You are on page 1of 10

GESTAO E A CONSTITUIO DA MATERNIDADE

Cesar Augusto Piccinini # Aline Grill Gomes Tatiana De Nardi * Rita Sobreira Lopes
RESUMO. Na gravidez ocorrem mudanas biolgicas, somticas, psicolgicas e sociais que influenciam a dinmica psquica individual e as demais relaes sociais da gestante, e maneira como ela vive estas mudanas repercute intensamente na constituio da maternidade e na relao me-beb. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos das gestantes sobre a maternidade, com destaque para a relao entre o perodo gestacional e a constituio da maternidade. Participaram do estudo 39 gestantes primparas, entre 19 e 37 anos, no terceiro trimestre de gestao. A anlise de contedo qualitativa das entrevistas mostrou que as gestantes passaram por importantes transformaes corporais, pessoais e interpessoais durante a gestao e vivenciaram intensos sentimentos em relao ao tornar-se me. Os achados sugerem que na gestao o processo de constituio da maternidade est em intenso desenvolvimento, assim como o prprio exerccio ativo do papel materno.
Palavras-chave: gestao, maternidade, relao me-beb.
*

PREGNANCY AND MOTHERHOOD


ABSTRACT. Biological, somatic, psychological and social changes take place in pregnancy which influence the pregnant womans psychic dynamics and social relationships. The manner a woman experiences these changes impacts intensely on the constitution of motherhood and mother-infant relationships. Current study investigates pregnant women's feelings concerning motherhood, with special emphasis on the relationship between the pregnancy period and the constitution of motherhood. Thirty-nine primipari pregnant women, aged 19 to 37, in the third trimester of pregnancy, took part in the study. Qualitative content analysis on the interviews showed that pregnant women reported considerable body, personal and interpersonal transformations during pregnancy and experienced intense feelings related to the fact of becoming mothers. Results suggest that in pregnancy the process of constitution of motherhood is in sharp development coupled to the active exercise of the maternal role itself.
Key words: Pregnancy, motherhood, mother-infant relationships.

GESTACIN Y LA CONSTITUCIN DE LA MATERNIDAD


RESUMEN. En el embarazo ocurren cambios biolgicos, somticos, psicolgicos y sociales que influyen en la dinmica psquica individual y en las otras relaciones sociales de la gestante y la manera como ella vive esos cambios repercute intensamente en la constitucin de la maternidad y en la relacin madre-beb. As, el objetivo de esta investigacin fue examinar los sentimientos de las mujeres embarazadas sobre la maternidad, con especial atencin a la relacin entre el perodo del embarazo y la constitucin de la maternidad. Participaron del estudio 39 primparas embarazadas, entre 19 y 37 aos, en el tercer trimestre de gestacin. El anlisis de contenido cualitativo de las entrevistas mostr que las mujeres embarazadas pasaron por importantes transformaciones corporales, personales e interpersonales durante la gestacin y experimentaron intensos sentimientos con respecto a volverse madre. Los resultados sugieren que en la gestacin, el proceso de la constitucin de la maternidad est en intenso desarrollo, bien como el propio ejercicio activo del rol materno.
Palabras-clave: gestacin, maternidad, relacin madre-beb.

*
#

Doutor(a). Pesquisador(a) do CNPq e docente do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Unviersidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Psicloga. Psicoterapeuta Psicanaltica. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Bolsista de iniciao cientfica do CNPq. Acadmica do Curso de Psicologia da UFRGS.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

64

Piccinini et al.

O processo de constituio da maternidade iniciase muito antes da concepo, a partir das primeiras relaes e identificaes da mulher, passando pela atividade ldica infantil, a adolescncia, o desejo de ter um filho e a gravidez propriamente dita. Contribuem tambm para este processo aspectos transgeracionais e culturais, associados ao que se espera de uma menina e de uma mulher, tanto dentro da famlia como numa determinada sociedade (Arago, 2006; Brazelton & Cramer, 1992; Klaus & Kennel, 1992; Missonnier & Solis-Ponton, 2004; Szejer & Stewart, 1997; Stern, 1997). Vrios autores compreendem a gestao como um momento de preparao psicolgica para a maternidade, no qual se est constituindo a maternidade (Bibring, Dwyer, Huntington & Valenstein, 1961; Brazelton & Cramer, 1992; Leifer, 1977; Raphael-Leff, 1997; Smith, 1999; Szejer & Stewart, 1997). A viso de Stainton (1985) vem de encontro desta concepo, uma vez que critica a utilizao do termo nova me somente no perodo ps-natal. O autor acredita que a relao entre pais e filhos comea desde a vida intra-uterina, configurando, desde j, os papis paterno e materno. A gravidez um momento de importantes reestruturaes na vida da mulher e nos papis que esta exerce. Durante esse perodo ela tem que passar da condio de s filha para a de tambm me e reviver experincias anteriores, alm de ter de reajustar seu relacionamento conjugal, sua situao socioeconmica (Maldonado, 1997) e suas atividades profissionais. Todas estas mudanas so mais impactantes nas gestantes primparas (Bibring et al., 1961; Klaus & Kennel, 1992; Maldonado, 1997), apesar de as multparas tambm as viverem com intensidade (Klaus & Kennel, 1992; Maldonado, 1997). So vividas, neste perodo, mudanas de diversas ordens - biolgicas, somticas, psicolgicas e sociais (Bibring et al., 1961; Bibring & Valenstein, 1976), representando uma experincia nica e intensa (Brazelton & Cramer, 1992; Klaus & Kennel, 1992; Raphael-Leff, 1997, 2000; Soifer, 1980), que influencia tanto a dinmica psquica individual como as demais relaes sociais da mulher (Rubin, 1975). Neste processo, contedos inconscientes podem tornar-se conscientes ou aparecer disfarados sob a forma de sonhos e sintomas. Assim, h possibilidade de que conflitos psquicos sejam elaborados, e neste caso a identidade da mulher passa por transformaes importantes (Klaus & Kennel, 1992; Smith 1999). Em relao ao mbito profissional, percebe-se que algumas atividades precisam ficar em suspenso durante a gestao e, especialmente, logo aps o nascimento do

