You are on page 1of 40

LITERATURA

Raphael Haussman

PS-MODERNISMO (1930 1945) Poesia

Abaporu, Tarsila do Amaral, 1928. leo sobre tela.

Abaporu uma das principais obras de Tarsila do Amaral (1886-1973). A inteno de Tarsila era presentear seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Acabou sendo o marco inicial de sua fase antropofgica. Em tupi-guarani, abaporu significa "homem que come" e a obra inspirou no apenas seu marido na poca, mas toda uma gerao de modernistas preocupados em absorver as novas tendncias europias, transformando-as em algo bem brasileiro. O movimento queria "modernizar" a cultura, transpor novos horizontes e apresentar novas formas em todas as artes. Influenciados por uma nova esttica europia, buscaram seus temas em nossas razes, em nosso clima e no estilo de vida dos brasileiros.

DISTRIBUIO DE PORES DE SOPA EM NOVA YORK APS A CRISE DE 1929.

No perodo entre guerras as moradores dos Estados Unidos passaram por uma de suas maiores crises aps a queda da bolsa de Nova York em 1929. A crise financeira alastrou-se para o restante do mundo, inclusive no Brasil, onde, o governo de Washington Luis se viu obrigado a comprar sacas de caf para que os fazendeiros no perdessem seus investimentos. No mesmo ano, Washington Luis seria deposto por Getulio Vargas, apoiado por grande parte da populao brasileira.

CENRIO NACIONAL
1930: Julio Prestes, candidato do Partido Republicano Paulista (PRP) e eleito presidente da Republica com posse prevista para o ano seguinte. O resultado da eleio, porem, foi bastante desequilibrado, j que seu oponente, Getulio Vargas, obteve apoio expressivo, sobretudo nos esta-dos do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Revoluo de 1930: depe Prestes eleva Getulio ao poder. Estado Novo (1937/1945): Vargas aborta o processo democrtico da eleio presidencial, dando um golpe de estado que instaurou uma ditadura por ele liderada a qual o manteve no poder por oito anos.

Campo de Vasco da Gama, Rio de Janeiro, 1 de maio de 1942. O dia do Trabalho era comemorado a exausto no perodo do governo de Getulio Vargas. Em manifestao de apoio a Vargas, trabalhadores seguram faixa com os dizeres: " Getlio Vargas, creador da grande siderurgia" e "Volta Redonda dar ao ao Brasil".

CENRIO INTERNACIONAL
Insatisfao profunda entre os paises considerados derrotados na I Guerra Mundial: ustria, Hungria, Bulgria, Turquia e, sobretudo, Alemanha.
Tratado de Versalhes: proibia a Alemanha de fabricar armas, de dispor de fora area, devendo manter seu efetivo de militares em no mximo 100 mil homens. Alm disso deveria ceder territrios a Frana, bem como o direito de explorao de minas e de colnias a paises como a Inglaterra e Blgica, entre outras decises.

A Alemanha, contrariando as disposies do Tratado, adensava seu poderio blico.


Os Estados Unidos recusam-se a acatar o Tratado de Versalhes uma vez que ele fora assinado pelo presidente estadunidense sem a ratificao do senado. 1922/1943: Fascismo de Benito Mussolini, na Itlia. 1933: Adolph Hitler chega ao poder na Alemanha e no ano seguinte se autointitula Fhrer ("lder"). Proclama a superioridade da "raa" ariana e inicia a perseguio aos judeus, deficientes fsicos, homossexuais, ciganos e negros. 1939: Hitler abandona a Liga das Naes, invade a Polnia dando incio a II Guerra Mundial.

Discurso de Mussolini, Il Duce, na praa da Catedral de Milo. Lder do fascismo italiano, Benito Mussolini (1883-1945) comandou o governo do pas entre 1922 e 1943. No regime fascista os interesses da nao e dos nascidos no pas esto acima de todos os outros. Violncia e censura so armas usadas pelos governantes para suprimir a oposio poltica.

CABE LEMBRAR
importante lembrar que os autores vanguardistas da Gerao anterior continuavam vivos e atuantes, cada um deles seguindo seu prprio trajeto literrio, comungando ou no com os novos rumos da poesia. Os novatos, por meios e caminhos diferentes, deram continuidade ao trabalho de seus antecessores, fortalecendo a poesia brasileira tanto no que ela tem de prprio, quanta no de universal.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (1902-1987)

