You are on page 1of 2

A Origem do Teatro O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, atravs das suas necessidades.

O homem primitivo era caador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Atravs destas necessidades surgem invenes como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espcie de danas dramticas colectivas que abordavam as questes do seu dia a dia, uma espcie de ritual de celebrao, agradecimento ou perda. Estas pequenas evolues deram-se com o passar de vrios anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos comearam a evoluir, surgem danas mimticas (compostas por mmica e msica). Com o surgimento da civilizao egpcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Cada mito conta como uma realidade veio a existir. Os mitos possuam regras de acordo com o que propunha o estado e a religio, eram apenas a histria do mito em ao, ou seja, em movimento. Estes rituais propagavam as tradies e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. Na Grcia sim, surge o teatro. Surge o ditirambo, um tipo de procisso informal que servia para homenagear o Deus Dioniso (Deus do Vinho). Mais tarde o ditirambo evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, danavam, contavam histrias e mitos relacionados a Deus. A grande inovao deu-se quando se criou o dilogo entre coreutas e o corifeu. Cria-se assim a aco na histria e surgem os primeiros textos teatrais. No incio fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessrio um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros.

Origem do Teatro no Brasil


O teatro brasileiro surgiu quando Portugal comeou a fazer do Brasil sua colnia (Sculo XVI). Os Jesutas, com o intuito de catequizar os ndios, trouxeram no s a nova religio catlica, mas tambm uma cultura diferente, em que se inclua a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danas indgenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um carter pedaggico baseado na Bblia. Nessa poca, o maior responsvel pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peas, foi Padre Anchieta.

O teatro realmente nacional s veio se estabilizar em meados do sculo XIX, quando o Romantismo teve seu incio. Martins Pena foi um dos responsveis pr isso, atravs de suas comdias de costumes. Outros nomes de destaque da poca foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresrio teatral Joo Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis

Gneros Teatrais Gneros Teatrais so formas de apresentao teatral. O Gnero teatral tem sempre uma definio questionvel. Como toda a generalizao, ser sempre marcado por questes e pontos de vista de cultura e de cada poca. Novas formas de teatro vo surgindo e fundindo-se umas nas outras. Segue-se uma listagem das principais formas de teatro: Comdia: Pea teatral que tem o propsito de provocar riso nos espectadores, tanto pelas situaes cmicas, pela caracterizao de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da histria. Baseia-se em algum episdio ou comportamento exagerado. Deve ser ao mesmo tempo engraado e crtica, raramente enfoca as questes morais ou filosficas, mas mostra o homem dentro de suas relaes socias.

Drama: um gnero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. entendido tambm como uma forma acentuada de tragdia.

You might also like