beb (Boukobza, 2002). Esse processo comumente esperado, pois a mulher volta-se mais para si mesma e para o beb, sendo que demais aspectos da vida tendem a receber menor carga de ateno e investimento (Smith, 1999). No que se refere conjugalidade, sabe-se que o casal, que at ento se constitua unicamente como homem e mulher, passa, com a parentalidade, a se constituir de pai e me - o que vem a alterar profundamente tanto as suas dinmicas individuais como a relao conjugal (Boukobza, 2002). Essa transio acarreta mudanas importantes tanto objetivas como relacionais, o que exige uma transformao e adaptao dos padres anteriores de interao conjugal (Prado, 1996; McGoldrick, 1995). Diante de todas estas mudanas e revivncias psquicas, a experincia de gestar leva a uma exacerbao da sensibilidade da mulher, o que a torna tambm suscetvel a vrios distrbios emocionais (Raphael-Leff, 2000). Assim, a gravidez pode tanto desencadear uma crise emocional para as gestantes como inaugurar um potencial de adaptao e resoluo de conflitos at ento desconhecido (Arago, 2006; Bibring & Valenstein, 1976; Leifer, 1977; Maldonado, 1997; Missonnier & Solis-Ponton, 2004). A maneira como a mulher lida com todas estas mudanas do perodo gestacional dever influenciar fortemente a relao futura com a criana (Maldonado, 1997). Levando-se em conta a relevncia do perodo gestacional, tanto para a gestante e seu marido como para o beb, importante que se busque compreender a dinmica psquica desse momento e sua contribuio para a constituio da maternidade. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos das gestantes em relao maternidade, com destaque para a relao entre o perodo gestacional e a constituio da maternidade.
MTODO Participantes

Participaram deste estudo 39 gestantes primparas1, no ltimo trimestre de gestao, sem


1

A amostra foi selecionada, com base nos critrios descritos acima, dentre os participantes de uma outra pesquisa, intitulada Estudo Longitudinal de Porto Alegre: Da Gestao Escola (Piccinini, Lopes, Sperb & Tudge 1998), que acompanhou 81 famlias, desde a gestao at os sete anos de vida das crianas. As participantes foram selecionadas nos hospitais da rede pblica da cidade de Porto Alegre (51,2%), nas unidades sanitrias de sade do mesmo municpio (7,3%), atravs de anncio em veculos de comunicao (26,8%) e por indicao (14,6%).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

Gestao e a constituio da maternidade

65

problemas de sade, com idades entre 19 e 37 anos (M=26 anos; dp=5,6 anos) Todas viviam com o pai do beb. As participantes eram de nveis socioeconmicos variados e residiam na regio metropolitana de Porto Alegre. Em termos de escolaridade, as gestantes variaram entre primeiro grau incompleto (2,6%) e completo (7,7%), segundo grau incompleto (2,6%) e completo (35,9%), superior incompleto (17,9%) e completo (33,3%). Houve uma variao similar em relao ao status ocupacional da profisso das gestantes, o qual apresentou profisses de baixo status (43,5% das mes estavam em profisses classificadas de 1 a 4 na escala de Hollingshead, 1975), de status mdio (23% em profisses classificadas de 5 a 6) e de alto status (33,3% em profisses classificadas de 7 a 9).
Procedimentos e instrumentos

da literatura (Brazelton & Cramer, 1992; RaphaelLeff, 1997; Szejer & Stewart, 1997) e das respostas das gestantes entrevista, e foram tambm divididas em subcategorias, conforme explicitao a seguir. Tendo-se em vista o tipo de anlise de contedo proposto, a anlise qualitativa, no foram destacadas no texto as freqncias de respostas das gestantes. Neste tipo de anlise, o peso de um ou o de vrios relatos so equivalentes para fins de compreenso do fenmeno em estudo. Assim, a particularidade de uma fala e as falas eventualmente repetidas tm igual relevncia. Dois dos autores do presente estudo classificaram separadamente os relatos das mes em cada categoria e subcategoria e, em casos de discordncia, usou-se um terceiro juiz. A seguir apresenta-se cada uma das categorias temticas, exemplificadas com verbalizaes das prprias mes.
As transformaes corporais

Aps o contato inicial com a gestante explicavase a ela o objetivo do estudo e realizava-se a Entrevista de contato inicial (GIDEP, 1998a), que investigava se a gestante atendia aos critrios de incluso no estudo. Uma vez passada esta etapa, a gestante era visitada em sua residncia, ocasio em que assinava o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (GIDEP, 1998b) e respondia Entrevista de dados demogrficos (GIDEP, 1998c), usada para obter informaes demogrficas adicionais. Alm disto ela era solicitada a responder Entrevista sobre a gestao e as expectativas da gestante (GIDEP, 1998d). Esta entrevista estruturada era composta de oito conjuntos de questes relacionadas tanto ao beb como maternidade, e examinava, por exemplo, as percepes da gestante em relao ao planejamento da gravidez, sua prpria aceitao e reao do pai do beb e familiares e suas fantasias sobre o beb e a maternidade. Para fins do presente estudo foram consideradas apenas as questes relacionadas maternidade2.
RESULTADOS

Utilizou-se anlise de contedo qualitativa (Laville & Dione, 1999) para investigar os sentimentos das gestantes em relao maternidade, com base em quatro categorias temticas: 1) as transformaes corporais; 2) as transformaes psicolgicas; 3) as transformaes na conjugalidade; e, 4) o tornar-se me. As categorias foram derivadas
2