Aos 18 anos mudou-se/ para Belo Horizonte com a famlia e, no ano seguinte, fez amizade com jovens bomios: Pedro Nava, Abgar Renault,Emlio Moura, Alberto Campos, Joo Alphonsus, entre outros, com os quais lanou o Modernismo em Minas Gerais, trs anos depois. Em 1924, escreveu uma carta a Manuel Bandeira, confessando admirao pela obra do poeta. No mesmo ano, com o grupo de intelectuais mineiros, recebeu os modernistas de So Paulo e Rio de Janeiro: Mrio e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o francs Blaise Cendras. A partir desse episdio, manteve correspondncia com Mrio at a morte deste. No ano seguinte, casou-se com Dolores Dutra de Morais e concluiu o curso de Farmcia. Como no se adaptava na profisso, nem s atividades como fazendeiro, passou a lecionar Portugus e Geografia. Mais tarde retornou a Belo Horizonte e chegou a redator-chefe do jornal Dirio de Minas. Em 1928, ano do nascimento de sua filha Maria Julieta, publicou na Revista de Antropofagia o poema No Meio do Caminho, que causou muita polmica, por causa das inovaes formais e da tcnica de reiterao.
Aos 32 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como chefe de gabinete do ministro da Educao e Sade Pblica Gustavo Capanema. Aposentou-se do funcionalismo aos 60 anos, da crnica aos 82, mas jamais abandonou a poesia. Em 5 de agosto de 1987, sua nica filha morreu em decorrncia de um cncer, e o poeta, no suportando a perda, faleceu no Rio de Janeiro, 12 dias depois, deixando algumas obras inditas.

E o hbito de sofrer, que tanto me diverte, doce herana itabirana.


Nascido em Itabira do Mto Dentro, estado de Minas Gerais, no ano de 1902, Carlos Drummond de Andrade, filho de pequeno fazendeiro, cursou o primrio na cidade natal, o ginsio e o colgio, entre Itabira, Belo Horizonte e Nova Friburgo.

O POETA GAUCHE
Carlos Drummond de Andrade foi essencialmente um poeta. Como cronista, h outros que a ele se equiparam; mas como poeta, alm de Joo Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, nenhum h em terras brasileiras. Comeou a publicar aos 28 anos, num total de 56 de atividade potica. O melhor de sua produo concentra-se em seus dez primeiros livros. Era um autor com rara conscincia do ofcio, mestre inequvoco na forma e no contedo PRINCIPAIS OBRAS
As Impurezas do Branco (1973) Alguma Poesia (1930) Menino Antigo (Boitempo II) (1973) Brejo das Almas (1934) Discurso de Primavera e Algumas Sentimento do Mundo (1940) Sombras (1977) Jos, publicado em Poesias (1942), A Paixo Medida (1980) e em Jos & Outros (1967) Nova Reunio, (1983 reune 19 livros) A Rosa do Povo (1945) Corpo (1984) Novos Poemas (1948) Amar se Aprende Amando (1985) Claro Enigma (1951) Poesia Errante (1988) Fazendeiro do Ar (1954) O Amor Natural (1992) A Vida Passada a Limpo (1955) Farewell (1996) Lio de Coisas (1962) Boitempo & A Falta que Ama (1968) Reunio (1969 - compilao de dez livros acima)

Capa do livro alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade, 1930.


A primeira publicao de Drummond um dos marcos iniciais da segunda fase do Modernismo brasileiro.

O FAZER POTICA NA OPINIO DO AUTOR


Quando solicitaram a Carlos Drummond de Andrade uma autobiografia para prefaciar um de seus livros, afirmou: Entendo que poesia e negcio de grande responsabilidade, e no considero honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje par dor-de-cotovelo, falta de dinheiro ou momentnea tomada de cantata com as foras lricas do mundo, sem se entregar aos trabalhos cotidianos e secretos da tcnica, da leitura, da contemplao e mesmo da ao. At as poetas se armam, e um poeta desarmado e, mesmo, um ser a merc de inspiraes fceis, dcil as modas e compromissos.

A POESIA DRUMMOND EM QUATRO MOMENTOS


Convencionou-se dividir a poesia do autor em quatro fases: 1) Poemas mais apegados as influncias da Gerao de 22: versos brancos e livres, prosasmo,
coloquialismo, humor; predomnio do "eu". Alguma Poesia e Brejo das Almas.

2) Poemas com predomnio de temas sociais, como o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial; linguagem um pouco mais clssica, Sentimento do Mundo, Jos e A Rosa do Povo 3) Poemas com temas sociais e individuais; rene versos rimados e metrificados, com outros em versos brancos e livres; questionamento do sentido da vida e das coisas, antteses, paradoxos e contradies. Novas Poemas, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar e A Vida Passada a Limpo. 4) Poemas cujos temas sintetizam as fases anteriores; ocorre a retomada do humorismo da primeira fase; experimentos formais que incluem o Concretismo. Lio de Coisas.
Existe ainda uma quinta, desenvolvida a partir da dcada de 1970. Nas ltimas obras, Drummond cultivou a memria, os amigos, o amor por Lgia Fernandes, e seguiu com o questionamento da vida, dos homens e de si mesmo, mas tambm apresentou uma novidade: um livro de poemas erticos: O amor Natural.

