You are on page 1of 11

REFERNCIA BIBLIOGRFICA CITAES EM DOCUMENTOS

Prof. Gess Marques Jr. Fac. Cincias Humanas - UNIMEP Maro de 2007

De onde vem o seu conhecimento?


Ao falarmos sobre a importncia do uso de referncias bibliogrficas necessrio enfatizar que, se voc sabe alguma coisa, porque aprendeu em algum lugar. Isto bsico e essencial: sabemos o que sabemos porque estamos inseridos em sociedade e envolvidos por informaes. Dentro da sociedade, passamos por processos de aprendizagem que remontam a nossa infncia, e neste processo aprendemos, coisas que vm sendo acumuladas durante vrias geraes e de diferentes lugares. Neste processo de aprendizagem, perdemos a noo da origem dos nossos conhecimentos. Algumas coisas sabemos de onde vem, de quem ou como aprendemos. Outras, carregadas pela tradio e pelo acmulo de conhecimento, no sabemos e nem nos preocupamos em descobrir uma origem. Todavia, quando pensamos em trabalho acadmico ou cientifico, devemos ter a preocupao, e a obrigao, de mostrar quais so as fontes que organizam e sistematizam o nosso conhecimento sobre determinado objeto. Afinal de contas, todo conceito histrico e social. Todo conceito criado em determinado momento da histria e em determinada sociedade, ainda que, posteriormente, possa ser difundido, repensado, reelaborado, retrabalhado, resignificado.

Dentro do trabalho acadmico, essa fundamentao e histrico do conceito acontecem com o uso de referncias. As referncias, ou citaes so as formas de mostrar a "origem" do conhecimento e como ele vem sendo definido pela cincia. No se esquea: todo conceito histrico, todo conceito criado. E, se usamos conceitos, devemos defini-lo. Existe duas maneiras de fazer citao: a citao direta, textual, e a citao livre, indireta.

1. Citao livre, indireta


Esta forma ocorre quando o autor do texto (quem est escrevendo) reproduz as idias e as informaes de um determinado documento sem transcrever as palavras do autor do texto original. Isto , ocorre quando lemos um determinado texto, entendemos e escrevemos com as nossas palavras, dando a referncia do autor utilizado. Ou quando fazemos parfrase. Abaixo, transcrevo uma longa parte do livro de Umberto Eco, onde ele exemplifica e explica maneiras de fazer parfrases.
COMO SE FAZ UMA TESE
1

[I] PARFRASES E PLGIO

Ao elaborar a ficha de leitura, voc resumiu vrios pontos do/a autor/a que lhe interessavam: isto , fez parfrases e repetiu com suas prprias palavras o pensamento do autor. E tambm reproduziu trechos inteiros entre aspas . Ao passar para a redao da tese, j no ter sob os olhos o texto, e provavelmente copiar longos trechos das fichas. Aqui, preciso certificar-se de que os trechos que copiou so realmente parfrases e no citaes sem aspas. Do contrrio, ter cometido um plgio .
1 2 3 2

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 12 ed.. SP: Perspectiva, 1995, p. 128-132. Veja o link sobre Fichamentos.

Essa forma de plgio assaz comum nas teses. O estudante fica com a conscincia tranqila porque informa, antes ou depois, em nota de rodap, que est se referindo quele autor. Mas o leitor que, por acaso, percebe na pgina no uma parfrase do texto original, mas uma verdadeira cpia sem aspas, pode tirar dai uma pssima impresso. E isto no diz respeito apenas ao orientador, mas a quem quer que posteriormente estude a sua tese, para public-la ou para avaliar sua competncia. Como ter certeza de que uma parfrase no um plgio? Antes de tudo, se for muito mais curta do que o original, claro. Mas h casos em que o autor diz coisas de grande contedo numa frase ou perodo curtssimo, de sorte que a parfrase deve ser muito mais longa do que o trecho original. Neste caso, no se deve preocupar doentiamente em nunca colocar as mesmas palavras, pois s vezes inevitvel ou mesmo til que certos termos permaneam imutveis. A prova mais cabal dada quando conseguimos parafrasear o texto sem t-lo diante dos olhos, significando que no s no o copiamos como o entendemos. Para melhor esclarecer esse ponto, transcrevo com o nmero 1.1. um trecho de um livro (trata-se de Norman Cohn, Os Fanticos do Apocalipse). Com o nmero 1.2 exemplifico uma parfrase razovel. Com o nmero 1.3 exemplifico uma falsa parfrase, que constitui um plgio. Com o nmero 1.4 exemplifico uma parfrase igual do nmero 1.3, mas onde o plgio evitado pelo uso honesto de aspas. 1.1. O texto original A vinda do Anticristo deu lugar a uma tenso ainda maior. Sucessivas geraes viveram numa constante expectativa do demnio destruidor, cujo reino seria de fato um caos sem lei, uma era votada rapina e ao saque, tortura e ao massacre, mas tambm o preldio de um termo ansiado, a Segunda Vinda e o Reino dos Santos. As pessoas estavam sempre alerta, atentas aos sinais que, segundo a tradio proftica, anunciariam e acompanhariam o ltimo perodo de desordem; e, j que os sinais incluam maus governantes, discrdia civil, guerra, fome, carestia, peste, cometas, mortes imprevistas de pessoas eminentes e uma crescente pecaminosidade geral, nunca houve dificuldade em detect-los. 1.2. Uma parfrase honesta A esse respeito, Cohn
4