Esta primeira categoria se refere aos relatos das gestantes a respeito das transformaes ocorridas em seu corpo durante o perodo gestacional. Um dos sentimentos verbalizados pelas gestantes foi o de satisfao diante das transformaes que ocorreram, as quais as colocavam em evidncia: Eu ando agora bem exibida, saio na rua mostrando a barriga, as pessoas chegam a me parar na rua (G2)3, alm de lhes proporcionar segurana e certeza sobre o seu estado gravdico: Agora que eu t sentindo mesmo que eu t grvida, porque antes no aparecia quase nada, n, ento agora que t crescendo mais que eu t sentindo (G35). As gestantes relataram, ainda, um sentimento de preocupao diante das transformaes fsicas j ocorridas e/ou das que ainda poderiam ocorrer em seu corpo, o que as levou a adotar atitudes de maior cuidado consigo mesmas S fiquei preocupada porque j tava acima do peso e pensei: agora vou engordar um monte (...) mas j fui numa endcrino, j pra fazer uma dieta (G2). Ademais, foi encontrado nos relatos das gestantes um sentimento de estranheza sobre si mesmas pelas transformaes ocorridas em seu corpo s vezes eu me sinto estranha, com vergonha, porque fica todo mundo me olhando (G9). As gestantes mostraram-se, tambm, insatisfeitas diante das mudanas corporais advindas da gravidez. Esse sentimento foi atribudo tanto a um incmodo fsico, Aquela sensao incmoda. Uma vez eu tava lavando loua e olhei assim o que isso? Tava molhando a blusa, t saindo leite (...) ah que nojo, que horror! (G4). Quanto s limitaes decorrentes das
3

As questes relacionadas ao beb foram analisadas no artigo mencionado na nota de rodap nmero 1.

Este cdigo identifica a gestante que fez esta verbalizao.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

66

Piccinini et al.

mudanas Eu no consigo caminhar, eu no aceito muito esta situao de impotncia (G22). Percebeuse tambm um abalo negativo na auto-estima e uma conseqente insegurana pelas transformaes fsicas ocorridas: Ser que depois da gravidez eu no vou ficar toda cada e ele [o marido] no vai mais me querer?... (G6). Por fim, as gestantes referiram ainda um sentimento de conformidade diante das transformaes fsicas, passando a enxergar outros aspectos que poderiam amenizar e at compensar as repercusses negativas, tais como o carter transitrio das alteraes e o beb como o mais importante de tudo: Quando a gente vai ser me, a gente tem que estar preparada para estas coisas, o corpo muda, uma coisa natural (...) o nen t aqui dentro, como a gente vai passar por isso sem mudar nada no corpo da gente? (G25).
Transformaes psicolgicas

Esta categoria diz respeito aos relatos sobre mudanas psicolgicas ocorridas com a gestante durante o perodo gestacional. De modo geral as gestantes referiram que seus sentimentos foram intensificados com a situao da gravidez Eu t mais frgil. Eu j sou sensvel, mas agora, grvida, eu fiquei bem mais (G30). As transformaes psicolgicas foram percebidas pelas gestantes tanto com um sentimento de satisfao Eu sinto mais tranqila, mais calma, mais compreensiva com as pessoas, antes eu era muito agitada (...) Eu era muito fechada, e eu me abri (G12) - como de inadequao: Tu fica mais propensa a chorar com mais facilidade, n, qualquer coisa assim. Um dia eu derrubei um negcio no cho e fiquei bem chateada (G33). Essa inadequao foi especialmente sentida quando a sua natureza e/ou a intensidade dos sentimentos no lhes parecia condizer, na maioria das vezes, com a situao real que estava sendo vivenciada por elas. Destacam-se, por ltimo, os relatos das gestantes que expressaram conformidade diante das mudanas psicolgicas percebidas na gestao, entendendo que estas eram inerentes condio e esperadas nesse perodo: Durante a gravidez tu se irrita com qualquer coisa, com as pessoas, mas eu sei que isso normal e no fico falando para todo mundo as questes (G21).
Transformaes na conjugalidade

em relao s mudanas ocorridas, especialmente pelo fato de os companheiros terem passado a dividir mais as tarefas dentro de casa: Eu tive que diminuir mais as minhas atividades em casa, e ele foi me dando mais apoio, bem legal (G28). Outra razo para a satisfao das gestantes foi o fato de perceberem, com a gravidez, maior solidez no relacionamento conjugal: A gente se uniu mais (...) a gravidez foi a melhor coisa para o relacionamento, criou solidez que antes no tinha (G23). Ademais, as gestantes perceberamse satisfeitas por o beb preencher um espao que estava livre na vida do casal Eu acho que vai preencher assim um espao do casal (...) vai melhorar, porque a gente se d super-bem e eu acho que faltava um complemento, um filho (G24). As gestantes tambm revelaram sentimento de insatisfao diante das mudanas observadas na relao conjugal. Elas se viram tolhidas pelos companheiros em sua capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia: Tudo ele quer fazer. Antes no era assim, agora ele no me deixa fazer nada, t sempre ali (...) me incomoda demais (G21). A insatisfao teve como base tambm um sentimento de cime e insegurana em relao ao companheiro, estando estes relacionados tanto com outras pessoas - Eu fiquei com cimes dele sair sem mim, me senti em segundo plano, tipo comea a ser deixada para trs, me deixando em casa (G3) - como com o prprio beb: A gente sabe que no mais s ns dois, e eu digo: s o que falta tu ficar olhando para J. [a beb] e esquecer de mim (G9). Outro sentimento verbalizado pelas gestantes foi o de irritao em relao ao companheiro, especialmente no incio da gravidez A no comeo da gravidez ele colocava aquele perfume e eu me irritava! (G23). Em relao s mudanas nos hbitos do casal diante da gravidez, elas relataram uma diminuio na freqncia de relaes sexuais, tanto pelo fato de o beb passar a ser o centro de interesses como (e principalmente) pelo medo deles de machucar o beb: Alguma coisa no sentido de sexo, assim, sabe, ele fica meio com medo de machucar o nen (G28). Alm disso, foram mencionadas alteraes na organizao oramentria do casal, visando proporcionar melhor qualidade de vida ao beb A gente s pensava em viagem, [agora] a gente comeou a economizar, a gente quer dar para ele de tudo do bom e do melhor (G23).
Tornar-se me

