fretico.

Sondagem a trado
SONDAGEM COM AMOSTRA

TRADO ESPIRAL

Sondagem
As amostras geralmente so coletadas a cada metro, medida que avana a escavao, anotando-se as profundidades em que ocorrem as alteraes. As amostras coletadas so embaladas em sacos de lona e identificadas com etiquetas com as seguintes informaes:

nome da obra, local, nmero do furo e profundidade da coleta.

Sondagem
Mtodo de Percusso com Circulao de gua ou "Standard Penetration Test Consiste bsicamente na cravao de um amostrador padro no solo, por meio de queda livre de um peso de 65 Kg, de uma altura de 75 cm. Avalia a resistncia do solo ao longo da profundidade. A sondagem por SPT no atravessa a camada de rochas por menor que seja, quando o mtodo SPT no consegue penetrar e ultrapassar uma camada de solo, pode se utilizar a sondagem rotativa CPT. Nesse caso a sondagem pode ser denominada de mista.

Sondagem
ESQUEMA

Sondagem
Sondagem rotativa Sondagem executada quando o material impenetrvel a percusso (extrato rochoso, mataces, solos rgidos). A investigao feita com um tubo (barrilete) dotado de uma pea cortante de alta dureza. Perfura no solo por meio de movimento rotativo que permite a retirada de testemunhos, que so amostras cilndricas do corpo rochoso.

Sondagem rotativa
O equipamento bsico para a sondagem rotativa consta de uma sonda rotativa motorizada com coroa de diamantes, bomba d'gua, barriletes e coroas.

Sondagem
Procedimentos: Para a execuo das sondagens, determina-se previamente, em uma planta do lote, a posio dos pontos a serem sondados. No caso de edificaes, procura-se dispor os pontos nos limites de locao da edificao ou nos pontos de maior carga, evitando o alinhamento de pontos.

Sondagem
O nmero de sondagens a serem realizadas num terreno, sua localizao em planta, bem como a profundidade a ser explorada para o caso de Sondagem de Reconhecimento esto definidos na NB-12/79 (NBR 8036).

Sondagem

O nmero de sondagens e a sua localizao em planta dependem do tipo da estrutura, de suas caractersticas especiais e das condies geotcnicas do solo. O nmero de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possvel, da provvel variao das camadas do local em estudo.

Sondagem NBR 8036


Nmero mnimo de pontos, determinados pela norma uma para cada 200 m de rea de projeo em planta do edifcio at 1200 m de rea
rea de projeo em planta. 200 m at 1.200 m 1.200 m at 2.400 m Acima de 2.400 m N de Sondagens

1 sondagem para cada 200 m 1 sondagem para cada 400 m que exceder 1.200 m Ser fixada critrio, dependendo do plano de construo.

Sondagem
Em quaisquer circunstncias o nmero mnimo de sondagens deve ser:

2 furos at para rea de projeo at 200 m 3 furos para rea de projeo entre a 200 m a 400 m e, 3 perfuraes furos no mnimo, nos casos em que no houver a disposio em planta da edificao (estudos de viabilidade ou escolha do local) o nmero de sondagens deve ser estabelecido de forma que a distncia mxima entre elas seja de 100 m com um mnimo de 3.

Sondagem NBR 8036


rea de projeo em planta m Nmero mnimo de sondagens

< 200 200 400 400 600 600 800 800 1000 1000- 1200 1200 1600 1600 2000 2000 2400 > 2400

2 3 3 4 5 6 7 8 9 a critrio

SONDAGEM

As sondagens devem ser localizadas em planta e obedecer as seguintes regras gerais: a) em fase de estudos preliminares devem ser igualmente distribudas em toda reas; na fase de projeto considerando critrios especficos relacionados a pormenores estruturais; b) quando o n for superior a 3, no devem ser distribudas ao longo de um mesmo alinhamento.

SONDAGEM

Profundidade das sondagens Levar em conta a profundidade de forma que incluam todas as camadas imprprias ou que sejam questionveis como apoio de fundao, de tal forma que no venham a prejudicar a estabilidade e o comportamento estrutural ou funcional do edifcio. Ir at profundidades onde o solo no seja mais solicitado pelas cargas.

SONDAGEM

Quando atingir camada de solo de compacidade ou consistncia elevada, e a condies geolgicas mostrarem no haver possibilidade de se atingirem camadas menos consistentes ou compactadas, pode-se parar a sondagem naquela camada.

You might also like