bastante explcito. Debrua-se sobre a

situao de tenso tpica desse perodo, em que a expectativa do Anticristo ,

3 4

Veja o link sobre Plgios COHN, Norman. I fanatici dellApocalipse. Milano: Comunit, 1965, p. 128.

ao mesmo tempo, a do reino do demnio, inspirado na dor e na desordem, mas tambm preldio da chamada Segunda Vinda, a Parsia , a volta do Cristo triunfante. Numa poca dominada por acontecimentos sombrios, saques, rapinas, carestia e pestes, no faltavam s pessoas os sinais correspondentes aos sintomas que os textos profticos haviam sempre anunciado como tpicos da vinda do Anticristo. 1.3. Uma falsa parfrase Segundo Cohn... [segue-se uma lista de opinies expressas pelo autor em outros captulos]. Por outro lado, cumpre no esquecer que a vinda do Anticristo deu lugar a uma tenso ainda maior. As geraes viviam na constante expectativa do demnio destruidor, cujo reino seria de fato um caos sem lei, uma era consagrada rapina e ao saque, tortura e ao massacre, mas tambm o preldio Segunda Vinda ou ao Reino dos Santos. As pessoas estavam sempre alerta, atentas aos sinais que, segundo os profetas, acompanhariam e anunciariam o ltimo perodo de desordem: e, j que esses sinais incluam os maus governantes, a discrdia civil, a guerra, a seca, a fome, a carestia, as pestes e os cometas, alm das mortes imprevistas de pessoas importantes (e uma crescente pecaminosidade geral), nunca houve dificuldade em detect-los. 1.4. Uma parfrase quase textual que evita o plgio O prprio Cohn, j citado, recorda ainda que a vinda do Anticristo deu lugar a uma tenso ainda maior. As diversas geraes viviam em constante expectativa do demnio destruidor, cujo reino seria de fato um caos sem lei, uma era consagrada rapina e ao saque, tortura e ao massacre, mas tambm o preldio de um termo ansiado, a Segunda Vinda e o Reino dos Santos. As pessoas estavam sempre alerta e atentas aos sinais que, segundo os profetas, acompanhariam e anunciariam o ltimo perodo de desordens. Ora, sublinha Cohn, uma vez que estes sinais incluam maus governantes, discrdia civil. guerra, seca, fome, carestia. peste. cometas, mortes imprevistas de pessoas eminentes e uma crescente pecaminosidade geral, nunca houve dificuldade em detect-los.
5

Normalmente, entre ns telogos/as e pastoras/es, empregamos a forma transliterada do grego parusa; todavia, no dicionrio Aurlio a forma de se grafar esse vocbulo parsia. Em ateno perfeita traduo e reviso do texto, ora compilador, mantivemos a grafia original do texto. [Nota do Compilador]

Ora, claro que, ao invs de dar-se ao trabalho de elaborar a parfrase n. 4, melhor fora transcrever como citao o trecho completo. Mas para isso seria preciso que sua ficha de leitura j contivesse todo o trecho ou uma parfrase insuspeita. Como, ao redigir a tese, no poder mais recordar-se do que foi feito na fase de fichamento, cumpre proceder corretamente a partir da. Voc deve estar seguro de que, no existindo aspas na ficha, o que ali est uma parfrase e no um plgio.

