You are on page 1of 4

Ciclo do carbono Envolve processos no-biolgicos, como a dissoluo de dixidos de carbono em guas superficiais.

. O CO2 dissolvido entra em um equilbrio qumico com os ons de bicarbonato e carbatos, que, na presena de clcio, tendem a se precipitar e a formar sedimentos. A acumulaes espessas destes sedimentos podem se tornar rochas calcrias. O Metano CH4 produzido somente por certas arqueobactrias anaerbicas (Metanognese) A maior parte do carbono da Terra est nas rochas sedimentares.
Eutroficao A entrada de fertilizantes pode transformar guas oligotrficas e claras em ambientes turvos. Tambm perturbam os ciclos sazonais de uso e regenerao dos nutrientes em corpos naturais de gua levando ao acumulo de matria orgnica, altas taxas de decomposio bacteriana e, por consequncia a desoxigenao da gua. Sob tais condies peixes podem sufocar e contribuir ainda mais para a carga de matria orgnica na gua. A entrada de resduos orgnicos, como esgoto impe um problema maior para a qualidade de gua. Criam o que conhecido como demanda de oxignio, isso significa que a decomposio destes nutrientes por bactrias consome o oxignio presente na gua. Como estas entradas orgnicas no esto relacionadas com a produtividade natural do sistema, estes podem tornar-se anxicos por longos perodos e inadequados para muitas formas de vida. Buraco na camada de O3 O oznio produzido na atmosfera superior (estratosfera) tem o efeito benfico de blindar a superfcie da Terra contra a radiao ultravioleta (atravs da absoro da radiao solar de comprimento de onda curto). Certas substncias como os tomos de cloro, causam a quebra do O3, Os nveis de cloro na atmosfera vem aumentando devido a liberao de clorofluorcarbonos (CFCs), que so usados como propelentes em latas de aerossis e como refrigerante em condicionadores de ar e outros sistemas de refrigerao. Decrscimos no oznio estratosfrico vem sendo observados nas altas latitudes de ambos hemisfrios. A elevao da radiao ultravioleta aumentar a incidncia de cncer de pele (entre outros tipos de cncer). O DNA absorve este comprimento de onda causando danos a sua composio bsica. Tambm danifica o sistema fotossinttico de plantas. Interferindo na produo primria, base da cadeia alimentar. (fato j observado na Antrtida) Efeito estufa O dixido de carbono ocorre naturalmente na atmosfera, sem ele a Terra seria muito fria e inspita, pois a maior

parte da luz solar absorvida pela superfcie da terra seria reirradiada de volta para o espao. O CO2 forma uma manta isolante que permite que a luz solar (comum e ultravioleta) passarem mas retarda a perda de calor na forma de radiao infravermelha. Vidros em estufas tem o mesmo princpio, da o nome efeito estufa. Os nveis de CO2 so mantidos atravs de ciclos (j vistos em aulas anteriores) porm, aps a revoluo industrial, o desmatamento e queima de florestas adiciona cerca de 2 milhes de toneladas/ano de carbono na atmosfera e a queima de combustveis incrementa este ndice em mais 5 milhes de toneladas/ano. Embora a atmosfera troque o CO2 com os oceanos, onde o carbono em excesso precipitado na forma de carbonato de clcio e sedimentado, sua capacidade em absoro menor que a metade produzida pela entrada antrpica na atmosfera. As temperaturas tem se elevado o que intensificam a produo em ambientes midos, como as plantas demandam CO2 para fotossintese, o processo ser favorecido. Contrabalanceando este benefcio, h uma probabilidade de aumentar o estresse de secas nos ambientes ridos e semi-ridos reduzindo a produo agrcola, sobreutilizando outras reas tornando-as exauridas. Outros problemas potenciais incluem a inundao de comunidades costeiras pela elevao do nvel do mar alimentada pelo derretimento das calotas de gelo polar e pela expanso de guas ocenicas aquecidas. Oznio O oznio (O3) e uma forma mol. de oxignio altamente reativa como oxidante, capaz de oxidar mol. orgnicas e obstruir seu funcionamento adequado. Portanto o oznio txico para a vida animal e vegetal. Prximo a superfcie da terra (troposfera) o oznio produzido pela oxidao de oxignio na presena de xido nitroso (NO2 ) e luz solar. Como o como o oxido nitroso um subproduto da combusto da gasolina, o oznio pode ser produzido em altos nveis, particularmente onde h forte luz do Sol. Los Angeles ficou bem conhecida pelo seu smog (conj. de smoke = fumaa+ fog = nevoeiro). Os nveis de O3 chegaram a ca. de 20- 50x acima do nvel normal. Populao Uma populao consiste em muitos organismos da mesma espcie vivendo juntos. Diferem de organismos no sentido de que elas so potencialmente imortais, seus tamanhos so mantidos atravs do tempo pela taxa de natalidade que substituem os organismos que morrem. Comunidade Muitas populaes que vivem no mesmo local formam uma comunidade ecolgica. As populaes dentro da comunidade interagem de inmeras formas. muitas so predadoras, porm quase todas so presas potenciais.