DRUMMOND POR DRUMMOND


Em 1962, foi convidado a organizar uma antologia de sua prpria obra e resolveu dividi-la em nove sees, ou temas recorrentes:
1) Um eu to do retorcido - Rene poemas que tem como tema a indiv-duo, a "eu". Em sua personalidade de tmido hipersensvel busca situar-se como indivduo e solucionar suas contradies. A complexidade do "eu" e expressa pelos termos "retorcido", "torto", "curvo", todos muito frequentes em sua poesia. 2) Uma provncia: esta - Abrange poemas que abordam a terra natal, Itabira. Par meio da poesia, resgata a espao da infncia e adolescncia, ao evocar a vida montona e feliz da provncia: as praas, as igrejas, as mas poeirentas, as fazendas, os carros de boi, as figuras que povoavam esse mundo.
3) A famlia que me dei - Compreende poemas que tem como tema a famlia. A terra natal, a recuperao da famlia patriarcal, do passado parecem-lhe fundamental para a compreenso do presente. A relao familiar revela-se tensa, mas o elo de sangue e a amor se harmonizam invariavelmente em compreenso, ainda que tardia.

Capa do livro A Rosa do Povo, Carlos Drummond de Andrade, 1945.


Considerado um dos maiores clssicos de Drummond, A Rosa do Povo trata da relao do individuo com o mundo, as injustias, as iniquidades e os desajustes.

DRUMMOND POR DRUMMOND


4) Cantar de amigos - Rene poemas cujos amigos so homenageados; referem-se tanto a figuras que a poeta realmente conheceu, como Mrio de Andrade e Manuel Bandeira, par exemplo, quanta a personalidades que ele admirava a distancia, como Fernando Pessoa, Charles Chaplin, entre outros. 5) Amar-amaro - Abarca poemas cuja temtica e uma das mais impor-tantes do autor: O choque social, o atrito entre o "eu" e o mundo. As iniquidades, as injustias e os desajustes do mundo provocam dor e revolta vazadas em versos sociais de grande expresso. 6) Uma, duas argolinhas - Rene poemas sobre a descoberta amorosa. a poeta v o amor, sempre vinculado ao desejo sexual, como algo de que no se pode fugir: o amor sequestra, domina, desequilibra, causa desassossego. Drummond apresenta uma dimenso trgica do amor, ou banaliza esse sentimento, numa tentativa de neutraliz-lo. 7) Poesia contemplada - Abrange poemas em que o prprio fazer potico e tema da poesia em um processo de metalinguagem. Para Drum-mond a poesia pode ser a chave para explicar o vazio, o impondervel da vida. 8) Na praa de convites - Compreende os experimentos formais, os jogos ldicos com a palavra. Em suas incansveis pesquisas do trabalho potico, Drummond se dedicou a alguns trabalhos ligados ao Concretismo. 9) Tentativa de explorao e de interpretao do estar no mundo - Abrange poemas que procuram expressar uma viso, ou tentativa de existncia. Drummond sempre foi um poeta perplexo diante do mundo e de suas contradies. Em inmeros poemas busca um senti-do para a precariedade da vida.

Cena do filme O Grande Ditador realizado por Charles Chaplin, em 1940. Admirado por Drummond, Chaplin foi um artista de cinema completo. Dirigiu, atuou, escre-veu, produziu e divulgou seus filmes. Em seu primeiro filme com som, O Grande Ditador, faz critica a sociedade imaginada por Adolf Hitler em plena ascen-so dos nazistas durante a II Guerra Mundial. Considerado gnio do cinema, seus filmes so clssicos encantando ate os dias de hoje com seu humor e tratando de temas que perma-necem atuais.

Bispo alemo visita o "Hall dos Nomes" no Memorial do Yad Vashem, dedicado as vtimas do Holocausto onde 6

milhes de judeus
foram mortos pelo nazismo durante a II Guerra Mundial.

Cidade de Nagasaki, no Japo, em runas aps bombardeio atmico, outubro de 1945. Marco do fim da II Guerra Mundial, a bomba atmica lanada pelos norte-americanos em 9 de agosto de 1945 na cidade japonesa deixou mais de 30 mil mortos. No entanto, a quantidade de pessoas que sofreram com efeitos da radiao e incontvel. Poucos dias antes, a cidade de Hiroshima tambm fora bombardeada.