Esta categoria abrange as impresses das gestantes sobre seu relacionamento com o companheiro e as repercusses da gestao na vida conjugal. De modo geral, elas se mostraram satisfeitas

Esta categoria envolve as impresses, expectativas e ansiedades das gestantes em relao ao tornar-se me. As gestantes referiram sentir a gravidez como uma conquista: uma coisa minha assim,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

Gestao e a constituio da maternidade

67

acho que toda mulher tem este sonho de poder ficar grvida, dessa coisa meio milagrosa, de saber que tu pode tudo na vida (G34). Em contrapartida, foi revelado um sentimento de perda decorrente das mudanas impostas por um filho: Porque a gente no tem compromisso com nada, e com o filho, acho que muda tudo (...) agora no adianta mais (G29). Outro sentimento verbalizado pelas gestantes foi o de preocupao diante do exerccio do papel materno. Este apareceu especificamente relacionado a temas como: a possvel incapacidade de exercer a maternidade: Eu no imagino muito [como me], s vendo para crer (...) sozinha eu no me vejo, acho que preciso da ajuda. difcil (G20); o futuro incerto: claro, psicologicamente vem assim alguma insegurana, como que vai ser, como que no vai ser, as expectativas (G28); a dependncia do beb em relao me: Acho que depois que tu te d conta que uma pessoa vai depender de ti pro resto da vida (G6); a dependncia da me em relao ao beb: Eu tenho que cuidar para no ser muito possessiva. O que me preocupa hoje que eu vou ter que dividir ele (G12); a insegurana em lidar com os cuidados do beb: Eu vou ser meio atrapalhada (...) vou ter medo, eu acho uma coisinha to pequenininha, to delicada(G38); e a educao do beb: Me preocupa como a gente vai ser com ela (G9). Contrapondo preocupao em relao ao tornarse me, as gestantes expressaram o sentimento de tranqilidade, percebendo-se seguras para o exerccio da maternidade. A tranqilidade foi ligada capacidade tanto de exercer o papel materno - Eu acho que eu vou ser uma boa me, vou saber (G21), de sustentar a dependncia do beb; Agora psicologicamente muda, saber que tu vai ter uma pessoa dependendo de ti; mas eu acho que eu consigo levar numa boa (G24) - como de lidar com os cuidados do beb: Eu acho que no vou ter grandes problemas (...) no me vejo atrapalhada (G9). Por fim, foi relatada a percepo de que a maternidade poderia proporcionar crescimento emocional Sempre fui crianona, sabe? Ao invs de criar uma, eu vou criar duas (G32).
DISCUSSO

Os resultados do presente estudo revelaram que a gestao est associada a mudanas no s biolgicas e somticas, mas tambm psicolgicas e sociais, que influenciam a dinmica psquica individual e relacional da gestante. Alm disto, a maneira como a gestante vive estas mudanas repercute intensamente

na constituio da maternidade e na relao me-beb. As anlises revelaram que as gestantes vivenciam intensos sentimentos em relao ao tornar-se me e que o processo de constituio da maternidade est em franco desenvolvimento, assim como o prprio exerccio ativo do papel materno. Discutem-se a seguir alguns dos principais achados que endossam estas afirmaes. Em relao s transformaes corporais na gestao, semelhana de outros momentos do desenvolvimento humano, elas inauguraram concretamente mais uma etapa do ciclo vital. Na gestao, assim como na adolescncia e no climatrio, o corpo denuncia uma nova condio, e como aponta Raphael-Leff (1991), medida que evolui o ciclo gravdico, a mudana corporal serve para impor visualmente essa realidade. As gestantes deste estudo expressaram satisfao diante das transformaes percebidas em seu corpo, e at uma sensao de evidncia na relao com outras pessoas. Aulagnier (1990) postula que o narcisismo da mulher durante a gestao se torna como que incrementado pelo fato de portar um beb dentro de seu ventre. Essa posio mais privilegiada e valorizada foi expressa no discurso das participantes atravs de sua auto-realizao diante do crescimento da barriga, que parece comprovar e simbolizar seu estado de maternidade. Outro sentimento evidenciado pelas gestantes foi o de conformidade com as transformaes fsicas, o que pode refletir uma aceitao em virtude da maternidade to desejada. O fato de as participantes serem casadas tambm pode t-las influenciado em sua sensao de maior segurana quanto constncia conjugal e, por isso elas se sentiam mais tranqilas ante as transformaes corporais. Por outro lado, algumas gestantes relataram insatisfao e preocupao com as alteraes corporais. Esses sentimentos parecem decorrer da perda de um corpo que simbolizava uma condio nica de mulher independente e desejada (Maldonado, 1997). Esta perda, somada atual supervalorizao da esttica (Braggion, Matsudo & Matsudo, 2000; Fisher, 2001), pode ter levado essas gestantes a adotar atitudes de maior cuidado consigo, a fim de amenizar resultados indesejados da gestao, e talvez manter, conforme Boukobza (2002), certo controle em relao ao corpo. Sentimentos de estranheza diante das alteraes corporais foram tambm manifestados pelas participantes. Com a gravidez, haveria uma mudana na funo de algumas partes do corpo: a vagina que antes era um porto para o seu corpo, agora uma passagem, um corredor entre o tero e mundo

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

68

Piccinini et al.

