You are on page 1of 5

MRIO QUIROZ DO ROSRIO

CONTEDO PROF OLEGRIO JNIOR 1. PTICA GEOMTRICA Descreve os fenmenos luminosos atravs da geometria, sem se preocupar com o que a luz. 2. LUZ Agente fsico capaz de sensibilizar nossos rgos visuais (retina). Esta se propaga atravs de ondas eletromagnticas, isto , podem viajar no vcuo (ausncia de matria). 3. RAIO DE LUZ So linhas orientadas que fornecem a direo e o sentido de propagao da luz. Na prtica impossvel isolar um raio de luz, que, na verdade, apenas uma representao grfica da luz em propagao.

PTICA GEOMTRICA
Fonte composta ou policromtica: aquela que resulta da superposio de luzes de cores diferentes, o caso da luz branca emitida pelo Sol e outras fontes. 6. MEIOS PTICOS 6.1. Meios transparentes: So aqueles que permitem que a luz os atravesse descrevendo trajetrias regulares e bem definidas.

6.2. Meios translcidos: So aqueles em que a luz descreve trajetrias irregulares com intensa difuso (espalhamento aleatrio), provocadas pelas partculas desses meios.

4. FEIXE DE LUZ o conjunto de raios de luz. Existem trs tipos de feixes de luz: o feixe cnico convergente, o feixe cnico divergente e o feixe paralelo.

6.3. Meios opacos: So aqueles atravs dos quais a luz no se propaga. Depois de incidir num meio opaco, a luz parcialmente absorvida e parcialmente refletida por ele, sendo a parcela absorvida convertida outras formas de energia, como energia trmica.

5. FONTE DE LUZ 5.1. Quanto natureza; Fonte primria ou corpos luminosos: So aqueles que emitem luz prpria. o caso das estrelas, do Sol, da chama de uma vela, etc. Fonte secundria ou corpos iluminados: So aqueles que refletem para o espao a luz que recebem. o caso da Lua, das paredes, das roupas, etc. 5.2. Quanto dimenso; Fonte puntiforme ou pontual: So aqueles que apresentam dimenses desprezveis em comparao com as distncias aos corpos iluminados por ela. As maiorias das estrelas observadas da Terra comportam-se como fontes puntiformes de luz. Fonte extensa: So aquelas cujas dimenses no so desprezveis. O Sol observado da Terra comporta-se como fonte extensa de luz. 5.3. Quanto emisso; Fonte simples ou monocromtica: aquela de uma s cor, como a luz amarela emitida por vapor de sdio incandescente.

7. FENMENOS PTICOS 7.1. Reflexo: O fenmeno da reflexo ocorre quando um raio, ao atingir uma superfcie de separao, retorna ao meio de origem. A reflexo da luz pode ser: difusa ou regular. A difuso da luz o fenmeno que permite a visualizao de qualquer corpo. A cor que enxergamos de um objeto a cor (freqncia) da luz refletida por este objeto.

7.2. Refrao: o fenmeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.

carrerajr@ig.com.br

MRIO QUIROZ DO ROSRIO


7.3. Absoro: o fenmeno que consiste no fato da luz nem voltar ao meio de origem, nem passar para outro meio. Como a luz uma forma de energia, sua absoro ocasiona aquecimento. 05. A cor mostrada por um objeto corresponde ao comprimento de onda da luz por ela refletida. Um objeto vermelho luz solar, quando iluminado apenas por luz monocromtica azul parecer: a) preto b) multicolorido c) branco d) vermelho e) azul 06. Para que voc possa ver uma caixa colorida colocada sobre uma mesa, necessrio: a) somente que sinais nervosos passem dos olhos at o seu crebro. b) raios irem dos seus olhos at a caixa. c) que a luz do ambiente, refletida na caixa, chegue at seus olhos e seja transmitida por impulsos nervosos at o crebro. d) a caixa est iluminada, bastando assim para que possa vla. e) que os olhos emitam raios que retornem ao crebro, trazendo a informao da imagem. 07. Durante a final da copa do mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da ''Azurra'' (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromtica. Quando a cena foi exibida ao pblico, a bandeira apareceu: a) preta e amarela. b) verde e branca. c) verde e amarela. d) preta e branca. e) azul e branca. 08. Uma fonte luminosa projeta luz sobre as paredes de uma sala; um pilar intercepta parte dessa luz. A penumbra que se observa devida ao(s): a) fato de no ser pontual a fonte luminosa. b) fato de no se propagar a luz rigorosamente em linha reta. c) fenmenos de interferncia da luz depois de tangenciar os bordos do pilar. d) fenmenos de refrao. e) fato da fonte luminosa ser muito fraca. 09. Durante a aula o professor tecia consideraes sobre a reflexo, a absoro, a reemisso e a transmisso da luz que incidisse numa superfcie. Patrcia, que ouvia atentamente a explanao, fez a seguinte pergunta ao professor: "O que ocorreria se o fenmeno de reflexo deixasse de existir?" O professor, aproveitando o ensejo, estendeu a pergunta para a classe e as respostas foram anotadas na lousa: I. Os espelhos no mais funcionariam. II. No poderamos ver mais as flores nem a vegetao. III. A Lua nunca mais poderia ser vista. IV. S os corpos luminosos poderiam ser vistos. Com relao s respostas, podemos dizer que: a) Apenas I correta. b) Todas so corretas. c) Todas so incorretas. d) Apenas II e III so corretas. e) Apenas IV errada. carrerajr@ig.com.br

