You are on page 1of 3

8 Ano do Ensino Fundamental2010

Prova Professor(a) N do Mapa Data Bimestre Nota

Histria
Nome

Tiago

03/02/10

1 BIM
Nmero Turma

INSTRUES

Antes de escrever as respostas, faa um esquema mental do que elas deveriam conter (rena e organize as informaes); Coloque nome, nmero e srie; Preste ateno ao que pedido e prenda-se a isso; A durao da avaliao de 90 minutos (duas aulas) Leia todas as questes antes de respond-las e inicie pelas que Use plenamente todo o tempo disponvel para a realizao da avaliao; Faa uma reviso detalhada antes de entreg-la; considerar mais fceis; Todas as respostas devem ser feitas caneta preta ou azul. Procure resolver todas as questes;

Leia o pequeno texto e responda as questes 1, 2 e 3: Os reis agem como ministros de Deus e seus representantes sobre a Terra. O trono de um rei no o trono de um homem, mas o trono do prprio Deus. A pessoa dos reis sagrada; deve-se obedecer ao rei por um principio de religio e de conscincia.
(BOSSUET, J. Poltica baseada nas santas escrituras. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de Histria. Lisboa: Pltano, 1976)

01. De qual teoria o texto faz referncia? Qual sua importncia para o contexto histrico em questo?

_______________________________________________________________________________________ _ 02. O foi o absolutismo? Qual sua principal caracterstica?

_______________________________________________________________________________________ _ 03. Estabelea diferena entre o absolutismo na Frana de Lus XIV e na Inglaterra de Guilherme de Orange.

___________________________________________________________________________________ 04. Qual foi a origem do Anglicanismo na Inglaterra?

05. Explique os motivos que contriburam para o incio da Revoluo Puritana e, posteriormente, da Revoluo Gloriosa. Qual a importncia desses dois conflitos para a Inglaterra tornar-se a principal potncia mundial?

___________________________________________________________________________________ 06. Sobre o mercantilismo, aponte suas principais caractersticas.

___________________________________________________________________________________ Leia o pequeno texto e responda as questes 7 e 8: O iluminismo foi um sistema de idias do sculo XVIII que se difundiu por toda a Europa. Desenvolvido por filsofos, escritores, artistas, teve como principal caracterstica a defesa da autonomia e da razo contra os argumentos da tradio e da autoridade.
(NASCIMENTO, M. M. do; NASCIMENTO, M. das G. do. Iluminismo: a revoluo das Luzes. So Paulo: tica, 1998.)

___________________________________________________________________________________ 07. Qual o significado de Iluminismo?

___________________________________________________________________________________ 08. Os Iluministas defendiam o uso da razo contra a tradio e a autoridade. O que significa isso? Que aspectos da sociedade eram criticados pelos Iluministas?

09. Influenciados pelo Iluminismo, muitos reis adotaram postura diferente daquela praticada pelos Absolutistas. Essa prtica fez com que eles ficassem conhecidos como dspotas esclarecidos. Neste contexto, o que significava ser um dspota esclarecido?

10. Qual o grupo social que mais se beneficiou das idias iluministas? Explique sua resposta.

Boa Prova!

Rascunho

You might also like