You are on page 1of 7

SISTEMA CIRCULATRIO MORFOLOGIA PROF TEREZA

INTRODUO O sistema circulatrio constitui-se de 3 componentes inter-relacionados: o corao, o sangue e os vasos sanguneos. Funcionalmente o sistema circulatrio transporta substncias para as clulas do corpo e substncia provenientes das clulas para as regies corporais. A fim de que essas funes sejam executadas, o sangue deve circular por todo o organismo e o corao funciona como uma bomba, para a circulao e os vasos sanguneos servem como meio de transporte desse sangue. O SANGUE O ramo da cincia que estuda o sangue recebe o nome de hematologia. O sangue o nico tecido conjuntivo lquido e tem 3 funes gerais:
1- TRANSPORTE: o sangue transporta oxignio dos pulmes para as

clulas de todas as partes do corpo e o dixido de carbono das clulas para os pulmes. Leva tambm os nutrientes do trato gastrintestinal para as clulas corporais e remove os resduos produzidos por elas para longe. Levas os hormnios produzidos pelas glndulas endcrinas para as clulas do corpo. 2- REGULAO: o sangue ajuda a regular o pH dos lquidos corporais, ajuda a regular a temperatura do corpo e pode influenciar o contedo de gua das clulas. 3- PROTEO: o sangue coagula em resposta a um dano corporal, o que protege contra uma hemorragia. Os glbulos brancos protegem contra doenas, realizando a fagocitose e produzindo anticorpos.

Componentes do sangue O sangue fludo, porm mais denso e viscoso que a gua. Sua temperatura aproximadamente 38 graus Celsius e seu pH levemente alcalino. O sangue constitui cerca de 8 % do peso corporal e o volume mdio de 5 a 6 litros no homem e 4 a 5 litros na mulher. O sangue composto de duas pores: 1- o plasma sanguneo, um lquido que contm substncias dissolvidas, e 2- os elementos figurados, que so as clulas e os fragmentos celulares. No sangue cerca de 45 % so elementos figurados e 55 % plasma. Em geral mais de 99 % dos elementos figurados so constitudos por hemcias ou glbulos vermelhos. As clulas plidas so denominadas glbulos brancos e junto com as plaquetas ocupam menos de 1 % dos elementos figurados. O plasma sanguneo um lquido de colorao amarelada, formado por 91,5 % de gua, 7% de protenas e 1,5 % de solutos no plasmticos. Com relao aos elementos figurados, temos o seguinte: I. Glbulos vermelhos; II. Glbulos brancos A. Leuccitos granulares (neutrfilos, eosinfilos e basfilos) B. Leuccitos agranulares ( linfcitos T, linfcitos B, clulas natural killer e moncitos) III. Plaquetas Formao das clulas sanguneas A medula ssea vermelha o principal stio de produo de clulas sanguneas. um tecido conjuntivo altamente vascularizado e localizado entre as trabculas dos ossos esponjosos. Estmulos hormonais estimulam a produo de clulas sanguneas quando se faz necessrio, tanto das clulas brancas, como das vermelhas. Glbulos vermelhos Tambm chamados de hemcias ou eritrcitos contm a protena transportadora de oxignio, a hemoglobina, um pigmento que d cor avermelhada ao sangue. Essas clulas, quando maduras no possuem ncleo ou organelas e, portanto, no tem capacidade de se dividir, quando h

necessidade de novas clulas, essas devem provir da medula ssea vermelha, como j mencionamos.

Glbulos brancos Essas clulas tambm so chamadas de leuccitos, apresentam ncleo e no possuem hemoglobina. So classificados em granulares e agranulares de acordo com a presena de vesculas em seu citoplasma cheias de substncias qumicas. Sua principal funo atuar na defesa do organismo, uma vez que trabalham para o sistema imune, seja atravs da produo de anticorpos, seja pela destruio de agentes nocivos pela fagocitose.

Plaquetas As plaquetas so estruturas discides, que no contm ncleo, mas contm muitas vesculas. Quando os vasos sanguneos so danificados, as plaquetas ajudam a estancar o sangramento, formando um tampo plaquetrio. Sua vescula contm substncias que provocam a coagulao do sangue.

O CORAO O corao a bomba que propulsiona o sangue atravs dos vasos sanguneos. Est localizado entre os pulmes, num local chamado mediastino na caixa torcica. Aproximadamente 2/3 de sua massa localiza-se o lado esquerdo em relao linha mediana do corpo. O corao tem o tamanho aproximado de uma mo fechada e sua extremidade pontuda recebe o nome de pice, que formado pela ponta do ventrculo esquerdo. A base do corao formada pelos trios (cmaras superiores do corao). Os principais vasos sanguneos entram ou saem do corao por meio dessa base. Todo o corao revestido externamente por uma membrana, chamada pericrdio. A parede do corao composta por 3 camadas: o epicrdio (camada externa), o miocrdio (camada mdia) e o endocrdio ( camada interna). Das 3 camadas, a mais importante o miocrdio, ou msculo cardaco. Esse tecido encontrado unicamente no corao, tendo estrutura e funo especializadas. O miocrdio o responsvel pela funo de bombeamento do corao. As fibras do msculo cardaco so estriadas, de contrao involuntria e ramificadas, e o tecido sta organizado em feixes entrelaados de fibras. Cmaras do corao O corao contm 4 cmaras. As duas superiores so os trios e a duas inferiores so os ventrculos. Entre as paredes dos trios direito e esquerdo existe uma parede divisria denominada septo interatrial. O septo interventricular separa os ventrculos direito e esquerdo. A espessura das paredes das cmaras do miocrdio varia de acordo com o trabalho que cada uma delas faz. Assim as paredes dos trios so finas, quando comparadas s dos ventrculos, porque o trio tem apenas o trabalho de encaminhar o sangue em direo aos ventrculos. J o ventrculo direito bombeia sangue para os pulmes (circulao pulmonar) e o ventrculo esquerdo bombeia sangue para todas as partes do corpo. O ventrculo esquerdo trabalha mais que o direito. Grandes vasos do corao O trio direito recebe o sangue venoso (sangue desoxigenado) proveniente da circulao corporal atravs de 3 veias: 1 veia cava superior; 2

veia cava inferior e o seio coronrio que drena as veias provenientes do corao. Do trio direito o sangue passa para o ventrculo direito e entra no tronco pulmonar que se divide em artrias pulmonares direita e esquerda, cada uma levando sangue para o pulmo correspondente. Nos pulmes o sangue oxigenado e retornar ao corao pelas veias pulmonares, entrando no trio esquerdo. A seguir passa ao ventrculo esquerdo e devolvido ao corpo pela parte ascendente da artria aorta. Valvas do corao Para impedir que haja refluxo na passagem do sangue entre as cmaras cardacas e entre essas e as artrias e veias, o corao tem quatro valvas, compostas de tecido conjuntivo denso. Tais valvas abrem e fecham em resposta s mudanas de presso, quando o corao contrai e relaxa. As valvas atrioventriculares ficam entre os trios e os ventrculos. A valva localizada entre o trio e o ventrculo direitos chamada de tricspide e a localizada entre o trio e ventrculo esquerdo recebe o nome de bicspide ou mitral. Prximo origem do tronco pulmonar existe a valva pulmonar que impede que o sangue retorne dos pulmes para o ventrculo direito e prximo da aorta existe a valva artica que impede o refluxo do sangue dessa artria para o ventrculo esquerdo.

You might also like