You are on page 1of 14

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Dica para passar na prova de digitao


Vrios concursos tm na 2 fase a prova de digitao que dependo da banca eliminatria ou classificatria onde dependo do critrio ira jogar a sua classificao l para baixo. O que fazer para passar ? Siga as seguintes instrues e boa sorte na prova. A dica o seguinte: a) Entre no Word digite um texto o mais rpido possvel, procurando no errar e obedecendo o nmero de caracteres dentro do tempo que est descrito no edital; b) Na maioria dos editais est assim: " ... copie o texto...", uma armadilha, o que quer dizer , formate o texto exatamente igual ao que ser entregue no dia da prova, ou seja, fonte, tamanho, alinhamento, espaamento (entre linhas, entre pargrafos), negrito, itlico, sublinhado, margem e pargrafo. Entre no menu Formatar do Word e pratique no texto que voc digitou o mais rpido possvel. Se no edital estiver descrito o que ser pedido na formatao do texto, ento s pratique esses conceitos. c) Caso no esteja conseguindo, ento fazer um curso de digitao e formatao, cuidado a maioria desses cursos normalmente passa muito rpido o assunto formatao, exija uma explicao mais aprofundada e pratique tudo na mquina ate que formatao no seja mais problema, pois na prova voc ter alguns minutos, para formatar o texto que voc digitou, claro se conseguir fazer dentro do tempo determinado. Ateno: O tempo est correndo contra voc, comece a praticar agora, independente da lista de aprovados para segunda face do concurso. No coloque tudo a perder. Grata Profa ANA de Informtica (profanadeinformatica@lfg.com.br) BLOG: http://profanadeinformatica.blogspot.com
DICA: Copie as mensagens publicadas p/ seu disco rgido, um bom material p/ estudo, escolhi as perguntas que o examinador faria na prova p/ vc., atravs do procedimento: posicione o ponteiro do mouse no inicio do texto que se quer copiar, aperte o boto da esquerda, arraste o ponteiro at onde quer; Ctrl C (copiar) e Ctrl V (colar) em um editor de texto. No esquea de salvar.

LIVROS: Questes Comentadas (AFRF/2005, TRF/2005, TCM SP/2006, ICMS SP/2006, ICMS PB/2006, ICMS MT SUL/2006,
BANCO DO BRASIL SP/2006, BANCO DO BRASIL DF/2006, BANCO DO BRASIL MS MT e TO/2006, CAIXA ECONOMICA FEDERAL/2006, TRE SP/2006, AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/2006, IBGE/2006, TRANSPETRO/2006). RESUMO da Informtica para Concurso Publico (Fundamentos: CPU, MEMORIAS, UC, ULA, PERIFERICOS, etc; Arquitetura de Mquina: ISA, PCI, VESA, DUAL CORE, FX, CHIPSET, etc; Comunicao de Dados: VoIP, PROTOCOLOS, OSI, TCP/IP, X.25, ATM, RM/OSI, ICANN, etc; Redes: INTERNET, EXTRANET, INTRANET, WI-FI, etc; Topologia de Rede: TOKEN-RING, DISTRIBUIDA, BARRAMENTO, etc; Segurana de Rede: ASSINATURA DIGITAL, FIREWALL, PHISHING, RSA, SYN FLOODING, IP SPOOFING , etc; Tecnologias Novas: ADLS, BLUETOOTH, HDTV, GSM, GPRS, TDMA, CDMA, etc; Banco de Dados: SQL, MODELO RELACIONAL, HIERARQUICA, ORIENTADO OBJETO, MER, DATAWAREHOUSE etc; Tecnologia de Analise: ANALISE ESTRUTURADA E OO; ENGENHARIA DE SOFTWARE, UML, CASE, RUP, ERP, CMM, PSP, SPICE, COBIT, CRM, PERT/COM, ITIL, etc; Ferramentas de Analise e Banco de Dados: DFD, DD, FLUXOGRAMA, PORTUGUS ESTRUTURADO, TABELA DE DECISO, RVORE DE DECISO, NORMALIZAO, TOP-DOWN, DER, DIAGRAMAS da UML, etc; Programas Comerciais: WINDOWS, WORD, EXCEL, OUTLOOK, INTERNET EXPLORER, POWER POINT, ACCESS, ATALHOS, etc; Programas Livres: UNIX, LINUXKURUMIM, BR OFFICE, etc; Apndice: Vista e OFFICE/2007; Glossrio de Termos Tcnicos: DLL, Fast BOOT, GUI, MIME, OLE, XML, etc.)