Abelhas que e as plantas cuja as flores elas polinizam e microorganismos que vivem junto a plantas ou animais entram em arranjos cooperativos nos quais ambos se beneficiam da interao (Ops! Nem sempre o benefcio mutuo...) Ecossistema Os conjuntos de organismos + seus ambientes fsicos e qumicos formam um ecossistema. So sistemas ecolgicos grandes e complexos, as vezes incluindo muitos milhares de organismos vivendo numa grande variedade de meios individuais. (Ex. um passarinho saltando entre galhos em busca de uma lagarta e bactrias decompondo o solo orgnico so ambos partes do mesmo ecossistema. Bioma O termo Bioma designa uma regio da Terra com caractersticas climticas especficas que a distinguem das restantes regies e que possui um sistema biolgico e ecolgico homogneo e que se inter-relaciona, com determinadas caractersticas que a identificam. A distribuio da vegetao em escalas continentais so determinadas principalmente pelo clima, enquanto as distribuies locais dentro das regies podem variar de acordo com a topografia e constituio do solo. O desenvolvimento da vegetao esta intimamente relacionado com o clima portanto podemos relacionar tipos de vegetao com temperatura mdia e precipitao. Os grandes tipos de vegetao podem ser usados para classificar ecossistemas em categorias chamadas biomas* (ou Domnios?)

I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; III - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X-educaoambientalemtodososnveisdoensino,inclusiveaeducaoda EDUCAO AMBIENTAL FORMAL - Desenvolvida nos currculos das instituies pblicas e privadas vinculadas aos sistemas federais, estaduais e

municipais de ensino. - Prtica educativa integrada, contnua, permanente, inter e transdisciplinar, em todos os nveis e modalidades educacionais.

EDUCAO AMBIENTAL NO-FORMAL Aes e prticas educativas voltadas sensibilizao da coletividade sobre as questes ambientais e sua organizao e participao na defesa da qualidade do meio ambiente. Cerrado As formaes campestres do Cerrado englobam trs tipos fitofisionmicos: Campo sujo, Campo limpo e Campo Rupestre. O Campo limpo e o campo sujo subdividem-se em Secos e midos. Ocorrem em solos rasos e hidromrficos. O Campo rupestre est associados a neossolos litficos e afloramentos de rochas, geralmente arenitos e quartizitos, em altitudes acima de 900m, solos estes com sria restrio quanto a disponibilidade de gua. O Cerrado no sentido restrito dividido em Cerrado denso, Cerrado tpico, Cerrado Ralo e Cerrado Rupestre. Esta classificao est relacionada basicamente a freqncia do estrato arbustivo (arbreo*) e ao tipo de solo em que a fitofisionomia se encontra. Ocorrem, mais freqentemente, em Latossolos de baixa fertilidade, cidos e de alta saturao por alumnio exceto o Cerrado rupestre que ocorre Neossolos litlicos. As formaes florestais que ocorrem no domnio cerrado podem ser divididas em Cerrado, Floresta estacional semi-decidual (Mata seca), Veredas, Mata de galeria e Mata ciliar sendo as duas ltimas relacionadas a cursos dgua. Esta classificao est relacionada basicamente a freqncia do estrato arbreo, a hidrografia e a topografia local. O tipo de solo varivel de modo que as caractersticas deste nem sempre podem ser associadas a fitofisionomia.

You might also like