You are on page 1of 5

Concordncia Verbal

Concordncia verbal a concordncia do verbo com o sujeito. Ex.: O menino fala. Os meninos falam. Existe pessoa bem-quista. Existem pessoas bem-quistas.

Casos gerais
I Verbo transitivo direto + SE + sujeito paciente = o verbo concorda normalmente com o sujeito. Ex.: Aluga-se automvel e vendem-se bicicletas. SP SP Aqui no se cometem equvocos nem se praticam malabarismos. SP SP Observaes: Se o verbo transitivo direto acompanhado de verbo auxiliar, s este varia. Ex.: No se podem dizer tais coisas a crianas. SP Verbos transitivos diretos e indiretos tambm podem ter sujeito paciente. Ex.: Ontem entregaram-me duas dzias de rosas pelo meu aniversrio. SP Verbo apenas transitivo indireto, como no pode ter sujeito paciente, fica sempre invarivel. Ex.: Precisa-se de dois atendentes com experincia.
objeto indireto

II Um milho, um bilho, um trilho, etc. exigem o verbo no singular, como nomes coletivos que so. Ex.: O engenheiro me disse que um milho de reais pouco para concluir tamanho projeto. Um bilho de pessoas vive na China. Observaes: Usada a conjuno, seguida de nmero determinado e inteiro, temos: O engenheiro me disse que um milho e trezentos mil reais so poucos para concluir tamanho projeto.

Um bilho e trezentas mil pessoas vivem na China. Se a conjuno no seguida de nmero determinado e inteiro, temos: O engenheiro me disse que um milho e meio de reais pouco para concluir tamanho projeto. Um bilho e pouco de pessoas vive na China. Muitos usam o verbo no plural com milho, bilho, trilho, levando em considerao a ideia que tais nomes representam, sem atentarem para o nmero em que se encontram (singular). Um nome coletivo apenas d ideia de pluralidade, sem necessariamente estar no plural. Ex.: A frota est estrategicamente posicionada. A manada passou furiosa. Tonelada, tambm nome coletivo, exige verbo no singular: Uma tonelada de peixes foi vendida no ano passado. Se no sujeito aparece a conjuno e, no seguida de nmero determinado e inteiro, o verbo continua no singular: Uma tonelada e pouco de peixes foi vendida no ano passado. Se os nmeros so determinados e inteiros, porm, o verbo no plural obrigatrio: Uma tonelada e duzentos quilos de peixes foram vendidos no ano passado. III Quando um nome coletivo seguido de complemento no plural antecede o pronome relativo que, faculta-se a concordncia (com o coletivo ou com o complemento). Ex.: Eu percebi a srie de irregularidades que aconteceu (ou aconteceram) ali. A visita presenciou o monte de asneiras que foi dito (ou foram ditas) na reunio. IV Coletivos primitivos (a maioria de, grande parte de, bom nmero de, metade de, etc.) seguidos de nome no plural, deixam o verbo no singular (concordando com eles), ou vo ao plural (concordando com o nome posposto a eles). Ex.: A maioria de ns soube/soubemos sobre o acontecido. Metade das comidas j acabou/acabaram. A maior parte dos peixes est preparada/esto preparados. Grande nmero de pessoas que comeu/comeram naquele restaurante passou/passaram mal.

V Nmeros percentuais e fracionrios exigem concordncia normal. Ex.: Vinte e sete por cento dos aposentados esto com dvidas no comrcio. Suj. Dois teros da cidade sofreram com as inundaes; um tero est a salvo. Suj. Suj. Observao: Os percentuais tambm admitem a concordncia irregular ou figurada, isto , a concordncia com o nome que se lhes segue. Ex.: Vinte e sete por cento do eleitorado paulista est em dvida. singular Dois teros da cidade sofreu com as inundaes; um tero est a salvo. Singular Se o nmero percentual vem determinado por artigo ou por pronome adjetivo, faz-se com eles a concordncia. Os dois teros da cidade afetados sero priorizados. Observe, agora, estas concordncias, com nmeros inteiros e fracionrios: O 1,36 kg de presunto que comprei estava estragado. Meu 1,99 kg de queijo desapareceu da geladeira. Os 36g de presunto que comprei estavam estragados. Meus 99g de queijo desapareceram da geladeira. Seu 1,90m no lhe permitia tanta agilidade. Seus 90cm no impunham respeito a ningum. VI Um + substantivo + que exigem o verbo na terceira pessoa do singular, a exemplo de o primeiro que, o nico que. Ex.: Sou um homem que acredita em Deus. Sempre fui uma pessoa que cumpriu o seu dever. Sou o ltimo que chega e o primeiro que fala. Fui o nico que manteve a calma. VII O verbo concorda com o numeral que acompanha expresses como mais de, menos de, cerca de, perto de, etc. Ex.: Mais de uma mensagem por minuto chegava at a empresa. Menos de cinquenta pessoas participaram do evento. Cerca de oitocentos animais foram encontrados no cativeiro.