(Raphael-Leff, 1991, p. 48); e o seio, visto anteriormente como um smbolo de virilidade passa a ser um smbolo de maternidade, fonte de alimento para o beb. O prprio corpo que antes era familiar torna-se estranho (Raphael-Leff, 1991). O estranhamento referido pode ser justificado como uma percepo das gestantes sobre a entrada numa nova etapa, sobre a qual elas no tm controle. Solis-Ponton e Moro (2004) acrescentam que, para a mulher, o lado maternal e o sensual esto constantemente misturados, diferente dos animais, nos quais estes se alternam em ciclos. Para a mulher, possvel, em algum momento de suas fantasias, maternizar o coito e erotizar o nascimento. Nesse sentido, na gestao que essa mistura atinge o pice, porm agora sem qualquer controle, isto , o corpo vai se transformando num ritmo autnomo, diferente do tempo da fantasia. Assim, atravs dos relatos das gestantes, pode-se constatar que as transformaes fsicas da gestao so capazes de despertar diversos sentimentos de naturezas variadas, mas que sempre repercutem de alguma forma na vivncia da gravidez. Sobre as transformaes psicolgicas - segunda categoria temtica deste estudo - as gestantes relataram diversos sentimentos, como os de conformidade, inadequao e estranhamento e intensificao nos sentimentos. A conformidade, semelhana do que foi dito acima, pode expressar um estado de aceitao das mudanas do perodo gestacional. J a satisfao com as alteraes psicolgicas evidenciou uma sensao das gestantes de crescimento psquico. Esse dado corrobora a literatura, que compreende a gestao como dotada de potencial para o crescimento emocional (Klaus & Kennel, 1992). Foram manifestados, tambm, sentimentos de inadequao e estranhamento diante das transformaes psicolgicas percebidas na gravidez. bastante comum s grvidas a impresso de estranheza em relao ao mundo externo, uma vez que vivenciam sentimentos to nicos e prprios desse perodo, que passam a sentir-se diferentes das outras pessoas (Rubin, 1975; Smith, 1999). Ainda sobre esses sentimentos de inadequao e estranhamento, vale discutirmos uma situao bastante presente na sociedade atual, especialmente em relao ao universo feminino. Em tempos passados, desde 1930 at meados de 1980, havia uma diviso mais tradicional de papis de acordo com o gnero: mulher era atribuda a funo de gestar, cuidar e educar os filhos e se responsabilizar pela rotina da casa. No decorrer do sculo XX e nos dias atuais, isso mudou (Wagner, Predebom, Mosmann & Verza, 2005). Observa-se que

passou a existir uma sobrecarga de exigncias para as mulheres, cabendo-lhes, alm de todas estas atribuies, um bom desempenho profissional e tambm financeiro, contribuindo, muitas vezes, de forma importante para o oramento domstico (Fleck & Wagner, 2003). Ademais, no obstante o que j foi referido mais acima, hoje h um culto ao corpo e cuidados com a esttica. Ou seja, estar grvida e voltar as atenes para esse momento, desligando-se de todos os outros papis, poderia ser estranho e at inadequado para algumas mulheres. Por isso mister nosso, enquanto profissionais da sade, apontar s gestantes, se assim necessrio, o conflito evidente entre esse momento atual que vem vivendo a mulher e as necessidades de uma gravidez, procurando, com isso, no mnimo, abrir um espao de reflexo e flexibilizao de tantas tarefas para dedicarem-se mais gravidez e ao beb. Ante a percepo das transformaes psicolgicas, as participantes salientaram ainda a idia de que seus sentimentos, de uma forma geral, foram intensificados com a gestao. Raphael-Leff (2000) diz que, diante de todas as mudanas e revivncias deste perodo, a experincia de gestar faz com que a mulher exacerbe sua sensibilidade, e por isso fique suscetvel tanto ao crescimento quanto a disrupes psquicas. As verbalizaes das participantes sobre mudanas no seu estado psicolgico como decorrentes da gravidez, concordam com a literatura, que diz que no h como passar por essa experincia de maneira indiferente (Maldonado, 1007). Alm disso, possvel notar quanto uma mulher grvida sente-se diferente e distante das que no se encontram neste estado. como se fosse necessrio que estas mudanas ocorram para que o papel materno possa ser incorporado, e passe a existir um ambiente, um espao para a relao me-beb se estabelecer. Em relao s transformaes na conjugalidade, as gestantes do presente estudo referiram que, de fato, perceberam modificaes nos padres de suas relaes com seus companheiros. Para muitas essas modificaes foram sentidas com satisfao, tendo em vista a possibilidade de dividir algumas tarefas domsticas com os cnjuges. Conforme as gestantes, o companheiro passou a assumir uma postura mais protetora para com elas, oferecendo-lhes mais ajuda nas tarefas. A literatura tem revelado este fenmeno entre os homens, que tendem a participar mais ativamente do processo gestacional, tanto nas questes emocionais como tambm nas atividades prticas (Anderson, 1996; Bornholdt, 2001; Levandowski & Piccinini, 2002; Piccinini, Silva, Gonalves, Lopes & Tudge, 2004).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

Gestao e a constituio da maternidade

69

Outra razo para a satisfao diante das mudanas na relao conjugal foi a percepo de um aumento de unio e solidez no relacionamento aps a notcia da gravidez. Sobre este aspecto, a literatura sublinha justamente o fato de eles estarem construindo juntos uma famlia, tendo um fruto em comum (Prado, 1996; McGoldrick, 1995). Alguns autores at afirmam que a conjugalidade pode passar, naturalmente, na gravidez, a ser pautada pela parentalidade e, por sua vez, a unio entre o casal vista mais sob essa tica de pai e me e menos de homem e mulher (Lopes, Menezes, Santos & Piccinini, 2006; Menezes 2001). O sentimento de insatisfao apareceu quando as gestantes, diante do excesso de proteo do companheiro, se sentiam tolhidas em suas atividades cotidianas, como se fossem limitadas na autonomia que antes possuam. Na verdade a gestao acaba impondo uma srie de mudanas na vida da mulher, e, em certa medida, h uma reduo na liberdade antes desfrutada (Klaus & Kennel, 1992). Ela agora carrega um ser totalmente dependente dela, vivendo sob sua responsabilidade, e se algo d errado com a gestao e com o beb, sobre a me que recai a maior dose de culpabilidade. Assim, ser lembrada pelo companheiro de que precisa se cuidar pode representar para as gestantes a concretizao da perda dessa autonomia, assim como o peso da responsabilidade que ter um filho. Vale ressaltar que essa atitude mais exagerada dos pais pode ser entendida no estudo de Piccinini, Levandowski, Gomes e Lopes (2007), em que foram entrevistados os companheiros das gestantes que participaram do presente estudo. Para os 35 pais entrevistados, cuidar da gestante e proteg-la era uma das principais formas de eles participarem ativamente do processo gestacional. Partindo desta idia, pode-se supor que as gestantes, ao se sentirem incomodadas com a ajuda oferecida pelos companheiros, talvez estivem demonstrando certa dificuldade com entrada do companheiro na nova relao me-beb. Um motivo para a insatisfao das gestantes quanto conjugalidade foi o sentimento de cime e insegurana em relao ao companheiro, sentimento que apareceu tanto no tocante a outras mulheres como ao prprio beb. No primeiro caso, quando esses sentimentos se referem a outras mulheres, pensa-se, primeiramente, na diferena entre a maternidade e a paternidade. Cabe me o contato mais direto com o beb, tanto na gestao, em que ela que o abriga em seu corpo, quanto nos primeiros meses aps o nascimento, em que tambm conferida me a funo de amamentao e cuidados bsicos. Por tudo isso, ela necessita se preservar de algumas atividades e situaes para proteger o beb. J o homem pode

