You are on page 1of 6

FHC e Lula: Estado desenvolvimentista e neoliberal

O Estado Democrtico de Direito alcanado com a positivao da Constituio de 1988 fez com que o Brasil passasse a ter eleies diretas aps longo perodo militar, iniciando-se um profundo processo de transformao poltica e econmica, com grandes desafios e conquistas tanto no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) quanto no de Luiz Incio Lula da Silva (2003-2010). Aps os governos de Fernando Collor de Melo e de Itamar Franco, surge no cenrio nacional, fruto do Plano Real proposto no governo de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso (FHC) que trouxe estabilidade, favorecendo o crescimento econmico. No governo FHC o Estado no assume funes empresariais, sendo destinadas s empresas privadas; as finanas pblicas seriam equilibradas e haveria, de forma moderada, estmulos diretos na iniciativa privada; no ocorreriam privilgios entre as mesmas categorias de funcionrios, sendo alocados em nova categoria por promoo e merecimento; desenvolvimento maior em polticas pblicas; maior integrao com pases vizinhos, aprofundando a expanso do Mercosul. O Estado percebe que no consegue fornecer todos os servios essenciais populao, desse modo, privatiza algumas companhias para prestar esses servios, que passam a atuar no mercado, mediadas por agencias reguladoras, coibindo eventuais abusos. O empresariado combate o intervencionismo estatal nas relaes econmicas, contribuindo para a desregulamentao e as privatizaes, incentivado pelo capital estrangeiro. Todavia, o empresariado sofre enormes resistncias com o modelo neoliberal, haja vista que a constituio de 88 reconhece o direito de sindicalizao dos funcionrios pblicos, ocorrendo formao de centenas de organizaes ingressantes na Central nica dos Trabalhadores. Desse modo, FHC conseguiu aprovao de projetos de reforma constitucional e infraconstitucional, dentre as quais:

a aceitao constitucional de empresas de capital estrangeiro; a Petrobras passa a ser concessionria e a Unio tem o monoplio da explorao, refino e transporte de petrleo e gs. a transferncia dos direitos dos servios de telecomunicaes (telefone fixo e mvel, explorao de satlites, etc.) para empresas privadas, ocorrendo, desse

modo, por forte presso do chefe do executivo, a aprovao pelo Congresso da lei complementar de concesso de servios pblicos para a iniciativa privada, a aprovao da lei de proteo propriedade industrial e direitos autorais, etc.

As aes do governo deixam transparecer a existncia de duas verses distintas do liberalismo: uma com tendncia neoliberal, com propostas mais doutrinarias e fundamentalistas, sendo predominante no 2 mandado do governo e outra com tendncia liberal-desenvolvimentista, com menor peso, mas presente em algumas iniciativas governamentais. Segundo Sallum Junior (1999) para a corrente neoliberal dominante a prioridade era a estabilizao rpida dos preos por meio das seguintes medidas complementares: a) manuteno do cmbio (...); b) preservao e, se possvel, ampliao da "abertura comercial" (...); c) o barateamento das divisas e a abertura comercial permitiria a renovao rpida do parque industrial instalado e maior competitividade nas exportaes; d) poltica de juros altos, tanto para atrair capital estrangeiro, que mantivesse um bom nvel de reservas cambiais e financiasse o dficit nas transaes do Brasil com o exterior (...); e) realizao de um ajuste fiscal progressivo, de mdio prazo (...) que equilibrassem "em definitivo" as contas pblicas; f) no oferecer estmulos diretos atividades econmicas especficas (...) devendo o Estado concentrar-se na preservao da concorrncia, atravs da regulao e fiscalizao das atividades produtivas, principalmente dos servios pblicos (mas no estatais). Em outro momento, o governo passa a ter que tomar medidas compensatrias para manter a estabilidade, inibir o impacto das crises internacionais e conter o aumento da inflao, tais como: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) amplia o volume de emprstimos a longo prazo com taxas de juros especiais; fomenta a poltica industrial, especialmente, no setor automotivo; surge o Programa Brasil em Brasil, sendo uma parceria entre a iniciativa publica e privado para recuperar a infra-estrutura econmica do pas; ocorrem programas de financiamentos especiais para pequenas e medias empresas; enfim, todas as medidas com base no modelo liberal-desenvolvimentista. Destarte, Sallum Junior (1999) afirma que o velho desenvolvimentismo dos anos 50 a 70 renasce sob predomnio liberal. Nessa verso de liberalismo tambm d-se prioridade estabilizao monetria, mas a urgncia com que ela perseguida aparece condicionada aos efeitos potenciais destrutivos que as polticas

