You are on page 1of 2

Escola Secundria, com 3.

Ciclo, Mouzinho da Silveira


Portalegre Matriz de Teste Sumativo
Disciplina: Histria Ano de Escolaridade: 8. Turmas: A; B; C; D Ano Lectivo: 2011/2012 Modalidade: Teste Escrito Durao: 45 minutos

Contedos
F.3 A cultura e o Iluminismo em Portugal face Europa A revoluo Cientfica dos sculos XVII e XVIII.

Pginas do Manual
-

Conceitos Importantes
Revoluo Cientfica; racionalismo; mtodo experimental; desenvolvimento tecnolgico; Academias. Explorao dos oceanos Pacfico, rctico e Antrctico; Resistncia da Igreja Catlica: Inquisio, Index e Companhia de Jesus. Iluminismo; Ideia de progresso; valorizao da Razo; liberdade, tolerncia e igualdade; direito felicidade; Voltaire, Rousseau e Montesquieu; Enciclopdia.

Critrios de Avaliao Itens Avaliados o Descodificao e interpretao das mensagens; o Formulao de respostas: atendendo forma (40% da cotao) e ao contedo (60% da cotao); o Aplicao correcta dos conhecimentos solicitados; o Estruturao coerente das respostas; o Organizao clara de ideias; o Expresso correcta; o Utilizao dos documentos nas respostas; o Seleco adequada do vocabulrio.

Pg. 122

O alargamento do conhecimento do mundo e a resistncia inovao.

Pg. 124

O Iluminismo na Europa.

Pg. 126

O Iluminismo em Portugal.

Pg. 128

Estrangeirados; Lus Antnio Verney; Reformas pombalinas do ensino (estudos menores e Universidade de Coimbra).

Escola Secundria, com 3. Ciclo, Mouzinho da Silveira


Portalegre
G.1 A Revoluo Agrcola e o arranque da Revoluo Industrial As transformaes na agricultura.

Pg. 138

Revoluo Agrcola; movimento das enclosures; rotao quadrienal; melhoria dos solos; novas culturas e seleco de sementes e animais; aumento da produtividade; crescimento natural da populao; xodo rural; crescimento urbano.

Factores de Desvalorizao o Erros a nvel ortogrfico e de sintaxe; o Vazio de contedo; o Mera transcrio dos textos apresentados; o Aplicao incorrecta de contedos.

A Revoluo Industrial em Inglaterra.

Pg. 140

Razes da prioridade inglesa na Revoluo Industrial; Desenvolvimento dos sectores txtil e metalrgico. Mquina a vapor; desenvolvimento da indstria e melhoria dos transportes; maquinofactura; operrios; desvalorizao do trabalho; cidades desordenadas e poludas.

Progressos tcnicos e alteraes no regime de produo.

Pg. 142

G.2 As Revolues Liberais A revoluo americana.

Pg. 150

Total: 8 pginas.

13 colnias americanas; Boston Tea Party; George Washington; 1776 Declarao da Independncia; Constituio de 1787 (inspirada nos ideais iluministas).

Observaes:
1. Material a utilizar: esferogrfica ou caneta preta ou azul; 2. No permitido o uso de corrector (em caso de engano riscar).

You might also like