You are on page 1of 2

Disciplina de Estagio Supervisionado II Antonio Sales Azenaide Abreu Soares Vieira Gisele Maria Gomes Tarefa 01 10/02 Anlise

e do debate entre as pedagogias de Papert e Freire Poder assistir a esse debate foi muito gratificante, nos transmite conhecimentos ou entendimentos acerca de questes por mim at ento sem respostas, fazer uma relao entre as diferentes formas de ensino e aprendizagem, que os dois fizeram. Consegui transmiti como o fez Freire seus ideais e concepes do que , e como est educao, baseada na quantidade e no na qualidade, como diz ele um absurdo, nos remete no hoje onde somos sempre questionados quanto a nmeros, se haver reprovas, a questo das perguntas de Freire, talvez para ns a pergunta correta fosse: professor voc est conseguindo transmitir conhecimento a seus alunos? Esta dando o melhor de si para este fim? Os dois tericos concordam e discordam de suas pedagogias, o que me deixou um pouco confusa quanto as suas pedagogias, diria que haveria de ter um meio termo, que acredito que esse meio termo seria o que estamos vivenciando nos dias atuais, computadores que esto nas escolas para auxiliar o trabalho do educador, no para substitu-lo, como afirma Papert que a escola acabaria. Os 3 estgios exemplificados por Papert mostra que no 1 estgio aprendemos sozinhos sem ajuda de outras pessoas e ao permitirmos que nos ajudem perdemos essa habilidade e passamos a ser treinados. Com o 2 estgio vem escola, que nas palavras de Papert ento aprendemos atravs do ato de ser ensinado ento vm os depsitos", onde so depositados os conhecimentos que sufocam as pessoas, mas que ao mesmo tempo ensinam a buscar certa independncia para aprender. J no 3 estgio nada mais do que uma continuao do 1 estgio at ento interrompido porque segundo ele, so aqueles que sobreviveram experincia chamada escola, e a partir de ento voltam a se autodirigir, achando um jeito criativo de viver. Para Papert poucos sobrevivem a essa fase de depsitos de conhecimento evidenciados na fase escolar. Ns sobrevivemos a essa fase citado por Papert da escola, onde a pedagogia era a do autoritarismo, s o professor era o detentor do conhecimento, talvez seja essa a razo pela qual lutamos por uma pedagogia diferente, pelo qual o professor apenas o mediador do saber, no podemos dizer que essa seria a ideal, mas sim a mais humana.

Papert prope com a incluso das tecnologias educacionais uma mudana nas escolas, mudana no sistema, onde essas inovaes seriam segundo ele para melhorar o ensino aprendizagem, pois as escolas para ele em seus conceitos so ultrapassadas, j para Freire essa incluso serviria de apoio, no como um meio de acabar com as escolas. necessrio lembrar que na poca dessa entrevista ainda no tnhamos todas essas mudanas de hoje, sendo assim ser que Papert vendo todo esse avano tecnolgico teria o mesmo discurso sobre a escola, acredito que mediante essas inovaes no ensino, podemos perceber que a escola se faz necessria para todo ser humano, e que com essas mudanas digitais no foi preciso extinguir a escola, ambos esto caminhando lado a lado. No fcil comparar as pedagogias de Freire e Papert, o ideal seria ambas juntas, com certa dosagem, que o que temos visto nos dias atuais, uma escola moderna, com unio entre professor e mquina, uma possuidora de vasto conhecimento e a outra dotada de humanismo e tambm detentor de conhecimentos, o ltimo por sua vez sendo a ponte de ligao entre alunos e mquinas.

You might also like