manter sua liberdade e independncia em relao ao beb. Esta posio diferenciada pode levar as gestantes a se perceberem mais presas maternidade do que os pais paternidade, sentindo-se inseguras quanto fidelidade deles. J quanto ao fato de o cime aparecer tambm em relao ao beb, Minuchin (1982) salienta que a concepo, comumente, gera cimes entre os cnjuges com relao ao beb, pois eles tm de dividir a ateno do parceiro, que antes era integral, com um outro ser, tanto ou mais importante que eles. O sentimento de irritao expresso por gestantes em relao aos companheiros tem sido descrito na literatura especialmente no primeiro trimestre da gravidez (Raphael-Leff, 1997). Isso pode estar associado ao fato de a gestante ter de se adaptar a um conjunto de situaes pessoais e interpessoais e, talvez, a irritao expresse uma necessidade de externalizar suas possveis dificuldades nesse processo. O companheiro, por ser na maioria das vezes a pessoa mais prxima e por ser o o responsvel pela fecundao, tende a receber a maior parte dessa carga de irritao. Assim, durante a espera do beb os conflitos conjugais podem aumentar, e com isso ocorre um declnio da qualidade da relao do casal, especialmente em relaes j anteriormente conflituosas (Belsky, Spanier & Rovine, 1983). A respeito dos sentimentos acerca do tornar-se me - quarta categoria temtica analisada no presente estudo - Szejer e Stewart (1997) salientaram que, apesar de o desejo de ter um filho estar igualmente presente em homens e mulheres, percebe-se uma expectativa social claramente depositada mais na mulher. Soifer (1980) inicia seu livro com uma reflexo pertinente a esse respeito: A maternidade um direito, um dever, uma obrigao? Poder existir uma humanidade sem filhos? (p.16). Contudo, para algumas mulheres, pode parecer mais um dever disfarado de direito. O homem pode, se for seu desejo, doar espermas, contribuindo para a perpetuao da espcie, sem, obrigatoriamente, ter qualquer proximidade ou vnculo paterno com o beb. Embora atualmente seja possvel a mulher apenas doar vulos (Serafini & Motta, 2004) e sentir que est contribuindo para perpetuar a espcie humana, cedendo o seu corpo que ela tende a se sentir mais realizada e cumpridora de uma atribuio social que desde sempre lhe foi imposta. As gestantes do presente estudo, ao serem questionadas sobre como se sentiam com sua gravidez, referiram um sentimento de conquista, o que pode ser entendido como expresso de satisfao de seus desejos e obrigaes, conforme referido acima. No

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

70

Piccinini et al.

entanto, foram manifestados tambm sentimentos de perda com a gravidez, que parecem responder a esta nova condio psquica, social e relacional a que ela tem que atender. Diante da manifestao de sentimentos tanto de conquista como de perda, inevitvel falar de ambivalncia, que parte do desejo e, por isso mesmo, muito natural na gestao (Brazelton & Cramer, 1992; Piccinini, Gomes, Moreira & Lopes, 2004). No que concerne s expectativas sobre o exerccio ativo do papel materno, as gestantes mostraram-se preocupadas e inseguras tanto em relao aos cuidados do beb em si como ao seu futuro e sua educao. Em contrapartida, tambm apareceu um sentimento de tranqilidade em relao a estas questes. Por se tratar de gestantes primparas, sabe-se que todas as mudanas da gravidez assumem uma intensidade ainda maior (Bibring et al., 1961; Klaus & Kennel, 1992; Maldonado, 1997, Piccinini, Gomes, Moreira & Lopes, 2004), o que ajuda a compreender, pelo menos em parte, a insegurana e preocupao relatadas. Alm disto, no terceiro trimestre, momento em que as gestantes foram entrevistadas, estava se aproximando o parto, ou seja, aquele era um momento de grande vulnerabilidade e expectativa, justificando ainda mais a insegurana e preocupao. J em relao s razes para o sentimento de tranqilidade expresso pelas gestantes, cabe lembrar que a vivncia da gravidez influenciada por inmeros fatores, de ordem tanto intrapsquica como contextual, tais como: a estrutura de personalidade da gestante, o nvel de resolues de seus conflitos, o suporte conjugal e familiar e as expectativas acerca do beb (Bibring et al., 1961; Soifer, 1980). Caso haja um bom equilbrio entre estes fatores a gestante tender a se sentir mais tranqila em relao ao exerccio da maternidade. Juntos, estes dados indicam que na gestao a mulher comea a se reorganizar e a reformular sua identidade, alm de suas relaes interpessoais, o que ter continuidade mesmo aps o nascimento do beb. Seus pensamentos e sentimentos passam a se voltar para o beb, e neste sentido, desde a gestao a mulher se relaciona com o filho, sendo esta relao responsvel por novas atitudes diante das exigncias externas. Assim, como se sabe, o processo de construo da maternidade, de fato, inicia-se nas etapas bem anteriores gestao, e seguir seu curso aps o nascimento do beb. No obstante, pode-se pensar que nesta seqncia o diferencial para um exerccio mais ativo da maternidade no seria propriamente o nascimento, e sim, a concepo. aps a concepo

