You are on page 1of 4

Braille

Braille ou braile[1] um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francs Louis Braille no ano de 1827 em Paris.

Sistema Braile O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrtica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenas de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.

Alfabeto Braille de seis pontos


Letras e Nmeros

A, 1

B, 2

C, 3

D, 4

E, 5

F, 6

G, 7

H, 8

I, 9

J, 0

U Outros smbolos

Maisculas

Prefixo numrico

Ponto

Vrgula

Interrogao

Ponto e vrgula

Exclamao

Aspas de incio

Aspas finais

Parentese

Hfen

De acordo com a Grafia Braille Para a Lngua Brasileira (aprovada pela portaria n 2.678 de 24 de setembro de 2002 [1]) e publicada pelo Ministrio da Educao e Secretaria de Educao Especial (2 edio, 2006), fazem-se necessrias as seguintes atualizaes: - O sinal de maisculas em portugus composto pelos pontos (46). Se utilizado duas vezes seguidas, significa que a palavra toda maiscula, i.e., em "caixa alta". Para uma frase com mais de trs palavras em "caixa alta", devemos inici-la com dois pontos (25) seguidos, sem espao, de dois sinais de maisculas e a ltima palavra da frase em questo dever ser antecedida de dois sinais de maisculas novamente. - O ponto somente o ponto (3), que, tambm, a apstrofe. Aspas, tanto iniciais como finais.

Historia
Louis Braille nasceu em Coupvray (em Frana) em 1809. Ele Perdeu a viso aos trs anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, ento com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler

mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, ele fez algumas adaptaes no sistema de pontos em alto relevo. Em 1829, publicou o seu mtodo. O Braille um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, possvel fazer 63 combinaes que podem representar letras simples e acentuadas, pontuaes, numeros, sinais matemticos e notas musicais. L. Braille morreu de tuberculose, em 1852, ano em que seu mtodo foi oficialmente adotado na Europa e Amrica. Os parnteses foram subdivididos em cinco grupos:

para textos, pontos (126 e 3) abrindo e (6 e 345) fechando.

Para contexto numrico, pontos (126) abrindo e (345) fechando.

Alfabeto Braille com codificao Unicode

Padres bsicos Letra Nmero Com o ponto 3 Letra Com os pontos 3 e 6 Letra Com o ponto 6 Letra

A 1 B 2 C 3 D 4 E 5 F 6 G 7 H 8 I 9 J 0

K L M N O P Q R S T

U V X Y Z

/W

Outros padres e combinaes: Braille Letra/Smbolo

vrgula (,) ponto (.) / apstrofo (') reticncias () ponto-e-vrgula (;) dois-pontos (:) 2,3,5 2,6 ponto de exclamao (!) ponto de interrogao (?) hfen () travesso () aspas (") abre parntese [(] fecha parntese [)] asterisco (*) cifro ($) euro () grifo (exemplo) inicial maiscula (Exemplo) caixa alta (EXEMPLO)


1,2,6 3,4,5 3,5

You might also like