Notem que no exemplo 1.2 ao falar de Cohn, Umberto Eco logo faz a referncia em nota de rodap, fornecendo a sua indicao bibliogrfica. Importante: se voc utiliza palavras ou idias de algum autor, necessrio que faa referncias, ainda que no seja uma cpia literal da obra. Quando h uma cpia literal, uma citao textual ou direta, isto , uma transcrio de textos de outros autores. Reproduzimos literalmente a palavra do autor, respeitando todas as caractersticas de redao, ortografia e pontuao do texto original. E, quando a citao for no corpo do texto, devemos transcrever a palavra do(a) autor(a) utilizando "aspas". Seja atravs de citao livre ou de citao textual, as informaes foram tiradas de algum lugar, e, portanto, deve ser fornecida a sua fonte, a sua referncia. Existem duas maneiras de fazer referncia: a) referncia numrica (quando usamos nota de rodap); b) referncia alfabtica autor-data (quando colocamos a fonte entre parnteses no corpo do texto).

REFERNCIA NUMRICA NOTAS DE RODAP.

Apresentaremos um texto utilizando citao direta e indireta, e depois explicaremos. Exemplo 1: Dimoulis analisa as alteraes da Emenda Constitucional 45, e especialmente a insero do 4 no art. 5 da CF, que, a partir de 08.12.2004, passou a ter a seguinte redao: O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. Dentro desta redao constitucional, Dimoulis questiona qual o sentido que a utilizao do termo se submete pode trazer para a noo de soberania, que entende como essencial no constitucionalismo moderno, iniciando seu artigo com as seguintes perguntas:
De quem emana o poder no Brasil, aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45? Houve substituio parcial do povo brasileiro pelas instancias e autoridades internacionais s quais o Brasil se submeteu? Isso equivale a uma verdadeira tentativa de suicdio do soberano que, no texto destinado a proclamar e organizar a sua soberania, exprime a vontade de se submeter a autoridades estrangeiras.1

No rodap da pgina: __________________


1

DIMOULIS, D. O art. 5, 4, da CF: dois retrocessos polticos e um fracasso normativo. In: TAVARES, A. R.; LENZA, P.; ALARCN, P de J. L. Reforma do judicirio: analisada e comentada. So Paulo: Mtodo, 2005, p. 107-108.

Explicaes: O exemplo inicia-se com dois pargrafos de parfrases que procuram contextualizar a discusso e introduzir a citao. Logo no incio do primeiro pargrafo j sabemos quem o autor do texto, assim como as linhas gerais da discusso do autor

citado. Depois desta pequena citao indireta feita uma citao direta, e somente no final, colocamos o nmero da nota de rodap. Neste exemplo, o nmero fica no final, pois, pelo encadeamento do texto, e apesar de ser trs pargrafos, sabemos que se trata de um mesmo autor. Na nota de rodap colocamos o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) de onde foi tirada, e nunca o total de pginas do artigo ou livro. Regras de formatao: Quando tiver mais de 3 linhas, a citao deve, necessariamente, estar separada em um pargrafo de citao. Esse deve ter recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. No h recuo de primeira linha. Assim, se o pargrafo de texto, est formatado com, 1 linha 1,25 cm, espao duplo, justificado e Arial 12. O pargrafo de citao espao simples, justificado e Arial 11. A palavra submeteu est entre aspas porque estava assim no texto citado. Exemplo 2. As citaes diretas at 3 (trs) linhas podem permanecer no pargrafo do texto. Por exemplo: Dentro desta redao constitucional, Dimoulis questiona qual o sentido que a utilizao do termo se submete pode trazer para a noo de soberania, que entende como essencial no constitucionalismo moderno, iniciando seu artigo com as seguintes perguntas: De quem emana o poder no Brasil, aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45? Houve substituio parcial do povo brasileiro pelas instncias e autoridades internacionais s quais o Brasil se submeteu?.2

No rodap da pgina: __________________


1

DIMOULIS, D. O art. 5, 4, da CF: dois retrocessos polticos e um fracasso normativo. In: TAVARES, A. R.; LENZA, P.; ALARCN, P de J. L. Reforma do judicirio: analisada e comentada. So Paulo: Mtodo, 2005, p. 108.

Explicaes: Como a citao esta inserida no corpo do texto, essa deve ter o destaque das aspas, separando, assim, as diferentes autorias. Como j tinha aspas duplas (), a palavra soberania teve suas aspas alteradas para simples (). As notas de rodap: 1. A primeira citao de uma obra, deve ter sua referncia completa. No exemplo acima, estamos utilizando um artigo em livro. Note que as regras para a redao da referncia de rodap so as mesmas que utilizamos para a Bibliografia. A diferena que na bibliografia colocamos o total de pginas da obra, e no rodap, somente a(s) pgina(s) que estamos citando. 2. Se citar a obra novamente durante o seu texto, no precisa fazer a referncia completa, mas pode indic-la pelo nome, data e pgina. Exemplo: ____________
3

DIMOULIS, 2005, p. 108.