Curso de Informtica

Pgina 1

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Os Sertes. Nota preliminar


Escrito nos raros intervalos de folga de uma carreira fatigante, este livro, que a princpio se resumia histria da Campanha de Canudos, perdeu toda a atualidade, remorada a sua publicao em virtude de causas que temos por escusado apontar. Demos lhe, por isto, outra feio, tomando apenas variante de assunto geral o tema, a princpio dominante, que o sugeriu. Intentamos esboar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traos atuais mais expressivos das sub-raas sertanejas do Brasil. E fazmo-lo porque a sua instabilidade de complexos de fatores mltiplos e diversamente combinados, aliada s vicissitudes histricas e deplorvel situao mental em que jazem, as tomam talvez efmeras, destinadas a prximo desaparecimento ante as exigncias crescentes da civilizao e a concorrncia material intensiva das correntes migratrias que comeam a invadir profundamente a nossa terra. O jaguno destemeroso, o tabaru ingnuo e o caipira simplrio sero em breve tipos relegados s tradies evanescentes, ou extintas. Primeiros efeitos de variados cruzamentos, destinavam-se talvez formao dos princpios imediatos de uma grande raa. Faltou-lhes, porm, uma situao de parada, o equilbrio, que Ihes no permite mais a velocidade adquirida pela marcha dos povos neste sculo. Retardatrios hoje, amanh se extinguiro de todo. A civilizao avanar nos sertes impelida por essa implacvel "fora motriz da Histria" que Gumplowicz, maior do que Hobbes, lobrigou, num lance genial, no esmagamento inevitvel das raas fracas pelas raas fortes. A campanha de Canudos tem por isto a significao inegvel de um primeiro assalto, em luta talvez longa. Nem enfraquece o asserto o termo-la realizado ns filhos do mesmo solo, porque, etnologicamente indefinidos, sem tradies nacionais uniformes, vivendo parasitariamente beira do Atlntico, dos princpios civilizadores elaborados na Europa, e armados pela indstria alem tivemos na ao um papel singular de mercenrios inconscientes. Alm disto, mal unidos queles extraordinrios patrcios pelo solo em parte desconhecido, deles de todo nos separa uma coordenada histrica o tempo. Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significao integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo. E tanto quanto o permitir a firmeza do nosso esprito faamos jus ao admirvel conceito de Taine sobre o narrador sincero que encara a Histria como ela merece:
il s irrite contre les demi vrits que sont des demi faussets, contre les auteurs qui naltrent ni une date, ni une gnalogie, mais dnaturent les sentiments et les moeurs, qui gardent le dessin des vnements et en changent la couleur, qui copient les faits et dfigurent l'me; il veut sentir en barbare, parmi les barbares, et, parmi les anciens, en ancien. "

Euclides da Cunha. So Paulo, 1901

Curso de Informtica

Pgina 2

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Como o texto ficaria digitado no WORD.

Curso de Informtica

Pgina 3

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito FONTE.


Original

Alterado

Curso de Informtica

Pgina 4

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito TAMANHO.


Original

Alterado

Curso de Informtica

Pgina 5

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito ALINHAMENTO.

Justificar

Centralizar

Curso de Informtica

Pgina 6

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Esquerda

Direita

Curso de Informtica

Pgina 7

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito ESPAAMENTO.


Original

Entre LINHAS

Entre PARGRAFOS

Curso de Informtica

Pgina 8

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito NEGRITO, ITLICO, SUBLINHADO.

Original

Negrito

Curso de Informtica

Pgina 9

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Itlico

Sublinhado

Curso de Informtica

Pgina 10

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito MARGEM


Original

Margem Esquerda e Direita

Margem Superior e Inferior

Curso de Informtica

Pgina 11

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Vamos aplicar em parte do texto o efeito TABULAO


Original

Tabulao na Primeira Linha

Tabulao Deslocamento

Curso de Informtica

Pgina 12

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

Editais recentes, que tem 2 fase Prova de Digitao


TJ-SP
V - DO JULGAMENTO DA PROVA PRTICA DE DIGITAO 1. A prova prtica de digitao constar de

cpia de texto impresso,

com

aproximadamente 1.750

caracteres,

em microcomputador do tipo PC com processador Pentium, utilizando-se de software especfico para uso na

prova, em ambiente grfico Microsoft Windows e teclado com configuraes ABNT 2. 2. A prova ser avaliada quanto produo e aos erros. 2.1. Os erros sero observados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), comparando-se com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergncia com o texto original. 2.2. Para cada erro cometido sero descontados 0,05 pontos. 2.3. A nota do candidato nesta prova ser calculada segundo a frmula: Nota = 10 (erros x 0,05). 3. Em princpio, a nota 10 ser atribuda transcrio integral do texto, sem erros, em no mximo 12 minutos. 3.1. Caso o candidato termine a digitao antes de se esgotarem os 12 minutos, dever aguardar sem iniciar uma nova digitao. 3.2. A produo extra ser considerada como erro. 4. A prova prtica de digitao ter carter eliminatrio, considerando habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 5. 4.1. O candidato no habilitado ser excludo do Concurso.