Resduo

De tudo ficou um pouco. Do meu medo. Do teu asco. Dos gritos gagos. Da rosa ficou um pouco. Picou um pouco de luz captada no chapu. Nos olhos do rufio de ternura ficou um pouco (muito pouco). Pouco ficou deste p de que teu branco sapato se cobriu. Picaram poucas roupas, poucos vus rotos pouco, pouco, muito pouco. Mas de tudo fica um pouco. Da ponte bombardeada, de duas folhas de grama, do maro - vazio - de cigarros, ficou um pouco. Pais de tudo fica um pouco. Pica um pouco de teu queixo no queixo de tua filha. De teu spero silncio um pouco ficou, um pouco nos muros zangados, nas folhas, mudas, que sobem. Picou um pouco de tudo no pires de porcelana,

drago partido, flor branca, ficou um pouco de ruga na vossa testa, retrato. Se de tudo fica um pouco, mas por que no fica ria um pouco de mim? no trem que leva ao norte, no barco, nos anncios de jornal, um pouco de mim em Londres, um pouco de mim algures? na consoante? no poo? Um pouco fica oscilando embocadura dos rios e os peixes no a evitam, um pouco: no esta nos livros. De tudo fica um pouco. No muito: de uma torneira pinga esta gota absurda, meio sal e meio lcool, salta esta perna de r, este vidro de relgio partido em mil esperanas, este pescoo de cisne, este segredo infantil... De tudo ficou um pouco: de mim; de ti; de Abelardo. Cabelo na minha manga, de tudo ficou um pouco; vento nas orelhas minhas,

simplrio arroto, gemido de vscera inconformada, e minsculos artefatos: campnula, alvolo, cpsula de revolver... de aspirina. De tudo ficou um pouco. E de tudo fica um pouco. Oh abre as vidros de loo e abafa o insuportvel mau cheiro da memria. Mas de tudo, terrvel, fica um pouco, e sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e as ventos e sob as pontes e sob as tneis e sob as labaredas e sob a sarcasmo e sob a gosma e sob a v6mito e sob a soluo, a crcere, a esquecido e sob as espetculos e sob a morte de escarlate e sob as bibliotecas, as asilos, as igrejas triunfantes e sob tu mesmo e sob teus ps j duros e sob as gonzos 4 da famlia e da classe, fica sempre um pouco de tudo. As vezes um boto. As vezes um rata.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. In Reunio. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1973.)

O Enterrado Vivo
E sempre no passado aquele orgasmo, sempre no presente aquele duplo, sempre no futuro aquele pnico. sempre no meu peito aquela garra. sempre no meu tdio aquele aceno. E sempre no meu sana aquela guerra. E sempre no meu trato a amplo distrato. Sempre na minha firma a antiga fria. Sempre no mesmo engano outro retrato. E sempre nos meus pulos a limite. E sempre nos meus lbios a estampilha. E sempre no meu no aquele trauma. Sempre no meu amor a noite rompe. Sempre dentro de mim meu inimigo. E sempre no meu sempre a mesma ausncia.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Fazendeiro do Ar. In op. cit.)

Visitantes em um dos memoriais aos mortos na II Guerra Mundial, onde 2,5 milhes de japoneses foram mortos.

Os Sons Congelados, Nmero 1. Adolph Gottieb, s.d. leo sabre tela. o artista norte-america no Adolph Gottieb (1903-1974) e considerado um dos expoentes do expressionismo abstrato. O movimento, iniciado nos anos 1940, foi responsvel par inserir Nova York como centro artstico. Alem de Gottieb, Jackson Pollock e Willem de Kooning fizeram parte do movimento.

Os Ombros Suportam o Mundo


Chega um tempo em que no se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depurao. Tempo em que no se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou intil. E os olhos no choram. E as mos tecem apenas o rude trabalho. E o corao est seco.
Em vo mulheres batem porta, no abriras. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. Es todo certeza, j no sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que a velhice? Teu ombros suportam o mundo e ele no pesa mais que a mo de uma criana. As guerras, as fomes, as discusses dentro dos edifcios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando brbaro o espetculo, prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que no adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida e uma ordem. A vida apenas, sem mistificao.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. In Reunio. Rio de Janeiro, Jose Olympia, 1973.)

VINICIUS DE MORAES
(1913 - 1980) Quem pagar o enterro e as flores Se eu me morrer de amores? Quem, dentre amigos, to amigo Para estar no caixo comigo?

Alm da poesia e da prosa, a partir de 1950, Vinicius de Moraes comeou a participar ativamente do contexto musical brasileiro. Fez parcerias com Tom Jobim, Baden Powell, Toquinho, entre tantos outros. Na foto, Gilberto Gil (centro), Cludia e Vinicius de Moraes participam do segundo "Ensaio Geral", do Canal Nove, programa televisivo que reunia grandes nomes da MPB.

O poeta chilena Pablo Neruda ao lado de Vinicius de Moraes. Vinicius de Moraes torna-se amigo do poeta chileno Pablo Neruda (19041973) nos anos 1940. Aps a morte de Neruda, escreve um soneto em sua homenagem A Pablo Neruda.

MARCUS VINITIUS?
O pai do poeta, que tinha gosto pelas lnguas clssicas, o registrou com o nome "Marcus Vinitius da Cruz e Mello Moraes", porm, aos nove anos, Vinicius pediu retificao do registro e passou a ser oficialmente "Vinicius de Moraes".

Placa da esquina da Avenida Tom Jobim com a Rua Vinicius de Moraes, em Ipanema, Rio de Janeiro.

