You are on page 1of 6

ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS

Instalao Industrial Ltda.


N 04 Tipo de servio a ser executado:

Encarregado:

Pg.: 01/05

CIVIL

x ELTRICA

INSTRUMENTAO

MECNICA

OPERAO

OUTROS : ____________________

DETALHAMENTO DO SERVIO: Abertura de buraco com retroescavadeira para colocao de manilha e fixao dos poste;(no local das escavaes no h risco de cabo energizado ) Instalao cruzetas de madeira no poste ; Lanamento de cabos areo; aterramento ; Isolar ruas

LOCAL / UNIDADE OPERACIONAL: Data de incio: Data de trmino: Rua 15 Sol(

PREVISTO:TEMPO ) Chuva ( ) ) Nublado (

REUNIO ESPECFICA PARA INCIO DO SERVIO


1) A equipe tem pleno conhecimento dos riscos contidos neste documento? 3) Comentrios sobre acidente j ocorrido na execuo deste servio? 5) Foram observadas as condies ambientais no local de trabalho? SIM SIM SIM NO NO NO 2) Foram verificadas condies fsicas e estado de esprito dos membros da equipe? 4) Verificou-se o porte e as condies dos EPI por parte dos membros da equipe ? 6) Foram realizadas Inspees de pr-uso nas ferramentas / equipamentos ? SIM SIM SIM NO NO NO

Data da elaborao :

APROVAO: Tcnico de Segurana MEI: Tcnico de Segurana Thyssenkrupp: obriga-trio : COMPONENTES DA EQUIPE ASSINATURA MATRCULA EPIS de uso

MATRCULA

ASSINATURA

MATRCULA

ASSINATURA

MATRCULA

ASSINATURA

DE ACORDO: (Matrcula e Assinatura dos participantes da elaborao da APR) OBSERVAO: A no observao deste documento pode acarretar em falta grave. TELEFONES TEIS: SESMT TK81*13026 SESMT (21) 23*33780 BOMBEIROS TKCSA: 2141-3838/93567837/81*62462 MEDICINA DO TRABALHO TKCSA: 81*62462 CEMERU HOSPITAL: 8100-9887 / ID 24*980

SE NECESSRIO, IMPRIMIR NOVA FOLHA

PASSOS DO SERVIO 1- Acesso ao local de trabalho

RISCOS AVALIADOS 1.1- Falha na comunicao

1.1.1-

MEDIDAS DE CONTROLES Realizar DDS e comunicar Anlise Preliminar de Risco para toda equipe envolvida na atividade. Somente iniciar as atividades aps aprovao dest APR e PTR pela fiscalizao do SITE, verificar com a fiscalizao alguma interferncia com outras atividades.

1.1.2-

2- Transporte de Ferramentas e materiais.

2.1-Atropelamento

2.2-Coliso com veculos / mquinas

1.1.3- No circular em reas no autorizadas 1.1.4- Estar atento ao ponto de primeiros socorros/ambulatrio do site 2.1.1- Criar rota de acesso frente de trabalho que sejam seguras e onde no haja movimentao de carga suspensa 2.1.2- Respeitar as sinalizaes sonoras e visuais 2.1.3- Nos locais onde houver sinalizao de travessia de pedestre, sempre dar preferncia ao pedestre 2.2.1- Respeitar os limites de velocidade do site 2.2.2- Atentar para a interferncia de outros veculos ou mquinas no local do descarregamento e/ou carregamento. 2.2.3- Todos os colaboradores devero manter distncia segura na movimentao dos caminhes e quando os mesmos estiverem manobrando de marcha r. 3.1.1- Realizar inspeo de pr-uso nos equipamentos a serem utilizados. 3.1.2- No utilizar equipamentos defeituosos e nem improvisar ferramentas. 3.1.3- Somente profissional treinado/habilitado poder operar mquinas e equipamentos. 3.2.1- Nos locais onde houver malha aterramento, a escavao dever ser orientada para o no rompimento. 3.2.3- Dever ser obter da fiscalizao da CSA informao sobre a localizao dos cabos eltricos, canalizaes, malhas de aterramento. 4.1.1- Dever ser cancelada a atividade em caso de chuva ou fortes ventos. 4..2- Ao manusear as ferramentas cuidar para que no caiam e atinja os ps. 4..3-Usar cinto de segurana na carroceria do caminho atracado na lana.

3- Preparao para o incio das atividades

3.1-Perda de Ferramentas e equipamentos

3.2- choque eltrico

4- Descarregamento.
* Cabo guia * Ferramentas Manuais:P, inchada, chave de boca, chave fenda, alicate,Prumo, Ponteiro, *Escada

4.1-Intempries 4.2- Queda de material 4.3- Queda de pessoas com diferena de nvel 4.4-Iluminao deficiente

4.4.1- Havendo necessidade, melhorar a iluminao local com torre de iluminao, devidamente aterrada. 4.4.2- Cabos e fios de iluminao tero que estar perfeitas sem emendas e dotados de plug de ligao a tomada.

