You are on page 1of 18

Cognio todo o conjunto de processos que possibilita ao ser humano conhecer, aprender, adquirir a experincia de saber.

. Envolve: Ateno Percepo Memria Raciocnio Juzo Imaginao Pensamento Linguagem

A teoria da assimilao ou da aprendizagem significativa - de David Paul Ausubel. Teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relao ao aprendizado e a estruturao do conhecimento.

O eixo central a aprendizagem significativa, que ele contrasta com a aprendizagem memorstica.

A aprendizagem ser significativa quando o novo material for incorporado s estruturas de conhecimento de um aluno, adquirindo significado a partir de seu conhecimento prvio. Tem lugar quando as novas ideias vo se relacionando de forma no arbitrria e substantiva com as ideias j existentes. Por no-arbitrariedade entende-se que existe uma relao lgica e explcita entre a nova ideia e alguma(s) outra(s) j existente(s) na estrutura cognitiva do indivduo.

Para ser significativa, a aprendizagem precisa ser tambm substantiva, ou seja, uma vez aprendido determinado contedo desta forma, o indivduo conseguir explic-lo com as suas prprias palavras. A substantividade do aprendizado significa que o aprendiz apreendeu o sentido, o significado daquilo que se ensinou, de modo que pode expressar este significado com as mais diversas palavras.

O extremo oposto da aprendizagem significativa a mecnica. Na Aprendizagem Mecnica as novas ideias no se relacionam de forma lgica e clara com nenhuma ideia j existente na estrutura cognitiva do sujeito, mas so decoradas. As novas ideias so armazenadas de forma arbitrria (sem regras), o que no garante flexibilidade no seu uso, nem longevidade.

Como consequncia dessa no flexibilidade (o aprendizado no substantivo), o indivduo no capaz de expressar o novo contedo com linguagem diferente daquela com que este material foi primeiramente aprendido. De fato, ele no aprendeu o significado, o sentido do novo material, mas to somente decorou a sequencia de palavras que o definia. Por conta disso, ele ser incapaz de utilizar este conhecimento em contexto diferente daquele no qual fora primeiramente apresentado a estes conceitos/ ideias.

a) Descoberta: o aluno deve aprender sozinho, deve descobrir algum princpio, relao, lei,... , como pode acontecer na soluo de um problema.

b) Recepo: recebe-se a informao pronta (como em uma aula expositiva) e o trabalho do aluno consiste em atuar ativamente sobre esse material, a fim de relacion-lo a ideias relevantes disponveis em sua estrutura cognitiva.

O objetivo maior do ensino que todas as ideias sejam aprendidas de forma significativa.
Isso porque somente deste jeito que estas novas ideias sero armazenadas por bastante tempo e de maneira estvel. Alm disso, a aprendizagem significativa permite ao aprendiz o uso do novo conceito de forma indita, independentemente do contexto em que este contedo foi primeiramente aprendido.

Aprendizagem significativa por recepo, do tipo que pode ser potencializada em uma aula expositiva preparada para tal, em detrimento da por descoberta. Um dos maiores trabalhos do professor consiste, ento, em auxiliar o aluno a assimilar a estrutura das disciplinas e a reorganizar sua prpria estrutura cognitiva, mediante a aquisio de novos significados que podem gerar conceitos e princpios.

No basta ter-se um material ou uma aula potencialmente significativa, se o aprendiz no possui determinadas ideias que serviro de ncora para a aprendizagem do novo contedo (segundo a estratgia dos organizadores prvios), e/ou se ele no apresenta real interesse em aprender significativamente, ele pode aprender mecanicamente.

Algumas caractersticas de prticas erradas num ensino expositivo so:

a) Uso prematuro de tcnicas verbais puras com crianas imaturas.

b) Apresentao arbitrria de fatos no relacionados e sem uma organizao ou princpios explanatrios. c) Falha ao integrar novas tarefas de aprendizagem com os materiais previamente apresentados.
O uso de procedimentos de avaliao que medem meramente a habilidade de reconhecer fatos ou reproduzir ideias nas mesmas palavras ou num contexto idntico ao que originalmente foi encontrado.

Sua teoria tem influenciado na educao propondo uma abordagem pedaggica que valorize uma aprendizagem construda numa estrutura cognitiva, na interao da informao com o conhecimento prvio do aluno, este, precisa estar com seus conceitos bem estabelecidos para poder agregar as novas ideias e informaes.

Segundo ele, para que ocorra uma eficcia no processo ensino-aprendizagem, preciso que o educando passe por alguns desafios bem elaborados, estes devem estar interligados aos seus conhecimentos prvios atravs de uma mediao pedaggica estratgica, permitindo-o buscar outras fontes e tambm de aprender com os prprios erros e com a troca de conhecimentos entre outros agentes do processo educativo, gerando assim, uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.

Para Ausubel o fator isolado que mais influncia a aprendizagem aquilo que o aluno j sabe. Cabe ao professor identificar isso e ensinar de acordo.

A interveno educativa precisa perceber: Que a ao educativa est condicionada pelo nvel de desenvolvimento dos alunos. A construo da aprendizagem significativa implica a conexo ou vinculao do que o aluno sabe com os conhecimentos novos. Faz-se necessrio modificar os esquemas dos sujeitos,como resultado do aprender significativamente.

No processo de ensino aprendizagem sugerido a participao ativa do sujeito, sua atividade auto-estruturante, o que supe a participao pessoal do aluno na aquisio de conhecimento, de maneira que eles no sejam uma repetio ou cpia dos formulados pelo professor ou pelo livro texto, mas sua reelaborao pessoal.

You might also like