3. Quando for uma citao subseqente da mesma obra, utiliza-se a expresso Ibidem na mesma obra Ibid.(forma abreviada).

Exemplo: ____________
3

DIMOULIS, 2005. p. 108.

Ibid., p. 108.

4. Quando a obra tiver sido citada anteriormente, e no for subseqente, utilizase a expresso Opus citatum, opere citato obra citada op. cit. (abreviao). Exemplo: ____________
3 4

DIMOULIS, 2005. p. 108. Ibid., 110. 5 SABADELL, A. L. Manual de Sociologia Jurdica introduo a uma anlise leitura externa do direito. 2 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, p. 35-45. 6 Ibid., p. 60. 7 DIMOULIS, op. cit., p. 140-150. 8 SABADELL, op. cit., p. 55.

A nota 3 indica que j foi citada; a 4 que a mesma obra, mas mudou a pgina; a 5 introduz, de forma completa, um novo autor; a 6 repete o autor, mudando a pgina; a 7 retoma o autor j citado; e, a 8 tambm. 5. A expresso apud citado por, conforme, segundo utilizando quando se faz uma citao de uma citao. Por exemplo: ao ler o livro de Sabadell, voc encontrou uma citao de Max Weber, e vai utilizar esta citao no seu texto. Exemplo: ____________
3

WEBER, 1992, p. 20 apud SABADELL, 2002, p. 40.

No se esquea de, na lista de referncias do final do trabalho, colocar a referncia completa dos dois autores.

10

REFERNCIA ALFABTICA AUTOR/DATA.

Referncia alfabtica a maneira de se fazer referncias no corpo do texto sem o uso das notas de rodap. Insere-se no texto, entre parnteses, no fim da passagem citada, o sobrenome do autor em maisculas, o ano e a pgina. Por exemplo:
De quem emana o poder no Brasil, aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45? Houve substituio parcial do povo brasileiro pelas instancias e autoridades internacionais s quais o Brasil se submeteu? Isso equivale a uma verdadeira tentativa de suicdio do soberano que, no texto destinado a proclamar e organizar a sua soberania, exprime a vontade de se submeter a autoridades estrangeiras. (DIMOULIS, 2005, p. 108).

Ou: Dentro desta redao constitucional, Dimoulis (2005, p. 108) questiona qual o sentido que a utilizao do termo se submete pode trazer para a noo de soberania, que entende como essencial no constitucionalismo moderno, iniciando seu artigo com as seguintes perguntas: De quem emana o poder no Brasil, aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional 45? Houve substituio parcial do povo brasileiro pelas instncias e autoridades internacionais s quais o Brasil se submeteu?.2 Ou: Dimoulis (2005) questiona a Emenda Constitucional 45, levantando problemas quanto a sua constitucionalidade, assim como as dificuldades para sua implementao. Analisa princpios constitucionais e, frente a estes, mostra algumas impossibilidades e contradies que a tornam incua, ainda que esteja prevista no ordenamento jurdico brasileiro. Neste exemplo, no estamos tratando de uma parte especfica do texto, que deveria conter sua pgina, mas sim do texto de modo geral.

11

Na lista de referncias deve conter a referncia completa do autor. DIMOULIS, D. O art. 5, 4, da CF: dois retrocessos polticos e um fracasso

normativo. In: TAVARES, A. R.; LENZA, P.; ALARCN, P de J. L. Reforma do judicirio: analisada e comentada. So Paulo: Mtodo, 2005, p. 107-119. No caso de citao da citao, mantm-se o uso do apud. Por exemplo: (WEBER, 1992, p. 20 apud SABADELL, 2002, p. 40). Quando houver mais de uma obra de um mesmo autor com o mesmo ano de publicao, crie uma ordem com nmeros em sobrescrito. Na Bibliografia: GOLDMAN, L. Cincias humanas e filosofia. So Paulo: Saraiva, 19801. 210p. _________. O problema do homem. So Paulo: Saraiva, 19802. 150p. No texto: (GOLDMAN, 19801, p. 28) ou (GOLDMAN, 19802, p. 28). Quando usar o nome do autor no corpo do texto, deixe em minsculas (p. ex. Dimoulis afirma que [...]). Quando fizer a referncia separada, coloque em maisculas. Por exemplo: (DIMOULIS, 1971, p. 10). Ateno: As duas formas de referncias so corretas. Ao escrever o seu texto escolha somente uma e nunca use as duas formas em um mesmo trabalho.

You might also like