4.5-Acidente de trabalho

4.5.1- Fazer uso de capacete com jugular, botina com bico polipropileno, luva de raspa, culos de segurana, protetor auricular tipo plug. se houver excesso de poeira no local usar mscara descartvel PFF-1, cinto de segurana tipo para quedista com dois talabarte e demais EPIs conforme funo especifica. 4.6.1 Manter rea isolada com tela laranja ou fita zebrada. 4.7.1- Manter distancia segura entre os colaboradores que esto utilizando a Retroescavadeira e o Muck. 4.7.2- No segurar carga suspensa com as mos, utilizar corda guia. 4.7.3- Apoiar a carga sobre calo de madeira facilitando remoo do cabo e cinta. 4.7.4- proibido permanecer ou transitar sob cargas suspensas 4.7.5- No permitir acesso de pessoas no autorizada na rea de trabalho. 4.7.6- Fazer inspeo de pr uso em maquinas e equipamentos de iar. 4.7.7- Fazer uso de corda guia para guiar o balano do equipamento. 4.7.8- Verificar estabilidade do piso no local da descarga. 4.7.9- Verificar se existe mudana na atividade, se houver revisar est APR. 4.7.10-Fazer uso de pranches ou dormentes para patolamento em terreno desnivelado. 4.7.11- Somente operador habilitado e qualificado poder operar as maquinas e equipamentos. Apresentar carteira caso seja necessrio a fiscalizao. 4.7.12- Obedecer a capacidade de iamento da mquina, e dos acessrios de iamento sendo que todas as peas possuem etiquetas com identificao de peso na pea. 4.8.1-Durante o iamento nenhum funcionrio poder ficar prximo ao raio de ao do equipamento. 4.8.2- No posicionar parte do corpo, entre dois objetos que possam ser prensados. 4.8.3- No posicionar o membro ao alcance do equipamento em movimento e no posicionamento sobre batentes. 5.1.1-Manter local de trabalho limpo e organizado durante atividade 5.1.2-No deixar ferramentas espalhadas no piso de trabalho.

4.6-Queda de pessoas de nvel diferente 4.7-Prensamento de membros

4.8-Impacto por aprisionamento entre

5- Preparao e montagem.
Abertura de buraco com retroescavadeira, colocao da manilhas com apoio da retroescavadeira, e fixao dos postes na manilha e colocao de concreto dentro da manilha .

5.1-Queda de mesmo nvel

5.2-Queda de nvel diferente

5.3-Queda de ferramentas

5.2.1-Os trabalhadores devero estar posicionados em local seguro, onde no haja nenhum tipo de riscos existentes. 5.2.2-Fazer inspeo de pr-uso nos equipamentos de segurana, usar cinto segurana com dois talabartes antes do incio da atividades. 5.3.1-Manter ferramentas manuais amarradas, de modo que evite quedas 5.2.2-Manter distncia segura entre os envolvidos na movimentao e montagens dos postes. 5.3.3- Manter rea organizada isolada e sinalizada. 5.4.1-No ficar em baixo dos postes,ou em reas isoladas. 5.4.2-Usar Epis especficos para as atividades. 5.5.1- No Transportar material acima de sua capacidade fsica. 5.5.2- Deixe as costas o mais reto possvel.

5.4-Leso corporal

5.5- Ergonmico

6- Montagem/Desmontagem Fixao das cruzetas em cima dos postes e lanamentos dos cabos areos.

6.1 Postura incorreta no Transporte de 6.1.1 Orientar para no exceder a capacidade de levantamento de peso individual do peso funcionrio e para a correta postura na movimentao e transporte de cargas; 6.2 Batida por/Contra. 6.2.1 Atentar para movimentao das peas. 6.2.2 Manter o local de trabalho limpo, organizado e desimpedido; 6.2.3 Quando a escada estiver estendida, a corda deve ser, bem esticada e amarrada nos degraus da base, para no ficar no cho e garantir que a seo superior no caia, em caso de abertura. 6.2.4- A fixao das cruzetas no poste tem que ter o conjunto de presilhas para linha de distribuio de energia definido por presilhas (20, 30 e 40) para linha de distribuio area de energia, que permitem a passagem e sustentao de trechos intermedirios de condutores eltricos e a fixao dos extremos desses ltimos ao longo de um alinhamento de postes de um circuito areo de distribuio de energia eltrica. 6.3.1 Ter cuidados com as mos para no deix-las entre as montagens das peas; 6.4.1 Manter o piso do nivelado e fixado de modo seguro a no causar nenhum tipo de queda. 6.5.1 No posicionar membros ao alcance das peas em movimento. 6.5.2 Fazer o uso de luvas de vaqueta e/ou malha. 6.5.3 - No expor parte do mos entre estruturas que esto sendo montadas e que possam ser prensados. 6.7.1 Ficar atento a cabos, extenses e desnveis (degraus). 6.7.2 Manter o local de trabalho limpo e organizado. 6.7.3 No deixar ferramentas espalhadas no local de trabalho e atentar para cabos e extenses posicionados de forma insegura. 6.7.4 - Nunca movimentar materiais com pessoas ou equipamentos em sua estrutura. 7.1.1-Manter a rea permanentemente isolada com tela laranja ou fita zebrada. 7.1.2 As escavaes com profundidade superior 0.80m devero possuir escada de acesso. 7.1.3- Sondagem prvia do local.(com vistas a passagem de rede eltrica). 7.1.4- Verificar se no passa rede de gua no local a ser escavado. 7.1.5- S o profissional habilitado qualificado poder operar a maquina e equipamento, com carteira de habilitao para comprovao caso seja necessrio a fiscalizao.