Mulata. Emiliano Di Cavalcanti, 1938. leo sabre tela. No sabemos se Di Cavalcanti pintou Vinicius em suas cores to brasileiras ou se Vinicius cantou em versos, em 1963, a amigo pintar: " ...Que bom existas, pintor Enamorado das ruas Que bom vivas, que bom sejas ... "

Cabe lembrar que, alem de poeta e dramaturgo foi excelente cronista, retratando com originalidade o mundo de seu tempo.
PRINCIPAIS OBRAS

Potica De manh escureo De dia tardo De tarde anoiteo De noite ardo. A oeste a morte Contra quem vivo Do sul cativo Oeste e meu norte. Outros que contem Passo por passo: Eu morro ontem Naso amanh Ando onde h espao: - Meu tempo e quando.
(MORAES, Vinicius de. Antologia Potica. Rio de Janeiro: Jose Olympia, 1980.)

Caminho Para a Distncia (1933) Forma e Exegese (1935) Ariana, a Mulher (1936) Novas Poemas (1938) Cinco Elegias (1943) Poemas, Sonetos e Baladas (1946) Ptria Minha (1949) Livro de Sonetos (1957) Novas Poemas, II (1959) Para Viver um Grande Amor (1962 - poemas e cronicas)

A AUSENTE
Amiga, infinitamente amiga Em algum lugar teu corao bate por mim Em algum lugar teus olhos se fecham a idia dos meus. Em algum lugar tuas mos se crispam, teus seios se enchem de leite, tu desfaleces e caminhas Como que cega ao meu encontro... Amiga, ultima doura A tranquilidade suavizou a minha pele E os meus cabelos. S meu ventre Te espera, cheio de razes e de sombras. Vem,amiga Minha nudez e absoluta Meus olhos so espelhos para o teu desejo E meu peito e tbua de suplcios Vem. Meus msculos esto doces para os teus dentes E spera e minha barba. Vem mergulhar em mim Como no mar, vem nadar em mim como no mar Vem te afogar em mim, amiga minha Em mim como no mar... (Idem, Ibidem)

lmagem da exploso de Nagasaki no Japo, 9 de agosto de 1945, efetuada pela armada norte-americana.

A Bomba Atmica
(...) II A bomba atmica e triste Coisa mais triste no h Quando cai, cai sem vontade Vem caindo devagar To devagar vem caindo Que da tempo a um passarinho De pousar neta e voar... Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar!

Pomba tonta, bomba atmica Tristeza, consolao Flor purssima do urnio Desabrochada no cho Da cor plida do helium E odor de rdium fatal Loelia mineral carnvora Radiosa rosa radical. Nunca mais, oh bomba atmica Nunca, em tempo algum, jamais Seja preciso que mates Onde houve morte demais: Pique apenas tua imagem Aterradora miragem Sobre as grandes catedrais: Guarda de uma nova era Arcanjo insigne da paz! (...)

Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar! Mas que ao matar mata tudo Animal e vegetal Que mata a vida da terra E mata a vida do ar Mas que tambm mata a guerra ... Bomba atmica que aterra! Pomba atnita da paz!

JORGE DE LIMA (1895 1953)


Era daltnico o anjo que o coseu, e se era anjo, senhores, no se sabe, que muita coisa a um anjo se assemelha.
(Jorge Lima)
Jorge Mateus de Lima e alagoano de Unio dos Palmares. Aos nove anos transferiu-se para Macei, onde concluiu seus estudos scenarios no Colgio Diocesano. Mudou-se para Salvador e, com apenas 15 anos, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se para o Rio de Janeiro onde se diplomou e iniciou a sua carreira literria. Formado, passou a clinicar em Macei. Eleito deputado estadual duas vezes consecutivas, exerceu tambm atividade como professor catedrtico concursado de Historia Natural e Higiene da Escola Normal. Alm da Literatura, interessou-se por Artes plsticas, especialmente pintura. Em 1921, foi nomeado o Prncipe dos Poetas Alagoanos, e a Literatura passou a ocupar um lugar cada vez mais importante em sua vida.
Em 1931, transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro. L foi membro da Comisso de Literatura Infantil, do Ministrio da Educao, tendo recebido vrios prmios nacionais e internacionais. Deu aulas de Literatura na Universidade do Brasil e chegou a vereador da Cmara do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1953, aos 58 anos.

PRINCIPAIS OBRAS

Poesia
XIV Alexandrinos (1914) O Mundo do Menino Impossvel (1925) Poemas (1927) Tempo e Eternidade (1935 em parceria com Murilo Mendes) A Tnica Inconstil (1938) Poemas Negros (1947) Inveno de Orpheu (1952)

Romance
Salomo e as Mulheres (1927) O Anjo (1934) Calunga (1935) Capa dos Poemas Negros, Jorge de Lima, 1947. Com ilustraes de Lasar Segall.