Observao: Mais de um s exige o plural quando o verbo exprime reciprocidade de ao ou, ento, quando se lhe segue um coletivo com adjunto. Ex.: Mais de um jogador se cumprimentaram aps o jogo. Mais de um cardume de piranhas nos atacaram. VIII A expresso um dos que exige, no portugus contemporneo, o verbo OBRIGATORIAMENTE no plural. Ex.: Sinh Vitria foi uma das que mais se preocuparam, mas uma das que menos realizaram algo concreto. Santo Estevo foi um dos que morreram martirizados. Observe que a expresso de sentido contrrio, nenhum dos que ou nem um dos que, no aceita o verbo no singular. Ex.: Nenhum dos que se elegeram poltico experiente. Nem uma das que me escreveram recebeu resposta. Observao: O uso do verbo no singular com expresso pura e simples um dos que reiteramos , na lngua moderna, absolutamente inaceitvel. Quando tal expresso for entremeada de substantivo, o verbo pode: Ficar no singular obrigatoriamente. Ex.: O Tiet um dos rios paulistas que atravessa o Estado de So Paulo. Nesse caso, o uso do singular de rigor, porque o verbo se refere a um s ser, e no a mais do que um: dos rios paulistas, o Tiet um que atravessa o Estado de So Paulo; alis, o nico, j que no existe outro que o faa. Outro exemplo: O Sol um dos astros que d luz e calor Terra. Tambm aqui s cabe o uso do verbo no singular, porque a referncia verbal se faz a um s ser: dos astros, o Sol um (o nico) que d luz e calor Terra; nenhum outro astro o faz. Ir ao plural. Ex.: O Tiet um dos rios paulistas que esto poludos. A cabe o uso do plural, porque a referncia do plural se faz a dois ou mais seres, e no apenas a um; dos rios paulistas que esto poludos, o Tiet um deles, no o nico. Outro exemplo:

O Sol um dos astros que possuem luz prpria. H outros astros que possuem luz prpria, e no apenas o Sol; da o uso do plural. Ficar no singular, ou ir ao plural, dependendo do sentido que se queira dar frase. Ex.: Lusa foi uma das mulheres que mais me amou/amaram. O verbo ficar no singular se, das mulheres, Lusa foi uma que mais me amou; se, porm das mulheres que mais me amaram, Lusa foi apenas uma, o verbo ir ao plural. Este um caso, como se v, opinativo. Outro exemplo: Zico foi um dos maiores craques que existiu no mundo. Essa uma frase tpica de torcedor apaixonado. Aquele que no se deixa levar pela paixo constri: Zico foi um dos maiores craques que existiram no mundo. IX Com sujeito composto, quando aparecem entre os sujeitos as palavras como, menos, exceto ou as expresses bem como, assim como, tanto quanto ou equivalentes = o verbo concorda com o primeiro elemento. Ex.: Vocs, como eu, gostam de praia Todos, menos tu, aplaudiram. A vida, bem como a matria e a energia, sempre existiu. Juara e o marido, assim como ns, vivem bem. A msica, tanto quanto a matemtica e a qumica, conseguiu superar as barreiras culturais e lingusticas entre os povos. X Sujeitos ligados por no s... mas tambm, tanto... como ou equivalentes = verbo no plural. Ex.: No s a me, mas tambm a filha precisam de ajuda. Tanto a me quanto a filha choraram.

You might also like