que o beb passa de fato a existir, e gestao o primeiro momento de relao dos pais com seu beb. Assim, diferentemente de alguns autores, no se poderia pensar a gestao como um mero perodo de preparao para a maternidade e apenas o nascimento como o marco efetivo do seu exerccio propriamente dito. Tratar-se-ia, sim, de entender o perodo gestacional como uma importante etapa da constituio da maternidade, na qual se estabelece um exerccio cada vez mais ativo do papel materno, cujo pice se dar aps o nascimento do beb. O beb j existe na fala das gestantes, e evoca sentimentos e mudanas especficas e diretamente relacionadas a ele - a este beb, e no a um beb, como antes da concepo. Existe um beb com uma individualidade, uma me, a me deste beb, e, ainda, uma relao desta me com este beb, como vimos nos resultados deste estudo. Neste contexto a maternidade no futura, presente.
CONSIDERAES FINAIS

A partir das categorias apresentadas neste estudo, pode-se pensar que no decorrer do perodo gestacional a mulher passa por diferentes mudanas, que interferem em seu mundo intrapsquico e relacional. Altera-se significativamente a viso que ela tem de si mesma e de sua relao com o mundo. Os sentimentos que as gestantes apresentaram em relao s transformaes fsicas e emocionais refletem sua percepo de que j no so as mesmas, de que agora seu corpo e sua funo no mundo mudaram. Pode-se entender este momento como um dos principais da maternidade sem esquecer que antes disto, obviamente, ela nasceu mulher, foi filha e brincou de ser me - o que foi contribuindo para a constituio da maternidade, que tambm fortemente influenciada por determinantes biolgicos, psquicos e culturais. Mas agora ela a me, atenta para o seu mundo interno e se reorganiza, uma vez que j no mais se v como nica, e sim, com um beb. Todas as transformaes - tanto individuais como relacionais - que acontecem na vida da gestante fazem-se necessrias na constituio do espao psquico do beb, e mesmo que muitas delas sejam temporrias e/ou no estejam ainda bem-estruturadas, j denotam a importncia que tm para a constituio da maternidade. por este movimento de voltar-se para o beb, iniciado j na gestao, que se pensa que a gestante no pode ser considerada uma futura me: a natureza de seus pensamentos e sentimentos, como pode ser visto nos resultados do presente estudo,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

Gestao e a constituio da maternidade

71

atual, e caracteriza uma relao e um espao psquico dedicado ao beb j nesse momento. Esta compreenso deve ser destacada, pois ela interfere no modo de compreender uma gestante e com ela se relacionar. No se trata de uma futura me, nem de um feto, mas de uma me e do seu beb, e assim deve ser tratada a gestao. A prpria denominao mezinha, com sua caracterstica diminutiva, comumente usada por profissionais, traz consigo certo preconceito o de que ela ainda um projeto, um vira-ser. importante que as eventuais intervenes clnicas tenham estas idias presentes especialmente em situaes que impliquem em alguma patologia ou perda do beb. Ao invs de considerar que estamos diante de uma futura me e de um feto, assumindo que as piores repercusses psquicas ocorram apenas aps o nascimento, importante criar empatia com a me, com seus sentimentos e com o prprio beb. Esta postura tende a possibilitar aos profissionais de sade uma maior chance de acesso psquico s gestantes e, com isso, promover a sade da prpria gestante, da relao me-beb e da prpria conjugalidade.
REFERNCIAS
Anderson, A. M. (1996). Factors influencing the father-infant relationship. Journal of Family Nursing, 2(3), 306324. Arago, R. (2006). De me para filha: a transmisso da maternidade. In R. Melgao (Org.), A tica na ateno ao beb: psicanlise, sade e educao. So Paulo: Casa do Psiclogo. Aulagnier, P. (1990). Um Intrprete em Busca de Sentido. So Paulo: Escuta. Bardin, L. (1979). Anlise de Contedo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). So Paulo: Edies 70 & Martins Fontes. (Original publicado em 1977). Belsky, J., Spanier, G. & Rovine, M. (1983). Stability and change in marriage across the transition to parenthood. Journal of Marriage and the Family, 45, 553-566. Bibring, G. & Valenstein, A. (1976). Psychological aspects of pregnancy. Clinical Obstetric and Gynecology, 19, 357-371. Bibring, G., Dwyer, T., Huntington, D. & Valenstein, A. (1961). A study of the psychological processes in pregnancy and of the earliest mother-child relationship. The Psychoanalitic Study of the Child, 16, 9-44. Braggion, G., Matsudo, S. & Matsudo, V. (2000). Consumo alimentar, atividade fsica e percepo da aparncia corporal em adolescentes. Revista Brasileira de Cincia e Movimento, 8(1), 15-21. Bornholdt, E. (2001). A gravidez do primeiro filho luz da perspectiva paterna. Dissertao de Mestrado No Publicada, Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica, Instituto de Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Boukobza, C. (2002). O desamparo parental perante a chegada do beb. In L. Bernardino & C. Robenkohl (Orgs.), O beb e a modernidade: abordagens terico-clnicas. So Paulo: Casa do Psiclogo. Bradley, E. (2000). Pregnancy and the internal world. In J. RaphaelLeff (Ed.), Spilt milk perinatal loss & breakdown (pp. 28-38). Londres: Institute of Psychoanalysis. Bradt, M. D. & Jack, O. (1995). Tornando- se pais: famlia com filhos pequenos. In B. Carter & M. McGoldrick (Orgs.), As Mudanas no Ciclo de Vida Familiar: uma Estrutura para Terapia Familiar (pp. 206-222). Porto Alegre: Artes Mdicas. Brazelton, T. & Cramer, B. (1992). As primeiras relaes. So Paulo: Martins Fontes. Fisher, R. (2001). Televiso & Educao: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autntica. Fleck, A. & Wagner, A. (2003). A mulher como a principal provedora do sustento econmico familiar. Psicologia em Estudo, 8(n esp.), 31-38. GIDEP - Grupo de Interao Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (1998a). Entrevista de Contato Inicial. Porto Alegre: Instituto de Psicologia UFRGS. Texto no publicado. GIDEP - Grupo de Interao Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (1998b). Consentimento livre e esclarecido. Porto Alegre: Instituto de Psicologia UFRGS. Texto no publicado. GIDEP - Grupo de Interao Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (1998c). Ficha de dados demogrficos da gestante. Porto Alegre: Instituto de Psicologia UFRGS. Texto no publicado. GIDEP - Grupo de Interao Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (1998d). Entrevista sobre a gestao e as expectativas da gestante. Porto Alegre: Instituto de Psicologia UFRGS. Texto no publicado. Klaus, M. & Kennel, J. (1992). Pais/beb: a formao do apego. Porto Alegre: Artes Mdicas. Laville, C. & Dionne, J. (1999). A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Porto Alegre: Artes Mdicas. Leifer, M. (1977). Psychological changes accompanying pregnancy and motherhood. Genetic Psychology Monographs, 95, 55-96. Levandowski, D. & Piccinini, C. A. (2002). A interao pai-beb entre adolescentes e adultos. Psicologia Reflexo e Crtica, 2(15), 413-424. Lopes, R., Menezes, C., Santos, G. & Piccinini, C. A. (2006). Ritual de Casamento e Planejamento do Primeiro Filho. Psicologia em Estudo, 11(1), 55-61. Maldonado, M. T. P. (1997). Psicologia da Gravidez. Petrpolis: Vozes. McGoldrick, M. (1995). As Mudanas no Ciclo de Vida Familiar. In B. Carter & M. McGoldrick (1995). As Mudanas no Ciclo de Vida Familiar: uma estrutura para terapia familiar(pp. 729). Porto Alegre: Artes Mdicas. Menezes, C. (2001). A relao conjugal na transio para a parentalidade: da gestao ao segundo ano de vida do beb. Dissertao de Mestrado No-publicada, Programa de PsGraduao em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