Manequim de Mulher sem Rosto. Jorge de Lima, s.d. Fotomontagem. Jorge de Lima e pioneiro no trabalho com fotomontagens no Brasil. Publicadas separadamente em jornais da poca, foram reunidas em livro A Pintura em Pnico de 1943, com prefcio de Murilo Mendes, o qual havia acabado de lanar o ttulo A Poesia em Pnico, com capa criada por Jorge de Lima.

Mulher com Cabea de Escafandro. Jorge de Lima, s.d. Fotomontagem.


Artista mltiplo, Jorge de Lima tambm dedicou-se a pintura, escultura e fotomontagem. Em suas publicaes, preocupava-se com todos os detalhes grficos do livro, acompanhando todo o processo de produo, ilustrando ele mesmo ou escoIhendo ilustradores a dedo.

POESIA DO CU E DO INFERNO
O livro de estria de Jorge de Lima, XIV Alexandrinos, como o nome sugere, apresenta forte influencia parnasiana. Treze anos depois, sobretudo pelo contato com os prosadores regionalistas do Recife, como Jose Lins do Rego e Gilberto Freire, descobriu sua vocao de poeta moderno, aderindo aos versos brancos e livres e ao prosasmo modernista. A partir dessa segunda fase, apre-senta uma poesia descritiva de cunho regional, envolvendo o espao nordestino: paisagens, folclore, personagens (como Lampio e Padre Ccero), mem6rias da pr6pria infncia e adolescncia, os negros e o povo pobre e oprimido. Num terceiro momento, Jorge entra em uma fase de intensa religiosidade catlica, a partir da publicao, em 1935, de Tempo e Eternidade, em colaborao com Murilo Mendes - obra cujo lema era "restauremos a poesia em Cristo" -, tendncia que ecoar em mais trs obras: Tnica Inconstil, Anunciao e Encontra com Mira-Celi. Nesse momento, o poeta busca o desvendamento do mstico, que, em sua tica, se estende ao plano terreno, numa espcie de fuso neobarroca entre o terreno e o transcendente. Deus, Cristo, a Virgem, e outras personagens e passagens bblicas mesclam-se ao lirismo e sensualismo. Houve ainda uma derradeira fase de sntese das anteriores. Com o Livra de Sonetos, publicado em 1949, retoma as rim as e a mtrica, tcnicas que, a partir dai, alternam versos livres com versos brancos. Resgata tambm temas da segunda fase, como o Nordeste, o negro, a infncia e atenua seu misticismo. Em Inveno de Orpheu, magnfica obra em dez cantos, amlgama versos decasslabos brancos e rimados, com outros sem mtrica ou rima. Jorge de Lima foi um poeta que praticou as tcnicas da versificao clssica e moderna; ateve-se a temas subjetivos e sociais; em qualquer desses momentos foi um dos grandes mestres da poesia brasileira.

Tarde Oculta no Tempo


Andarilho sem destino reparou ento que seus sapatos tinham a poeira diferente de todas as ptrias pitorescas; e que seus olhos conservavam as noites e os dias dos climas mais vrios do universo; e que suas mos se agitaram em adeuses a milhares de cais sem saudades e amigos; e que todo o seu corpo tinha conhecido as mil mulheres que Salomo deixou. E o andarilho sem destino viu que no conhecia a Tarde que est oculta no tempo sem paisagens terrenas, sem turismos, sem povos, mas com a vastido infinita onde os horizontes so as nuvens que fogem.
Tempo e Eternidade, Jorge de Lima e Murilo Mendes, 1939. Jorge de Lima e Murilo Mendes formaram grande parceria que duraria at a morte de Lima.

(LIMA, Jorge de. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.)

O poeta diante de Deus


Senhor Jesus, o sculo est pobre. Onde que vou buscar poesia? Devo despir-me de todos os mantos, os belos mantos que o mundo me deu. Devo despir o manto da poesia. Devo despir o manto mais puro. Senhor Jesus, o sculo est doente, o sculo est rico, o sculo est gordo. Devo despir-me do que e belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me d. Quero leveza no vosso caminho. At o que e belo me pesa nos ombros, at a poesia acima do mundo, acima do tempo, acima da vida, me esmaga na terra, me prende nas coisas. Eu quero uma voz mais forte que o poema, mais forte que o inferno, mais dura que a morte: eu quero uma fora mais perto de Vs. Eu quero despir-me da voz e dos olhos, dos outros sentidos, das outras prises, no posso Senhor: o tempo est doente. Os gritos da terra, dos homens sofrendo me prendem, me puxam - me dai Vossa mo.

(LIMA, Jorge de. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.)

MURILO MENDES (1901 1975)


Companheiro, Eu sou tu, sou membro do teu corpo [e adubo da tua alma. Sou todos e sou um []
(Murilo Mendes)
Capa do livro Janela do Caos, Murilo Mendes, publicado na Frana em 1949.

