You are on page 1of 3

O que entende por relaes precoces?

So as que se estabelecem, logo aps o nascimento, entre a me e o ser maternante e caracterizam-se pelo estabelecimento de um vinculo entre ambos. O que significa imaturidade do bebe humano? Significa que o recm-nascido no se basta a si prprio, dependendo de um adulto que o alimenta,lhe d afeto, lhe garante a sobrevivncia e cria situaes estimulantes, propcias ao desenvolvimento. Qual a primeira manifestao de sociabilidade na criana? Consiste no primeiro sorriso que dirige me, entre as 3 e 6 semanas. A criana sorri ao rosto e voz humana. O que a vinculao? a tendncia dos bebs permanecerem junto da me nos Primeirostempos de vida, estabelecendo com ela, ou com Um adultode que dependem,laos positivos de afecto. O que o hospitalismo? Designa-se por hospitalismo a sndroma ocorrida em crianas Que sofrem da ausncia da me ou de quem a substitua. Quais as consequencias do hospitalismo? 1-morte precoce 2-n. de doenas superior ao normal. 3- atraso no crescimento 4- atraso no desenvolvimento intelectual 5-dificuldades de relacionamento interpessoal Segundo bowlby, quais sao as perturbaes que podem Ocorrer em crianas que vivem mais de 3 meses Afastados da familia? As crianas podem sofrer de perturbaes que se Desenvolvem em 3 etapas: -desespero -irritao e clera -indiferena e apatia O que significa, segundo bion, continente e contedo? O continente simboliza a me, universo que a criana Habita e da qual retira as primeiras representaes do Mundo. Os contedos so essas representaoes criadas Pela me e que o filho interioriza. Qual o terceiro elemento que aparece na relao mae-filho? o terceiro elemento a sociedade, presentificada pela me nos conceitos, nas regras e nos valores sociais apresentados criana. Define resilincia. a capacidade para enfrentar, vencer e ser fortalecido por experincias adversas. Quais os factores que interferem na resilincia? Optimismo,autoconfiana,conhecimento da Situao,autodominio,empatia,relacionamento.

Impresses-noes criadas espontaneamente no contacto com as Pessoas,que nos fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos No que elas so e nas suas reaces. Categorizao social-construo de quadros conceptuais de apreenso Dos outros com base na semelhana das suas pripriedades. Expectativa- atitude psicoafectiva que, em face de certos indcios , conduz A pessoa a antecipaes em relao a determinadas occorncias sociais. Atitudes-predisposies adquiridas e relativamente estveis que levam As pessoas a reagir de forma positiva ou negativa em relaao a Objectos de natureza social. Componentes da atitude: Elemento intelectual-o que sabemos ou acreditamos saber acerca de algo Elemento compurtamental-o que estamos dispostos a fazer algo em relao a algo elemento emocional-O que sentimos acerca de algo. Representao social-modalidade de conhecimento,socialmente Elaborada e partilhada, com um objectivo prtico e contribuindo Para a constituio de uma realidade comum a um conjunto social. Objectivao-Forma como se organizam os elementos da representao E o percurso que efectuam at exprimirem uma realidade pensada que Tida como natural. Ancoragem-Processo cognitivo que consiste em recorrer a noes conhecidas Para induzir a compreenso de outros conceitos ou outras situaes e agir em Conformidade com eles. Norma social- escala de referncia ou de avaliao que define uma margem de comportamentos,atitudes e opinies, permitidos ou condenveis. Normalizao-estabelecimento de normas sociais com base na influncia Recproca dos membros de um grupo de indviduos hesitantes quanto aos Modos convenientes de pensar e agir.

Conformismo- tendncias das pessoas para aproximarem as suas atitudes e Os seus comportamentos s atitudes e aos comportamentos dos outros Elementos do grupo. Obedincia-tendncia das pessoas para se submeterem a normas e a Instrues definidas e ditadas por outrem e para os cumprir.

You might also like