You are on page 1of 14

Centro Universitrio Leonardo Da Vinci

NEAD Ncleo de Ensino a Distncia

GILBERTO DUBIELA KLEBER DA SILVA MARCO AURLIO GALVO DE MENEZES MARCOS RENATO HOLLER
N NILSON

OSNI ALVES

Sistema Registro Integrado REGIN

RIO DO SUL 2009

GILBERTO DUBIELA KLEBER DA SILVA MARCO AURLIO GALVO DE MENEZES MARCOS RENATO HOLLER NILSON OSNI ALVES

REGIN Projeto apresentado para integralizao das Prticas do Mdulo 1 Bacharelado em Administrao de Empresas Centro Universitrio Leonardo da Vinci. Monitora: Cristiana Kelly dos Santos

RIO DO SUL 2009

SUMRIO 1. TEMA E PROBLEMA .....................................................................................................04 2. JUSTIFICATIVA...............................................................................................................05 3. OBJETIVOS.......................................................................................................................06 4. METODOLOGIA..............................................................................................................07 5. CRONOGRAMA...............................................................................................................13 6. REFERNCIAS.................................................................................................................14

III

1. TEMA E PROBLEMA Tema: REGIN Registro Mercantil Integrado Problema: Agilizar o processo de constituio de uma empresa. Preocupados com a realidade das empresas brasileiras, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - JUCESC e o Governo Estadual lanaram um projeto pioneiro no pas: o Projeto do Registro Mercantil Integrado REGIN, visando desburocratizar o processo de abertura, atualizao e fechamento de empresas, modernizando os servios oferecidos pela Junta. Esses servios esto integrados Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina SEFAZ, Secretaria da Receita Federal SRF, Prefeituras e outras instituies pblicas (Corpo de Bombeiros, Vigilncia Sanitria, etc.).

2. JUSTIFICATIVA Conhecer, aprofundar e difundir conhecimentos sobre essa mais nova modalidade oferecida para agilizar o processo de constituio das empresas, visando nos preparar e tambm apresentar aos colegas do curso, bem como aqueles administradores municipais que ainda desconhecem o sistema, como se dar o processo doravante. Apesar da positiva proposta do projeto e desse j ter sido disparado no ano de 2006, at o momento so poucas as pessoas e principalmente municpios que interagem com o sistema. O trabalho ora proposto ser de suma importncia, pois quanto mais pessoas estiverem inseridas s novas metodologias, mais gil e eficaz ser todo o processo, resultando em velocidade de resposta ao cidado interessado na abertura de qualquer empreendimento.

3. OBJETIVOS O trabalho visa: Descrever todo o processo REGIN identificando as principais mudanas em relao ao mtodo antigo de abertura das empresas. Enumerar os pontos positivos da nova metodologia. Contrastar o processo atual com o processo anteriormente empregado, comparando tempo de resposta, satisfao e simplificao (desburocratizao). Apresentar depoimentos de usurios do novo sistema, buscando narrar as dificuldades encontradas pelos mesmos ou at mesmo pontos negativos. Apontar situaes nas quais podemos contribuir para as melhorias do processo, buscando colaborar com a implantao do sistema naqueles municpios at o momento no participantes.

