You are on page 1of 2

REVISO URBANIZAO / AGRICULTURA

1-) (UFAC) A intensa e acelerada urbanizao brasileira resultou em srios problemas sociais urbanos,entre os quais podemos destacar: a) Falta de infra-estrutura, limitaes das liberdades individuais e altas condies de vida nos centros urbanos. b) Aumento do nmero de favelas e cortios, falta de infra-estrutura e todas as formas de violncia. c) Conflitos e violncia urbana, luta pela posse da terra e acentuado xodo rural. d) Acentuado xodo rural, mudanas no destino das correntes migratrias e aumento no nmero de favelas e cortios. e) Luta pela posse da terra, falta de infra-estrutura e altas condies de vida nos centros urbanos. 2-) (FURG) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego esto diretamente relacionados existncia de que tipos de habitao? a) Favelas e condomnios. b) Favelas e cortios. c) Manses e vilas. d) Vilas e bairros. e) Lugarejos e condomnios. 3-) (Ufpe 2005) Existe, em diversos pases do mundo, um sistema de criao que feito em amplas reas cercadas, onde o gado solto para se alimentar da pastagem natural ou de restos de cultura, aps a colheita das mesmas. Qual a denominao que dada, em Geografia Agrria, a esse sistema de criao? a) Pecuria Intensiva b) Pecuria Ultra-extensiva c) Pecuria Ultra-intensiva d) Pecuria Nmade e) Pecuria Extensiva 4-) (Ufrs 2004) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. As monoculturas mecanizadas no Brasil so consideradas, por muitos, altamente produtivas; em contrapartida, geram uma gama de alteraes ambientais nas reas rurais. As prticas agrcolas utilizadas no preparo da terra para o plantio causam, normalmente, ........ no solo. O material removido contribui para o ........ dos cursos d'gua, deteriorando a qualidade das guas dos rios e reservatrios com detritos do solo. a) eroso rebaixamento d) lixiviao rebaixamento b) lixiviao solapamento c) eroso assoreamento e) laterizao solapamento

5-) Considerando-se a agricultura comercial praticada no Brasil, INCORRETO afirmar que a) o agronegcio constitui um canal de entrada do capital internacional na agricultura brasileira e, assim, contribui para a subordinao de grande parte dessa atividade aos interesses estrangeiros. b) a agricultura de exportao rene, em reduzidos espaos, grande diversidade de culturas visando a atender s exigncias do mercado. c) as reas agrcolas de incorporao recente apresentam estrutura fundiria concentrada e exigem elevados investimentos por hectare cultivado. d) as ltimas safras agrcolas justificam a expresso .celeiro mundial. atribuda ao Pas e contribuem para a liderana deste na exportao de vrios produtos alimentares.

6-) (UNIFEI) A chamada Revoluo Verde promoveu grande aumento da produtividade em diferentes regies agrcolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes qumicos, agrotxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento tcnico e econmico, a Revoluo Verde provocou conseqncias ecolgicas e sociais. Assinale a alternativa incorreta. a) A utilizao de fertilizantes e de agrotxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra. b) Os fertilizantes e agrotxicos so levados pela chuva para os crregos e rios, prejudicando o equilbrio ecolgico de seus ecossistemas. c) Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre, devido a grande utilizao de fertilizantes e produtos qumicos. d) Devido utilizao de fertilizantes e agrotxicos, os produtos cultivados so mais vigorosos e abundantes. 7-) (UNEAL) A pecuria em que o rebanho criado obedecendo a mtodos modernos que permitem uma seleo do gado para o corte, reproduo ou leite, utilizando pasto plantado e raes suplementares, denominada: a) Pecuria Intensiva. b) Pecuria Extensiva. c) Pecuria Nmade. d) Pecuria Ultra-extensiva. e) Pecuria de espaos semi-ridos.

8-) (PUCCAMP/05) Os cenrios metropolitanos em todo o globo tm muitos aspectos em comum: grande concentrao de pessoas, um ou mais centros de negcios onde a vida econmica pulsa com intensidade, variada atividade cultural, etc. No entanto, observe as figuras e leia as afirmaes a seguir.

Marlman Point, em Mombai (ndia)

Sem-teto em Nova York

(EUA)

I. Embora, atualmente, com ritmos diferentes de crescimento, muitas das metrpoles dos pases capitalistas ricos e pobres apresentam problemas ligados pobreza e marginalizao de parte de seus habitantes. II. As questes ligadas violncia e ao desemprego fazem parte do cotidiano das megacidades subdesenvolvidas, mas no existem nos pases ricos. III. As sub-habitaes representam a mais antiga soluo para o problema de moradia e, de modo geral, esto situadas em reas decadentes, nas proximidades do centro das cidades. Est correto SOMENTE o que se afirma em:
(A) I (B) II (C) III D) I e II. E) I e III.

You might also like