CMARA MUNICIPAL DE SO PAULO


2. A avaliao incidir sobre a demonstrao prtica dos conhecimentos e habilidades na execuo das atividades relativas ao cargo. 2.1. Para o cargo de TCNICO ADMINISTRATIVO: 2.1.1. A prova prtica constar de duas atividades (formatao e digitao), a ser realizada da seguinte forma: 2.1.1.1. Formatao de um texto, de acordo com as instrues a serem dadas quando da aplicao da prova, e que ser pontuada de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos. Sero observados os erros cometidos nos seguintes itens: fonte, tamanho, alinhamento, espaamento (entre linhas, entre pargrafos), negrito, itlico, sublinhado, margem, pargrafo. Para cada ocorrncia de erro de formatao sero descontados 2 (dois) pontos. 2.1.1.2. O tempo previsto para a formatao ser de 5 (cinco) minutos. 2.1.2. Digitao de um texto, que constar de

cpia de texto impresso,

com

aproximadamente 1.800

caracteres,

em microcomputador do tipo PC com processador Pentium, utilizando-se de software especfico para uso na

prova, em ambiente grfico Microsoft Windows e teclado com configuraes ABNT 2. 2.1.2.1. A prova ser avaliada quanto produo e aos erros. Os erros de digitao sero observados caractere a caractere, comparando-se com o texto original, considerando-se erro de digitao, toda e qualquer divergncia com o texto original. 2.1.2.2. Para cada erro cometido sero descontados 0,28 pontos. A nota final de digitao do candidato ser calculada segundo a frmula: Nota de digitao = 80 (erros x 0,28). 2.1.2.3. A nota 80 (oitenta) ser atribuda transcrio integral do texto, sem erros, em no mximo 11 minutos. 2.1.2.4. Caso o candidato termine a digitao antes de se esgotarem os 11 minutos, dever aguardar sem iniciar uma nova digitao. A produo extra ser considerada como erro. 2.1.3. Ser considerado habilitado o candidato que obtiver, no mnimo, 50 (cinqenta) pontos na somatria das notas das duas partes da prova prtica (formatao/digitao), observado o item 2 deste Captulo.

Curso de Informtica

Pgina 13

Material de Apoio de Informtica - Prof (a) Ana Lucia

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO


4. A prova prtica constar de duas atividades (formatao e digitao), a ser realizada da seguinte forma: 4.1 Formatao do documento, de acordo com as instrues a serem dadas quando da aplicao da prova, que ser pontuada de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos. 4.1.1 Sero observados os erros cometidos nos seguintes itens:

fonte, tamanho, alinhamento, espaamento (entre linhas, entre pargrafos), negrito, itlico, sublinhado, margem, pargrafo. Para cada
4.2. A Digitao constar de

ocorrncia de erro de formatao sero descontados 2 (dois) pontos. 4.1.2 O tempo previsto para a formatao ser de 2 (dois) minutos.

cpia de texto impresso, em microcomputador do tipo PC com processador Pentium ou similar, software editor de texto Microsoft Word, em ambiente grfico Microsoft Windows e teclado com configuraes ABNT 2.
4.2.1 A Digitao ser avaliada quanto produo e erros (nmero e tipos de erros cometidos na transcrio). 4.2.2 Em princpio, a nota 80 (oitenta) ser atribuda transcrio sem erros, em que o candidato tenha produzido, no mnimo, 780 (setecentos e oitenta) toques lquidos em 6 (seis) minutos, ou seja, 130 (cento e trinta) toques lquidos por minuto, conforme a tabela abaixo:

4.2.3 Os toques lquidos sero calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o nmero de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos, segundo a frmula: onde: TL: toques lquidos por minuto TB: toques brutos ERROS: descontos por erros cometidos 4.2.4. Os toques brutos correspondem totalizao do nmero de toques dado pelo candidato, incluindo vrgulas, espaos, pontos e mudanas de pargrafo. 4.2.5. Os erros sero observados toque a toque, comparando-se o texto original, considerando-se 1 (um) erro cada uma das seguintes ocorrncias: - inverso de letras; omisso e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicao de letras; - falta de espao entre palavras; espao a mais entre palavras ou letras; - falta ou uso indevido de maisculas; - tabulao desigual; falta de tabulao e colocao de tabulao onde no existe. 5. A prova prtica ser avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 80 (oitenta) pontos de digitao e 20 (vinte) pontos de formatao. Ser considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqenta) pontos e que tiver alcanado, no mnimo, 40 (quarenta) pontos em digitao e 10 (dez) pontos em formatao. 6. Obedecidos os critrios de avaliao, aos candidatos habilitados ser atribuda nota 100 (cem) e aos no habilitados ser atribuda nota 0 (zero). 7. O candidato no habilitado ser excludo do Concurso.

Curso de Informtica

Pgina 14

You might also like