4. METODOLOGIA 4.1 O QUE O PROJETO REGIN? O REGIN um projeto que visa eliminar a burocracia que impede o desenvolvimento e o crescimento empresarial, reduzindo o prazo de abertura de empresas para 48 horas, j que hoje no Brasil um candidato a empresrio leva em mdia 152 (cento e cinqenta e dois) dias tentando abrir seu negcio. A JUCESC implantou o projeto piloto do REGIN em 25 de janeiro de 2006 na cidade catarinense de Jaragu do Sul, visando trazer ao cidado e ao empresrio catarinense a agilidade na hora de constituir sua empresa. O cidado, ao terminar o trmite do processo de constituio da sua empresa na JUCESC, ter o contrato social registrado na Junta Comercial, receber o CNPJ da Empresa, a Inscrio Estadual de contribuinte do ICMS e o nmero de protocolo de solicitao do Alvar de Funcionamento na Prefeitura Municipal, do Alvar Sanitrio na Vigilncia Sanitria, da Vistoria no Corpo de Bombeiros e de outras entidades pblicas no mbito Federal, Estadual e Municipal que sero necessrias ao processo. O REGIN ainda permite que o cidado-empresrio acompanhe a tramitao do seu processo atravs de consultas via Internet, sendo informado da documentao que deve apresentar e das pendncias detectadas em cada instituio. 4.2 OBJETIVO DO REGIN O REGIN foi elaborado para: a. Modernizar e desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas, reduzindo o prazo de abertura de empresas para 48 horas; b. Centralizar na Junta Comercial a entrada das informaes cadastrais das empresas e da documentao a nvel federal SRF, estadual SEFAZ, municipal Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilncia Sanitria, Meio Ambiente e outras conveniadas; c. Informar s instituies conveniadas o Registro do Contrato Social e as suas atualizaes na Junta Comercial para que essas instituies possam atualizar seus respectivos cadastros; d. Atualizar o cadastro da Junta Comercial com os dados do registro da empresa nos cadastros federal, estadual e municipal: CNPJ, Nmero de Inscrio Estadual, Alvar de Funcionamento da Prefeitura, Atestados do Corpo de Bombeiros, Alvar da Vigilncia Sanitria entre outros;

e. Disponibilizar consulta s partes interessadas no processo; f. Permitir que todas as instituies conveniadas tenham a mesma informao da empresa (ex.: scios, atividades econmicas, endereo). 4.3 FUNCIONAMENTO DO REGIN O Cidado, no ato do registro do seu contrato na Junta Comercial, recebe: a. O nmero no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ, da SRF; b. O nmero de Inscrio Estadual - IE, da SEFAZ; c. Os protocolos da solicitao de Alvar de Funcionamento da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Vigilncia Sanitria e de outras instituies pblicas necessrias ao processo; e, d. A relao dos documentos a serem apresentados s diversas instituies e os valores das taxas pertinentes. 4.4 PEDIDO DE VIABILIDADE (CONSULTA PRVIA) O Pedido de Viabilidade serve para ajudar o cidado no processo de abertura da empresa, verificando se a localizao pretendida compatvel com as normas de zoneamento da regio e informando a relao das instituies que interviro no processo com suas respectivas listas de exigncias de documentao, taxas e os possveis impedimentos para o estabelecimento da empresa. O sistema enviar as informaes para as instituies envolvidas no processo de abertura da empresa, e emitir os seguintes documentos: um protocolo que permitir o seu acompanhamento e um relatrio com as informaes e orientaes. O Pedido de Viabilidade tem o seguinte tratamento: a. Junta Comercial: verifica se o nome empresarial atende a legislao vigente e se o objeto do Contrato Social est de acordo com os cdigos de atividades econmicas informadas (CNAE), b. SEFAZ: verifica se h algum impedimento quanto ao quadro societrio, ao grupo empresarial e aos administradores,

c. Prefeitura Municipal: verifica se o local escolhido para abertura da empresa permite esse tipo de negcio, d. Cidado: poder acompanhar a tramitao do seu pedido atravs da Internet acessando o site da Junta Comercial ou o site da Prefeitura no endereo (link) disponibilizado para essa consulta. 4.5 ESTUDO DE CASOS Constituir uma empresa em municpios sem ou com o sistema implantado: a. SEM REGIN O cidado ter que se dirigir ao municpio mais prximo onde exista escritrio regional da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, entregar toda a documentao e iniciar o processo de abertura da empresa. Uma vez aprovada a solicitao, o cidado dever dar entrada no pedido do Alvar de funcionamento em cada uma das instituies exigidas pelo municpio onde ser aberta a empresa.

10

b. COM REGIN O cidado, em algum escritrio da Junta Comercial, contabilidades ou em casa mesmo, acessando o site da JUCESC, preenche o formulrio do pedido de viabilidade, iniciando o processo de abertura da empresa. No ocorrendo reprovaes, o cidado-empresrio deslocarse- at a respectiva Junta, de onde sair com o nmero de inscrio no CNPJ da SRF, Contrato Social, com o nmero de IE da Secretaria de Fazenda do Estado e com o protocolo de solicitao de Alvar das instituies municipais. Novamente, at mesmo de sua residncia poder acompanhar todo resto do processo, sem que tenha necessidade de se deslocar para levar a documentao e ou para protocolar o processo em alguma das Instituies.

