You are on page 1of 6

INTRODUO

O Estatuto da Criana e Adolescente Lei n 8.096/1990, reconhecido como um dos mais avanados Diplomas dedicados garantia dos direitos da populao infanto-juvenil. No entanto muito criticado por apresentar uma viso focada na privao de liberdade atravs do internamento realizado pelo Estado, nos casos em que houver crime cometido por menor de 18 anos. Ainda em processo de adaptao, por ser uma Lei recente, veio dar efetividade proteo integral garantida na Constituio Federal de 1988 mesmo sendo duramente criticada por diversos juristas no tocante a efetividade das medidas socioeducativas como forma de corrigir e educar os menores retidos. Deve ser observada a efetividade destas medidas na esfera Psicolgica, e quais podem ser as conseqncias que podem trazer ao menor infrator e a sociedade.

DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SUA EFETIVIDADE OBSERVADAS PELO MBITO PSICOLGICO E PEDAGGICO

Adolescncia uma fase humana caracterizada pelas mudanas corporais e psicolgicas, mudanas estas que podem trazer diversos impactos comportamentais e at mesmos frustrantes e desagradveis na criana que por vez entra no mundo adulto, ou seja, passar por um processo de mudanas na formao de sua identidade, sendo fundamental para seu relacionamento com a sociedade. Tais mudanas na vida dos adolescentes podem ser percebidas no meio social onde esto inseridos pela busca de sua identidade sendo um processo lento, podendo perdurar por muito tempo. Essas mudanas fazem com que os adolescentes busquem identificaes com certo grupo aos quais se assemelhem. Durante esta fase da vida necessrio de uma estrutura familiar que possa traar o perfil deste e at mesmo dar suporte para suas escolhas. Tudo o que envolve o adolescente pode influenciar nas suas expectativas em relao a sua identidade. Dependendo da situao desfavorvel, financeira ou afetiva em que se encontra o menor, este pode ter que encontrar uma sada de escape em prticas indevidas de conduta de um adolescente rebelde padronizado pela sociedade. Estes atos podem ser tambm infracionais pela conduta descrita como criminosa ou contravenes penais. Tendo como maioria casos de infratores como aqueles que no tm recursos bsicos para sobrevivncia no ciclo familiar e social de relacionamento, que buscam descarregar seus atos na sociedade que se coloca contra o menor fora da sociedade. Visto que o adolescente sujeito a direitos e deveres, pelos seus atos infracionais eles devem ser inseridos e regulados pelas medidas estabelecidas pela Lei n8.069/1990 (Estatuto da Criana e do Adolescente), matria reguladora e disciplinadora dos seus atos que trata de advertncia com a finalidade de corrigir o menor e tentar inserir da melhor forma na sociedade. O ECA prev vrias medidas socioeducativas a serem aplicadas para a responsabilizao do infrator, tendo aos casos mais graves a possibilidade de privao de liberdade, executada com meio pedaggico, visando inibir a reincidncia utilizando mtodos e meios

educativos, sociais, psicolgicos e psiquitricos. Tais advertncias consistiro em advertncias, admoestaes, obrigao de reparar os danos causados com servios comunidade, ter a liberdade assistida com o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o menor, a determinao de regime de semiliberdade e at mesmo na internao como medida privativa de liberdade tendo ainda seus direito resguardados como

profissionalizao e escolaridade sendo assim dever do Estado zelar pela integridade fsica e mental dos internos. de grande importncia observar que a delinqncia juvenil um problema de educao que envolve seu psicolgico, pois muitos jovens no chegariam a cometer atos ilcitos se tivessem tido uma orientao protetora tanto da famlia, da sociedade e do meio em que est se encontra. Esta falta de orientao acaba tornando-os jovens agressivos com atitudes que no so esperados pela sociedade na sua idade. A importncia da interveno psicolgica e pedaggica neste contexto de saber ouvir o adolescente, buscando perceber e atender suas necessidades psicolgicas para pod-la instru-la na dignidade humana, tendo em vista que os delinqentes saem das camadas mais pobres da sociedade, onde os adolescentes e at mesmo as crianas j apresentam uma preposio e predisposio para o crime, cada vez mais precoce, porm esses menores so apenas vtimas de problemas que a sociedade no apia, sendo assim obrigao do estado intervir para que possam ser inseridos novamente sociedade.

CONCLUSO

Resumindo, a interveno psicolgica se torna o maior mediador entre o instrumento educacional social e o menor infrator que pode tambm prevenir o desvio destes menores criando oportunidades para que sejam posicionados tanto no mbito familiar quanto em grupos sociais que daro o apoio necessrio ressocializao dos menores infratores, bem como o maior debate questionvel da ligao que existe entre crime e condies econmicas desfavorveis no Brasil.

REFERNCIAS LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da Criana e do Adolescente. 3 ed. So Paulo: Rideel, 2009, p.97-98. BRASIL, Estatuto da Criana e da Adolescncia. Lei Federal 8079/1990. BARROSO FILHO, Jos. Do ato infracional. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2470>. Acesso em: 17 maio. 2012.

MAIKEL GONALVES DE ALMEIDA

DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SUA EFETIVIDADE OBSERVADAS PELO MBITO PSICOLGICO E PEDAGGICO

DOCTUM 2012

You might also like