8. A COR DE UM CORPO POR REFLEXO A luz branca constituda por uma infinidade de luzes monocromticas, as quais podem ser divididas em sete cores principais. Vermelha, alaranjada, amarelo, verde, azul, anil e violeta A cor que um corpo apresenta por reflexo determinada pelo tipo de luz que ele reflete difusamente. Assim, por exemplo, um corpo, ao ser iluminado pela luz branca, apresenta-se azul porque reflete difusamente a luz azul e absorve as demais. Um corpo iluminado pela luz branca apresenta-se branco porque reflete difusamente as luzes de todas as cores. Um corpo negro absorve-as totalmente. EXERCCIO 01. Admita que o Sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Passadas 24 h, um eventual sobrevivente, olhando para o cu sem nuvens, veria: a) a Lua e as estrelas. b) somente a Lua. c) somente as estrelas. d) uma completa escurido. e) somente os planetas do sistema solar. 02. A difuso da luz um fenmeno devido : a) passagem da luz de um meio para outro. b) passagem da luz por uma fenda estreita. c) reflexo da luz em uma superfcie muito lisa. d) reflexo da luz em uma superfcie irregular. e) no existe tal fenmeno. 03.Numa manh de sol, Aline encontra-se com a beleza de uma rosa vermelha, a rosa parece vermelha por que: a) irradia a luz vermelha. b) reflete a luz vermelha. c) absorve a luz vermelha. d) difrata a luz vermelha. e) refrata a luz vermelha. 04. Num cmodo escuro, uma bandeira do Brasil iluminada por uma luz monocromtica amarela. O retngulo, o losango, o crculo e a faixa central da bandeira apresentariam, respectivamente, as cores: a) verde, amarela, azul e branca. b) preta, amarela, preta e branca. c) preta, amarela, preta e amarela. d) verde, amarela, verde e amarela. e) amarela, amarela, amarela e amarela.

MRIO QUIROZ DO ROSRIO


9. PRINCPIOS DA PTICA GEOMTRICA 9.1. Princpio de Independncia dos raios luminosos Cada raio de luz se propaga independentemente dos demais. No ocorre nenhum fenmeno fsico quando dois raios de luz se cruzam. CMARA ESCURA DE ORIFCIO Um objeto de altura o, colocado a uma distncia p do orifcio de uma cmara escura, projeta sua imagem invertida, de altura i, na parede oposta a uma distncia p do orifcio.

9.2. Princpio de reversibilidade dos raios luminosos A trajetria dos raios de luz no depende do sentido de propagao. O caminho desenvolvido pela luz o mesmo tanto em um sentido quanto em outro.

EXERCCIO 10. Um homem de 2,0 m de altura coloca-se a 0,5 m de uma cmara escura (de orifcio) de comprimento 30 cm. O tamanho da imagem formada no interior da cmara : a) 0,8 m b) 1,0 m c) 1,2 m d) 1,4 m e) 1,6 m 11. O fenmeno conhecido como eclipse solar evidencia que a luz: a) independente quando se propaga. b) reversvel quando se propaga. c) se propaga em linha reta. d) se propaga em linha curva. e) contorna os objetos ao se propagar. 12. Quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, durante o eclipse do Sol, ela projeta sobre a superfcie terrestre uma regio de sombra e outra de penumbra. Para um observador situado na regio de penumbra: a) o eclipse ser total e o disco solar ficar totalmente escuro. b) o eclipse ser total e o disco solar ficar cinza. c) o eclipse ser parcial. d) o eclipse ser parcial, pois o disco solar ficar cinza. e) no haver eclipse. 13. Determine o tamanho da imagem formada no interior de uma cmara escura de orifcio, de 30 cm de comprimento, de um homem de 2,0 m de altura colocado a 50 cm da cmara. a) 1,4 m b) 1,2 m c) 1,8 m d) 1,6 m e) 1,1 m 14. Um poste est a 5 m do orifcio de uma cmara escura e a imagem que se forma no fundo da cmara mede 4,0 cm. Para se obter a imagem do poste com 5,0 cm de altura, a cmara deve se: a) afastar 1,0 m do poste. b) afastar 4,0 m do poste. c) aproximar 2,0 m do poste. d) aproximar 4,0 m do poste. e) aproximar 1,0 m do poste. 15. Na figura abaixo F uma fonte de luz extensa e A um anteparo opaco. Pode-se afirmar que I, II e III so, respectivamente, regies de a) sombra, sombra e penumbra. carrerajr@ig.com.br

