You are on page 1of 3

Histologia Sistema Circulatrio

constitudo por dois componentes distinto, mas relacionados entre si: o sistema cardiovascular e o sistema linftico. Sistema cardiovascular : Sua funo transportar sangue em ambas as direes entre o corao e os tecidos. Sistema Linftico : Sua funo colher a linfa, o excesso de fluido extracelular dos tecidos e leva-lo de volta para o sistema cardiovascular. Portanto, desta maneira, o sistema linftico constitui um transporte unidirecional, enquanto o sistema cardiovascular possui uma circulao bidirecional.

Sistema Cardiovascular
constitudo por dois circuitos: Circuito pulmonar : Para os pulmes Circuito sistmico: Para os tecidos do corpo Corao: um rgo muscular que bombeia o sangue para os dois circuitos. Estes circuitos so constitudos por: Artrias: Uma srie de vasos que retiram sangue do corao, ramificam-se em vasos de dimetro cada vez menor, e suprem de sangue todas as regies do corpo. Capilares: Que formam leitos capilares, so uma rede de vasos de paredes delgadas atravs dos quais gases, nutrientes, resduos metablicos, hormnios e substncias sinalizadoras so trocadas entre o sangue e os tecido do corpo a fim de manter as atividades metablicas normais. Veias: vasos que drenam os leitos capilares e forma vasos cada vez maiores trazendo o sague de volta para o corao

Estrutura geral dos Vasos Sanguneos


De um modo geral, as artrias tm paredes mais espessas e um dimetro menor do que suas contrapartes venosas. As artrias tm paredes mais espessas e calibre menor do que as veias correspondentes.

Tnicas dos Vasos

As paredes dos vasos sanguneos so compostas por trs camadas : ntima, mdia e adventcia. ntima: constituda por uma nica camadas de clulas endoteliais pavimentosas, que formam um tubo revestindo a luz do vaso, e o tecido conjuntivo subendotelial subjacente (tec.conjuntivo frouxo) Tnica mdia: constituda principalmente por clulas musculares lisas ( contrao e vaso dilatao do vaso) , fibras elsticas (colgeno III impede que a o vaso arrebente) e reticulares dispostas concentricamente em torno da luz. Adventcia: constituda principalmente por tecido conjuntivo fibroelstico (fibras colgenas do tipo I e clulas do conj.fibroblasto) disposto longitudinalmente. Outras composies: ntima: Em sua camada mais externa, contm a lmina elstica interna, uma delgada faixa rica em elastina, bem desenvolvida nas artrias de tamanho mdio. Mdia: Entre ela e a adventcia, ou seja, na sua camada mais externa, contm outra faixa de fibras elsticas a lmina elstica externa, apesar de esta no ser distinguvel em todas as artrias. Vasa Vasorum Os vasos vasorum abastecem de sangue as paredes musculares dos vasos sanguneos. A espessura e a quantidade de msculo dos grandes vasos impedem que as clulas constituintes das tnicas sejam nutridas por difuso a partir da luz do vaso. As clulas mais profundas da mdia e as da adventcia so nutridas pelos vaso vasorum, pequenos vasos que cruzam as paredes do vaso e se ramificam profusamente para irrigar as clulas localizadas basicamente na mdia e na adventcia. Em comparao com as artrias, as veias tm mais clulas que no podem ser supridas com oxignio e nutrientes por difuso porque o sangue venoso contm menos oxignio e nutrientes do que o sangue arterial. Por esse motivo, os vasa vasorum so mais abundantes nas paredes das veias do que nas das artrias.

Inervao dos Vasos Nervos simpticos do a inervao vasomotora dos msculos lisos da mdia. Uma rede de nervos vasomotores do componente simptico do sistema nervoso autnomo inerva as clulas de msculo liso dos vasos sanguneos. So responsveis pela vasoconstrio das paredes dos vasos. As terminaes denominadas Nervi vasorum inervam a mdia e age sobre as clulas musculares lisas prximas. As artrias tm um maior nmero de nervos vasomotores do que as veias, mas as veias tambm recebem terminaes vasomotoras na adventcia.

Artrias So vasos aferentes que levam sangue do corao para os leitos capilares. As duas grandes artrias que saem dos ventrculos direito e esquerdo do corao so o tronco pulmonar e a aorta, respectivamente. Classificao das artrias Artrias elsticas (condutoras) Grande calibre Abundncia de elastina por isso o aspecto amarelado a fresco. Possui as trs tnicas. A adventcia relativamente estreita e composta tambm de fibra elstica. Exs: Aorta, cartida, subclvia, ilacas e o tronco pulmonar.

Artrias musculares (distribuidoras) Mdio calibre So caracterizadas por uma tnica mdia espessa, composta principalmente por clulas musculares lisas. Incluem a maioria dos vasos originrios da aorta. ntima mais delgada do que a das artrias elsticas. Lmina elstica interna das artrias musculares proeminente e apresenta uma superfcie ondulada.

Arterolas muito pequena

You might also like