antiinflacionrias ocasionaro no sistema produtivo. (...) No entanto, esse desenvolvimentismo limitado pelo molde liberal apenas v com bons olhos formas bem delimitadas de interveno do Estado no sistema produtivo. Assim, dentro dessa perspectiva, so favorecidas as polticas industriais setoriais, mas desde que limitadas no tempo e parcimoniosas nos subsdios. O Estado altera sua poltica, haja vista que as empresas estatais deixam de ser base da poltica estatal, devido s privatizaes, desregulamentao e abertura de mercado, diminuindo o intervencionismo estatal, entretanto, expande sua funo normativa e de controle com a instituio das agencias reguladoras. O governo Lula dividiu-se em dois perodos, sendo o primeiro a fase de Antonio Palocci com caracterstica de poltica neoliberal e o segundo com Guido Mantega, principalmente na fase da crise econmica global, com tendncias neoliberais e desenvolvimentistas. No ano de 2003 a 2006 a atuao econmica com base na poltica monetria, haja vista o mercado estar receoso com o modo de governar de Lula, desse modo, ocorre mudana na carga tributria, especialmente, pela medida desenvolvimentista de cobrar PIS-Cofins nas importaes, ocorrendo expanso do supervit nas contas correntes. No perodo entre 2003-2005, devido ao ajuste fiscal e o aumento de juros a economia passa a no ter crescimento, fazendo com que Lula adote medidas ainda mais desenvolvimentistas, tais como: aumento das transferncias sociais, do salrio mnimo, a manuteno dos gastos com pessoal e ampliao da reserva cambial pelo BC. Com o governo de Lula o cmbio se valorizou, aps a confiana gerada pela manuteno da poltica adotada no governo anterior, estabilizando a dvida pblica, adotam-se os ideais protecionistas, com desenvolvimento industrial interno e um Estado forte e controlador, fruto do neoliberalismo com os pressupostos de interferncia mnima do Estado no mercado. O Estado atua para diminuir a dependncia tecnolgica e financeira, combinado com ampliao as polticas pblicas para diminuir as desigualdades sociais. Portanto, o governo Lula atua com desenvolvimento, democracia e diversificao de parceiros comerciais. O desenvolvimento ocorre j que o Estado passa a ser o fomentador da economia, onde responde as demandas de infra-estrutura para atender ao capital privado nacional ou transnacional, tendo como maior expoente o Programa de Acelerao da Economia (PAC).

