You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA ENGENHARIA DE PRODUO

AUTORES VALDEMAR LIMA CARDEAL DE MIRANDA ANDR LUIZ DA SILVA ALMEIDA

A IMPORTNCIA DA TRANSFERNCIA DE CALOR E MASSA PARA AS INDSTRIAS

RECIFE 2012

AUTORES VALDEMAR LIMA CARDEAL DE MIRANDA ANDR LUIZ DA SILVA ALMEIDA

A IMPORTNCIA DA TRANSFERNCIA DE CALOR E MASSA PARA AS INDSTRIAS

Trabalho apresentado como parte da avaliao da disciplina Fenmenos de Transporte do 5 semestre, do curso de Engenharia de Produo, da UNIVERSO sob orientao Alves. do Professor Rafael

RECIFE 2012

SUMRIO

1.

INTRODUO....................................................................................3 2. TUBULAES.....................................................................................4 2.1 DEFINIO.........................................................................................4 2.2 USO NA INDSTRIA..........................................................................4 3. TROCADOR DE CALOR.....................................................................5 3.1 DEFINIO.........................................................................................5 3.2 USO NA INDSTRIA..........................................................................5 4. FORNOS...............................................................................................6 4.1 DEFINIO.........................................................................................6 4.2 USO NA INDSTRIA..........................................................................6 5. CALDEIRAS.........................................................................................7 5.1 DEFINIO.........................................................................................7 5.2 USO NA INDSTRIA..........................................................................7 6. CONCLUSO.......................................................................................8 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................

1. INTRODUO

O Objetivo deste trabalho proporcionar uma introduo importncia da Transferncia de Calor e Massa para as Indstrias. Ao iniciar o estudo do assunto podemos nos perguntar: Porque estudar o transporte de calor e massa? Quando eu devo usar o conhecimento na Indstria. Neste trabalho, tentarei apresentar o quanto importante o estudo da disciplina de Fenmenos de Transporte e aplicao na indstria. No poderamos falar em transporte de calor e massa nas industriais sem falar dos equipamentos estticos como Tubulaes, Caldeiras, Fornos, Trocadores de Calor, e qual a importncia de cada um para uma Indstria.

2. TUBULAES 2.1 Definio


Tubulao so condutos fechados destinados ao transporte fluidos. As tubulaes so constitudas de tubos de tamanhos padronizados, colocados em srie. Usam-se tubulaes para o transporte de todos os fluidos, materiais pastosos, lquidos e gasosos.

2.2 O uso na Indstria


A maior parte das tubulaes utilizadas em Indstrias so de Ao Carbono que so usadas para transferir hidrocarbonetos, vapor, gua, gases e etc. Suas limitaes so a produtos qumicos corrosivos e ao fator temperatura. Outros tipos de tubulaes tambm so utilizadas nas indstrias como as de Ao Liga e Inoxidvel que so usadas para transporte de fludos corrosivos, fludos altas temperaturas. Algumas tubulaes nas indstrias necessitam do uso de isolamento trmicos que tem por finalidade, reduzir as trocas de calor do tubo para o meio ambiente, ou vice-versa.

3. TROCADOR DE CALOR 3.1 Definio


O Trocador de Calor um equipamento onde dois fluidos, com temperaturas diferentes trocam calor atravs de uma interface metlica.

3.2 O uso na Indstria


No processamento de uma indstria o trocador de calor empregado no s para economizar calor, mas tambm para atender s necessidades de processo. Supondo que um fluido quente passando pelos lados dos tubos e um fluido frio passando pelo lado do caso conforme figura abaixo.

O fluido quente entra atravs de um carretel, enquanto o fluido frio entra pelo bocal inferior do caso, percorre o caminho determinado pelas chicanas e sai do trocador de calor pelo bocal superior. O fluido quente, ao percorrer os tubos cede calor, atravs de uma interface metlica, ao fluido frio que percorre o caso. Na Figura podemos considerar. T1 temperatura de entrada do fluido quente; T2 temperatura de sada do fluido quente; t1 temperatura de entrada do fluido frio; t2 temperatura de sada do fluido frio;

4. FORNOS

4.1 Definio
O forno um equipamento projeto para transferir um fluxo de calor, de tal forma que se forem mantidas constantes a vazo e a temperatura de entrada, tambm ser constante a temperatura de sada.

4.2 O uso na Indstria


Nas refinarias de petrleos e indstrias petroqumicas, os fornos so incorporados ao processo com a finalidade de fornecer calor, produzido pela queima de combustveis e transmitindo-o por radiao, conveco e conduo ao fluido, que circula numa serpentina de tubos. Os fornos so equipamentos de grande importncia nas plantas de processo, pois a utilizao de chama proveniente da queima de combustveis ainda a melhor maneira de aquecer grandes vazes de fluidos a altas temperaturas, ou fornecer calor para reaes qumicas. No primeiro caso so denominados simplesmente de fornos e no segundo, fornos reatores. de se observa, que de toda a energia consumida por uma mdia de 75 a 80% em uma indstria, so obtidas por meio de queima de derivados combustveis nos fornos e caldeiras.

5. CALDEIRAS 5.1 Definio


A Caldeira um trocador de calor que tem por finalidade a produo de vapor a partir de um fluido e energia trmica. A energia trmica pode ser obtida atravs da queima de um combustvel slido, lquido ou gasoso ou por intermdio de resistncias eltricas. A gerao de vapor obtida atravs das caldeiras e pelo aproveitamento de calor residual desenvolvido em alguns tipos de processos, como o caso das refinarias de petrleo.

5.2 O uso na Indstria


As caldeiras podem ser classificadas conforme o uso, presso de servio, fonte de aquecimento, tipo de fornalha e etc. Existem duas classes de caldeiras que so as flamotubulares (tubos de foto) e aquatubulares (tubos de gua). As caldeiras flamotubulares so aquelas em que os gases quentes provenientes da combusto passam no interior dos tubos, ficando externamente aos tubos a gua, conforme figura abaixo.
Gases quentes

gua vaporizada

tubo

As caldeiras aquatubulares so aquelas em que as chamas e os gases de combusto envolvem os tubos, circulando gua internamente nos tubos, conforme ilustra o esquema da figura abaixo.

6. CONCLUSO

Conforme podemos vimos acima a importncia de todos os equipamentos nas indstrias petroqumicas e refinarias, da a importncia do estudo da disciplina fenmenos de transporte, pois atravs do conhecimento adquirido na disciplina podemos verificar o tipo do equipamento a ser utilizado para um determinado fluido. A transferncia de Calor e Massa muito importante para as indstrias, por causa de todo o fluxo de processos de produo, ou seja, sem o transporte de calor e massa praticamente impossvel o funcionamento de uma indstria nos dias de hoje. Posso citar como exemplo a RNEST (Refinaria Abreu e Lima) que est sendo construda em Ipojuca PE, a partida inicial da Refinaria a partir de uma Subestao da Unidade da CAFOR, que uma unidade de Casa de Fora que por onde iniciar todo o processo de transferncia de calor e massa para as demais unidades da Refinaria. Ento pode-se afirmar que a transferncia de calor e massas esto presentes em todos os processos industriais e tem muita importncia para o desenvolvimento das industrias e refinarias.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CURSOS

DE

FORMAO

DE

OPERADORES

DE

REFINARIA

EQUIPAMENTOS ESTTICOS - CARLOS V. REIS PETROBRAS. INTRODUO MECNICA DOS FLUDOS FOX 5 EDIO. http://pt.wikipedia.org/wiki/Calor - ACESSADO NO DIA 16/04/2012 S 12:00

You might also like