9.3. Princpio de propagao retilnea dos raios luminosos. Em um meio homogneo, a luz se propaga em linha reta. Este princpio explica a formao de sombras e os fenmenos dos eclipses.

OBS: A sombra corresponde a uma regio com ausncia total de luz, enquanto a penumbra corresponde a uma regio parcialmente iluminada.

ECLIPSE: ocorre devido propagao retilnea da luz, quando o Sol, a Lua e a Terra esto alinhados.

OBS: Considere um observador na Terra, Na penumbra da Lua, o observador v o eclipse parcial do Sol, j na sombra da Lua, o observador v o eclipse total do Sol

MRIO QUIROZ DO ROSRIO


b) penumbra, sombra e penumbra. c) sombra, penumbra e sombra. d) penumbra, sombra e sombra. e) penumbra, penumbra e sombra. 16. Um homem de 2,0 m de altura coloca-se 0,5 m de uma cmera escura (de orifcio) de comprimento 30 cm. O tamanho da imagem formada no interior da cmera : a) 0,8 m b) 1,0 m c) 1,4 m d) 1,2 m e) 1,6 m 17. No eclipse total da Lua, a posio relativa dos trs astros, Sol, Lua e Terra a seguinte: a) O Sol entre a Lua e a Terra. b) A Lua entre o Sol e a Terra. c) A Terra entre o Sol e a Lua. d) A Terra e a Lua esquerda do Sol. e) impossvel a ocorrncia de um eclipse total da Lua. 18. Duas fontes de luz emitem feixes que se interceptam. Aps o cruzamento dos feixes: a) h reflexo do feixe menos intenso. b) h reflexo do feixe mais intenso. c) h refrao do feixe mais intenso. d) h refrao do feixe menos intenso. e) os feixes continuam sua propagao como se nada tivesse acontecido. 19. Uma brincadeira proposta em um programa cientfico de um canal de televiso, consiste em obter uma caixa de papelo grande, abrir um buraco em uma de suas faces, que permita colocar a cabea no seu interior, e um furo na face oposta qual o observador olha. Dessa forma ele enxerga imagens externas projetadas na sua frente, atravs do furo suas costas. Esse fenmeno ptico baseia-se no: a) princpio da superposio dos raios luminosos. b) princpio da reflexo da luz. c) princpio da refrao da luz. d) princpio da propagao retilnea da luz. e) princpio da independncia dos raios luminosos. 10. LEIS DA REFLEXO A reflexo da luz um fenmeno regido por duas leis bastante simples. 1 LEI: O raio incidente, o raio refletido e a normal esto contidos no mesmo plano. 2 LEI: O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. 11. ESPELHOS PLANOS Chama-se espelho plano qualquer superfcie plana, polida e com alto poder refletor. A partir das leis da reflexo, possvel obtermos a construo de imagens em espelhos planos. Para facilitar esta tarefa, no necessria a obteno da imagem de todos os pontos de um objeto extenso. A partir das extremidades do objeto, so traados raios de luz em direo ao espelho. No ponto onde se cruzarem os raios refletidos (ou seus prolongamentos) se formar a imagem. Quando a imagem formada pelos prolongamentos dos raios refletidos denominada virtual. Quando a imagem formada pelos prprios raios refletidos denominada real. Observaes em relao ao espelho plano: O ponto-objeto e o ponto-imagem so eqidistantes, se encontram mesma distncia do espelho. Essa simetria conhecida como a Propriedade Fundamental dos Espelhos Planos. Pontos-objetos e pontos-imagens tm naturezas contrrias. Se o objeto real, a imagem virtual; se o objeto virtual, a imagem real. O espelho plano um sistema estigmtico, isto , a um ponto-objeto conjuga um nico ponto-imagem. Existem sistemas que a um ponto-objeto conjugam uma mancha luminosa. Tais sistemas so denominados astigmticos. Quando o objeto extenso diante do espelho assimtrico, a imagem obtida no superponvel ao objeto. Por exemplo, a imagem da mo direita colocada na frente do espelho uma mo esquerda. Quando dois espelhos planos forem associados formando um ngulo entre eles, o nmero de imagens de um objeto ser:

EXERCCIO 20. O ngulo de incidncia de um raio de luz em um espelho plano igual a 25 . Nessas condies, o ngulo entre o espelho e o raio refletido igual a: a) 25 b) 35 c) 45 d) 55 e) 65 21. O ngulo entre o raio refletido e o raio incidente 72. O ngulo de incidncia : a) 18 b) 24 c) 36 d) 72 e) 144 22. Dois espelhos planos E1 e E2 formam um ngulo de 110 entre si. Um raio de luz que incide em E, com um ngulo de 40, como mostra a figura ao lado, refletido sucessivamente por E1 e E2:

RI Raio incidente RR Raio refletido N Normal i ngulo incidente r ngulo refletido

carrerajr@ig.com.br

MRIO QUIROZ DO ROSRIO


O ngulo que o raio refletido por E2 forma com o plano de E2 igual a: a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60 23. A figura ao lado representa um raio de luz que incide no espelho plano E e por ele refletido. Os ngulos de incidncia e reflexo desse raio de luz so, respectivamente: a) 25 e 25 b) 25 e 65 c) 65 e 65 d) 65 e 25 e) 90 e 90 24. O ngulo entre o raio de luz que incide num espelho plano e a normal superfcie do espelho igual a 35. Nesse caso o ngulo entre o espelho e o raio refletido igual a: a) 20 b) 35 c) 45 d) 55 e) 65 25. O p de uma rvore de 5 m de altura est situado distncia de 3 m de um espelho plano vertical. A respeito da imagem formada por esse espelho, pode-se dizer que ser: a) real e medir 5 m. b) virtual e medir 3 m. c) real e medir 2,5 m. d) virtual e medir 5 m. e) virtual e medir 1,5 m. 26. Quando uma pessoa se aproxima de um espelho plano com velocidade de 10 km/h: a) sua imagem se aproxima do espelho com uma velocidade de 20 km/h. b) sua imagem se afasta do espelho com velocidade de 20 km/h. c) a pessoa se aproxima de sua imagem com velocidade de 20 km/h, em mdulo. d) a pessoa se aproxima de sua imagem com velocidade de 10 km/h. e) a distncia entre a pessoa e sua imagem permanece constante. 27. Voc pula de um trampolim alto sobre uma piscina de gua completamente calma no fundo da qual existe um espelho plano. Se a sua imagem refletida nesse espelho aproxima-se de voc, num dado instante, a 16 m/s, com que velocidade voc se aproxima do espelho? a) 16 m/s. b) 8 m/s. c) 32 m/s. d) 4 m/s. e) 64 m/s. 28. Com trs bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde so vistas no mximo 24 bailarinas. Qual o ngulo entre os espelhos? a) 10 b) 25 c) 30 d) 45 e) 60 29. Numa sala com uma parede espelhada, uma pessoa se afasta perpendicularmente dela, com velocidade escalar de 2,0m/s. A velocidade escalar com que a pessoa se afasta de sua imagem de: a) 1,0m/s b) 2,0m/s c) 4,0m/s d) 6,0m/s e) 10m/s carrerajr@ig.com.br 30. Sentado na cadeira da barbearia, um rapaz olha no espelho a imagem do barbeiro, em p atrs dele. As dimenses relevantes so dadas na figura. A que distncia (horizontal) dos olhos do rapaz fica a imagem do barbeiro? a) 0,50m b) 0,80m d) 1,6m e) 2,1m

c) 1,3m

31. KLAUSS, uma linda menininha de 7 anos, ficou desconsertada quando ao chegar em frente ao espelho de seu armrio, vestindo uma blusa onde havia seu nome escrito, viu a seguinte imagem do seu nome: a) K L A U S S

e) n.d.a

32. Uma partcula cai verticalmente sobre um espelho plano horizontal, que est com sua face polida voltada para cima. O mdulo de acelerao da partcula em relao sua imagem no espelho vale, aproximadamente: a) 30 m/s2 b) 20 m/s2 c) 10 m/s2 d) 5,0 m/s2 e) zero
33. A figura ao lado representa a posio dos ponteiros de um relgio de parede, visto refletido num espelho plano vertical, paralelo ao relgio. a) 8 h 05 min. b) 3 h 55 min. c) 4 h 05 min. d) 12 h 40 min. e) 11 h 20 min.

You might also like