72

Piccinini et al.

Minuchin, S. (1982). Famlias: funcionamento e tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas. Missonnier, S. & Solis-Ponton, L. (2004). Parentalidad y embarazo. Convertirse en madre, convertirse en padre: Las interacciones entre los padres y su hijo antes del nacimiento. In L. SolisPonton (Org.), La Parentalidad: Desafos para el tercer milenio (pp. 75-92). Mxico: Manual Moderno. Piccinini, C., Lopes, R., Sperb, T. & Tudge, J. (1998). Estudo longitudinal de Porto Alegre: da gestao escola (Projeto no publicado). Porto Alegre: Instituto de Psicologia da UFRGS. Piccinini, C. A., Silva, M. R., Gonalves, T. R., Lopes, R. S & Tudge, J. (2004). O envolvimento paterno durante a gestao. Psicologia Reflexo e Crtica, 3, 303-314. Piccinini, C. A., Gomes, A., Lopes, R. & Moreira, L. (2004). Sentimentos e expectativas da gestante em relao ao seu beb. Revista Teoria e Pesquisa, 20(3), 223-232. Piccinini, C. A., Levandowski, D. C., Gomes, A. G., Lindemeyer, D. & Lopes, R. C. S (2007). Expectativas e sentimentos de pais em relao ao beb durante a gestao. Estudos de Psicologia (Campinas), prelo. Prado, L. C. (1996). O beb inaugura a famlia: a terapia pais-beb. Em L. C. Prado (Org.), Famlias e Terapeutas: construindo caminhos (pp. 97-131). Porto Alegre: Artes Mdicas. Raphael-Leff, J. (1997). Gravidez: a histria interior. Porto Alegre: Artes Mdicas. Raphael-Leff, J. (2000). Introduction: Technical issues in perinatal therapy. In J. Raphael-Leff (Ed.), Spilt milk perinatal loss & breakdown (pp. 7-16). Londres: Institute of Psychoanalysis.

Rubin, R. (1975). Maternal tasks in pregnancy. Maternal-child Nursing, 4, 143-153. Serafini, P. & Motta, E. (2004). Grvidos: a realizao do sonho de ter um filho. So Paulo: Gente. Smith, J. (1999). Identity development during the transition to motherhood: An interpretative phenomenological analysis. Journal of Reproductive and Infant Psychology, 17, 281-299. Soifer, R. (1980). Psicologia da gravidez, parto e puerprio. Porto Alegre: Artes Mdicas. Solis-Ponton, L. & Moro, M. (2004). Mujeres, madres e hijas: Rol de la terapeuta mujer en la consulta madre-beb. In L. SolisPonton (Org.), La Parentalidad: Desafios para el tercer milenio. Mxico: Manual Moderno. Stainton, M. C. (1985). The fetus: A growing member of the family. Family Relations, 34, 321-326. Stern, D. (1997). A constelao da maternidade. Porto Alegre: Artes Mdicas. Szejer, M. & Stewart, R. (1997). Nove meses na vida da mulher. So Paulo: Casa do Psiclogo. Wagner, A., Predebom, J., Mosmann, C. & Verza, F. (2005). Compartilhar papis? Papis e Funes de Pai e Me na Famlia Contempornea. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2(2), 181-186. Winnicott, D. W. (2000). Da Pediatria Psicanlise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1956).

Recebido em 29/03/07 Aceito em 17/11/07

Endereo para correspondncia:

Cesar Augusto Piccinini. Instituto de Psicologia, UFRGS. Rua Ramiro Barcelos, 1853/112, CEP 90035-006, Porto Alegre-RS. E-mail: piccinini@portoweb.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 13, n. 1, p. 63-72, jan./mar. 2008

You might also like