6.3 Prensamento de mos 6.4 Queda de pessoas 6.5 Prensamento de Membro

6.7 - Queda de mesmo nvel

7-ABERURA DE BURACO COM RETRO ESCAVADEIRA

7.1- Queda de diferena de nvel

7.2- Desmoronamento

7.2.1- As escavaes com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas prximas ao posto de trabalho. 7.2.2- O material retirado da escavao devero ser depositados a uma distncia superior a metade da profundidade da escavao. 7.2.3- Outros item pertinentes a tarefa.

8 Uso de ferramentas Alicate, chave de fenda, chave de boca,

8.1-leses de membros

8.1.1 - Realizar inspeo de pr-uso nas ferramentas manuais para ver se esto isoladas. 8.2- Projeo de fragmentos 8.2.1-Uso obrigatrio de culos de proteo, e demais E.P.Is. 8.3 Rudo 8.3.1-Uso obrigatrio de protetor auricular. 8.4-Ferimento nas mos 8.4.1-Uso obrigatrio de luvas de Raspa e/ou vaqueta. 8.5- Prensamento de membros 8.5.1-No expor parte do corpo a atividade que possam ser prensados. 8.6 Perfurao 8.6.1 Prestar ateno durante a execuo das atividades para no ocasionar nenhum tipo de ferimentos mos,ps, brao, cabea, perna, outros membros. 8.6.2 Fazer inspeo de pr-uso nas mquinas utilizadas. 8.6.3 No carregar ferramentas em bolsos. 8.7-Ergonmico 8.7.1 - Procurar manter a coluna ereta, concentrando o esforo nas pernas e braos. 8.7.1 - No permitir que os funcionrios carreguem peso acima de sua capacidade fsica 8.8-Queda de materiais 8.8.1 - Proteger todo material e ferramentas contra possvel queda, se possvel amarr-los.

9- Lanamento de cabos;
*Instalao do poste, Lanamento dos cabos areos, com caminho Muck 30 ou 50 toneladas; Bobina no cavalete;

9.1 Batida/ Por Contra

Aprisionamento

9.2 Prensamento de Membros

9.1.1 Fazer inspeo de pr-uso nas mquinas, equipamentos e ferramentas manuais. 9.1.2 Atentar para no exceder a capacidade do equipamento. 9.1.3 No permanecer no raio de giro da pea. 9.1.4- Ao abaixar-se ou levantar-se com carga, flexionar apenas os msculos da perna e manter a coluna ereta. 9.1.5- Somente o operador habilitado qualificado poder operar o equipamento, tem que est habilitado e com carteira para apresentar em caso de fiscalizao. 9.1.6- Rede desenergizada. Inclusive aos cabos , verificar teno previamente conectar no transformador . 9.1.7- Durante toda atividade dever ter acompanhamento de profissional habilitado de eltrica conforme NR 10. MEI. 9.1.8- Cintas Em perfeitos estados de uso. 9.1.9- necessrio patolar o equipamento para que haja operao plena e segura considerando a resistncia do equipamento no solo para que no haja tombamento do veculo. 9.1.10- Quando a escada estiver estendida, a corda deve ser bem esticada e amarrada nos degraus da base, para no ficar no cho e garantir que a seo superior no caia, em caso de abertura das catracas. 9.1.11- Riscos ao puxar os cabos, isolar rea em volta a bobina ao desenrolar. 9.1.12- Desligar e bloquear e etiquetar rede de alimentao de energia. 9.1.13- Trabalho junto ao poste e em altura ( amarrao da escada). 9.2.1 No posicionar membros ao alcance das peas em movimento. 9.2.2- Fazer uso de luva de raspa ou vaqueta. 9.2.3 - No manter parte do corpo entre estruturas que esto sendo montadas e que possam ser prensados. 10.1.1- Isolar rea de trabalho. 11.1.2 Durante a execuo das atividades preocupar-se com a preveno da poluio e melhoria do meio ambiente, por meio das seguintes aes. * Evitar e / ou controlar a emisso de rudo no meio ambiente *Dever ser descartado todo o material ou sobra de material em local adequado.

10- Eliminao de interferncia na base 11 Preveno do meio ambiente.

10.1- Interferncia com terceiros 11.1 Danos ao meio ambiente.

You might also like