11

4.6 PRINCIPAIS VANTAGENS DO REGIN a. PARA O EMPRESRIO Em um s lugar feito todo o trmite para a constituio da empresa. Utilizando a aplicao do Pedido de Viabilidade, no site da JUNTA, o cidado economizar tanto em tempo como em custo na abertura da empresa e ao final do processo receber: um nmero de protocolo, uma relao com a documentao necessria, o custo estimado dos gastos e os possveis impedimentos na abertura da mesma. Poder acompanhar a tramitao do processo tanto no Pedido de Viabilidade como na constituio da empresa atravs de consulta via Internet, sendo informado do deferimento, indeferimento, da necessidade de documentao complementar que dever apresentar e das pendncias detectadas em cada instituio. b. PARA AS INSTITUIES Unificar e centralizar na Junta Comercial a entrada de todos os documentos e das informaes cadastrais da empresa, As informaes das atualizaes feitas na Junta Comercial so enviadas eletronicamente s entidades conveniadas para que essas possam atualizar seus cadastros, Recepo na Junta Comercial das informaes de cada instituio relativas a empresa envolvida no processo, criando naturalmente um link entre elas. 4.7 DEPOIMENTO HOLLER, Marcos Renato, 2 Sargento, Chefe da Seo de Atividades Tcnicas, 3 Companhia de Bombeiros Militar, alameda Bela Aliana, 825, bairro Jardim Amrica, Rio do Sul / SC, usurio e despachante do sistema REGIN: Atualmente com os processos de constituio de empresas passando pelo sistema REGIN, verifica-se, comparando com os processos no mtodo antigo, uma melhora significativa no tempo de resposta aos interessados, bem como um controle melhor, mais eficiente e preciso,

12

nos bancos de dados dos rgos envolvidos no processo. Hoje, o cliente nem precisa mais comparecer ao quartel para obter informaes ou documentos. At mesmo a taxa pelos servios possvel retirar pela internet, no acompanhamento dos pedidos. Claro que muito ainda pode melhorar, mas a implantao foi com toda certeza um passo forte que poder tornar-se decisivo no contexto, que busca integrao de setores e informatizao global das informaes sobre as pessoas jurdicas. 4.8 ATIVIDADES PROPOSTAS Identificamos que at o incio do trabalho, dos 28 (vinte e oito) municpios do Alto Vale apenas Rio do Sul (h um ano no processo) possua o sistema devidamente operacionalizado, servindo inclusive como referncia Estadual. Atualmente, segundo informaes no site da JUCESC, 21 (vinte e um) municpios, deram incio ao sistema, muitos desses neste ltimo ms (junho de 2009), mas precisam de bastante apoio e observao para que o projeto alavanque. Diante disso e por achar conveniente, positivo e lucrativo a todos, visto as diversas praticidades aqui apresentadas, buscaremos trabalhar no conhecimento, divulgao e convencimento, visando colaborar e incentivar a instalao e operacionalizao dessa mais nova modalidade (ferramenta), que com toda certeza trar timos resultados e referncia para o Estado de Santa Catarina, principalmente na regio do Alto Vale, quanto ao apoio e agilidade aos mais novos e emergentes empreendedores na constituio de suas empresas.

13

5. CRONOGRAMA

FASES

DATA/PERODO

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Orientaes da Prtica do Mdulo I; Formao do grupo de trabalho. Escolha do setor do mercado a ser

C/H

ETAPA 1

23 de janeiro de 2009

05

ETAPA 2

Fevereiro de 2009

estudado (optamos por um servio disponibilizado ao cidado). Realizao de leituras tericas sobre o

30

ETAPA 3

Maro / Abril de 2009

projeto escolhido (REGIN); Redao do projeto.

35

ETAPA 4

Maio / Junho de 2009

Coleta de dados relacionados ao projeto escolhido (depoimentos sobre uso). Entrega do trabalho (Prtica) a tutora e Socializao da Prtica do Mdulo I.

05

ETAPA 5

17/07/2009

05

Carga Horria Total

80h

14

6. REFERNCIAS Projeto e manual REGIN. Disponvel em: http://www.jucesc.sc.gov.br/arq/download/manualregincontador.pdf. Acessos em: fev jun 2009.

You might also like