PRINCIPAIS OBRAS
Poemas (1930) Histria do Brasil (1932) Tempo e Eternidade (1935 em colaborao com Jorge de Lima) A Poesia em Pnico (1938) O Visionrio (1941) As Metamorfoses (1944) Mundo Enigma (1945) Poesia Liberdade (1947) Tempo Espanhol (1959) Convergncia (1970)

A obra foi i1ustrada por Francis Picabia (1879-1953). a artista francs participou do movimento Dadasta ao lado de Duchamp, dedicando-se, anos mais tarde, ao Surrealismo.

UM POETA LIBERTRIO
Desde o seu surgimento literrio com colaboraes para revistas moder-nistas, Murilo Mendes foi um poeta surpreendente. Seu livro de estria, Poemas, e mais que um exerccio esttico de um adepto da Gerao de 22, um exemplo de liberdade de um artista que jamais gostou de pertencer com exclusividade a algum grupo: cultivou a stira, a pardia, as lembranas da infncia, os tem as religiosos, as vises onricas etc. Tudo isso num estilo absolutamente original e vigoroso, em que a influencia surrealista e ntida. Foi ele, alias o poeta que, entre ns, melhor soube expressar essa tendncia. Seu segundo livro, Histria do Brasil (1932), acumula poemas humorsticos, cheios de coloquialismos, cujo alvo so personagens e episdios da nossa histria; Murilo Mendes desdenha at do nativismo obsessivo dos prprios autores modernistas. A convivncia com Ismael Nery, morto em 1934, e com Jorge de Lima, ambos catlicos, converteu o poeta a uma religiosidade que o acompanhou at o fim de sua obra. Essa converso, entretanto, no lhe tirou o humor, nem o absteve de um questionamento perpetuo da vida. Uma das caractersticas mais notveis da sua obra a dualidade: Deus/Diabo, concreto/abstrato, real/ fantstico, espri-to carne, Igreja/ mundo material, pecado/ culpa etc. Em suas ltimas obras, abordou temas nacionais e enveredou por pesquisas que iam desde o formalismo clssico a experimentos concretistas.

Capa do livro Histria do Brasil, Murilo Mendes, 1932, capa de Di Cavalcanti. Nessa, que e uma de suas principais obras, Murilo Mendes faz pardia com o discurso historiogrfico oficial, explora as relaes do Brasil entre diversos pases, sem nunca deixar de usar uma linguagem coloquial.

O FILHO DO SCULO

CARTO POSTAL
Domingo no jardim publico pensativo. Conscincias corando ao sol nos bancos, bebs arquivados em carrinhos alemes esperam pacientemente o dia em que podero ler o Guarani. Passam braos e seios com um jeito que se Lenine visse no jazia o Soviete. Marinheiros americanos bbedos fazem pipi na estatua de Barroso, portugueses de bigode e corrente de relgio abocanham mulatas. O sol afunda-se no ocaso como a cabea daquela menina sardenta na almofada de ramagens bordadas por Dona Cocota Pereira.

(In: MENDES, Murilo. Poesias, 1925/1955. Rio de Janeiro: J. Olympia, 1959)

Nunca mais andarei de bicicleta Nem conversarei no porto Com meninas de cabelos cacheados Adeus valsa "Danbio Azul" Adeus tardes preguiosas Adeus cheiros do mundo sambas Adeus puro amor Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem No tenho foras para gritar um grande grito Cairei no cho do sculo vinte Aguardem-me l fora As multides famintas justiceiras Sujeitos com gases venenosos a hora das barricadas a hora da fuzilamento, da raiva maior Os vivos pedem vingana Os mortos minerais vegetais pedem vingana a hora do protesto geral a hora dos vos destruidores a hora das barricadas, dos fuzilamentos Fomes desejos nsias sonhos perdidos, Misrias de todos os paises uni-vos Fogem a galope os anjos-avies Carregando o clice da esperana Tempo espao firmes porque me abandonastes.
(In: MENDES, Murilo. Po Rio de Janeiro: J. Olympio, 1959)

CECLIA MEIRELES

(1901-1964)

O Olho e um teatro por dentro. E s vezes, sejam atores, sejam cenas, e s vezes, sejam imagens, sejam ausncias, formam, no Olho, lgrimas.
Ceclia Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1901, trs meses aps a morte de seu pai. Perdeu a me aos dois anos e foi criada pela av materna, Jacinta Garcia Benevides. Cursou o primrio em escola pbli-ca e formou-se professora primria aos 16 anos. Alma sofisticada, tinha verdadeira paixo pelos livros, pelo saber e pelas artes: estudou vrios idiomas, canto e violino. Em suas aulas usava os versinhos e cantigas compostos desde o primrio. Na adolescncia, comeou a escrever de maneira mais disciplinada, publicando seu primeiro livro, Espectros, aos 16 anos. Aos 21 anos casou-se com o artista plstico portugus Fernando Correa Dias, que passou a ilustrar suas obras. Dessa unio nasceram trs filhas. Com a publicao de Viagem, em 1939, premiado pela Academia Brasileira de Letras ela retoma sua atividade potica. Casou-se novamente no ano se-guinte e foi convidada a lecionar Cultura Brasileira na Universidade do Texas; tornou-se tambm conferencista internacional. A dcada de 1950 foi de pros-peridade e de reconhecimento. Intensificou suas pesquisas sobre Histria e Folclore brasileiros e suas viagens ao exterior. Recebeu em Nova Delhi o ttulo de doutor honoris causa. Faleceu no Rio de Janeiro em 1964.

