You are on page 1of 3

O QUE RENASCIMENTO

Renascimento (ou Renascena) foi um movimento cultural e simultaneamente um perodo da histria europeia, considerado como um marco do final da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna. Comeou no sculo XIV na Itlia e difundiu-se pela Europa no decorrer dos sculos XV e XVI. Alm de atingir a Filosofia, as Artes e as Cincias, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformaes culturais, sociais, econmicas, polticas e religiosas que caracterizam a transio do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os pases da Europa Ocidental. Porm, o movimento apresentou maior expresso na Itlia.

Caractersticas Principais: - Valorizao da cultura greco-romana. Para os artistas da poca renascentista, os gregos e romanos possuam uma viso completa e humana da natureza, ao contrrio dos homens medievais; - As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligncia, o conhecimento e o dom artstico; - Enquanto na Idade Mdia a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos sculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razo e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar mtodos experimentais e de observao da natureza e universo. Durante os sculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gnova, Veneza e Florena, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comrcio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, comearam a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artstico e cultural. Por isso, a Itlia conhecida como o bero do Renascentismo. Porm, este movimento cultural no se limitou Pennsula Itlica. Espalhou-se para outros pases europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, Frana, Polnia e Pases Baixos.

Leonardo da Vince
Leonardo da Vince foi o gnio da Renascena italiana, suas obras, suas invees e estudos so de um valor inestimvel para o mundo de hoje, os seus inventos na poca ajudaram muito, mas o seu maior mrito nos dias de hoje foi melhorar o senso esttico no mundo. INVENCES 1. Paraquedas: O desenho em forma de pirmido feito no sculo Xv era muito semelhante ao paraquedas atual e em 2000 o primeiro salto completo com um paraquedas com essa estrutura foi realizado por Olivier Vietti-Teppa. 2. Tanque Blindado: O tanque com cara de disco voador era totalmente controlado por dentro, rodeado de canhes e com uma abertura de observao na parte de cima. Mais de 500 anos atrs Da Vinci j pensava na idia do tanque de guerra de hoje. 3. Ponte Giratria: Atravs de sistema de cordas e polias a ponte poderia ser enrrolada evitando a passagem de inimigos. 4. Escavadeira: Utilizando um tipo de enxada acionada por pesos, cavava trincheiras mais facilmente que apenas com homens. 5. Roupa para Mergulho: Uma parte flutuante levava o tubo de respirao da roupa, feita de couro, at a superfcie. A roupa projetada por Da Vinci foi testada por Jacquie Cozens e funcionou em guas rasas. 6. Asa Delta: Da Vinci tinha muita vontade de fazer o homem voar, existem vrios desenhos de planadores, mesmo com um formato diferente das asas delta conehcidas, ele mostrou que compreendia de aerodinmica, esse projeto foi testado por Robbie Whittall e voou com coucas modificaes. 7. Parafuso Areo: Com uma nica hlice em forma de espiral, Leonardo pensou apenas no deslocamento vertical, porm prev-se que esse invento nunca tenha dado certo (eu tambm acho).

8. Caminhar Sobre a gua: Um dos desenhos mais engraados dele esse projeto, usando uma escie de esqui em forma de barco e ajuda de dois bastes com cilindros flutuantes na ponta, possibilitaria ao homem caminhar sobre a gua.

9. Carro Auto Propelido: Um dos meus favoritos, o carro auto propelido , na verdade, propelido a molas que oscilavam e com o tempo vo gastando energia param. Esse modelo complexo, com vrias engrenagens e em 2004 foi reproduzido em Florena por especialistas e funcionava muito bem. 10. Carro Ceifador: Simplesmente bizarro esse carro com lminas frontais e laterais, que girariam ligadas a um sistema de tranmisso com as rodas, para cortar as pernas dos inimigos, puxada por cavalos posicionados dentro do carro logo atrs das lminas.

You might also like