Esse desenvolvimentismo possui caractersticas nacionalistas ao fortalecer o papel do Estado em temas como o pr-sal e a promessa de criar uma supertele brasileira capaz de competir com as grandes empresas estrangeiras na rea de telecomunicao. A democracia ganha fora com a participao do chefe de governo nos foros multilaterais (Conselho de Segurana das Naes Unidas, Organizao Mundial do Comrcio, dentre outros), defendendo a necessidade de reformas. A diversificao de parceiros torna-se presente ao aceitar nas relaes comerciais parceiros antidemocrticos, que violam at os direitos humanos, haja vista que o pas busca oportunidade de negocio independente da forma de governo do parceiro. Lula obteve enorme aceitao da populao com seu projeto desenvolvimentista, democrtico e distributivista, e, desenvolve forte programa social, combinado com um neoliberalismo baseado em alianas que efetivem o crescimento econmico, tornado-se um conciliador de classes. Nesse perodo o governo obteve reservas cambiais superiores sua dvida externa, podendo matematicamente liquidar o seu dbito, fruto de uma poltica macroeconmica adotado por Lula em continuidade ao governo de FHC, favorecendo a classificao do grau de investimento investment grade do pas na agncia de classificao de risco Standard & Poors (S&P), um dos institutos mais importante do mercado financeiro. A frmula poltica do Governo Lula, portanto, a seguinte: somar a promoo poltica da grande burguesia interna ao social-liberalismo de modo a obter uma sobrevida para o modelo econmico neoliberal. BOITO (2003) Entretanto, o pas com alto mercado de consumo no garantia de melhora na qualidade de vida, onde ainda se percebe a ineficincia do Estado para sanar problemas bsicos, tais como: postos de sade com melhor atendimento e educao de qualidade e o Bolsa Famlia acaba sendo um programa de assistncia social, com face no psneoliberalismo, para apaziguar a misria nacional. Fica notrio que linha econmica adotada por Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula foi a mesma, qual seja a monetarista, combinando juros altos, com cmbio flutuante e poltica fiscal austera, com polticas compensatrias, na forma de social-neoliberal brasileiro Portanto, ainda so muitas as reformas ainda a serem feitas, j que a desigualdade social ainda crescente; os direitos bsicos a sade, segurana e educao so deficitrios, com m qualidade nos servios prestados; crescente a corrupo, principalmente, nos meios polticos onde prevalece a troca de favores e o clientelismo, impedindo o crescimento econmico democrtico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDERSON, P. Balano do Neoliberalismo. In: SADER, E. (org.) Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. 3. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988.

GREMAUD, A. P.; VASCONCELOS, M. A. S.; JNIOR, R. T. Economia brasileira contempornea. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2010.

HUBERMAN, L. Histria da riqueza do homem: do feudalismo ao sculo XXI. 22. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

SADER, E.; GENTILI, P. (Org.) Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o estado democrtico. 8. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2008.

SOARES, M. L. Q. Teoria do estado: novos paradigmas em face da globalizao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

REFERNCIAS INTERNET BOITO, A. O governo Lula e a reforma conservadora do neoliberalismo no Brasil. Disponvel em http://www.ocomuneiro.com/nr1_artigos_ogovernolulaeareforma.htm, acesso em 05 de maio de 2011.

BORON, A. Estado, capitalismo y democracia en America Latina. Coleccion Secretaria Ejecutiva, Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad de Buenos Aires, Argentina. Agosto 2003. p. 320. 950-9231-88-6. Disponvel em: http://www.ead.ufu.br/file.php?file=%2F234%2FcapituloV.pdf, acesso em 18 de abril de 2011.

CRUZ, M. V. Brasil nacional desenvolvimentista (1946-1964). Disponvel em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_083.html, acesso em 18 de abril de 2011.

GUTTMANN, R. Uma introduo ao capitalismo dirigido pelas finanas. Novos Estudos n. 82. So Paulo: CEBRAP, nov. 2008. Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002008000300001&script=sci_arttext, acesso em 18 de abril de 2011.

MORAES, R. Estado, mercado e outras instituies reguladoras. Lua Nova N 58. 2003. pp.121-41. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/ln/n58/a07n58.pdf, acesso em 15 de abril de 2011.

SALLUM JUNIOR, B. O Brasil sob Cardoso: neoliberalismo e desenvolvimentismo. In: Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. So Paulo, v. 11, n. 2, 1999. Disponvel em http://www.fflch.usp.br/sociologia/docartigos/brasilio2.pdf, acesso em 05 de maio de 2011.

TOCQUEVILLE, A. A Democracia na Amrica. Disponvel em http://www.scribd.com/doc/16674750/A-Democracia-na-America-Alexis-de-Tocqueville, acesso em 18 de abril de 2011.

You might also like