Em 1934, Ceclia Meireles e o marido inauguraram a primeira biblioteca infantil do pas: O Centro de Cultura Infantil do Pavilho Mourisco, no Rio de Janeiro. Hoje, Fundao Oswaldo Cruz em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS OBRAS Espectros (1919) Viagem (1939) Vaga Msica (1942) Mar Absoluto (1945) Retrato Natural (1949) Romanceiro da Inconfidncia (1953) Canes (1956) Obra Potica (1958) Solombra (1963) Ou Isto ou Aquilo (1964) Cnticos, Poesias Inditas (1981)

A BELA Ceclia Meireles foi uma mulher deslumbrante. Carlos Drummond de Andrade conta que, quando a poetisa j passara dos 50 anos, ele conversava ao telefone com Manuel Bandeira, e disse ao amigo que tinha encontrado uma revista antiga que tinha uma foto dela ainda jovem. Comentou sobre a beleza de Ceclia, e Bandeira retrucou: O diabo no e a moa bonita que ela foi, mas a velha bonita que ela !...

Nasci no Rio de Janeiro, trs meses depois da morte do meu pai, e perdi minha me antes dos trs anos. Essas e outras mortes ocorridas na famlia acarretaram muitos contratempos materiais, mas ao mesmo tempo me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a morte que docemente aprendi essas relaes entre o Efmero e o Eterno. Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noo ou sentimento da transitoriedade de tudo e o fundamento da minha personalidade. [...] Minha infncia de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silncio e solido. Essa foi sempre a rea de minha vida. rea mgica, onde os caleidoscpios inventaram fabulosos mundos geomtricos, onde os relgios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde, foi nessa rea que os livros se abriram e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinao to harmoniosa que at hoje no compreendo como se possa estabelecer uma separao entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.
(MElRELES, Ceclia. Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.)

A POESIA-PTALA
A estria de Ceclia Meireles, em 1919, com Espectros, ainda que presa aos cnones parnasianos, j assinala a entrada no cenrio potico nacional de uma personalidade artstica original e fecunda, de capacidade lrica plena, de domnio profundamente tcnico. Ceclia Meireles optou por um caminho pessoal, mesclando liberdade formal com equilbrio clssico. Sua preferncia eram os versos curtos, notadamente os de cinco, sete ou oito slabas, mas trabalhava bem com versos livres; construiu versos brancos e rimados, inclusive os de rimas toantes - aqueles em que somente as vogais rimam entre si. Explorou em abundancia recursos de musicalidade, como aliterao, assonncia, reiterao. Criou metforas e sinestesias de grande originalidade, que deram a seus poemas um clima mgico. Os temas mais constantes em sua obra so: a precariedade da existncia humana e da vida, a fugacidade dos bens materiais e do tempo, a falta de sentido da vida, a solido a que o indivduo est condenado, a vida como sonho, a distancia, a perda, a falta. Seu tom melanclico e sereno, jamais toca o desespero. Sua poesia parece ansiar por atingir um mundo atemporal e imaterial, em que a relatividade no existe e tudo e absoluto; da o desprezo pela matria como algo que impede a perfeio e a ascese espiritual, ou seja, a plenitude da alma.

Capa do Iivro Romanceiro da lnconfidncia, Ceclia Meireles, 1953. Essa, que sua principal obra pica, foi fruto de anos de estudo sobre a histria mineira.

RETRATO
Eu no tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos to vazios, nem o lbio amargo. Eu no tinha estas mos sem fora, to paradas e frias e mortas; eu no tinha este corao que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, to simples, to certa, to fcil: -Em que espelho ficou perdida a minha face?
(MEIRELES, Ceclia. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.)

MOTIVO
Eu canto porque o instante existe e a minha vida esta completa. No sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmo das coisas fugidias, no sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneo ou me desfao, -no sei, no sei. No sei se fico ou passo. Sei que canto. E a cano tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: -mais nada.
(Idem, ibidem)

HERANA
Eu vim de infinitos caminhos, e os meus sonhos choveram lcido pranto [pelo cho. Quando e que frutifica, nos caminhos infinitos, essa vida, que era to viva, to fecunda, porque vinha de um corao? E os que vierem depois, pelos caminhos infinitos, do pranto que caiu dos meus olhos passados, que experincia, ou consolo, ou premio alcanaro?
(Idem, ibidem)

You might also like